Como decorar ambientes: 7 dicas para não errar
Seja para quem está se mudando ou para quem simplesmente deseja dar aquela renovada no lar, planejar como decorar a casa pode parecer uma missão difícil à primeira vista.
Afinal, qual estilo combina com você? Quais móveis escolher? Como descobrir quais cores funcionam melhor para cada ambiente? E como encaixar tantos desejos no seu orçamento? São muitas as dúvidas de quem assume a tarefa de mudar o visual da casa.
Para ajudar você, listamos algumas dicas práticas que podem auxiliar neste processo e tornar seu lar mais acolhedor - e com muita personalidade. Siga a leitura e inspire-se!
Como aprender a decorar a casa?
Você já deve ter visto por aí manuais com fórmulas prontas que ensinam como decorar a casa. Mas, na prática, o que funciona mesmo é pesquisar e entender o que faz sentido para você e seu lar. E, claro, o que cabe no seu espaço.
Saiba como começar seu guia de inspirações para decorar:
1. Monte uma pasta de referências
Em uma ida ao cabeleireiro, você costuma levar uma revista ou print no celular com fotos de cortes de cabelo que acha bonitos? A mesma premissa vale para a decoração: reunir imagens de ambientes que te agradem ajuda a entender qual estilo combina com você.
Sua pesquisa pode começar aqui no Archtrends, e se estender para o Pinterest, Instagram... Guarde as imagens daquele quarto que poderia ser seu, dos tons de cozinha que gostou, do revestimento para o banheiro que poderia combinar com a sua casa...
Esse é o ponto de partida para montar o seu moodboard pessoal, uma pasta de inspirações que facilitam o processo de escolher texturas, móveis e paleta de cores.
2. Descubra qual estilo te agrada
Agora que você já sabe como uma pastinha de referências faz diferença na hora de decorar, provavelmente já descobriu quais estilos combinam com seu gosto pessoal.
Você prefere uma casa clássica ou adora cores mais ousadas no ambiente? Prefere uma decoração afetiva ou valoriza mais a praticidade? Curte uma pegada industrial ou faz a linha romântica?
Pergunte-se com qual tipo de decoração você se identifica e aprofunde suas pesquisas nele - e vale também ficar de olho em filmes, seriados, visitar lojas etc.
3. Estude o seu ambiente
Você vai decorar uma cozinha pequena estilo corredor? Não vale a pena passar horas vendo imagens de cozinhas grandes com ilha.
Não se limite, mas procure priorizar a busca por inspirações que tenham a ver com o tamanho do ambiente que você está renovando. Isso ajuda a encontrar propostas para otimizar espaços, soluções de armazenamento que vão facilitar seu dia a dia e muito mais.
Leia também:
- Um toque de personalidade: como decorar apartamento alugado
- 100 inspirações de cozinha planejada pequena
- Reforma de banheiro: 8 dicas para não errar
Como decorar sem gastar nada?
Quem disse que não dá para renovar a decoração investindo pouco (ou nenhum) dinheiro? Com soluções criativas e um olhar atento para redescobrir o que você já tem em casa, é possível dar um up em qualquer ambiente.
Veja algumas sugestões práticas a seguir:
1. Aposte em uma parede de quadros
É inegável que um quadro bonito adiciona charme e personalidade a qualquer espaço. Possivelmente você tem algumas molduras paradas por aí, certo?
Aproveite para trocar as imagens e crie uma parede de quadros em um ambiente de destaque na casa, como a sala de estar. Há ótimas opções de gravuras em sites gratuitos, e você pode renovar sempre que desejar.
O mesmo vale para as posições dos quadros: troque de lugar conforme sua imaginação mandar.
2. Use tinta para dar um up no décor
Sabe aquele restinho de tinta colorida que sobrou da reforma? Pode ser a saída para você dar uma cara nova a uma parede - que tem tudo pra se tornar destaque do ambiente.
Ideias não faltam: dá para fazer uma pintura estilo caixa no hall de entrada, como no projeto acima. Ou pintar apenas meia parede, técnica que está em alta. Outra sugestão é a pintura orgânica, que exercita a criatividade e não exige tanta habilidade.
3. Tire do armário as relíquias de família
Móveis, objetos e acessórios de outras épocas carregam um charme retrô que empresta estilo a qualquer ambiente. Uma cristaleira, um lustre ou até itens menores, como um vaso ou uma mesinha de apoio, ficam lindos para compor com itens mais atuais.
O segredo é saber equilibrar e compor com mobiliários contemporâneos, para que o espaço não fique datado. Em vez disso, o resultado será um detalhe com muita personalidade e história como destaque.
4. Invista em prateleiras
Tem madeiras paradas na garagem de casa? Podem ser a saída para adicionar um toque rústico à decoração e ainda multiplicar seu espaço de armazenagem.
Prateleiras em madeira são práticas de instalar - basta algumas mãos francesas e seu novo acessório está no lugar. Capriche na decoração: artesanato brasileiro, plantas, quadros e itens diferentes ganham destaque e trazem um ar renovado ao espaço.
Como decorar rápido e fácil?
Mesmo quem não tem muito tempo para se dedicar ao projeto de decoração pode conseguir ótimos resultados com truques simples e fáceis. Listamos algumas ideias:
- Sala: invista em itens como cortinas, que deixam o ambiente mais acolhedor. Capas de almofadas estampadas e/ou coloridas fazem um efeito bonito;
- Quarto: um jogo de cama diferente pode ser o centro das atenções. Priorize acessórios funcionais e diferentes, como um belo abajur para a mesa de cabeceira.
- Cozinha: use itens diferentes do enxoval para decorar a cozinha, como aquele eletrodoméstico colorido ou as xícaras estampadas. Um toque de cor sempre cai bem!
- Banheiro: acessórios para a bancada podem dar um toque elegante e de personalidade. Quadros, plantas e até objetos de décor também quebram a monotonia do cômodo.
Viu como decorar pode ser uma missão mais simples do que parece? Veja as tendências apontadas pelo Pinterest para 2024 e inspire-se para renovar o seu lar!