Semana de Sustentabilidade Portobello: ações sustentáveis em destaque
A Semana de Sustentabilidade Portobello vai acontecer entre os dias 17 e 21 de junho e está recheada com uma programação que traz ações presenciais e online.
Com o evento, a Portobello mostra, na prática, como funcionam as suas diversas ações de sustentabilidade. Serão abordadas as principais iniciativas que compõem o Plano ESG. Ou seja, que envolvem ações nos âmbitos ambiental, social e de governança.
Todos os temas relacionados à área serão abordados. Contudo, o foco é a sustentabilidade nos produtos Portobello.
Um dos destaques da Semana de Sustentabilidade Portobello é a live com Oskar Metsavaht. O artista, ambientalista e designer vai compartilhar sua expertise na pesquisa e no uso de materiais sustentáveis em produtos. Isso, claro, incluido as diversas colaborações que fez com a Portobello.
Acompanhe a leitura para saber mais sobre a Semana de Sustentabilidade Portobello e descobrir tudo o que vai rolar!
O que é a Semana de Sustentabilidade Portobello?
Esse é um momento no ano em que a Portobello separa para reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade. Afinal, a empresa investe em uma evolução contínua de suas práticas.
Por meio da Semana de Sustentabilidade Portobello, a marca mostra como esse tema permeia todas as áreas do negócio, desde o varejo até a indústria. E isso não só no Brasil, como também nos Estados Unidos, onde acaba de inaugurar sua primeira fábrica, a Portobello America.
Ao convidar profissionais de outras empresas e mercados diferentes, a Portobello demonstra ainda como vem atuando em parcerias estratégicas para ampliar suas ações de sustentabilidade.
Portanto, a Semana de Sustentabilidade Portobello é um marco na história da marca, reafirmando o seu compromisso com as práticas sustentáveis.
Afinal, além de usar materiais sustentáveis e investir em um processo de produção que impacta menos o ambiente, a empresa segue práticas avançadas de governança corporativa. Destaque para a gestão ESG, estruturada a partir de um Comitê de Sustentabilidade, composto pelo Presidente do Conselho e acionistas.
Além disso, a Portebllo é signatária do Pacto Global. Dessa forma, o Grupo tem metas orientadas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Leita também:
- Tripé de sustentabilidade: o que é, importância e como aplicar
- Portobello Shop Jardim Social recebe selo Leed e é a primeira loja de revestimentos cerâmicos sustentável do Brasil
Instituto Portobello é uma das novidades neste ano
Um dos destaques da Semana de Sustentabilidade Portobello em 2024 é o anúncio do Instituto Portobello. Voltado para a responsabilidade social, traz uma evolução natural do compromisso comunitário.
Suas iniciativas vão buscar o desenvolvimento local e o voluntariado. Outro objetivo é criar parcerias estratégicas que gerem um impacto social positivo.
Inclusive, o programa de voluntariado, representado pelo Dia da Doação de Tempo, tem um novo desafio em 2024. O grupo de voluntários vai ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul.
O estado, que foi muito afetado pelas constantes chuvas e enchentes, vai receber diversos funcionários do Grupo Portobello, que participarão do Dia D. Em 2023, foram mais de 100 colaboradores de unidades do Brasil dando a sua contribuição. Para este ano, a expectativa é aumentar o número de pessoas doando o seu tempo.
Programação completa da Semana de Sustentabilidade Portobello
Diversas conversas vão marcar o evento. Além de Oskar Metsavaht, haverá conversas com parceiros da Leroy Merlin, Tegra e BYD, que já usam produtos Portobello mirando a sustentabilidade.
17 de junho: abertura
Dando início à Semana de Sustentabilidade Portobello, na segunda-feira, dia 17 de junho, às 10h30, teremos a abertura para convidados em Florianópolis, em Santa Catarina, estado em que funciona a fábrica da Portobello.
Com transmissão ao vivo no YouTube em dois idiomas, o tema central da discussão será “como estamos evoluindo para um futuro cada vez mais sustentável?”. Portanto, uma oportunidade para refletir sobre a importância das iniciativas, além de conhecer ações da marca nesse sentido.
18 de junho: live com Oskar Metsavaht
Um dos principais eventos da Semana de Sustentabilidade Portobello é a live com Oskar Metsavaht. Programada para o dia 18 de junho, às 10 horas, também terá transmissão pelo YouTube.
Para falar “Da natureza para o produto, na visão de Oskar Metsavaht”, o designer se reúne presencialmente no Rio de Janeiro, em um evento para convidados.
O fundador e diretor de criação e estilo da Osklen sabe muito bem como colocar em prática esse tema. Isso fica claro em suas colaborações com a Portobello.
A primeira delas foi a linha Ipanema. Inspirada no Rio de Janeiro, que traz a essência do Brazilian Soul para projetos de todo o Brasil.
Lançada em 2020, a coleção traz características marcantes como cores naturais, formas harmônicas e a inspiração nas pedras portuguesas que enfeitam os calçadões junto às praias do Rio.
Em uma mistura de luxo e consciência ambiental, os produtos expressam autenticidade. Além das peças de Neotropical, que reproduzem os padrões dos calçadões, há ainda kits para formar mosaicos e as opções lisas: Posto 10 e Posto 12.
Já em 2023, mais uma colaboração com o artista foi lançada pela Portobello: a linha Matéria_prima. Para essa composição, a inspiração também veio da natureza. Mas, dessa vez, com porcelanatos tipo argila, fazendo uma releitura da terra. Uma forma de voltar à essência e reconhecer as origens.
Com sete tons que a natureza incorpora na terra, os revestimentos foram pensados para fachadas. No entanto, também podem ser usados em paredes e pisos de ambientes internos.
19 de junho: videocast reúne profissionais de diferentes empresas
Para entender como a sustentabilidade vem sendo aplicada em outros mercados, e como a Portobello contribui em diversas áreas, a Semana de Sustentabilidade recebe grandes nomes para um painel.
Em um formato de videocast, eles vão conversar sobre a “Sustentabilidade como propósito na cadeia de valor”. O conteúdo será divulgado às 14 horas.
Do lado da empresa, Scheila Orlandi media a conversa e traz a visão do Portobello Grupo. Já representando a Leroy Merlin, Andressa Borba.
A rede francesa de lojas de materiais de construção, acabamentos, decoração, jardinagem e bricolagem, adota diversas iniciativas voltadas para a sustentabilidade. Entre os temas relevantes para a empresa estão a gestão ambiental, a economia circular e a responsabilidade social, por exemplo.
Outro importante participante do bate-papo é Victor François, da BYD, fabricante chinesa de carros, ônibus e caminhões. A marca vem ganhando notoriedade por seus carros elétricos e híbridos. Contudo, também atua no Brasil na busca por transportes públicos com zero emissão de gases poluentes.
Comprometida com o desenvolvimento sustentável, a BYD investe também em iniciativas de logística verde e energia solar.
Completando a mesa nessa importante conversa sobre sustentabilidade, Angel Ibanez, da Tegra. A incorporadora é uma das maiores construtoras e imobiliárias do Brasil. Portanto, sua preocupação com o meio ambiente tem grande impacto positivo.
Subsidiária da canadense Brookfield Asset Management, a Tegra adota práticas ESG. Entre as metas para 2030 estão zerar a emissão de carbono, expandir a logística reversa, além de levar transparência sobre as ações para todos os brasileiros.
20 de junho: painel sobre diversidade
Abordando mais uma área dentro do tema sustentabilidade, é a hora de falar sobre diversidade.
Para isso, a Portobello recebe convidados, que vão falar sobre “Como trabalhar grupos de diversidade como agentes de transformação dentro das instituições?”.
Também em formato de videocast, o conteúdo vai estar disponível a partir das 14 horas da quinta-feira.
Representando a Profissas, Tucci Lambertucci é uma das convidadas. A escola de diversidade e inovação oferece consultorias, treinamentos, palestras e eventos com temas como “Comunicação inclusiva e microagressões”, “Mulheres e questões de gênero” e “Sem diversidade, sem negócio”.
Já Rony Santos, Gerente Sr. de ESG e Diversidade, vai trazer a visão do Grupo Boticário. Uma das gigantes brasileiras nos ramos de perfumaria e cosméticos, a holding tem a sustentabilidade como tema transversal. Assim, está presente em todas as decisões, desde o processo de pesquisa até o pós-consumo.
21 de junho: conversa sobre o impacto social da sustentabilidade
Para fechar a Semana de Sustentabilidade Portobello, mais um painel. Dessa vez, com o tema “Sustentabilidade em ação: como construir impacto social nas comunidades?”. Assunto especialmente relevante neste ano, em que a Portobello faz o lançamento do seu instituto.
A conversa vai ser entre Scheila Orlandi (Sustentabilidade Portobello Grupo), Thais Canavarros (Portobello Shop), Daiza Aguiar (Pointer) e Ana Paula Biernatski (Portobello).
Para assistir a esse painel, basta ficar de olho na programação. O conteúdo vai estar disponível a partir das 14 horas de sexta-feira.
Quer conferir mais detalhes e ficar por dentro de tudo o que rola no evento? Acesse o site da Semana de Sustentabilidade Portobello!