10.04.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
cozinha com cores claras, e bancada de refeições
Cozinha de apartamento é aberta e integrada à sala de jantar (Projeto: It’s Arq)

Cozinha de apartamento: modelos, passo a passo do projeto e dicas de decoração

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.04.2023
Saiba quais são os aspectos fundamentais para decorar um dos ambientes mais importantes da casa
minutos de leitura

Ter uma bela cozinha de apartamento é o desejo de muitas pessoas. No entanto, existem muitos fatores que precisam ser considerados no momento de reforma, ainda mais em lugares pequenos, onde a otimização do espaço vira lei.

Com as dicas e técnicas certas, é possível criar cozinhas de apartamento que sejam funcionais e belas. Portanto, separamos sugestões preciosas para você montar o ambiente sem problemas. Confira!

Como projetar uma cozinha de apartamento

Há muitas maneiras de decorar uma cozinha e essa atividade envolve diversos elementos, como escolha de mobiliário, paleta de cores e iluminação. A seguir, veja alguns passos que te ajudarão a ter um ambiente incrível.

Escolha os móveis certos

Ponto essencial na hora de decorar a cozinha, você precisa decidir, primeiramente, se encomendará um projeto de armários, para uma cozinha planejada, ou posicionará móveis soltos pelo ambiente. 

Cozinha com armários de cor cinza, mesa em madeira e plantinhas e ervas sobre móveis
A escolha no mobiliário pode garantir o melhor uso do ambiente (Projeto: Amanda Miranda)

As peças soltas podem funcionar melhor para quem tem um orçamento pequeno. Aos poucos, e no seu tempo, você compra armários, mesa e bancadas que incrementarão o espaço. 

Veja mais:

Já no caso da cozinha planejada, todo projeto do ambiente é pré-definido e aplicado na marcenaria e no desenvolvimento de bancadas, por exemplo, além de outros elementos, em total harmonia, e personalizados para a metragem disponível. 

Defina um estilo de decoração

Definir o estilo da sua cozinha é uma das primeiras decisões na hora de decorar. Com isso, você será capaz de escolher cores e mobiliário, mas também jogos de panelas, utensílios e adornos decorativos que combinam com sua proposta.

cozinha branca e amarela com cesto de palha sobre mesa de jantar
Definir o seu estilo é essencial para a decoração de cozinha de apartamento (Projeto: L+W Arquitetos)

Existem inúmeras possibilidades e estilos para aplicar e combinar, como o moderno, contemporâneo, rústico, clássico, provençal, minimalista e maximalista. Você pode optar ainda por uma proposta monocromática.

Para facilitar essa decisão, crie um moodboard, que basicamente é um quadro de referências. Ali, liste cores, estilo de móveis, objetos e outras referências que lhe agradam. Assim, você verá aspectos comuns entre esses elementos, o que lhe ajudarão a chegar a um estilo. 

Entenda suas necessidades

Na hora de pensar no projeto de cozinha, é preciso considerar o que é realmente necessário para o seu lar. Ou seja, o quanto de espaço você precisa para seus itens de culinária, o tamanho de bancada, lugar para colocar cafeteira e torradeira, por exemplo. Isso ajuda na otimização do ambiente e também evita o acúmulo de coisas desnecessárias. 

cozinha com porcelanato de pequeno formato, quadrado, no backsplash e piso e bancada de porcelanato
Cozinha de apartamento conta com prateleira para louças, fruteiras e acessórios decorativos (Projeto: Gabriela)

Uma dica para manter apenas o essencial é observar a sua rotina. Onde você costuma tomar café? Você cozinha diariamente ou gostaria de cozinhar mais? Quais dificuldades encontra quando está preparando algo? Essas são algumas questões que podem te ajudar na decoração. 

6 dicas de decoração para cozinha de apartamento

Confira algumas dicas essenciais para sua cozinha de apartamento:

cozinha verde com piso e backsplash de tijolinho
Boa organização é fundamental para o aproveitamento do espaço. Na cozinha acima, projeto tem armários, prateleiras e posicionamento estratégico de acessórios (Projeto: Doma Arquitetura)
  • Pense na iluminação: ela é fundamental para atividades diárias, portanto, invista em uma luminária central, que alcance todos os espaços. Caso queira luz extra em bancadas, por exemplo, para o preparo de alimentos, experimente spots com luz direta; 
  • Use bem as paredes: aproveite as paredes para prender prateleiras, armários aéreos, faqueiros e outros acessórios. Isso ajuda a otimizar o espaço; 
  • Invista em prateleiras e nichos: prateleiras, assim como nichos, são uma ótima alternativa e podem abrigar louças, eletrodomésticos e objetos decorativos; 
  • Tenha móveis multifuncionais: móveis com mais de uma função são excelentes para ganhar espaço. Como exemplo, há a bancada para cozinha, que pode ser usada para refeições e preparos rápidos de alimentos;
  • Evite acúmulos e organize sempre: você realmente precisa de oito conjuntos de talheres? Acúmulos podem proporcionar um visual desorganizado, além de tirar a praticidade do ambiente;
  • Aposte no simples: o “menos é mais” também funciona na cozinha, portanto aposte no simples e realmente necessário para seu apartamento. Invista em móveis de estética limpa e bem funcionais, esses são os mais duradouros. A mesma regra vale para os utensílios domésticos.
cozinha branca, bancada de preparo branca, quadro ao fundo, na parede, e praleteira com livros
Cozinha tem prateleiras com objetos decorativos, livros e louças (Projeto: Eliane Ventura)

Modelos de cozinhas de apartamentos

Existe alguns modelos mais comuns de cozinha de apartamento, e cada uma pode ser decorada conforme a sua necessidade. 

cozinha branca com bancada em madeira, com televisão e poltronas de estofado cor de rosa
Cozinha tem pequena bancada para refeições rápidas, além de armários planejados (Projeto: MN Arquitetura e Interiores)

O modelo mais popular hoje é o da cozinha americana, que geralmente é integrada a outros ambientes e conta com ilha ou bancada de trabalho. Há também, principalmente em apartamentos pequenos, a cozinha com lavanderia. 

Ainda, é possível pensar em uma cozinha de estar, mesmo em apartamentos. E também na famosa cozinha gourmet, para quem gosta de bancar o chef nos preparos.

Não importa qual decidir para o seu apartamento. Com as dicas certas, você pode ter um ambiente funcional e com bela decoração.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Cozinha de apartamento: modelos, passo a pass...

Cozinha de apartamento: modelos, passo a passo do projeto e dicas de decoração

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Adoramos a matéria, especialmente por termos colaborado com a imagem da cozinha em laca amarela, projeto do nosso escritório L+W Arquitetos. Parabéns Portobello!



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2023- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies