Decoração de loja: saiba como montar um ambiente atrativo
Pensar na decoração de loja requer tempo e investimento, pois ela é fundamental para mostrar a identidade do negócio e, principalmente, atrair clientes. Então, o que considerar para desenvolver um ambiente atraente sem ter que investir além do orçamento?
Neste texto, você vai ver tudo o que é essencial numa decoração de loja, desde a estrutura física até os pequenos detalhes. Confira!
Como fazer uma decoração de loja?
Veja o que você deve levar em conta ao montar a estrutura do seu estabelecimento:
Avalie o espaço
A decoração de loja precisa levar em conta o espaço disponível. De nada adianta encher de itens se eles vão atrapalhar a circulação dos clientes ou dar a sensação de ambiente lotado.
Ao mesmo tempo, é essencial que o layout não pareça vazio, pois pode dar a impressão de que o estabelecimento está fechando.
Pense em quais estruturas são necessárias
Para criar pontos de venda ou distribuir os produtos de maneira que os lançamentos sempre fiquem mais visíveis, você deve avaliar quais estruturas serão fundamentais para instalar na loja.
Há uma série delas:
- Mostradores;
- Provadores;
- Prateleiras;
- Bancadas;
- Gôndolas;
- Vitrines;
- Nichos;
- Araras;
- Caixa.
Muitas dessas estruturas também têm subcategorias. Os nichos, por exemplo, podem ter formatos diferentes, ser colados nas paredes, montados como uma estante ou necessitar que a parede seja furada. E as vitrines podem ser abertas, fechadas, de quina ou projeção.
Leia também:
- Escritório de arquitetura: 7 inspirações para o cartão de visitas dos seus projetos
- Arcos na decoração: estruturas curvas são tendências em projetos
- Trabalhar em casa: como deixar seu ambiente mais eficiente?
Atenção às datas
Datas sazonais são fundamentais na decoração de loja. Elas mostram que há produtos ou serviços relacionados ao momento — o que mostra que o estabelecimento está sempre se renovando.
Aqui, é fundamental que a decoração seja estratégica. Ela deve conversar com os produtos e serviços vendidos no local.
Quando falamos de uma loja de roupas, por exemplo, ela pode até manter uma decoração-base, mas também precisa variar com a troca de coleções. Na época de primavera-verão, é mais solar; no Carnaval, mais festiva; no Natal, mais acolhedora e lúdica.
Invista na brasilidade
Mais do que as plantas, invista também em materiais orgânicos, que remetam à natureza e, principalmente, ao trabalho manual brasileiro.
A brasilidade, aliás, é uma característica que pode fazer toda a diferença na decoração do seu negócio. Afinal, independentemente de onde o potencial cliente estiver, ele vai se sentir em casa ao entrar na sua loja.
Pedras de riacho, flores características, vasos de barro e plantas da região são alguns exemplos. Investir em músicas estilo MPB também faz parte dessa atmosfera.
Fachada é essencial
A beleza da fachada pode ser justamente o que vai fazer com que o potencial cliente entre na sua loja. Vidros higienizados, vitrine temática e, principalmente, uma estrutura física limpa e harmônica são fundamentais para atrair público.
Pense também no seu potencial cliente. O que provavelmente chamaria sua atenção e o faria entrar na loja?
Novamente, vale a dica das datas sazonais: elas devem contar com itens decorativos com relação a eventos que sejam importantes para seu consumidor-alvo. Já na estrutura, o uso de elementos, como boiseries, deixam a fachada mais elegante.
Invista na iluminação
Um bom jogo de luzes é fundamental para atrair clientes. Hoje, há lojistas que preferem manter um foco maior em pontos específicos do que uma iluminação geral. Isso também é válido, pois chama a atenção nos produtos e deixa o ambiente mais aconchegante.
Independentemente da escolha, é preciso que a iluminação também seja estratégica. Ela também vai conversar com o clima da loja.
Se ela segue um estilo mais industrial, por exemplo, a iluminação focada pode ser mais interessante; já um estilo romântico pede um ambiente mais claro no geral.
Você pode investir em diferentes formas de iluminação, como lustres, luminárias, abajures, andarelas, pendentes, pontos de luz e projetores.
Amarela ou branca?
Outro ponto importante é o tipo de luz. Afinal, branca ou amarela? Depende tanto do tipo de ambiente quanto da decoração desejada.
Clínicas de estética precisam de mais luz, principalmente branca, pois destaca a limpeza do local. Já lojas de roupa podem ter iluminação amarela, que traz um ar mais aconchegante.
Conte com uma paleta de cores
A paleta de cores é uma espécie de guia de tons que estejam de acordo com o objetivo da sua loja. Ela é, aliás, parte essencial da identidade visual da sua marca e ajuda a manter a loja com personalidade o ano inteiro, independentemente da data.
Invista em plantas
Você pode apostar em plantas para a decoração de loja. Além de trazer mais cor ao ambiente, elas proporcionam bem-estar e aconchego aos clientes.
O ideal é investir nas de baixa manutenção, pois nem sempre será possível fazer a poda ou regar. Independentemente do tamanho, escolha vegetações que cresçam bem em interiores e que sejam nativas da sua região.
Veja aqui algumas ideias de plantas para ambientes internos:
- Plantas para ambiente interno que atraem boas energias
- Confira ideias de decoração com plantas para a sua casa
Não se esqueça da climatização
Ter conforto térmico pode ser o ponto-chave que vai manter o cliente dentro da sua loja.
Em locais quentes, não há necessidade de investir em um aquecedor, mas quando há boa variação de temperatura, ele vai permitir que seu potencial consumidor continue avaliando seus produtos e serviços com calma.
Já nas altas temperaturas, um bom ar-condicionado ou um bom projeto de ventilação natural fazem toda a diferença.
Escolha o revestimento ideal
Quando se faz um projeto de decoração, o revestimento é peça fundamental no contexto. Suas diferentes superfícies e texturas podem interferir tanto no objetivo do projeto quanto no resultado visual.
Além disso, é essencial para manter a segurança do ambiente, principalmente quando há uma alta circulação diária de pessoas.
Pode não parecer no início, mas quando falamos em datas sazonais de alta procura, como Natal e Dia das Mães, resistência ao atrito e ao peso se torna um ponto-chave na escolha da superfície.
O porcelanato é o melhor revestimento para a decoração de loja. Com inúmeras reproduções, que vão de matérias-primas naturais a estampas exclusivas, é possível escolher aquela que mais se adapta ao seu projeto.
Além disso, conta com superfícies capazes de aguentar mais ou menos atrito, algo ideal para um ambiente com alto tráfego ou que muitas vezes pode ter seu piso em contato com a água — quando um cliente entra após encarar a chuva, por exemplo.
Pronto para fazer sua decoração de loja? E para continuar no assunto, confira como utilizar tons pastel!