16.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Área gourmet com elementos amadeirados e aconchegantes (Projeto: Carla Felippi)

Área Gourmet: dicas para criar um ambiente aconchegante

 minutos de leitura
calendar-blank-line
16.05.2022
Quer ter um espaço em casa para cozinhar e receber os amigos? Investir em uma área gourmet é a saída para receber os convidados com conforto e sofisticação. Confira nosso conteúdo com dicas e ideias para criar um espaço gourmet
minutos de leitura

Você ama cozinhar e receber os amigos e a família em casa? Então saiba que uma área gourmet é exatamente o que você precisa para acolher bem seus convidados e sair da monotonia do dia a dia em um espaço acolhedor e cheio de beleza.

Mas afinal, o que não pode faltar em um espaço gourmet? Quais os tipos mais comuns e como criar uma área dessas em casa? Essas e outras perguntas nós respondemos neste conteúdo especial sobre o tema. Vamos lá?

O que é uma área gourmet ou espaço gourmet?

O espaço gourmet é um verdadeiro coração da casa. É a área que foi criada para quem gosta de cozinhar praticar seus dotes culinários, ao mesmo tempo, é um espaço de convivência para a família ou receber convidados.

Esse ambiente pode ser criado dentro ou fora de casa e tem a função de acolher as pessoas em qualquer ocasião especial em que as pessoas queiram se reunir e preparar alimentos em um outro cenário, que não a cozinha.

Geralmente o ambiente é bastante convidativo, com móveis, mesas e bancadas para acolher as pessoas, além de todo os equipamentos necessários para tornar o espaço funcional para quem cozinha.

Características de um espaço gourmet

O que é necessário para criar uma área gourmet em casa? Uma das principais características deste ambiente é contar com uma estrutura voltada à gastronomia, que disponha todos os eletrodomésticos e móveis para ser uma área completa neste quesito.

É bastante comum áreas gourmet que tenham forno, fogão e até churrasqueira, a bancada da pia, um balcão extra para apoiar os alimentos ao cozinhar ou servir como mesa para refeições rápidas ou como um barzinho, por exemplo.

Além disso, o espaço gourmet também contempla móveis e uma decoração aconchegante para acomodar as pessoas de forma acolhedora: sofás, pufes e poltronas, por exemplo, fazem parte desses ambientes e tornam o bate papo com os convidados mais gostoso.

Tipos de espaços gourmet

Para montar uma área gourmet que combine com o espaço que você tem na casa e com o estilo de decoração é importante, antes, conhecer os tipos de espaços gourmet, para ver qual se encaixa no que você está pensando para o projeto.

A diversidade de locais que podem ser usados para criar uma área gourmet dá muita flexibilidade para montar projetos criativos. Dá para fazer um espaço gourmet externo com cobertura fixa ou retrátil, reaproveitar a garagem, ampliar a cozinha ou a sala, por exemplo.

Outra forma bastante comum vista em projetos é integrar o espaço gourmet a áreas de lazer como sala de jogos, adegas, bares ou salas de TV, para unir o útil ao agradável e viver experiências incríveis com quem amamos. Veja algumas dicas a seguir.

Espaço gourmet pequeno

Se você precisa de ideias para montar uma área gourmet pequena saiba que não é muito difícil, viu? O que você precisa ter em mente é pensar na melhor otimização do espaço, para deixá-lo funcional e aconchegante ao mesmo tempo.

Nesses espaços vale pensar em estruturas mais verticais, como utilizar uma bancada com banquetas, para aproveitar melhor o espaço e decorar com um jardim vertical. Usar armários na parede também ajuda a deixar o espaço no chão mais livre para o trânsito de pessoas.

Área de gourmet com azulejos coloridos, e bancada e banquetas amadeiradas.
Inspiração de área gourmet pequena e otimizada (Projeto: Regina Galletti)

Espaço gourmet grande

Para residências que possuem um grande espaço disponível é possível dar asas à imaginação e montar a área gourmet com amplitude e criar um grande espaço de convivência.

Em locais mais espaçosos invista em sofás e poltronas diferentes, aproveite para usar uma mesa extensa para receber mais convidados ou, quem sabe, até criar um mini bar ou restaurante, com mesas menores espalhadas pelo ambiente.

Nestes espaços dá para inovar e apostar em uma bancada em curva, ao invés de utilizar a tradicional bancada reta, para dar mais fluidez e modernidade na decoração e ao fluxo de pessoas. Se for um ambiente externo, vale a pena aproveitar e complementar a área gourmet com churrasqueira ou piscina, para aproveitar os dias quentes e confraternizar com quem a gente ama. As oportunidades são muitas!

Espaço gourmet em decoração clean com diversos assentos e um balanço acolchoado.
Espaço gourmet com balanço (Projeto: Danilo Yoshinaga)

Espaço gourmet interno

Muitas são as pessoas que sonham em ter uma área gourmet dentro de casa, não é? Imagine receber os amigos para um café ou fazer um churrasco no final de semana, sem precisar se preocupar com espaço? É tudo de bom!

Há quem opte por criar um espaço gourmet interno e muitas áreas podem ser aproveitadas como a varanda ou a cozinha americana integrada à sala. Nestes casos optar por churrasqueiras elétricas e coifa vale a pena para evitar que a fumaça e a gordura do preparo das refeições se espalhe pela casa.

Espaço gourmet interno com decoração minimalista e mesa alongada com 10 lugares.
Área gourmet interna com conceito amplo para otimizar o espaço (Projeto: Cícera Ferreira Nor)

Espaço gourmet externo

Há quem prefira montar uma área gourmet externa e é também uma boa ideia, uma chance de aproveitar o espaço do quintal de forma inteligente e curtir ótimos momentos ao ar livre. Os espaços gourmet externos dão a oportunidade de combinar elementos da natureza, como jardins e vasos de plantas, além de aproveitar a luz natural para iluminar durante o dia.

Nesses ambientes você pode combinar porcelanatos de diversas cores para decorar do seu jeito, mas vale escolher peças resistentes à ações climáticas como muito sol ou chuva. Dá para cobrir a área onde se prepara os alimentos e acomodam as pessoas e colocar outros móveis nas áreas abertas. Os famosos deques de madeira ou bambu fazem sucesso e dão vida a espaços lindos e aconchegantes.

Área gourmet integrado com espaço de lazer com piscina e elementos naturais.
Espaço gourmet integrado à área de lazer para garantir conforto e diversão (Projeto: Paula Martins)

Espaço gourmet com churrasqueira

Que tal juntar sua área gourmet com uma churrasqueira para receber convidados? É a opção perfeita para unir um bom prato tipicamente brasileiro com ótimos momentos com quem amamos.

Você pode criar uma área gourmet rústica, utilizando tons terrosos e tons de madeira – eles combinam muito bem com uma churrasqueira. Use e abuse dos porcelanatos que reproduzem madeira, são muitos tons diferentes para inovar.

Mas um espaço gourmet não se resume ao estilo rústico. Tanto na área interna quanto na externa dá para explorar diversos elementos decorativos e criar um espaço com a personalidade dos moradores.

Espaço gourmet interno com churrasqueira e mobília minimalista em tons escuros.
Espaço gourmet interno com churrasqueira em um visual clássico e elegante (Projeto: Juliana Abad)

Espaço gourmet com piscina

Nada como uma piscina para refrescar as altas temperaturas e curtir o verão, não é mesmo? A área gourmet com piscina é um dos detalhes mais requisitados em projetos arquitetônicos para a área externa da casa, com diversas opções de decoração.

Nessa área vale investir em porcelanatos que não sejam tão escorregadios para evitar acidentes. Falamos mais sobre os pisos para a área da piscina em outro conteúdo, não deixe de conferir aqui no Portal do Archtrends.

Aqui também é uma ótima opção para combinar elementos da natureza, cadeiras para tomar sol, poltronas e pufes para deixar tudo mais confortável.

Espaço gourmet integrado à área da piscina e da jacuzzi com pergolado e diversos pontos de iluminação.
Espaço gourmet com pergolado integrado à área da piscina e jacuzzi (Projeto: Daniele Costa)

Espaço gourmet com ilha

A ilha gourmet é uma opção também na decoração de uma área gourmet. A ilha nada mais é do que uma bancada que fica localizada geralmente ao centro da cozinha, que geralmente é projetada com cooktop para quem está cozinhando ficar ainda mais próximo de seus convidados.

É uma forma criativa de ampliar a convivência, já que na própria ilha é possível colocar banquetas e outros móveis para integrar todas as pessoas ao mesmo ambiente.

Projeto de espaço gourmet moderno e com conceito amplo (Projeto: Portobello S.A.)

Vantagens de ter uma área gourmet em casa

Com todos esses tipos de espaço gourmet fica difícil não te convencer que é uma boa ideia ter um em casa, não é? Mas nós separamos mais algumas vantagens que vão dar aquele empurrãozinho para quem ainda está pensando sobre o assunto.

Reunir os amigos

A área gourmet é um local para convivência, para sair da monotonia do dia a dia e encontrar as pessoas que gostamos para celebrar momentos, colocar o papo em dia, regados a uma boa comida e ótimas companhias.

Praticidade

Ter uma área gourmet em casa torna o dia a dia mais prático, já que você não precisará depender mais de um espaço maior no condomínio para receber os convidados.

Geralmente essas áreas comuns dependem de reserva e nem sempre vamos encontrar quando precisamos, além de provavelmente cobrarem uma taxa para o uso. Tendo uma área gourmet em casa você tem a liberdade que precisa, sempre que quiser.

Agrega valor ao imóvel

Se no futuro houver o interesse em vender o seu imóvel, um local com uma área gourmet é mais valorizado no mercado e, com certeza, sua residência valerá mais.

Como criar uma área gourmet agradável?

Agora nós te convencemos, não é mesmo? Você já conhece as características e os principais tipos de área gourmet é hora de saber o que precisa ter para criar um espaço aconchegante, funcional e perfeito para receber visitas.

Inclua uma bancada no espaço gourmet

Uma proposta bastante usada é incluir uma bancada para refeições. Ela pode estar um nível abaixo, ou no mesmo nível da ilha. É a sua preferência que conta.

Para a bancada de trabalho, a arquiteta e urbanista, Geruzza da Rosa Porfírio, explica que o ideal é que tenha entre 90 e 94 cm de altura. “Essa medida é padrão, definida pela média de altura da população. É uma determinação ergonômica, que indica a altura das bancadas de trabalho, em cubas ou bancadas com fogão ou cooktop”.

Atualmente há no mercado soluções funcionais de mobiliário e equipamentos de última geração para criar um espaço único e especial. Vale a pena investir ainda em revestimentos modernos e sofisticados e acessórios de design.

Espaço gourmet com bancada escura e 4 banquetas estofadas. Há uma mistura entre tons de cinza.
Espaço gourmet com elementos do estilo industrial (Projeto: Talita Nogueira)

Escolha os acessórios

Escolha móveis e acessórios mais práticos e produzidos com materiais mais duráveis. Em relação as banquetas, evite-as com estofamento de pano, por causa das intempéries do tempo, da fumaça da churrasqueira e da gordura do fogão, por exemplo. Podem ficar com cheiro ou manchar. Prefira os tecidos impermeáveis, eles são extremamente resistentes ao sol e a chuva.

Pense ainda na manutenção do espaço. Para as sacadas, há a opção de instalar janelas de vidro, além de persianas, a fim de evitar que os raios solares danifiquem o mobiliário de madeira ou vime.

Priorize um projeto funcional

Seja na cozinha, na varanda do apartamento ou na área externa, o espaço gourmet precisa ser funcional. Procure um profissional da área para que ele encontre a disposição correta do mobiliário e dos objetos de decoração. Não adianta você espalhar cadeiras no ambiente, por exemplo, se pode atrapalhar a passagem de convidados.

Com um projeto bem feito, cada cantinho pode ser aproveitado e o cômodo ficar muito mais agradável e charmoso.

Instale armários e prateleiras

O espaço gourmet precisa estar organizado. Além disso, ter copos, pratos, talheres, xícaras e outros recipientes com cores e design diferenciados. Se a área for pequena, instale armários e prateleiras até o teto, para aproveitar todo o espaço.

Foque em uma iluminação de qualidade

A iluminação do ambiente deve ser bem planejada. Tanto a luz natural quanto a artificial facilitam a higienização dos alimentos e oferecem a sensação de amplitude. Uma sugestão é evitar a luz amarela. Elas são capazes de distorcer a cor dos alimentos. Prefira lâmpadas neutras ou brancas. A iluminação deve chegar em todas as superfícies, sem sombras.

Além da iluminação para fins de conforto, é possível utilizar diferentes pontos de luz para dar um charme a mais no ambiente. Uma excelente opção é usar luminárias com designs fora do tradicional para criar feixes de luz, ou até investir em refletores coloridos para mudar o clima de seu espaço gourmet.

Espaço gourmet com diversos pontos de iluminação deixando o ambiente mais aconchegante (Projeto: Soraya Nagm)

Decore para descontrair!

Lembre-se que um espaço gourmet é um ambiente de descontração, e também por isso precisa ser esteticamente agradável a você e aos convidados. Uma ideia bem-vinda é a horta. Se o espaço permitir, coloque os vasos no chão, se não, invista em pequenos cachepots e tenha sempre os temperos frescos e à mão.

Se é fã de cores mais fortes, como já comentamos nas dicas acima, avalie a combinação de elementos no ambiente para que não fique chamativo demais. Outra ideia para descontrair, é escolher uma louça num tom mais intenso, por exemplo. O mesmo pode ser aplicado no revestimento, para dar destaque em uma parede. Existe uma infinidade de texturas e modelos.

Invista nos revestimentos corretos para seu espaço gourmet

A área gourmet pode ter um grande fluxo de pessoas, então vale a pena investir em revestimentos resistentes e que, ao mesmo tempo, ofereçam segurança e entreguem beleza na decoração.

Prefira porcelanatos para revestir a parede e os pisos, porque são resistentes, não absorvem água nem gordura e são práticos para a limpeza no dia a dia.

São infinitas texturas e modelos de porcelanato que interpretam produtos naturais como:

  • madeira;
  • mármore;
  • cimento queimado;
  • concreto, entre outros.

Coleções Portobello para transformar o espaço gourmet

A Portobello é especialista e traz até você tudo o que há de melhor para revestir e decorar a sua casa com classe, sofisticação e com a beleza que o seu lar merece. Conheça algumas coleções que vão transformar a sua área gourmet.

Linha Shibori

linha Shibori é uma opção de beleza única para compor seu ambiente, pois uma mesma peça possui uma variedade de tons que são adicionados a partir de uma técnica japonesa de tingimento. Inclua essa alternativa em seu projeto para trazer o charme e aconchego de um elemento que parece ter sido feito a mão especialmente para sua área gourmet.

Revestimento da linha Shibori é um ponto de cor e se destaca na decoração no ambiente (Projeto: Portobello S.A.)

Linha Terralma

Para quem deseja um espaço com tons sólidos nas paredes, a linha Terralma é a escolha certa. Com peças de design alongado e tons intensos, esse revestimento pode ser usado sozinho em todo o ambiente ou combinado com outras opções de porcelanato, tornando-o um ponto de cor e destaque daquele local.

Espaço gourmet externo com bancada central e teto de madeira.
As peças da linha Terralma contrastam com elementos naturais e mobílias escuras (Projeto: Portobello S.A.)

Linha Bleu de Savoie

As peças da linha Bleu de Savoie são as indicadas para quem deseja um espaço gourmet mais sofisticado e clean. Tanto os porcelanatos de menores proporções quanto as grandes Lastras – peças cerâmicas que normalmente possuem mais de 150cm de lateral – podem ser usados nos pisos ou na parede para criar uma composição sóbria, porém charmosa.

Além disso, escolher esse porcelanato gera um melhor custo-benefício para o projeto, uma vez que essas peças são mais baratas que as pedras naturais as quais interpretam o visual, mas com uma durabilidade tão grande quanto estas.

Espaço gourmet com bancada central e elementos em ferragem escura.
Espaço gourmet com estilo clássico e imponente (Projeto: Portobello S.A.)

Esses são apenas alguns exemplos de porcelanatos para área gourmet que você pode explorar.

Para os ambientes abertos, os pisos mais indicados são aqueles específicos para áreas de lazer e externas. No entanto, se a área gourmet é do tipo coberta, com proteção contra as intempéries do tempo, os revestimentos ideais são aqueles adequados para a cozinha e área de serviço.

Agora, que tal receber os amigos em sua área gourmet para curtir bons momentos, regados a petiscos e risadas?

Se você ainda estiver com dúvidas para escolher o melhor revestimento para a sua varanda gourmet, vá até até uma das lojas da rede Portobello? No site você encontra um mapa com todas as lojas e pode escolher aquela que fica mais próxima de você. Conte com a gente para tirar o sonho da sua área gourmet do papel!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Área Gourmet: dicas para criar um ambiente a...

Área Gourmet: dicas para criar um ambiente aconchegante

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies