11.04.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Detalhe de sala de jantar com porcelanato que reproduz travertino
Lançamento da Portobello, Aeterna reproduz travertino (Projeto: Portobello)

Aeterna: conheça o novo travertino Portobello

 minutos de leitura
calendar-blank-line
11.04.2024
Novo design promete ser a reprodução definitiva de travertino em porcelanato, pela perfeição e beleza eterna
minutos de leitura

Quando se trata de elegância e atemporalidade, o travertino é o material preferido para muitos profissionais de arquitetura. 

Pensando nisso, a Portobello lançou um porcelanato inovador que reproduz a rocha com fidelidade. A linha Aeterna tem características que se destacam, sendo a alternativa perfeita à matéria-prima natural.

Conheça no vídeo a Coleção Portobello 2024, do qual Aeterna faz parte, e saiba mais sobre ele no conteúdo a seguir:

Conheça Aeterna, reprodução de travertino da Portobello

Porcelanato que reproduz travertino visto de perto
Porcelanato da Portobello reproduz travertino com fidelidade (Projeto: Portobello)

Aeterna é a linha da Coleção Portobello 2024 que reproduz travertino. Ela chega para elevar os projetos de arquitetura brasileiros, combinando design, praticidade e acessibilidade.

Com inspiração em Roma — a cidade eterna, que é o berço do travertino —, ela imprime história e beleza atemporais. A nova reprodução de travertino da Portobello traz estilo clássico, tanto em proporções, quanto em texturas e cores. Mas claro que não deixa de ser uma versão contemporânea do material, podendo ser inserida em projetos de vários estilos.

Falando em cores, são duas: Avorio e Bianco. A primeira puxa para o bege, mas sem ser amarelada. A segunda é bem clara e neutra. Quanto aos acabamentos, Aeterna está disponível no polido, para projetos mais clássicos e sofisticados, no natural, para projetos mais contemporâneos, e no externo, novidade para áreas externas.

Graças à tecnologia e ao design, Aeterna reproduz travertino com muita, mas muita fidelidade. A tecnologia Super Touch faz com que a textura da superfície siga exatamente o design, traduzindo no teto os veios e as maravilhosas imperfeições do material natural. 

As versões em Lastras 120x270 cm permitem revestir superfícies com poucas e grandes peças e também incentivam o uso em mobiliário. Mas Aeterna é uma linha completa, também com opções em 60x120 cm, 160x160 cm, 120x120 cm e até o democrático 90x90 cm. Ainda, em relevos para paredes e painel ripado.

O travertino mais nobre de Roma, que não está mais disponível na natureza, agora se materializa em superfícies para usar na arquitetura, na decoração de interiores e no mobiliário. Saiba mais em detalhes:

Porcelanato com aparência e textura de travertino

Graças à inovação, a Portobello consegue reproduzir fielmente a rocha. Inclusive, a marca investiu na tecnologia Super Touch, tornando-se capaz de imprimir estampas e texturas fieis ao travertino no porcelanato.

Visualmente, Aeterna parece ter a porosidade da matéria-prima natural. No entanto, sua superfície lisa é impermeável e evita o acúmulo de sujeira, tornando a limpeza mais prática, mas sem abrir mão da experiência sensorial proporcionada pela textura do travertino.

Tons atemporais

Aeterna está disponível em duas opções de cor: Avorio e Bianco. Ambas naturais, neutras e elegantes, elas são ideais para projetos atemporais.

Tais características têm tudo a ver com o nome e a proposta do produto, que fazem referência à capital italiana. Inclusive, a Portobello pretende manter Aeterna em seu catálogo para sempre.

Travertino também em acabamento EXT

Um dos diferenciais de Aeterna é a opção com acabamento EXT. Isso permite a aplicação em ambientes externos, o que não costuma acontecer com o produto natural.

Há ainda alternativas com acabamento natural. Portanto, é um revestimento versátil, para ser usado tanto em áreas secas quanto molhadas, sejam elas internas ou externas.

Diferentes formatos para todas as superfícies

Aeterna está disponível com bordas retificadas nos seguintes formatos:

  • 120x270 cm: acabamento natural e tecnologia Super Touch;
  • 160x160 cm: acabamento natural;
  • 120x120: nas versões natural, EXT e polida. Super Touch nas duas primeiras;
  • 60x120 cm: também natural, EXT e polido, com Super Touch nas duas primeiras;
  • 90x90 cm: natural e EXT.
  • 30x120 cm: com aparência ripada e acabamento natural, ideal para paredes.

Acabamento de papel de parede, mas com muito mais resistência

Além de formatos, cores e acabamentos diversos, Aeterna ainda oferece duas possibilidades de produtos interessantes para paredes: Wall e Cosellato. 

Essas opções adotam o conceito de Infinite Walls, que é uma novidade da Portobello no Brasil. Basicamente, são revestimentos com bordas que não ficam aparentes após o assentamento.

Assim, é possível ter paredes com aparência contínua, em um acabamento semelhante ao do papel de parede. Contudo, com a resistência do porcelanato, que permite a aplicação em áreas úmidas.

Afinal, o que é travertino?

Rochas de travertino no parque nacional Yellowstone, nos Estados Unidos
Rochas de travertino no parque nacional Yellowstone, nos Estados Unidos (Foto: Frank Schulenburg)

Muita gente confunde travertino com mármore. No entanto, essa é uma rocha sedimentar. Ela se forma ao longo de milhões de anos pela precipitação de carbonato de cálcio em fontes de água quente.

Originário de regiões onde há atividade geotermal, como Itália, Turquia, México e até no Brasil, o travertino é uma escolha popular na arquitetura e no design de interiores por conta de seu visual rústico e elegante.

Por que usar porcelanato em vez de travertino ou mármore?

Piso de travertino visto de cima. Há uma mesa e cadeiras sobre ele
Porcelanato é menos poroso e tem melhor custo-benefício que a rocha natural (Projeto: Portobello)

Tanto travertino quanto mármore são usados há milhares de anos na arquitetura e na decoração. Entretanto, com a evolução dos processos industriais, o porcelanato ganhou o mercado, por apresentar vantagens interessantes, como as que você confere a seguir.

Leia também:

Resistência e durabilidade

O porcelanato é conhecido por sua resistência a riscos, manchas e danos causados por líquidos.

Ao contrário do travertino, que pode ser suscetível se não for devidamente selado e mantido, ele é uma escolha prática, inclusive para áreas de alto tráfego.

Facilidade de manutenção

Enquanto o travertino pode exigir cuidados especiais e produtos específicos para preservar sua aparência e evitar manchas, o porcelanato é muito mais fácil de limpar e manter.

Versatilidade de aplicação

Detalhe de banheiro amplo com revestimento que reproduz travertino
Pisos e paredes podem ser revestidos com porcelanato que reproduz travertino (Projeto: Portobello)

O porcelanato pode ser utilizado desde revestimento de pisos e paredes até bancadas de cozinha e banheiro, lareiras e áreas externas

Variedade de cores e padrões

Assim como o travertino, o porcelanato está disponível em uma ampla variedade de tamanhos, cores e texturas — incluindo opções que reproduzem fielmente a aparência da matéria-prima natural.

Os revestimentos cerâmicos são mesmo muito bonitos, versáteis e duráveis. Se você quer entender como usá-los em cada ambiente, conheça os diferentes tipos de porcelanato!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Aeterna: conheça o novo travertino Portobell...

Aeterna: conheça o novo travertino Portobello

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies