17.12.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Escolher um estilo de cozinha que tem a ver com a personalidade dos moradores da casa é fundamental (Projeto: Portobello S.A.)

8 estilos de cozinha para inspirar o seu projeto

 minutos de leitura
calendar-blank-line
17.12.2021
Quer impressionar seus clientes com projetos que atendam perfeitamente às necessidades deles? Então fique por dentro de alguns estilos de cozinha!
minutos de leitura

Quer explorar diferentes estilos de cozinha em seus projetos? Mais do que um espaço feito para o preparo das refeições, a cozinha também é um local que diz muito sobre nós. Por isso, tanto o formato quanto a decoração exercem um papel importante na composição do ambiente.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Além de ter a ver com o perfil dos donos da casa, o estilo da cozinha deve colaborar com a funcionalidade e trazer aconchego para os momentos mais gostosos do dia.

Portanto, vale a pena cuidar de cada detalhe com um carinho especial.

Estilos de cozinha para se inspirar

Está em busca de novas ideias para criar projetos cheios de personalidade? Então confira a seguir as inspirações que a gente selecionou para você!

1. Cozinha colorida

A cozinha colorida é uma ótima escolha para as famílias que gostam de explorar novos sabores e se reunir em torno do fogão. Nada melhor do que curtir esses encontros em um ambiente alinhado ao estilo dos moradores da casa.

estilos de cozinha
Tons presentes nos revestimentos criando uma mistura de cores discreta e ao mesmo tempo elegante (Projeto: Bia Guedes)

Conheça algumas formas de adicionar cores nos seus estilos de cozinha:

  • Móveis: além dos armários, as cores podem estar presentes na cozinha em forma de mesas, cadeiras, portas, puxadores, gavetas, entre outros detalhes;
  • Eletroportáteis e eletrodomésticos: é possível encontrar no mercado diversas opções de geladeiras, fogões, micro-ondas, cafeteiras, liquidificadores e batedeiras em cores marcantes;
  • Itens de decoração: objetos como relógios, quadros, plantas e luminárias coloridas trazem mais alegria para o ambiente de forma discreta.

2. Cozinha minimalista

A cozinha minimalista é tendência nos projetos contemporâneos. Por se basear no que realmente importa, esse estilo de decoração prioriza o que, de fato, é conveniente para o ambiente.

estilos de cozinha
Linhas retas e espaços vazios ajudam a compor uma bela cozinha minimalista (Projeto: Portobello S.A.)

Mas, então, o que é preciso levar em conta na hora de criar uma nova composição? Veja a seguir:

  • Simplicidade: principal regra das cozinhas modernas minimalistas. Encontre o lugar certo para cada elemento da decoração, tomando cuidado para não carregar o ambiente e garantir uma aparência mais vazia e ao mesmo tempo sofisticada;
  • Cores suaves: dê preferência para os tons claros e neutros na hora de escolher os móveis, revestimentos e outros detalhes da cozinha. No minimalismo, o branco é a cor predominante, podendo ser combinada a tons amadeirados, além do cinza e preto;
  • Iluminação: além de colaborar com a funcionalidade, a iluminação serve para equilibrar o espaço. Além de inserir pontos de luz nos lugares certos, aposte em janelas e portas de vidro para criar uma sensação de tranquilidade.

3. Cozinha de estar

Na cozinha de estar, criar um espaço agradável para receber pessoas é uma das prioridades. E não pense que, para isso, a integração entre a cozinha e sala de estar, por exemplo, é obrigatória.

estilos de cozinha
Estilos de cozinha versátil como esta cozinha de estar com petit lastra Nero Venato (Projeto: Patricia Pomerantzeff)

Mesmo a cozinha não integrada tem potencial para se tornar um ambiente convidativo. Basta dar uma atenção especial a determinados elementos, como:

  • Revestimento: para deixar a cozinha mais aconchegante, evite os revestimentos brilhantes e prefira pisos cerâmicos que remetam às áreas de estar. No caso das cozinhas mais escuras, os padrões mais claros ajudam a compensar a falta de luz;
  • Objetos decorativos: assim como na sala de estar, o uso de itens de decoração ajuda a compor uma atmosfera gostosa na cozinha. Tapetes, passadeiras, quadros e persianas são bem-vindos;
  • Iluminação quente: na área da bancada de trabalho, a iluminação deve ser bem clara para garantir a funcionalidade. Mas, no restante da cozinha, invista em lâmpadas com temperatura mais quente, pois elas remetem ao conforto das áreas sociais.

4. Cozinha planejada

A cozinha planejada costuma ser a escolha dos projetos desenvolvidos para as pessoas que passam bastante tempo no ambiente. Isso porque a configuração dela é pensada para atender às necessidades do dia a dia com o máximo de organização.

estilos de cozinha
A cozinha planejada é o sonho de consumo de quem adora cozinhar e deseja ter um ambiente funcional (Projeto: Danilo Yoshinaga)

Ainda, por serem feitas sob medida, adaptam-se perfeitamente ao espaço disponível, seja ele pequeno ou grande. A seguir, você fica por dentro dos aspectos mais importantes na hora de elaborar um projeto personalizado:

  • Hábitos dos moradores: veja como o ambiente costuma ser usado por quem cozinha para propor soluções úteis. Além disso, os hábitos ajudam a definir uma altura confortável para a pia, bancadas e armários;
  • Layout: as possibilidades de formato são inúmeras, mas a escolha deve levar em conta não apenas a estética como também a circulação de pessoas, encaixe dos móveis e localização de portas e janelas;
  • Medidas: além de considerar o espaço disponível, não esqueça de calcular as medidas exatas dos eletrodomésticos e de considerar a direção da abertura de portas e gavetas dos armários.

5. Cozinha rústica

A cozinha rústica é mais uma tendência entre os estilos de cozinha. Por explorar elementos que remetem à vida no campo, oferece ainda mais aconchego para os moradores da casa. 

Isso não significa que a funcionalidade e os elementos modernos tenham que ficar de fora. Pelo contrário, eles podem ser perfeitamente combinados ao estilo rústico. 

estilos de cozinha
Um exemplo de como tijolinhos e madeira podem entrar em sintonia com eletrodomésticos modernos (Projeto: Ana Wolf Arquitetura e Interiores)

Mas como trazer um ar rústico para o ambiente? Confira a seguir:

  • Móveis e eletrodomésticos: o fogão e o forno a lenha são elementos muito presentes na vida na fazenda. Porém, não excluem a possibilidade de contar com mobiliário e eletrodomésticos modernos, que trazem praticidade para a hora de cozinhar;
  • Materiais: a madeira e o ferro são os materiais mais usados nas cozinhas rústicas. Além deles, é possível apostar em revestimentos que reproduzam texturas tradicionais, como os tijolinhos;
  • Tons terrosos: terracota, marrom, bege e ocre estão entre os tons mais indicados para esse estilo de cozinha. Podem ser usados nas paredes, móveis, revestimentos e itens decorativos.

6. Cozinha gourmet

Seguindo a onda das varandas, a cozinha gourmet aparece como uma solução para quem deseja ter um espaço que sirva tanto para cozinhar quanto para aproveitar os momentos de convivência.

estilos de cozinha
A configuração da cozinha gourmet facilita a integração com outros ambientes da casa (Projeto: Thais Schiavo)

O melhor de tudo é que esse estilo de cozinha pode ser adotado em qualquer espaço, de casas grandes a apartamentos compactos. Veja quais são as suas principais características:

  • Integração: esse é o aspecto essencial da cozinha gourmet, que costuma ser unida à sala de estar ou de jantar. Assim, quem está pilotando o fogão consegue estar no mesmo ambiente que os demais moradores ou convidados;
  • Bancada: pode servir para acomodar, por exemplo, a pia e o cooktop ou como apoio para o preparo da comida. Para aproveitar melhor o espaço, a bancada também pode contar com compartimentos para guardar os utensílios ou ser substituída por uma mesa;
  • Regra do triângulo: posicionar a pia, o fogão e a geladeira em formato de triângulo ajuda a trazer mais praticidade para a cozinha. Nos projetos com móveis planejados, aplicar a regra fica ainda mais fácil.

7. Cozinha externa

A cozinha externa é uma opção interessante para quem tem um espaço extra em casa que pode ser usado para receber e fazer as refeições

 cozinha
A cozinha externa integrada à área da piscina cria um espaço de lazer completo dentro de casa (Projeto: Iuri Gonçalves)

Como o ambiente não é usado diariamente, como a cozinha interna, dispensa a necessidade de ter uma geladeira grande, micro-ondas, forno elétrico, entre outros eletrodomésticos.

No lugar deles, uma churrasqueira, forno iglu ou adega passam a fazer parte dos desejos dos moradores. Embora não existam regras, alguns aspectos não podem passar despercebidos:

  • Funcionalidade: além de bonita, a cozinha externa precisa facilitar a vida das pessoas. Se ela for construída próxima à piscina, por exemplo, a escolha dos revestimentos e móveis precisa levar isso em conta;
  • Iluminação natural: por estar em uma área externa, aproveite a luz natural. Veja como o sol incide no ambiente ao longo do dia e use-o a favor da cozinha.

8. Cozinha com ilha

A cozinha com ilha se destaca não apenas pela praticidade como também pelo estilo contemporâneo. E a ilha pode ser de vários modelos: com pia, fogão ou cooktop, bancada de apoio, bancada para refeições, entre outros.

 cozinha
A pia posicionada no centro da cozinha facilita as tarefas e ao mesmo tempo a convivência (Projeto: Portobello S.A.)

Dessa forma, ajuda a dividir as tarefas no ambiente e também permite integrá-lo a outros cômodos da casa. É um jeito de ressignificar o espaço voltado para a gastronomia. Veja quais são os principais pontos de atenção ao desenvolver um projeto de cozinha com ilha:

  • Função da ilha: diante de tantas possibilidades de configuração, as necessidades do cliente é que vão ditar se a ilha vai servir de divisória ou parte integral da área de trabalho;
  • Medidas do ambiente: o modelo de ilha também precisa fazer sentido dentro do espaço disponível. No caso das cozinhas pequenas, é importante verificar se é possível posicionar a ilha a uma distância adequada das paredes e dos eletrodomésticos.

Como você viu, existem diversos estilos de cozinha que podem servir de inspiração para os seus projetos. E nenhum é melhor do que o outro. A opção ideal, no final das contas, depende principalmente das necessidades e estilo dos clientes.

Tem um projeto bacana de cozinha e gostaria de compartilhar com outros profissionais e amantes de arquitetura? Cadastre-se no Archtrends para divulgar gratuitamente os seus trabalhos!

Imagem de destaque: Escolher um estilo de cozinha que tem a ver com a personalidade dos moradores da casa é fundamental (Projeto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

8 estilos de cozinha para inspirar o seu proj...

8 estilos de cozinha para inspirar o seu projeto

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies