Ter uma suíte com banheira de hidromassagem é poder aproveitar quando quiser. No entanto, além da estética, é necessário considerar outros fatores na hora de projetar esse espaço.
Para ter um verdadeiro refúgio em casa, evitando dores de cabeça no futuro, você também precisa avaliar pontos em relação à funcionalidade.
Para ajudar a entender todos os detalhes, preparamos um guia completo para planejar uma suíte com banheira de hidromassagem. Acompanhe!
O que é uma banheira de hidromassagem?
Uma banheira de hidromassagem é um equipamento que combina água quente com jatos de ar ou água para oferecer uma experiência revigorante.
Ela é projetada para proporcionar uma sensação de relaxamento e alívio do estresse, além de benefícios terapêuticos.
De maneira geral, as banheiras de hidromassagem são feitas de materiais como acrílico, fibra de vidro ou alvenaria revestida com cerâmica.
Além disso, podem variar em tamanho, desde pequenas unidades, projetadas para acomodar uma ou duas pessoas, até modelos maiores, capazes de receber grandes grupos.
Para ser considerada de hidromassagem, a banheira precisa ter os seguintes componentes:
- bomba: responsável por circular a água e criar pressão para os jatos;
- jatos: aberturas nas paredes da banheira que liberam água ou ar pressurizado, criando bolhas ou correntes para massagear o corpo;
- aquecedor: mantém a água a uma temperatura confortável, geralmente entre 37°C e 40°C;
- filtros e sistemas de purificação: mantêm a água limpa e segura para uso, removendo partículas e micro-organismos;
- controles: painéis que permitem ao usuário ajustar a temperatura da água, a intensidade dos jatos e outras configurações.
Onde instalar a banheira de hidromassagem na suíte?
A escolha do local para instalar a banheira de hidromassagem é importante para o sucesso do projeto. Em uma suíte, ela pode ser posicionada de diferentes formas, dependendo do espaço disponível e do estilo desejado:
- dentro do banheiro principal: essa é a opção mais comum. Nesse caso, a estrutura se integra ao ambiente, criando uma sensação de spa caseiro;
- próxima à janela: se a suíte tiver uma vista privilegiada, colocar a banheira perto de uma abertura grande é uma excelente alternativa. Isso permite relaxar apreciando a paisagem;
- em uma área privativa: em projetos mais arrojados, ela pode ser posicionada em um espaço dedicado, separado do banheiro. Assim, cria um ambiente exclusivo;
- na varanda ou no terraço: para um toque especial, é possível combinar relaxamento e contato com a natureza;
- junto ao closet: para proporcionar praticidade ou otimizar o espaço, integrar a banheira de hidromassagem ao closet pode ser uma ótima opção;
- integrada ao quarto: nesse caso, ela fica na área de dormir. No entanto, o banheiro é um ambiente separado, oferecendo privacidade no uso.
O que considerar no espaço da banheira de hidromassagem?
Antes de investir em uma banheira de hidromassagem, você precisa preparar o ambiente para receber o equipamento. Entenda quais são os principais cuidados na sequência.
Leia também:
- Banheira de imersão: chegou o momento de ter a sua!
- Jacuzzi: banheiras e piscinas em harmonia com o porcelanato
Espaço disponível
Para começar, converse com um arquiteto e mostre onde pretende instalar a banheira de hidromassagem. Assim, ele poderá dizer se é possível ou não.
Afinal, o local precisa comportar não só o modelo que você tem em vista, mas também a área de circulação necessária.
Essa questão costuma ser mais delicada quando a instalação está prevista em um banheiro. Isso porque há muitos elementos em um espaço pequeno, como a bancada, o vaso e o box.
O ideal é considerar ao menos 60 cm para a circulação. Ou seja, essa deve ser a distância entre a banheira e o item mais próximo. Isso também vale para outros locais.
Foco do projeto
Além disso, é muito importante considerar o foco do projeto da suíte. O estilo de decoração escolhido para o ambiente faz toda a diferença na hora de projetar esse espaço de relaxamento.
No entanto, o tipo de uso também interfere no planejamento da banheira de hidromassagem. Afinal, ela pode ser:
- suíte tradicional: geralmente, a banheira fica dentro do banheiro, separada do quarto. Contudo, não deixa de ser um cantinho exclusivo;
- suíte integrada: é possível integrar a área da hidro à de dormir, mantendo ambas separadas do banheiro (com bancada, vaso e chuveiro);
- banheira para bebês: há modelos pensados para a ergonomia dos pequenos. Como as dimensões são reduzidas, fica mais fácil encontrar um espaço para a instalação em quartos infantis.
Estrutura existente
Como mencionamos, a banheira de hidromassagem requer alguns componentes para funcionar corretamente. Portanto, é necessário que o local de instalação tenha a estrutura adequada.
Será preciso ter um ponto de água, outro de esgoto, um registro ou misturador e um ponto de energia que vai ligar a bomba do equipamento.
Nesse sentido, a avaliação técnica das plantas elétrica e hidráulica é fundamental para entender a viabilidade da instalação da banheira de hidromassagem.
Uma dica é tentar aproveitar ao máximo a estrutura existente, caso o espaço já esteja construído. Assim, é possível evitar obras grandes para adaptação.
Além disso, é importante considerar a ventilação do ambiente. Afinal, isso ajuda a impedir o acúmulo de umidade, que pode causar mofo e danos.
Modelo de banheira
Há diferentes tipos de banheira de hidromassagem para você escolher. Entretanto, lembre-se de levar em consideração não só a sua preferência, mas também o espaço e a estrutura.
Vale destacar ainda que cada modelo pode contar com os jatos posicionados de uma maneira diferente. Em geral, eles ficam em locais que permitam massagear as costas, as laterais do corpo, os pés e a parte de trás das coxas.
Aqui estão os principais tipos de banheiras de hidromassagem disponíveis no mercado:
- de embutir: mais tradicional, precisa de uma estrutura de alvenaria. Pode ser encontrada em diferentes formatos, como retangulares, ovais, de canto ou circulares. São ideais para relaxamento profundo.
- de apoio: também conhecidas como banheiras freestanding ou de piso, são aquelas que não requerem uma estrutura ao seu redor. São perfeitas para quem deseja uma peça de destaque, com um design que combina funcionalidade e estética. Elas podem ser posicionadas em qualquer lugar da suíte ou do banheiro, desde que haja infraestrutura adequada.
Como instalar uma banheira de hidromassagem?
Vale lembrar que a instalação de uma banheira de hidromassagem requer mão de obra especializada para garantir que todos os aspectos técnicos sejam atendidos.
Afinal, estamos falando de um elemento pesado, que pode interferir na construção. O cuidado é redobrado quando falamos em apartamentos.
Isso porque o cálculo deve ser feito com base na planta do edifício. Só assim é possível saber se a estrutura aguenta o peso adicional.
No caso de prédios, ainda é necessário pedir autorização do condomínio. Portanto, para lidar com todas as burocracias, o ideal é contratar um arquiteto.
Especificações técnicas
O primeiro passo deste processo consiste em conferir as especificações técnicas contidas no manual. Todo fabricante deve disponibilizar esse documento com as instruções.
É muito importante seguir as recomendações para garantir o funcionamento adequado da banheira de hidromassagem.
Inspeção da estrutura
O piso deve ser preparado para suportar o peso da estrutura. Isso pode incluir reforços ou, até mesmo, a criação de uma base elevada.
Além disso, assegure-se de que as conexões estão corretamente instaladas e vedadas, evitando vazamentos e infiltrações nas paredes. A água precisa ser bem distribuída e de fácil controle.
A banheira de hidromassagem necessita ainda de uma conexão elétrica segura para funcionar. Isso deve ser feito por um eletricista qualificado, garantindo que a instalação esteja de acordo com as normas.
Definição dos acessórios
Para escolher os materiais certos e garantir o uso correto do equipamento, você precisa saber se a banheira vai ter acessórios específicos.
Alguns modelos permitem colocar alças de apoio (internas ou externas), travesseiros almofadados, ducha manual etc.
Defina tudo antes da montagem, já que muitos recursos podem ocupar espaço extra ou exigir uma instalação adicional.
Também procure prever a existência de degraus e nichos para guardar itens na própria estrutura da banheira, principalmente se ela for de embutir.
Montagem da banheira
Esse processo é mais simples se a proposta é ter uma banheira de hidromassagem de apoio. Como ela já vem pronta para colocar sobre o piso, basta escolher a área e fazer as conexões do sistema com a parte elétrica e com as tubulações de água e de esgoto.
A montagem do modelo de embutir é um pouco complexa. Para assentar, deve-se construir uma ou mais paredes de alvenaria — a quantidade vai depender do posicionamento (central ou de canto). Essas devem apresentar altura e largura compatíveis com o tamanho do equipamento.
Também é preciso preencher todo o piso entre as paredes com um colchão de massa, preparado à base de areia e cimento, em proporção conforme o fabricante. Esse calçamento evita que o fundo da banheira deforme com a movimentação do corpo e da água.
Depois, basta fazer as ligações dos tubos utilizando cola especial, a fim de evitar vazamentos. Ao ser posicionado sobre a estrutura construída, o equipamento deverá ser pressionado contra a massa do piso até afundar por volta de 4 cm.
Importante: deixe uma abertura com cerca de 35×50 cm em algum ponto da parede que cobre a banheira para ter acesso ao motor da bomba em futuras manutenções. A portinha pode ser revestida com o mesmo material escolhido para o acabamento, o que garante um visual uniforme.
Acabamento
As banheiras de apoio são feitas em fibra de vidro e costumam ser comercializadas na cor branca. Para obter um acabamento diferenciado nesses modelos, o ideal é investir na pintura com gel coat, um produto composto por resina de poliéster. Ele funciona como uma tinta grossa, que colore e, ao mesmo tempo, protege o equipamento.
Já as banheiras embutidas aceitam uma infinidade de acabamentos. O mais comum é cobrir as paredes de alvenaria com revestimentos, principalmente o porcelanato que reproduz mármore. Independentemente da escolha, o material deve ser colocado em toda a estrutura e na borda que encosta nas laterais.
Atenção: se o projeto previr o uso de cerâmicas, o ideal é que o produto escolhido ofereça resistência ao escorregamento. O mesmo cuidado precisa ser tomado se a banheira contar com degraus revestidos. Afinal, quando molhados, eles tendem a ficar muito lisos e, consequentemente, aumentar o risco de quedas.
Teste de funcionamento
Após a instalação, é importante realizar testes para garantir que tudo esteja funcionando corretamente, desde o aquecimento da água até os jatos de hidromassagem.
Como decorar uma suíte com banheira de hidromassagem?
Decorar uma suíte com banheira de hidromassagem é uma oportunidade de criar um ambiente sofisticado e relaxante. Para ajudar nisso, separamos algumas dicas interessantes.
Projete uma iluminação aconchegante
Esse é um aspecto que faz toda a diferença, sobretudo para ter um ambiente intimista.
Opte por uma iluminação suave e indireta, que ajude a criar um clima de relaxamento. Luzes embutidas e dimmers são ótimas opções para ajustar a intensidade conforme o momento.
Quando o assunto é luz artificial, os tons amarelados são ideais e podem aparecer em diferentes lâmpadas — localizadas em luminárias no teto, sancas de gesso ou arandelas de parede.
Além disso, a iluminação natural precisa ser aproveitada ao máximo para deixar os momentos de banho mais saudáveis e aconchegantes.
Para isso, as aberturas existentes no ambiente devem ser protegidas com cortinas leves, de preferência em tons claros.
Vale considerar ainda a inclusão de luzes dentro da banheira de hidromassagem. Alguns modelos já permitem ser equipados com recursos de LED, que têm baixo consumo e alta eficiência.
A vantagem está na possibilidade de brincar com as cores dos feixes para tornar o banho mais divertido ou desfrutar dos benefícios da cromoterapia.
Escolha materiais para seguir o estilo de decoração
As opções de materiais são inúmeras. Sobretudo quando falamos do porcelanato, um produto disponível em diferentes formatos e acabamentos.
Ele pode ser usado para revestir o exterior da banheira de embutir, nichos, degraus e outros elementos decorativos do espaço.
Além disso, o porcelanato é capaz de reproduzir com fidelidade diversas matérias-primas naturais, incluindo mármore e madeira.
Confira algumas dicas adicionais:
- pisos: o porcelanato pode ser usado para delimitar áreas de banho e de descanso. Em uma suíte integrada, é possível criar uma espécie de plataforma elevada para abrigar a banheira embutida ou de apoio. Se o equipamento ficar no banheiro, é interessante aplicar o mesmo tipo de revestimento no piso e nas paredes.
- paredes: é importante cobri-las com algum material que ofereça proteção contra a água. Como vimos, o porcelanato é ideal e pode trabalhar a favor da amplitude. Se o ambiente é pequeno, experimente escolher uma banheira branca e complementar as superfícies verticais com peças claras.
Separe os espaços com divisórias
Uma maneira de separar áreas sem comprometer a integração da suíte é colocar divisórias entre a banheira e o restante do quarto.
Essas podem ser muros baixos de cobogós, cercados de madeira, cortinas flexíveis e até placas de vidro que vão do piso ao teto.
Já os equipamentos instalados no banheiro podem ficar dentro ou fora da área do box — que, em geral, é feita de vidro.
Quem escolher a primeira opção terá o benefício do controle da umidade e poderá integrar a ducha com a hidromassagem.
Inclua plantas na decoração
Nada melhor que o frescor das plantas para acompanhar um banho relaxante na suíte com banheira de hidromassagem, não é mesmo?
No entanto, você precisa considerar as diferentes condições de umidade, temperatura e iluminação presentes em cada ambiente.
O banheiro é um local que produz vapor e varia do calor para o frio. Portanto, para decorá-lo, o ideal é selecionar espécies rústicas ou optar por réplicas.
Para compor um equipamento localizado dentro do quarto, a liberdade de escolha é maior. Afinal, trata-se de uma área mais seca e iluminada.
Uma ótima opção é criar um jardim vertical atrás da banheira — basta fixar ganchos ou suportes para os vasos de plantas.
Personalize o espaço com itens de decoração
Um espaço personalizado fica muito mais aconchegante, uma vez que gera reconhecimento e conexão. Por isso, na área da banheira de hidromassagem, adicione itens que fazem sentido para você.
Podem ser toalhas macias, velas aromáticas ou cestos de vime para organizar os produtos de banho. Esses detalhes enriquecem o ambiente e o tornam acolhedor.
Considere ainda a inclusão de quadros, vasos, esculturas e outros objetos decorativos que levem autenticidade ao espaço.
Como cuidar da banheira de hidromassagem?
Para garantir a durabilidade da banheira de hidromassagem e o conforto de quem a utiliza, alguns cuidados são essenciais. Confira na sequência.
Limpeza regular
Limpe a banheira após cada uso para impedir o acúmulo de resíduos de sabonetes e óleos. Use produtos específicos para evitar danos à superfície.
Produtos fortes e materiais abrasivos não devem ser utilizados durante a higienização. Na maioria dos modelos, um pouco de detergente neutro é suficiente.
Para agilizar esse processo, basta encher o tanque com água quente, adicionar duas colheres de sopa de detergente e acionar a hidromassagem por cerca de 10 minutos.
Em seguida, é só esvaziar a banheira e enchê-la novamente com água fria para realizar o enxágue do produto.
De tempos em tempos, é possível recuperar o brilho dos equipamentos com a aplicação de uma camada de cera líquida.
O polimento com esse produto manterá as superfícies brilhantes e ajudará a proteger a parte interna e externa da banheira.
Nos modelos embutidos em paredes que contam com algum revestimento, a higienização precisa incluir a limpeza dessas peças.
Para porcelanato, por exemplo, um pouco de detergente neutro diluído em água é suficiente. A solução deve ser aplicada sobre as placas com um pano úmido e removida com enxágue completo.
Manutenção periódica
Realize inspeções periódicas nas instalações elétricas e hidráulicas para se certificar de que tudo esteja em ordem e seguro.
Além disso, os jatos de hidromassagem devem ser limpos regularmente para prevenir entupimentos e garantir o seu funcionamento ideal.
Em regiões com água dura, considere o uso de filtros ou tratamentos específicos para evitar o acúmulo de calcário.
Cada fabricante recomenda um intervalo para realizar a manutenção das banheiras — em geral, o procedimento para conferência do sistema ou retirada de resíduos da tubulação é feito anualmente.
Alguns modelos contam com um filtro removível que pode ser higienizado com água sanitária diluída em água.
Cuidados no uso
Os equipamentos com sistema de hidromassagem jamais devem ser ligados quando o interior do tanque estiver vazio. Isso pode causar danos a longo prazo.
O ideal é sempre se certificar de que o nível da água está alto o suficiente para cobrir por completo os bocais dos jatos.
Sustentabilidade
O tema sustentabilidade nunca esteve tão em alta. Afinal, mais que uma tendência, é uma necessidade nos dias atuais.
Portanto, vale destacar que as motobombas das banheiras de hidromassagem não são vilãs do consumo de energia. A maioria tem entre 1cv e 2cv de potência e consome, em média, 1,3kW por hora.
Muita gente também pensa que elas aumentam o consumo de água, mas isso é um mito. Na verdade, o sistema absorve parte do volume que já está no tanque para devolvê-lo na forma de jatos pressurizados.
Veja alguns passos para garantir banhos sustentáveis na suíte com banheira de hidromassagem:
- limitar a quantidade de trocas de água. Utilizar o primeiro volume para a higiene e o segundo para o enxágue;
- banhar-se no chuveiro e usar a banheira apenas para receber massagem;
- reutilizar a água dos banhos para a lavagem de áreas externas ou na descarga do vaso sanitário;
- em banhos rápidos, encher a banheira pela metade. Nesses casos, o sistema de hidromassagem não deve ser ativado.
Agora que você já sabe tudo para ter uma suíte com banheira de hidromassagem, que tal conferir 50 projetos de banheiro para se inspirar?