14.05.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
The Bean, em Chicago
The Bean, como é conhecida, escultura metálica é um dos principais pontos turísticos de Chicago (Foto: Daniel Gillaspia)

Chicago: uma experiência cultural na Cidade dos Ventos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
14.05.2024
No coração dos Estados Unidos, Chicago, destino do próximo Coletivo Criativo Portobello, reúne arranha-céus, mas também é tocada pela impressionante beleza do Lago Michigan. Conheça
minutos de leitura

Chicago, nos Estados Unidos, é uma cidade que pulsa com energia arquitetônica e cultural.

Em meio aos arranha-céus imponentes e à rica história urbana, tem espaço ainda para a natureza, que encanta moradores e visitantes.

Para conhecer melhor a cidade, acompanhe a leitura e prepare-se para viver essa experiência de perto com o Coletivo Criativo Portobello, que tem Chicago como seu próximo destino!

Chicago é a terceira maior cidade dos Estados Unidos

Às margens da imensidão do Lago Michigan, Chicago é um epicentro de inovação e progresso desde a sua fundação, em 1837. Terceira maior cidade dos Estados Unidos, cresceu a partir de uma pequena vila de comércio até se tornar uma metrópole global.

Ao longo dos anos, tem sua história marcada por uma incrível resiliência e uma constante busca pela excelência urbana. Em 1871, por exemplo, sofreu um incêndio de grandes proporções, que destruiu boa parte da cidade. No entanto, Chicago se reergueu com a ajuda de profissionais renomados.

De lá para cá, arquitetos como Mies Van Der Rohe, Louis Sullivan e Frank Lloyd Wright levaram o funcionalismo ao extremo, com arranha-céus que marcam o horizonte da Cidade dos Ventos. Ainda sobre a arquitetura, destacam-se a Escola de Chicago e o estilo Renascente Americano.

Geograficamente, Chicago tem o privilégio de uma localização estratégica, no Centro-Oeste do país. Isso facilita o comércio e a comunicação entre o leste e o oeste dos Estados Unidos.

Seus 77 bairros distintos refletem uma tapeçaria cultural vibrante, desde o icônico Loop, onde a arquitetura moderna se ergue, até os charmosos subúrbios repletos de histórias de comunidades diversas.

A natureza também se faz presente. São 42 km de orla de lagos, além de 26 praias. Áreas verdes não faltam: são 580 parques e espaços naturais.

A Cidade dos Ventos

Vista de Chicago a partir da Willis Tower
Vista de Chicago a partir da Willis Tower (Foto: Andrew Horne)

Entre os apelidos carinhosos atribuídos a Chicago, um se destaca em particular: "Cidade dos Ventos". Mas por que esse nome? Muitos podem pensar que se refere às condições climáticas, mas a verdade vai além disso.

O apelido "Cidade dos Ventos" não se origina do clima, mas sim da energia que permeia os corredores urbanos. Nos primórdios da sua ascensão como uma potência industrial, os ventos que varriam as ruas estreitas do centro de Chicago alimentavam a chama da inovação e do progresso.

Hoje, o termo continua a ressoar, simbolizando não apenas a força dos ventos que sopram do lago, mas também a energia criativa e empreendedora que impulsiona a cidade para o futuro.

É isso que atrai arquitetos e visionários de todo o mundo, ansiosos para deixar sua marca no horizonte de Chicago.

Leia também:

Os pontos imperdíveis de Chicago

À medida que o Coletivo Criativo Portobello se prepara para desembarcar nas margens do Lago Michigan, começamos a nos envolver com o clima desta cidade dinâmica e inspiradora, que tem um dos skylines mais fotografados do mundo.

Das suas magníficas obras arquitetônicas aos seus vibrantes espaços culturais, Chicago promete uma experiência que supera as expectativas e deixa uma impressão duradoura em nossos corações e mentes.

Quer saber como isso acontece? Selecionamos os principais pontos para você começar a embarcar nesta jornada única rumo à "Cidade dos Ventos"!

Willis Tower (Antiga Sears Tower)

Willis Tower, em Chicago
Do alto da torre, é possível ter uma visão panorâmica da cidade (Foto: Richard Hsu)

Dominando o horizonte de Chicago, a Willis Tower foi, por décadas, o edifício mais alto do mundo. Seu design inovador e imponente oferece vistas deslumbrantes da cidade e do Lago Michigan.

John Hancock

Outro ícone da arquitetura de Chicago, o John Hancock é conhecido por sua estrutura de aço tubular e seu observatório de tirar o fôlego. O 360 CHICAGO oferece vistas panorâmicas de 360 graus da cidade.

Millennium Park

Este parque urbano é uma obra-prima contemporânea. Reúne arquitetura, paisagismo, música e arte em um só lugar.

Inclusive, é lar do famoso feijão gigante (The Bean), o Cloud Gate, do artista Anish Kapoor. A escultura de aço espelhado reflete o horizonte da cidade de forma única e pode ser explorada em seus 360º.

O parque também abriga o Jay Pritzker Pavilion, um anfiteatro ao ar livre projetado pelo renomado arquiteto Frank Gehry.

Chicago Riverwalk

Chicago Riverwalk
Passeio de barco é oportunidade de ver a cidade de outro ângulo (Foto: Roman Boed)

Uma das atrações mais populares, o Riverwalk é um cruzeiro panorâmico que oferece uma maneira única de explorar a cidade ao longo do rio Chicago.

A partir do Centro, próximo à Ponte State Street, é possível avistar pontos de interesse, incluindo restaurantes, espaços de lazer e vistas deslumbrantes da arquitetura urbana.

Art Institute of Chicago

Art Institute of Chicago
Obras de artistas mundialmente renomados estão no Art Institute of Chicago (Foto: ajay_suresh)

Uma das maiores instituições de arte dos Estados Unidos, o Art Institute of Chicago abriga uma vasta coleção de obras impressionantes.

São mais de 300 mil peças, capazes de contar 5 mil anos de história por meio de grandes nomes. Entre eles, Edgar Degas, Vicent van Gogh, Pablo Picasso, Pierre-Auguste Renoir e Grand Wood.

Portanto, é possível observar pinturas renascentistas, arte moderna e contemporânea, além de uma extensa coleção de artefatos culturais.

McCormick Tribune Campus Center

Primeira obra do holandês Rem Koolhaas nos Estados Unidos, é o principal prédio do Instituto de Tecnologia de Illinois. Importante para a vida estudantil, reúne espaços de convivência como cafeterias e refeitórios.

Todo o projeto foi pensado levando em consideração a planta do local: um antigo estacionamento com uma linha de trem passando por cima. A ideia foi conectar diferentes ambientes, tornando o campus mais funcional para os estudantes.

Museum Campus

Field Museum, em Chicago
Field Museum é uma das atrações de Chicago (Foto: KiwiDeaPi)

Chicago tem uma ótima oferta de museus: são mais de 60, para escolher aquele que mais lhe agradar. Um dos principais é o Museum Campus.

Localizado ao longo do Lago Michigan, ele é o lar de três dos museus mais renomados de Chicago: o Field Museum, o Shedd Aquarium e o Adler Planetarium.

Portanto, trata-se de um complexo cultural que oferece uma experiência educativa e divertida para visitantes de todas as idades.

Robie House

Tombada pelo patrimônio histórico dos Estados Unidos, a casa de 1909 é assinada pelo arquiteto Frank Lloyd Wright. Hoje em dia, faz parte do campus da Universidade de Chicago.

Esse é um dos primeiros modelos da chamada Prairie School, ou seja, o primeiro estilo de arquitetura considerado exclusivamente norte-americano.

The Aqua Tower

Um dos arranha-céus de Chicago, a Aqua Tower conta com 261,8 m de altura, combinando condomínio, apartamentos e hotel em 81 pavimentos.

Inaugurada em 2009, a torre tem arquitetura contemporânea e design que se parece com o movimento da água.

Quem assina é a arquiteta Jeanne Gang, considerada a primeira mulher no mundo a projetar um arranha-céu.

Chicago Building

Chicago Building
Prédio histórico está no roteiro de viagem do Coletivo Criativo Portobello 2024 (Foto: J. Crocker)

Projetado pelo escritório Holabird & Roche, esse é um prédio centenário, inaugurado em 1905.

Um dos primeiros arranha-céus da cidade, é também um dos principais exemplos do estilo da Escola de Arquitetura de Chicago.

Traz janelas amplas e estruturas metálicas, com vãos distintos e revestimentos em tom terroso.

Outro destaque é a pedra angular de Chicago, que fica no terceiro andar do prédio. Ela é o marco zero da cidade, onde todos os endereços começam.

Magnificent Mile

Esta famosa avenida de compras é repleta de boutiques de luxo, hoteis elegantes, restaurantes gourmet e marcos arquitetônicos.

Um passeio pela Magnificent Mile oferece uma visão fascinante da vida urbana de Chicago e é um destino imperdível para os entusiastas do design e da moda.

Gastronomia

A cena gastronômica também merece destaque em Chicago. Afinal, estamos falando de mais de 7,3 mil restaurantes e 65 cervejarias artesanais.

Repleta de chefs renomados, a cidade reúne nada menos que 25 restaurantes reconhecidos pelo guia Michelin.

No entanto, para quem prefere algo mais informal, é possível se deliciar com cachorro-quente ou pizza, que são lanches famosos por lá. Outra dica é visitar pubs históricos para momentos descontraídos.

Chicago é o destino do Coletivo Criativo 2024

The Bean, em Chicago
Portobello leva profissionais a uma viagem inesquecível à Chicago (Foto: Edsel Little)

A próxima parada do Coletivo Criativo Portobello será em Chicago, proporcionando uma imersão na cultura ao gerar experiências autênticas por meio de uma curadoria especial.

Por lá, inspiração não vai faltar. Seja em prédios históricos ou construções contemporâneas, o urbanismo que favorece a mobilidade, parques, estádios ou museus, a cidade é um prato cheio para arquitetos, designers de interiores e outros profissionais desse ramo.

Além disso, será possível apreciar a arte pulsante, seja por meio de obras pelas ruas ou do cenário musical, que tem o jazz com grande destaque.

E não para por aí! Os selecionados para o Coletivo Criativo Portobello 2024 também farão uma visita à fábrica da Portobello America, no estado do Tennessee.

Será possível ver de perto como é a fabricação dos produtos, conhecer as tecnologias, as inovações e as formas de manter os processos sustentáveis.

Diferentemente das viagens anteriores, neste Coletivo Criativo os participantes poderão esperar por uma experiência exclusiva.

Será o início da co-criação do produto inspirado em Chicago ali mesmo, no laboratório de inovação e design da Portobello America.

Para embarcar nesta viagem inesquecível, é necessário fazer parte da Comunidade Portobello+Arquitetura e participar da campanha ao longo do ano.

Por meio desse projeto, a Portobello busca tornar seu portfólio mais diversificado, com olhares de profissionais de todo o Brasil a partir dessa experiência única.

Entenda melhor como essa iniciativa funciona conhecendo os produtos já lançados pelo Coletivo Criativo Portobello!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Chicago: uma experiência cultural na Cidade ...

Chicago: uma experiência cultural na Cidade dos Ventos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies