16.05.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Prédios em Chicago
Destino do próximo Coletivo Criativo, Chicago reúne construções históricas e modernas, cercada pela natureza (Foto: heather bozman)

Coletivo Criativo Chicago: descubra como participar

 minutos de leitura
calendar-blank-line
16.05.2024
Saiba como embarcar na viagem de pesquisa do Coletivo Criativo Chicago, que vai incluir uma visita à fábrica Portobello America
minutos de leitura

O Coletivo Criativo Chicago está cada vez mais próximo, proporcionando uma experiência exclusiva aos profissionais criativos da Comunidade Portobello+Arquitetura.

Profissionais de arquitetura todo o Brasil vão embarcar em uma viagem de pesquisa inesquecível aos Estados Unidos, que dará insumos para a cocriação de produtos Portobello.

Durante a visita a Chicago, cidade de destaque arquitetônico no estado do Illinois, o grupo vai visitar pontos turísticos e prédios históricos da cidade.

Suas impressões e percepções farão parte do desenvolvimento de produtos, que começarão a ser desenhados ainda durante a viagem. Isso porque o Coletivo Criativo Chicago também tem parada obrigatória na nova fábrica da Portobello America, no Tennessee.

Afinal, o que é o Coletivo Criativo?

Uma das iniciativas de inovação aberta da Portobello, o Coletivo Criativo é uma oportunidade de trazer diferentes olhares para oferecer ao público um portfólio cada vez mais diverso e completo.

Ele reúne profissionais da Comunidade Portobello+Arquitetura anualmente para uma viagem a lugares inspiradores. Junto da equipe de design da Portobello, os profissionais de arquitetura visitam diferentes locais. Assim, conhecem não só a arquitetura do destino, como também a cultura, culinária, entre outros aspectos. O objetivo é colher percepções para a criação de um produto.

coletivo criativo portobello
Qatari é um dos revestimentos desenvolvidos a partir do Coletivo Criativo (Projeto: Portobello)

O Coletivo Criativo já passou por diferentes lugares como Copenhague, na Dinamarca (2017), Reykjavik, na Islândia (2018) e Berlim, na Alemanha (2019). Teve ainda Doha, no Catar, Casablanca, no Marrocos, Jerusalém e Tel Aviv, em Israel, e Provence, na França.

A partir dessas viagens, foram criados produtos como Berliner, inspirado em Berlim. Teve ainda Dansk, que surgiu a partir do Coletivo Criativo Copenhague e, mais recentemente, Qatari, desenvolvido com percepções de Doha.

Leia também:

Como participar do Coletivo Criativo Chicago?

coletivo criativo doha
Coletivo Criativo Doha em visita à Rosa do Deserto, projeto de Jean Nouvel (Foto: Mauri Cherobin)

Para ter a chance de embarcar no Coletivo Criativo Chicago, primeiramente é necessário ter cadastro na Comunidade Portobello+Arquitetura. No site da comunidade, também é preciso validar a inscrição até 31/12/2024, confirmando os dados cadastrais e aceitando os termos do regulamento.

Inclusive, é muito importante conferir o regulamento do Coletivo Criativo Chicago para entender todos os detalhes.

Se você está participando da campanha, fique de olho na sua documentação. Para embarcar no Coletivo Criativo Chicago, será necessário estar com passaporte e visto americano válidos.

Principais regras

  • Período da campanha: 01/01/2024 a 31/12/2024.
  • Critérios de seleção: durante o período da campanha, é necessário preencher alguns requisitos. O primeiro é especificar sell out mínimo de dois milhões de reais na Portobello Shop. Para comprovar, será exigida nota fiscal atrelada ao especificador, com pelo menos seis pedidos faturados de diferentes clientes nas lojas Portobello Shop. Outro critério é ter pelo menos três projetos com produtos Portobello publicados no Archtrends. Além de, ao menos, um post no Instagram do profissional ou do seu escritório marcando os perfis @portobello e @archtrends.
  • Data da viagem: será divulgada até 31/03/2025, considerando o clima e a disponibilidade de voos.
  • O que está incluso na viagem: hospedagem em hotel, refeições e passeios. Além de transfer de ida e volta ao aeroporto, transporte aéreo com saída de São Paulo, transfer ida e volta no local de destino.
  • Benefícios para especificadores que se destacam: quando o sell out for acima de três milhões de reais, o profissional viaja em classe executiva. Já se o sell out passar dos quatro milhões, além da passagem executiva, há ainda uma experiência exclusiva durante a viagem. E se o sell out for maior que cinco milhões de reais, terão os mesmos benefícios e ainda poderão levar um acompanhante, que deverá ser um sócio ou colaborador do mesmo escritório.
  • Contrapartidas: durante a viagem, os especificadores deverão postar ao menos uma vez em suas redes sociais, divulgando a campanha. Será necessário marcar os perfis @portobello e @archtrends, além de usar as hashtags #portobello #archtrends #coletivocriativo2024. Também deverão especificar ao menos uma vez o produto desenvolvido pelo Coletivo Criativo Chicago, no prazo de seis meses após o lançamento.

Coletivo Criativo Chicago explora a Cidade dos Ventos

Em busca de inspiração para uma cocriação inédita, os vencedores do Coletivo Criativo Chicago terão não só a oportunidade de trocar com diferentes profissionais, mas também de conhecer a Cidade dos Ventos e todos os seus encantos.

Prédios históricos se mesclam a edifícios contemporâneos, em uma cidade com urbanismo que favorece a mobilidade.

Há ainda muitos outros atrativos como parques, estádios, museus, além de opções culturais e gastronômicas. Portanto, um destino que promete ser inesquecível para os participantes do Coletivo Criativo Chicago.

Cidade tem construções assinadas por grandes arquitetos

coletivo criativo chicago
Robie House, do arquiteto Frank Wright, em Chicago (Foto: Kyle Magnuson)

Chicago sofreu um grande incêndio em 1871, destruindo boa parte da cidade. E se reergueu com maestria, demonstrando sua resiliência.

Para que a cidade voltasse a pulsar história e cultura, grandes nomes da arquitetura assinaram prédios icônicos. Hoje, eles se destacam em um dos skylines mais fotografados do mundo.

Durante a viagem sob a ótica da arquitetura e do design, os especificadores poderão contemplar obras assinadas por nomes como Mies Van Der Rohe. Além de Louis Sullivan e Frank Wright, responsável pela icônica Robie House.

Assim, será possível entender de perto as influências da Escola de Chicago e do estilo Renascente Americano.

Outros pontos a serem visitados são o McCormick Tribune Campus Center, obra do holandês Rem Koolhaas. Isso sem falar no famoso Millennium Park, que reúne arquitetura, música, arte e paisagismo em um só lugar.

Os especificadores passarão ainda pelo Chicago Art Institute, The Aqua Tower, Chicago Building e todo o charme de River Walk.

Natureza e cultura também se destacam em Chicago

coletivo criativo chicago
Skyline da cidade de Chicago, destino do Coletivo Criativo 2024 (Foto: TravelScape)

Além de obras criadas pelos homens, Chicago conta com a beleza da superfície espelhada do Lago Michigan. Essa e outras características são responsáveis por tornar a cidade uma das mais bonitas dos Estados Unidos.

Outro atrativo que será apreciado pelo Coletivo Criativo Chicago é a cena cultural que pulsa com shows e apresentações de todos os estilos, com destaque para o jazz. Há ainda exposições e muita arte urbana para contemplar durante a visita.

Coletivo Criativo Chicago também vai à fábrica Portobello America

Uma novidade para os especificadores que vão embarcar no Coletivo Criativo Chicago é a visita à nova fábrica Portobello America, que fica no Tennessee, também nos Estados Unidos.

Por lá, será possível ver de perto como os produtos da Portobello são desenvolvidos. Além de conhecer as inovações, as iniciativas de sustentabilidade e as tecnologias mais modernas aplicadas nos revestimentos e muito mais.

Nesse centro de inovação e design é que vai começar o desenvolvimento do produto inspirado na cidade de Chicago. Tudo vai acontecer por meio de uma experiência exclusiva no laboratório da Portobello America.

Quer ficar por dentro de todos os detalhes dessa campanha? Acesse a página do Coletivo Criativo Chicago!

Destino do próximo Coletivo Criativo, Chicago reúne construções históricas e modernas, cercada pela natureza (Foto: Steve Wright Jr.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Coletivo Criativo Chicago: descubra como part...

Coletivo Criativo Chicago: descubra como participar

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies