Cantinho da leitura: saiba como ter o seu em casa
Em um mundo onde a tecnologia está cada vez mais presente, ter um cantinho da leitura é uma forma de incentivar momentos de descanso e lazer para toda família.
A leitura tem diversos benefícios, entre eles: estimula a criatividade e raciocínio, ajuda a trabalhar a concentração, melhora o vocabulário e nos distancia da rotina diária.
O hábito de ler também é considerado como um autocuidado para a saúde do corpo e da mente, já que exercita o cérebro e auxilia na prevenção de várias doenças.
Quer saber como criar esse cantinho especial e instigar a imaginação de pessoas de todas as idades? Acompanhe as dicas para ter um espaço bonito e funcional em casa!
Como montar um cantinho da leitura em casa?
Criar um cantinho da leitura em casa, por vezes, pode ser um desafio. Mas ter um planejamento adequado facilita na hora de compor um lugar acolhedor e atrativo.
O primeiro passo é entender sua função. Como não terá o porte de uma biblioteca, transformar um pequeno ambiente integrado com outro ambiente da casa, para uma nova versão, é suficiente.
Assim, não se trata de grandes reformas. Um cantinho da leitura pode ser construído com pouco investimento. Basta utilizar objetos já existentes na casa ou adquirir apenas aquele item que fará a diferença no projeto. Tudo é possível!
Leia também:
- Estante de livros: um móvel que valoriza a decoração
- Brasilidade na decoração: saiba usar para um ambiente aconchegante
- Arquitetura lúdica: estimule os sentidos com esse conceito
O que não pode faltar no cantinho da leitura?
Mesmo exigindo mudanças simples, é preciso estar atento a alguns detalhes na hora de compor o cantinho da leitura para proporcionar um passeio pela imaginação por meio dos livros.
Veja a seguir três dicas para ter um espaço funcional em casa, e assim, aproveitar boas histórias.
Determine o local
Tanto em casas grandes como pequenas, pode haver dúvidas sobre onde montar esse espaço.
Caso exista um ambiente livre em casa, ele pode ser utilizado para criar um cantinho mais reservado. Mas há a possibilidade de integrá-lo com outros ambientes, trazendo mais charme para sua sala de estar, quarto ou varanda, por exemplo.
Ter um local silencioso é o primeiro passo para evitar distrações. Basta se perguntar em qual ambiente da casa tem menos ruídos internos e externos.
Se for uma residência situada em avenidas com movimento de veículos, pode-se pensar nos horários de fluxo menos intenso.
Também é importante aproveitar a iluminação natural. Um ambiente bem iluminado permite maior conforto para ler, evitando cansaço e esforço para visão. Durante a noite é preciso escolher luminárias que facilitem a leitura, como abajures e arandelas articuladas.
Escolha um mobiliário confortável
O mobiliário fará parte da composição e levará aconchego ao cantinho da leitura, possibilitando a permanência no lugar por mais tempo.
Ter uma poltrona adequada faz toda diferença neste ambiente. Aqui, deve-se levar em conta não somente a estética, mas também a ergonomia do móvel. Tudo para um espaço que traduza conforto e bem-estar.
A escolha de almofadas e um puff pode deixar o leitor mais relaxado, acomodando bem o corpo, e permanecendo mais tempo entretido com a leitura.
É possível encontrar no mercado outros tipos de assentos com encosto que atendem esses quesitos. Cadeiras, divãs e recamier também oferecem opções para esse lugar. Assim, cada ambiente pode ter uma particularidade exclusiva.
Destaque os livros no ambiente
Os livros são peças essenciais para esse lugar existir. Então, tê-los à mostra identifica imediatamente o uso daquele local.
Estantes, prateleiras e nichos podem ser utilizados para expor os livros. Outra solução é colocá-los apoiados em mesas de canto e no chão. São diferentes formas de tornar tudo mais atrativo e bonito.
E mais: dispor esse material de forma fácil e acessível possibilita que o tempo destinado à leitura seja mais aproveitado. Lembrando que revistas, gibis e outros materiais de conteúdo são muito bem-vindos por aqui.
O que mais pode ter no cantinho da leitura?
Uma diversidade de objetos de decoração pode estar presente nesse ambiente. Quadros, fotografias da família ou de viagens, vasos com plantas, tapetes.
Porém, um bom equilíbrio na hora da decoração é importante para que todas as outras dicas anteriores funcionem. O cuidado é para não ter um espaço com muitas distrações ou poluição visual, já que ler demanda concentração e atenção.
Como ter um cantinho da leitura para crianças?
Além das recomendações anteriores, é preciso estar mais atento quando o assunto envolve crianças de todas as idades. Compreender desde o início essa relação facilita o processo de leitura, ajudando no desenvolvimento de suas habilidades.
Um local muito colorido e cheio de informações, por exemplo, pode desviar a atenção dos livros, pois estimula excessivamente os pequenos.
O ideal é escolher cores mais neutras e suaves para as paredes e mobiliários, dando destaque aos livros. Assim, toda a atenção estará voltada para a leitura.
Recomenda-se ter os livros em locais acessíveis para a altura da criança, de tal modo que sua escolha seja espontânea.
Para finalizar: mesas com cadeiras infantis e um bom tapete com almofadas levam conforto e auxiliam nas rodas de leitura. Uma forma de ter momentos agradáveis junto dos filhos e convidados.
Ter em casa ambientes aconchegantes transforma nosso dia a dia. Um espaço que estimule a leitura reflete em mais tranquilidade e lazer para a vida.
Agora que você já sabe como ter um cantinho da leitura em casa, que tal descobrir como decorar um apartamento pequeno?
Excelente 👏👏👏👏