07.12.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
O revestimento London Brick reinterpreta os tradicionais tijolos ingleses e as suas variações de tom (Projeto: Cristina Macedo Stertz)

Tijolinhos na decoração: uma releitura dos clássicos tijolos de barro

 minutos de leitura
calendar-blank-line
07.12.2023
Conheça o poder dos tijolinhos na decoração e descubra como os revestimentos que reproduzem a estética deles criam possibilidades infinitas
minutos de leitura

Nunca saem de moda os tijolinhos na decoração. Afinal, embora eles sejam associados ao estilo industrial, podem ser usados em projetos de diferentes estilos.

Além dos tradicionais blocos de barro, hoje existem diversas opções no mercado para quem deseja trazer a estética dos tijolos aparentes para ambientes internos e externos.

Leia este artigo para ficar por dentro dessa tendência, conhecer os tipos de tijolinhos disponíveis e saber como usá-los para deixar qualquer espaço mais charmoso!

Como surgiram os tijolinhos?

Os tijolos de barro são usados na construção há séculos. Em vários continentes, é possível encontrar castelos, muros, fortes, casas e outras estruturas feitas com esses blocos.

Enquanto alguns povos secavam as peças ao sol, outros usavam o fogo para queimá-los, conferindo maior resistência ao material.

Mas a estética dos tijolinhos na decoração, queridinha por muitos até hoje, tem as suas raízes ligadas à reconstrução de Londres, após o grande incêndio que atingiu a cidade em 1666.

Em vez de cobrir as paredes com argamassa, os ingleses deixaram os tijolos de coloração avermelhada aparentes. 

Assim, eles passaram de elementos meramente estruturais para se tornarem característicos da arquitetura londrina.

Ainda que civilizações antigas já utilizassem os tijolos de barro, foi a partir da Revolução Industrial que o uso desse material ganhou uma nova proporção.

Isso porque as máquinas permitiram produzir quantidades suficientes para a construção de grandes metrópoles. Porém, nem sempre eram deixados à vista.

Em meados do século XX, os tijolinhos na decoração ganharam um impulso extra com a expansão do estilo industrial. 

Nessa época, muitas pessoas, sobretudo artistas e outros profissionais de áreas criativas, começaram a transformar antigas fábricas em moradias e ateliês.

Foi assim que surgiram os lofts, um novo tipo de moradia, com espaços integrados e atmosfera moderna. 

Com esse movimento, os tijolos aparentes ganharam destaque, juntos de outros elementos rústicos e urbanos.

Com o passar do tempo, os tijolinhos sem acabamento passaram a ser usados em projetos de diversos estilos decorativos.

Quais são os tipos de tijolinhos disponíveis no mercado?

Tijolinhos na decoração, tipos
A parede que aparenta ter sido feita com tijolos tradicionais, na verdade, foi coberta pelo revestimento Tom Brick, da linha Taylor Made Bricks, da Portobello (Projeto: Oficina de Morar)

Os clássicos tijolinhos são aqueles feitos de barro, que adquirem várias colorações por conta dos tipos de queima.

Além de terem um papel na decoração, esses blocos cumprem uma função estrutural, pois podem ser usados para construir paredes.

Por se tratar de um material poroso, não é recomendado para locais que possam sujar com facilidade, como as cozinhas

Quando usados em áreas externas, devem receber um tratamento para serem impermeabilizados, evitando, assim, infiltrações e desgastes.

Esse processo também facilita a limpeza, uma vez que os tijolos de barro soltam areia com o passar do tempo.

Atualmente, é possível encontrar no mercado revestimentos que reproduzem os tijolinhos aparentes. Trata-se de uma alternativa bastante resistente e prática, de fácil manutenção.

Estão disponíveis em inúmeras variações de tons e texturas, o que aumenta as possibilidades de decoração.

Como usar tijolinhos na decoração?

Primeiramente, é importante que você saiba que não existem tantas regras em relação ao uso de tijolinhos na decoração. 

No entanto, vale tomar cuidado quanto à aplicação em áreas externas, que são muito expostas a sujeiras e umidade.

Ao optar pelos revestimentos que reproduzem os tijolinhos aparentes, você deixa de ter essa preocupação, já que o mercado oferece opções apropriadas para todo tipo de ambiente.

Diante de tantas cores, nuances e texturas, basta soltar a criatividade para criar composições cheias de personalidade.

Fachadas

Tijolinhos na decoração, fachadas
Fachada moderna com tijolinhos Georgian Red 7×26 cm, da linha All Bricks, da Portobello (Projeto: Pavilhão 95 Arquitetura / Foto: GB Comunicação)

Aplicar os tijolinhos na decoração de fachadas é um verdadeiro clássico que permite fazer releituras contemporâneas inusitadas. 

Além de serem usados para cobrir toda superfície externa, eles podem ser mesclados com outros materiais, como vidro, metais, pedras etc.

Afinal, trata-se de um material expressivo. Portanto, não precisa, necessariamente, ser o protagonista da decoração para dar efeitos significativos nos espaços.

Áreas externas

Tijolinhos na decoração, áreas externas
Nuances dos tijolinhos King’s Road 6,5×23 cm, da linha Brit, da Portobello, dialogam com os tons de madeira da decoração (Projeto: Vit Bianchini / Foto: Ana Paula Godoy e Arthur Cunha)

Em áreas externas, os tijolinhos trazem amplitude e textura. Tanto é que arquitetos e designers de interiores não os usam apenas para cobrir paredes inteiras.

Esses revestimentos também servem para compor detalhes de forma criativa, como painéis, faixas, rodabancas etc.

Interiores 

Tijolinhos na decoração, interiores
Nessa varanda onde predominam os tons neutros, foram usados os tijolinhos Cambridge White, da linha All Bricks (Projeto: Juliana Faria)

Além das áreas comuns da casa, os tijolinhos podem ser aplicados em banheiros, quartos, home office e outros cômodos, seja como protagonistas ou presentes em detalhes.

Quais são as linhas da Portobello que reproduzem tijolinhos?

Se você deseja agregar a estética dos tijolinhos aparentes a um ambiente da sua casa ou a um projeto para um cliente, vale a pena considerar os revestimentos, pois são produtos de fácil aplicação.

Acima de tudo, eles se destacam pela diversidade de cores, texturas e acabamentos, o que permite criar visuais singulares para cada cantinho.

Veja, a seguir, algumas das opções que fazem parte do portfólio da Portobello.

All Bricks

cozinha estilo industrial
Parede interna de cozinha estilo industrial com revestimento Woodstock Blend 7x26cm (Projeto: Ana Luiza Tomasi / Foto: © Mariana Boro @acasaacom)

Para criar a linha All Bricks, a Portobello foi até os berços tradicionais dos tijolos, como Londres, Chicago e Bruxelas, para fazer a sua pesquisa e curadoria.

A partir dessa experiência, fez interpretações contemporâneas, mas mantendo as variações de tom adquiridas após a queima.

Está disponível em diversas cores, que vão do avermelhado escuro, passando pelas nuances mais claras até chegar ao branco.

Terralma

Tijolinhos na decoração, Terralma
Revestimento Terralma pode ser aplicado em pisos e paredes (Projeto: Portobello)

A linha Terralma revela a essência da terra. Para isso, a Portobello buscou estabelecer uma conexão profunda com a matéria em seu estado bruto, revelando novos caminhos para pensar o ato de revestir.

Ao mesmo tempo em que transforma o material, a coleção preserva a substância dos tijolos de barro, que são tradicionais na arquitetura.

Está disponível em formato longilíneo, em diversos tons terrosos intensos, complementados por nuances frias inspiradas na natureza.

Brit

Tijolinhos na decoração, Brit
Quarto inspirador e moderno com revestimento Westminster 6,5×23, da linha Brit (Projeto: Gabriela Greppe)

A linha Brit também faz uma interpretação dos tradicionais tijolos ingleses. 

A partir de um olhar que percorre esses tijolinhos através do tempo, a Portobello criou uma versão contemporânea que mostra a beleza desse material.

Disponível em diferentes tonalidades, o produto pode ser usado tanto como revestimento de interiores quanto de fachadas.

Chelsea

Tijolinhos na decoração, Chelsea
Tijolinhos Chelsea permitem criar composições com diferentes relevos (Projeto: Portobello)

Embora a linha Chelsea tenha se inspirado no charmoso bairro londrino de mesmo nome, os seus revestimentos trazem uma proposta bastante inovadora.

Essa inovação tem a ver com a própria atmosfera do local, um importante centro cultural que abriga um vibrante estilo de vida, mas sem deixar de lado o ar nostálgico das antigas vilas vitorianas.

Por meio dessa visão, a Portobello reinterpretou os tijolinhos. Criou revestimentos com textura rústicas e espessuras diferentes, que formam superfícies únicas.

Essa mistura da estética tradicional com o movimento dos relevos resultou em uma solução atemporal para ambientes internos e externos.

Taylor Made Bricks

Tijolinhos na decoração, Taylor Made Bricks
Tijolinhos na decoração trazendo uma dose extra de aconchego para a sala de estar (Projeto: Casa Habitada Arquitetura / Foto: Camila Santos)

A linha Taylor Made Bricks é mais uma releitura dos clássicos tijolinhos que resultou em um elaborado revestimento.

A partir das mãos de designers, novas propostas feitas sob medida surgiram para atender a personalidades próprias.

E graças aos recursos de relevo, desenho e composição entre as peças, essa coleção pode ser considerada uma versão de alta costura da tradição inglesa.

Terracotta

Tijolinhos na decoração, Terracotta
Inspirado em elementos da natureza, este projeto contou com os tijolinhos na decoração para criar um ambiente acolhedor (Projeto: Denise Barretto)

Essa linha recebe o nome de Terracotta por conta da técnica ancestral de moldar a argila úmida e secá-la no fogo para fazer artefatos e construções.

Assim, a Portobello criou mais uma opção de tijolinhos para serem usados na decoração de ambientes internos e externos.

Além das diversas cores, a superfície dos revestimentos revela texturas diferenciadas, que reproduzem fielmente as variações da argila queimada.

Urban Mood

Tijolinhos na decoração, Urban Mood
Tijolinhos com superfície que remete ao concreto são mais uma alternativa para quem gosta dos bloquinhos (Projeto: Portobello)

A linha Urban Mood faz uma releitura autêntica dos elementos urbanos, revelando a pluralidade dos grandes centros.

Junto de outros tipos de revestimento, conta com tijolinhos que mesclam a atmosfera contemporânea com as referências tradicionais. As suas superfícies reproduzem o concreto em diferentes tons.

Assim, se apresentam como opções perfeitas para ambientes modernos onde o rústico encontra espaço na composição.

Essas alternativas ao tijolo de barro revelam a busca por reinterpretações de elementos clássicos da arquitetura e do design, que façam sentido para os valores estéticos e funcionais de hoje. Também são uma prova de que os tijolinhos na decoração não devem sair de moda.

É um apaixonado pelo estilo rústico? Descubra como usar os itens naturais para criar um lar acolhedor!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Tijolinhos na decoração: uma releitura dos ...

Tijolinhos na decoração: uma releitura dos clássicos tijolos de barro

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. oi,
    aonde posso comprar uns tijolinhos para colocar em uma parede da minha cozinha. Não tenho encontrado em lojas de materiais de construçao.

  2. pRECISO DE 100 M DE CERAMICA PARA PAREDE EXTERNA TIPO TIJOLINHO COR NATURAL OU TALVEZ VCS TENHAM OUTRO PRODUTO PARA ESTE REVESTIMENTO

  3. Bom dia,
    Preciso de 80m de tijolinhos para revestimento de uma parede externa e gostaria de saber se tem ponta de estoque e o valor
    seria pagamento a vista

  4. Bom dia, gostaria muito de ver uma imagem dos tijolinhos da linha stone castle na cor branco aplicados em uma área para uma noção do seu efeito. É possível me enviar? Estou pensando em usa-los em uma lareira. Obrigada!

  5. Olá Maria!

    Tudo bem?

    Não temos ponta de estoque na fábrica, mas temos várias lojas Portobello Shop e também multimarcas que vendem nossos produtos e podem estar realizando algumas promoções no momento.

    Continue nos acompanhando!

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  6. Olá!

    Você pode usar! Mas, se optar pelo Terracota precisa passar impermeabilizante.

    Continue nos acompanhando!

    Abraços,

    Equipe Archtrends

  7. Olá Thiago!

    É possível sim, mas você precisa utilizar uma argamassa colante específica para colagem em drywall.

    Estamos à disposição!

    Atenciosamente,
    Equipe Archtrends



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies