24.11.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Clássico, o recamier é uma forma funcional de ocupar espaço e melhorar a estética do ambiente (Projeto: Sena Arquitetos Associados/Foto: Daniel Mansur)

Recamier: o que é e como usar na decoração

 minutos de leitura
calendar-blank-line
24.11.2023
Popular em filmes e séries, o recamier é um móvel que pode fazer toda a diferença na decoração da sua casa. Veja como utilizá-lo em diferentes ambientes
minutos de leitura

Existem móveis que são sinônimos de elegância. Vemos em quadros e filmes antigos, quartos de hotel cinco estrelas e em novelas do horário nobre. Porém, não fazemos ideia do nome. Um exemplo é o recamier. Mesmo que você não conheça o nome, com certeza o viu nas mais diversas situações.

O mais bacana é que o recamier é o tipo de móvel que cabe em diferentes ambientes da sua casa. Além de bonito, é funcional e vai agregar em espaços onde você sente que falta aquele toque especial na decoração.

Conheça a seguir um pouco mais sobre a história do recamier e como utilizá-lo em diferentes espaços da casa.

recamier no quarto
A localização mais comum do recamier é aos pés de uma cama king size (Projeto: Arquiteto Paulo de Tarso)

O que é recamier?

O recamier é uma espécie de sofá sem espaldar e com braços arredondados. Esses braços, aliás, servem como a cabeceira desse tipo de estofado. Um exemplo mais comum é aquele móvel que fica na beira de algumas camas king size.

Em alguns casos, porém, o recamier pode ter apenas um ou nenhum braço.

Leia também:

juliette récamier
Juliette Récamier pintada por Jacques-Louis David (Imagem: Wikimedia Commons)

De onde vem o nome recamier?

Você deve ter notado que o recamier tem um design suntuoso, mais clássico, que remete a uma época onde a burguesia dominava.

E é isso mesmo: a origem da palavra é francesa, mais precisamente de Juliette Récamier (1777 - 1849), a socialite mais famosa e influente de sua época. Em algumas pinturas que a retratam, ela aparece sentada em um móvel que, mais tarde, receberia seu nome.

Embora o estilo tenha mudado bastante, o design-base costuma permanecer o mesmo.

Qual a finalidade do recamier?

Embora seja estiloso e um marco de elegância, o recamier não surgiu apenas para fins estéticos.

Ele serve para quem deseja descansar brevemente ou como apoio para auxiliar quem deseja trocar de roupa ou de sapatos. Além disso, serve também como um banco para quem deseja visitar o quarto.

O recamier é um móvel ideal para grandes espaços, como uma forma estilosa e funcional de cobrir uma área vazia. Como não tem encosto, ele não vai funcionar tão bem para substituir um sofá. Contudo, é um excelente complemento para decorações.

recamier no quarto
O recamier serve para receber visitas e como apoio na hora de se trocar (Projeto: Maria Cristina Abbs da Fonseca e Castro)

Como usar o recamier no quarto?

No geral, o recamier fica encostado no lado oposto da cabeceira da cama e costuma ter sua largura exata. Alguns modelos funcionam como baú, onde você pode guardar as roupas de cama e os travesseiros.

Contudo, não é preciso limitar o lugar do móvel — até porque ele pode ser um modelo muito diferente e que merece destaque.

Dá para utilizá-lo como uma poltrona mais elegante em um ponto do quarto que tenha uma iluminação específica para leitura. O ideal é que o modelo siga o estilo do ambiente — um estilo clássico em um quarto de decoração industrial pode destoar demais.

recamier na sala
O recamier pode substituir a mesinha de centro (Projeto: Nathália Montans/Foto: Edsley Saito)

Como usar o recamier na sala?

Já na sala, essa diferença de design pode combinar mais. Lembre-se de que este espaço é o "cartão de visitas" da sua casa, o primeiro ambiente que uma visita costuma visitar.

Portanto, uma decoração de mais impacto, com estilos que provocam contraste, quando bem-feita, deixa o local mais interessante e com informação de arquitetura.

Se você gosta de usar modelos diferentes de sofá, dá para colocar o recamier como um substituto (ou companheiro) de uma poltrona. Além de decorar, vai servir como uma nova opção de assento para visitantes.

Você também pode deixar o recamier no espaço abaixo da escada, criando uma espécie de cantinho de leitura com abajur e estante próximos. Outro ótimo espaço é no hall de entrada, para que a visita tenha um apoio na hora de tirar o calçado.

Por fim, que tal usar o recamier no lugar da mesinha de centro?

recamier
Recamier ganhou design e versões mais contemporâneas com materiais diversos, como a madeira (Projeto: TAU Arquitetos)

Como usar o recamier na área externa?

recamier na área externa
Para a área externa, recamier precisa ser de material reforçado, como madeira impermeabilizada (Projeto: Lara Gusmão)

Se quiser inovar nos móveis, coloque o recamier na área externa, onde costuma levar família e amigos. Vai dar um toque de estilo bem interessante. O importante é tomar alguns cuidados, já que o material tem mais risco de receber raios do sol e chuva.

Na hora de escolher um recamier para o espaço externo, certifique-se de que o material é impermeável.

Se for de madeira impermeabilizada, ela precisa receber verniz e resina natural periodicamente para manter o brilho. E se o móvel for de vime, precisa ficar em área coberta, já que ele não é tão resistente ao sol.

Por fim, mantenha o recamier em uma área com bastante ventilação e pouca luz direta. Além disso, use os produtos de limpeza indicados para o móvel.

decoração com divã
Divã e recamier são parecidos, mas se diferenciam nos detalhes (Projeto: Giordano Rogoski)

Qual a diferença entre recamier e divã?

Vendo toda essa explicação, você pode pensar? "não era mais fácil chamar de 'divã' logo?"

O detalhe é que recamier e divã referem-se a estofados diferentes. E, acredite, você está mais familiarizado com o primeiro.

Enquanto o recamier não tem espaldar e geralmente conta com braços altos, o divã é exatamente o contrário: não tem braços, mas conta com espaldar. Além disso, seu formato é semelhante ao de uma cadeira de dentista, com o lado das pernas um pouco curvado para proporcionar mais conforto e ergonomia.

O divã remete muito ao móvel utilizado em consultórios de psicanalistas, psicólogos e terapeutas. Mas existem modelos mais modernos, que reinventam a peça e se destacam em qualquer ambiente.

Por fim, existe também a chaise longue. Aqui no Brasil ela é carinhosamente conhecida como namoradeira ou espreguiçadeira. Com origem no Antigo Egito, a peça conta com espaldar assimétrico. E, em boa parte dos casos, apenas um braço (ou dois igualmente assimétricos).

Aqui no Brasil, é também comum chamar de namoradeira uma cadeira com encosto e dois lugares. De certa forma, tanto o divã quanto o recamier e a namoradeira são variações da chaise longue (que significa "cadeira longa" em francês).

Nas versões mais antigas, a namoradeira costumava ser um móvel com encostos em posições distintas, como se fossem dois bancos cruzados e colados. Era o modelo "tête-à-tête" ou "conversadeira".

Pronto para usar um recamier na sua decoração? E para continuar nos clássicos, veja o que é e como manter uma casa vitoriana!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Recamier: o que é e como usar na decoração...

Recamier: o que é e como usar na decoração

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies