17.05.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Sala de estar ampla com sofá diferenciado e paredes em madeira
Perfeita para foto: sala de estar é preenchida com mobiliário marcante e projeto paisagístico no entorno ( Projeto: Dalmazo & Belezini Arquitetura e Interiores / Foto: Felipe Araújo)

7 dicas de decoração para ter uma casa instagramável

 minutos de leitura
calendar-blank-line
17.05.2023
A casa instagramável se tornou referência cada vez mais popular entre aqueles que desejam criar ambientes atraentes e dignos de serem eternizados em fotos e vídeos.
minutos de leitura

É cada vez mais comum que projetos de design de interiores sejam inspirados em imagens da internet. Afinal, as redes sociais influenciam diretamente os hábitos de consumo e, assim, a busca pela casa instagramável se tornou uma tendência cada vez mais popular entre aqueles que desejam criar ambientes atraentes e dignos de serem eternizados em fotos e vídeos. 

Geralmente, a decoração de uma casa instagramável tem ambientes bem iluminados, com composições interessantes de cores e mobiliário. Ela está sempre organizada, e os objetos selecionados parecem ter sido escolhidos a dedo e feitos especialmente para aquele espaço. 

Leia também:

Dessa forma, é claro, cria-se um ambiente visualmente atraente, com enorme harmonia e ordem, muito diferente da casa real. No entanto, embora existam exageros e algumas produções praticamente inabitáveis (e lindas), é possível extrair preciosas dicas da decoração instagramável. 

Confira, a seguir, algumas inspirações e dicas de decoração:

Inspirações criativas para ter uma casa instagramável

Sala de estar com poltrona com descanso para pés em couro caramelo, mesa de centro com decorações combinando com as cores da sala
Poltrona posicionada no cantinho de sala em perfeita harmonia com objetos no entorno (Projeto: LANA)

Decorar um ambiente pode ser uma tarefa sem fim, afinal, estamos sempre mudando nossos gostos, referências e necessidades. No entanto, é totalmente possível dar uma arrumadinha rápida em sua casa e criar aquele ambiente que é um deleite aos olhos. 

Combine elementos e texturas 

A combinação de diferentes elementos e texturas é boa ferramenta para criação de ambientes instagramáveis. Para isso, vale criar um moodboard com detalhes sobre o que você pretende colocar no espaço, seja o sofá, uma mantinha, uma obra de arte ou um pufe. O importante é ver como essas peças se encaixam e se existe coerência entre elas. 

Sala de estar iluminada em tons claros com estante em cordas e vasos para decorar.
Ambiente reúne diferentes texturas saídas do tapete, cerâmica, tecido do sofá e a madeira (Projeto: IK Studio)

Escolha uma paleta de cores harmônica 

Defina uma paleta de cores de sua preferência e trafegue por diferentes tons. Você prefere os terrosos? Ou uma paleta de cores mais fria? Quer uma decoração monocromática? Decidindo sobre essa cartela, será mais fácil encontrar objetos e acessórios para incrementar a decoração. No entanto, uma dica para ambientes onde predominam cores neutras, por exemplo, é acrescentar um ponto de cor, como na cozinha abaixo, com panelas coloridas em destaque. 

Cozinha em tons escuros com destaque para bancada em inox de cozinha industrial mesclando com pontos da decoração coloridos.
Quadros e panelas coloridas criam pontos de destaque em cozinha de paleta neutra, deixando o ambiente mais personalizado (Projeto: Robert Robl)

Urban Jungle segue em alta 

Um termo que se popularizou nas redes sociais e segue em alta é urban jungle. A ideia é criar um espaço repleto de plantas em nossas casas, que dão aquele toque verde e de fluidez a qualquer decoração. Além de proporcionar benefícios à saúde, como a melhoria da qualidade do ar, as plantas geralmente têm baixo custo e combinam com os mais variados estilos.

Sala de estar conjugada com a área gourmet, ambas em tons claros tendo alguns objetos em madeira e decoração viva para incorporar o ambiente
Além de proporcionar bem-estar e embelezar ambientes, plantinhas são itens de decoração de baixo custo (Projeto: Amanda Miranda)

Inclua elementos decorativos

Aposte em peças soltas que permitam diferentes paginações no ambiente, como tapetes, banquinhos, cadeiras, quadros e luminárias. Elas devem ter alguma conexão entre elas, seja o material, estilo ou cores, por exemplo. Itens menores também são bem-vindos, como velas, pedras e almofadas. Aliás, essa é uma forma excelente de transformar a decoração gastando pouco e rapidamente.

Sala de jantar  com destaques para as poltronas coloridas e costela de adão para complementar o ambiente.
Ambiente conta com luminária de design marcante, poltronas revestidas com tecido colorido e quadro em destaque (Projeto: Jessica Gnoatto)

Invista em espelhos 

Incluir espelhos na decoração dos ambientes pode dar um toque especial na composição, trazendo luz e profundidade aos ambientes. Decoração com espelhos está em alta e é a proposta ideal para deixar o ambiente ainda mais sofisticado. Um dos tipos que mais têm feito sucesso são os espelhos de piso, com molduras curvadas.

Hall de entrada com espelho de moldura curvada e detalhes em palha.
Espelhos de piso com moldura curvada fazem sucesso nas redes sociais e podem transformar qualquer ambiente (Projeto: Amanda Miranda)

Adicione iluminação adequada 

Para fotos, a luz natural é sempre a melhor, porém, nem todo mundo pode desfrutar de grandes janelas ou morar em locais bem iluminados. Nesses casos, experimente acrescentar diferentes focos de luz, como spots, no teto. Ou invista em luminárias de piso, de design marcante, que podem virar um ponto forte na decoração da sua sala. 

Sala de estar  iluminada e aconchegante com sofá em formato em L
Valorize a luz natural em fotos de interiores e, caso não seja possível, aposte em luminárias de piso ou spots em lugares onde quer destaque (Projeto: TAU Arquitetos)

Mantenha os ambientes organizados 

Para ter uma casa instagramável não basta se preocupar com a decoração. Manter o espaço sempre organizado ajuda a destacar o ambiente. Utilize prateleiras para exibir objetos e livros, mas tenha cuidado para não sobrecarregá-las e poluir visualmente o espaço. 

Sala de estar iluminada com jardim vertical incorporando o painel da televisão
Tudo no lugar: ambientes instagramáveis têm sempre tudo organizado (Projeto: Letícia Garin Arquitetura)

Curtiu as dicas? Aproveite e confira 4 dicas de decoração para deixar a sala de estar aconchegante.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

7 dicas de decoração para ter uma casa inst...

7 dicas de decoração para ter uma casa instagramável

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies