10 ideias de projetos comerciais com Portobello
Desenvolver projetos comerciais pode parecer um grande desafio. Afinal, é necessário considerar pontos específicos para atender às necessidades funcionais, estéticas e relacionadas ao negócio.
Em primeiro lugar, é importante considerar a identidade visual da marca, para que seja aplicada no espaço. Além disso, a dinâmica de trabalho faz toda a diferença em projetos comerciais, que precisam facilitar o dia a dia de clientes e funcionários.
Se você está em busca de inspirações para projetos comerciais, confira a lista com 10 exemplos que separamos para você!
1. Restaurante é um dos projetos comerciais aconchegantes
Este projeto comercial de um restaurante traz tons terrosos e madeira em porcelanato para conferir um efeito aconchegante. Neste caso, a escolha foi Ibirapuera Mix, no formato 20x120.
Tudo isso para manter o clima do local. Afinal, o cenário do projeto é uma casa antiga em Limeira, em São Paulo, que deu espaço a um restaurante italiano.
Um exemplo é o recuo, que antes servia como estacionamento e, depois da reforma, deu espaço a mesas inspiradas nas piazzetas italianas. Por lá, as áreas de consumo ao ar livre se fundem aos espaços públicos, gerando convívio e bem-estar.
Já na parte interna, a busca foi por uma estética contemporânea, que combinasse com a gastronomia do restaurante. O pé direito elevado em grande parte do salão conta com forro em madeira. Já o piso é de cimento queimado, feito no próprio local. Nas paredes, tijolos aparentes tornam a decoração mais rústica.
2. Galeria de arte destaca objetos expostos
Quando se trata de uma galeria de arte, os projetos comerciais precisam considerar um ponto muito importante: realçar e valorizar as obras expostas.
No projeto acima, é possível perceber alguns cuidados que destacam os itens. Um exemplo é o layout, pensado para proporcionar uma circulação fluida dos visitantes. O ambiente aberto é ideal para evitar aglomerações em pequenos espaços, tornando a experiência mais agradável.
Esse detalhe permite ainda o uso do projeto comercial para eventos ou performances, por exemplo.
Outro ponto importante é a escolha de materiais. É importante que eles sejam tanto duráveis quanto fáceis de manter. Além disso, o ideal é optar por paredes e pisos neutros, para não competir com as obras de arte.
Portanto, é possível entender o motivo da escolha do concreto aparente para o teto e paredes, enquanto o piso em porcelanato que reproduz concreto confere resistência e durabilidade. Aliás, a escolha foi por Brasília Concreto Cinza, no formato 60x60.
3. Projeto comercial de consultório exala cuidado e bem-estar
Mais um dos projetos comerciais focados no aconchego e no bem-estar, esse consultório ginecológico foi pensado para fazer com que as mulheres se sintam acolhidas e confortáveis no ambiente.
Assim, foi possível refletir a personalidade da médica, calma e acolhedora. Para mergulhar em sua essência, a opção foi por uma paleta de cores suaves. O predomínio do verde, por exemplo, ajuda a criar um ambiente harmonioso e equilibrado, ao mesmo tempo em que remete ao frescor da natureza.
Já os materiais naturais são capazes de conferir harmonia. O piso, por exemplo, é uma escolha que leva suavidade e sutileza: Via Durini Fog, no formato 120x120.
Quanto à disposição dos móveis, otimiza o ambiente, mas sem deixar de lado a preocupação com o bem-estar.
4. Projetos comerciais podem unir arte e design
Em projetos comerciais, a funcionalidade é muito importante. No entanto, também é possível unir aspectos como arte e design para um ambiente sofisticado e atrativo.
É o que acontece no projeto em destaque, que permitiu ousar. Na fachada, por exemplo, elementos inclinados simbolizam a reverência, além de ser um convite para que as pessoas entrem no espaço.
Na parte interna, painéis e móveis em madeira tornam o salão de beleza mais aconchegante. Já no hall de entrada, formas orgânicas foram dispostas para simbolizar os cabelos dos clientes.
Outro material importante nesse salão de beleza é o piso. A escolha por Ms. Barcelona Cristal é interessante, sobretudo por ter acabamento natural. Resistente a riscos, permite a limpeza constante sem danificar o material. Além disso, é fácil de manter e não mancha quando em contato com produtos que possam respingar. Afinal, não é poroso.
5. Loja reflete requinte de seus produtos
Bolsas, sapatos e acessórios second hand de grifes de luxo são expostos nesse projeto comercial, que tem como um dos destaques a escada caracol em chapa metálica.
Aproveitando o recuo lateral entre a casa e o muro da divisa, foram criadas estantes embutidas que servem como mostruário para os produtos.
Para destacar os itens à venda, nada melhor do que investir em cores e materiais neutros. Por isso, a opção para o piso foi Superquadra Concreto, no formato 120x120.
Já ao fundo da loja, um cenário de estar com cara de varanda traz plantas e mais cores, deixando o espaço convidativo. O pátio, com iluminação zenital, é interessante para o convívio entre a equipe e clientes.
6. Otimização do espaço faz a diferença em projetos comerciais
Em muitos casos, os empreendedores precisam driblar a falta de espaço com projetos comerciais inteligentes. Afinal, o preço do metro quadrado está cada vez mais caro nas grandes cidades.
Para isso, é possível adotar algumas medidas, como o uso de tons neutros e claros. No entanto, também é possível usar e abusar das cores, desde que a disposição dos móveis e outros elementos seja bem pensada.
Nesse caso, o ideal é também considerar a facilidade dos processos de trabalho. Inclusive, esse foi um dos focos do projeto acima, que pensou em todos os fluxos, desde o estoque até o atendimento.
Quanto às cores, tons de verde e azul foram incluídos sobre a base neutra, representando os tons da marca. No balcão, Terralma Mandacaru. Já para servir como pano de fundo, Liverpool White reveste as paredes.
7. Salão é um dos projetos comerciais com toque orgânico
Mais um exemplo de projetos comerciais de salão de beleza, a imagem acima ilustra o ambiente que segue o estilo minimalista. Para isso, foi usada uma paleta de cores neutra, além de orgânicas e marcadas.
Essas características fazem ainda com que o projeto tenha um ar natural e orgânico, que ajuda a conferir bem-estar aos clientes.
Para tornar o dia a dia mais prático, o projeto diversifica as posições de atendimento, além de delimitar os espaços de acordo com a diferença na altura do pé direito.
Outra maneira de setorizar o salão é por meio do uso de pisos diferentes. Neste caso, a escolha foi por Terralma Sardenha, que se diferencia da superfície neutra. Já o balcão traz Terralma Noronha.
8. Atmosfera relaxante em loja de aromas
Desenvolvido para a Casacor Brasília, a Casa de Aromas tem como objetivo explorar o conceito de relaxamento.
Para isso, busca a conexão com a natureza por meio de alguns elementos. Um deles é o uso de tons terrosos. Além disso, materiais naturais - ou que reproduzem superfícies naturais - tornam o ambiente mais acolhedor.
Plantas, vasos de barro, pedras de riacho e revestimentos com uma pegada natural são realçados pelos aromas, criando uma atmosfera relaxante.
Entre os revestimentos escolhidos, estão o Kit Rio de Janeiro Off White, usado no piso, além de Terralma Sardenha, que compõe as paredes.
Leia também:
- Decoração de loja: saiba como montar um ambiente atrativo
- Portobello Shop: a maior rede de varejo especializada em revestimentos
9. Casa de peixes tem toques que remetem ao fundo do mar
Uma ideia interessante para projetos comerciais é se apropriar da temática do negócio para planejar a arquitetura e a decoração.
No projeto acima, a inspiração foi nos mercados de peixes da Europa. Para expor os produtos direito do mar, o ambiente traz referências como a pintura artística na parede e os tons de azul e verde ao fundo.
Os revestimentos escolhidos foram Liverpool Indigo e Liverpool Acquamarine, que se mesclam ao Liverpool White, gerando contraste. A ideia foi criar um ambiente alegre e que estimulasse os clientes a consumir.
10. Cores levam personalidade a projetos comerciais
Os projetos comerciais também podem ser a cara dos seus idealizadores. Isso acontece, principalmente, quando falamos de clínicas, salões de beleza ou espaços dedicados à estética, como no exemplo acima.
Projeto para realizar o sonho de uma empreendedora, traz o rosa como protagonista do espaço, revelando sua personalidade. A cor foi aplicada de diferentes formas, desde a pintura, até a marcenaria e o revestimento Gouache Flamant.
E para diversificar os ambientes, há ainda uma sala de atendimento em tons de verde menta. Nesse caso, o protagonista é Gouache Ciel, que ajuda a criar um espaço dramático e nada monótono.
Quer descobrir mais revestimentos ideais para compor projetos comerciais? Visite o site da Portobello e confira as novidades!