29.10.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
A decoração de loja é parte importante para atrair e receber clientes (Projeto: Roberto Robl/Foto: Rafael Renzo)

Decoração de loja: saiba como montar um ambiente atrativo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
29.10.2023
Quer abrir um estabelecimento comercial? Depois de escolher o local, o primeiro passo é investir em um projeto de decoração de loja. Veja algumas ideias
minutos de leitura

Pensar na decoração de loja requer tempo e investimento, pois ela é fundamental para mostrar a identidade do negócio e, principalmente, atrair clientes. Então, o que considerar para desenvolver um ambiente atraente sem ter que investir além do orçamento?

Neste texto, você vai ver tudo o que é essencial numa decoração de loja, desde a estrutura física até os pequenos detalhes. Confira!

Como fazer uma decoração de loja?

Veja o que você deve levar em conta ao montar a estrutura do seu estabelecimento:

Avalie o espaço

decoração de loja
Distribuir bem os elementos pelo espaço ajuda na circulação dos clientes (Projeto: Carol Porto e Isadora Maestri/foto: Felipe Araújo)

A decoração de loja precisa levar em conta o espaço disponível. De nada adianta encher de itens se eles vão atrapalhar a circulação dos clientes ou dar a sensação de ambiente lotado.

Ao mesmo tempo, é essencial que o layout não pareça vazio, pois pode dar a impressão de que o estabelecimento está fechando.

Pense em quais estruturas são necessárias

Para criar pontos de venda ou distribuir os produtos de maneira que os lançamentos sempre fiquem mais visíveis, você deve avaliar quais estruturas serão fundamentais para instalar na loja.

Há uma série delas:

  • Mostradores;
  • Provadores;
  • Prateleiras;
  • Bancadas;
  • Gôndolas;
  • Vitrines;
  • Nichos;
  • Araras;
  • Caixa.

Muitas dessas estruturas também têm subcategorias. Os nichos, por exemplo, podem ter formatos diferentes, ser colados nas paredes, montados como uma estante ou necessitar que a parede seja furada. E as vitrines podem ser abertas, fechadas, de quina ou projeção.

Leia também:

Atenção às datas

A decoração da loja também precisa combinar com as datas comemorativas (Projeto: R3 Projetos/foto: Felipe Araújo)

Datas sazonais são fundamentais na decoração de loja. Elas mostram que há produtos ou serviços relacionados ao momento — o que mostra que o estabelecimento está sempre se renovando.

Aqui, é fundamental que a decoração seja estratégica. Ela deve conversar com os produtos e serviços vendidos no local.

Quando falamos de uma loja de roupas, por exemplo, ela pode até manter uma decoração-base, mas também precisa variar com a troca de coleções. Na época de primavera-verão, é mais solar; no Carnaval, mais festiva; no Natal, mais acolhedora e lúdica.

Invista na brasilidade

decoração de loja com brasilidade
Investir em características brasileiras faz com que o cliente se sinta em casa ao entrar na sua loja (Projeto: Entrequadra / Foto: Julia Tótoli)

Mais do que as plantas, invista também em materiais orgânicos, que remetam à natureza e, principalmente, ao trabalho manual brasileiro.

A brasilidade, aliás, é uma característica que pode fazer toda a diferença na decoração do seu negócio. Afinal, independentemente de onde o potencial cliente estiver, ele vai se sentir em casa ao entrar na sua loja.

Pedras de riacho, flores características, vasos de barro e plantas da região são alguns exemplos. Investir em músicas estilo MPB também faz parte dessa atmosfera.

Fachada é essencial

decoração de loja
Uma fachada bonita pode ser o ponto-chave para atrair clientes (Projeto: Karen Mazzo)

A beleza da fachada pode ser justamente o que vai fazer com que o potencial cliente entre na sua loja. Vidros higienizados, vitrine temática e, principalmente, uma estrutura física limpa e harmônica são fundamentais para atrair público.

Pense também no seu potencial cliente. O que provavelmente chamaria sua atenção e o faria entrar na loja?

Novamente, vale a dica das datas sazonais: elas devem contar com itens decorativos com relação a eventos que sejam importantes para seu consumidor-alvo. Já na estrutura, o uso de elementos, como boiseries, deixam a fachada mais elegante.

Invista na iluminação

decoração de loja
Use a criatividade no projeto de luzes da sua loja (Projeto: Paula Contin)

Um bom jogo de luzes é fundamental para atrair clientes. Hoje, há lojistas que preferem manter um foco maior em pontos específicos do que uma iluminação geral. Isso também é válido, pois chama a atenção nos produtos e deixa o ambiente mais aconchegante.

Independentemente da escolha, é preciso que a iluminação também seja estratégica. Ela também vai conversar com o clima da loja.

Se ela segue um estilo mais industrial, por exemplo, a iluminação focada pode ser mais interessante; já um estilo romântico pede um ambiente mais claro no geral.

Você pode investir em diferentes formas de iluminação, como lustres, luminárias, abajures, andarelas, pendentes, pontos de luz e projetores.

Amarela ou branca?

Outro ponto importante é o tipo de luz. Afinal, branca ou amarela? Depende tanto do tipo de ambiente quanto da decoração desejada.

Clínicas de estética precisam de mais luz, principalmente branca, pois destaca a limpeza do local. Já lojas de roupa podem ter iluminação amarela, que traz um ar mais aconchegante.

Conte com uma paleta de cores

decoração de loja
A paleta de cores é essencial para criar a identidade visual da sua loja (Projeto: Carol Porto e Isadora Maestri / Foto: Felipe Araújo Fotografia)

A paleta de cores é uma espécie de guia de tons que estejam de acordo com o objetivo da sua loja. Ela é, aliás, parte essencial da identidade visual da sua marca e ajuda a manter a loja com personalidade o ano inteiro, independentemente da data.

Invista em plantas

decoração de loja
Plantas trazem aconchego, pois dão a impressão de que estamos em casa (Projeto: Daniella Veras/foto: Felipe Araújo)

Você pode apostar em plantas para a decoração de loja. Além de trazer mais cor ao ambiente, elas proporcionam bem-estar e aconchego aos clientes.

O ideal é investir nas de baixa manutenção, pois nem sempre será possível fazer a poda ou regar. Independentemente do tamanho, escolha vegetações que cresçam bem em interiores e que sejam nativas da sua região.

Veja aqui algumas ideias de plantas para ambientes internos:

Não se esqueça da climatização

Ter conforto térmico pode ser o ponto-chave que vai manter o cliente dentro da sua loja.

Em locais quentes, não há necessidade de investir em um aquecedor, mas quando há boa variação de temperatura, ele vai permitir que seu potencial consumidor continue avaliando seus produtos e serviços com calma.

Já nas altas temperaturas, um bom ar-condicionado ou um bom projeto de ventilação natural fazem toda a diferença.

Escolha o revestimento ideal

Quando se faz um projeto de decoração, o revestimento é peça fundamental no contexto. Suas diferentes superfícies e texturas podem interferir tanto no objetivo do projeto quanto no resultado visual.

Além disso, é essencial para manter a segurança do ambiente, principalmente quando há uma alta circulação diária de pessoas.

Pode não parecer no início, mas quando falamos em datas sazonais de alta procura, como Natal e Dia das Mães, resistência ao atrito e ao peso se torna um ponto-chave na escolha da superfície.

O porcelanato é o melhor revestimento para a decoração de loja. Com inúmeras reproduções, que vão de matérias-primas naturais a estampas exclusivas, é possível escolher aquela que mais se adapta ao seu projeto.

Além disso, conta com superfícies capazes de aguentar mais ou menos atrito, algo ideal para um ambiente com alto tráfego ou que muitas vezes pode ter seu piso em contato com a água — quando um cliente entra após encarar a chuva, por exemplo.

Pronto para fazer sua decoração de loja? E para continuar no assunto, confira como utilizar tons pastel!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Decoração de loja: saiba como montar um amb...

Decoração de loja: saiba como montar um ambiente atrativo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies