28.02.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Alguns truques ajudam a otimizar espaço de sala de jantar pequena, como optar por mesa redonda (Foto: Portobello)

Sala de jantar pequena: 7 projetos para inspirar a decoração

 minutos de leitura
calendar-blank-line
28.02.2024
Descubra 7 exemplos de sala de jantar pequena e entenda como é possível ter um espaço bonito e aconchegante com ideias criativas
minutos de leitura

Em um mundo onde o espaço é um luxo cada vez mais escasso, a arte de transformar uma sala de jantar pequena em um ambiente acolhedor e elegante é uma habilidade valiosa.

Pensando nisso, selecionamos alguns projetos inspiradores para te mostrar, na prática, como maximizar o potencial de salas de jantar compactas. Acompanhe!

Leia também:

1. Como montar uma sala de jantar simples? Use os neutros

sala de jantar simples
Materiais e cores que nunca saem de moda proporcionam sala de jantar simples e bonita (Projeto: Compondo Arquitetura)

Quando a sala de jantar é pequena, muita gente prefere seguir opções básicas para não errar. Nesse sentido, apostar em cores neutras pode ser fundamental.

Utilize cores claras e neutras nas paredes e nos móveis para criar uma sensação de amplitude. No entanto, você pode adicionar toques de cor e textura através de detalhes decorativos, como almofadas, tapetes e obras de arte.

Além do branco, do bege e do cinza, ainda é possível escolher materiais que nunca saem de moda. É o caso da madeira, da pedra e do mármore, por exemplo. Isso vale tanto para móveis quanto para artigos de decoração e revestimentos.

Entendendo que a sala de jantar é pequena, opte por uma mesa que se adapte ao espaço disponível. No projeto em destaque, a escolha foi pelo formato redondo, que ajuda a otimizar o espaço.

Contudo, também é possível escolher modelos dobráveis ou extensíveis, que podem ser ajustados conforme a necessidade.

Além disso, é essencial escolher cadeiras que sejam confortáveis ​​e visualmente leves, para não sobrecarregar o ambiente.

2. Qual o melhor tipo de mesa para sala pequena? Redonda é preferida

estilos de mesa para sala de jantar
Mesas redondas permitem adicionar mais cadeiras ou bancos, além de ajudarem na circulação de pessoas (Projeto: Aline Guimarães / Foto: Gabriel Fernandes)

O melhor tipo de mesa para uma sala de jantar pequena é aquele que se adapta às dimensões do espaço e às necessidades dos moradores.

Contudo, mesas redondas ou ovais são excelentes escolhas para salas de jantar compactas. Ao contrário das mesas retangulares, que podem ocupar mais espaço e dificultar a circulação, elas têm uma pegada visual mais leve e proporcionam uma distribuição mais equitativa dos assentos ao seu redor.

Além disso, uma mesa redonda pode ser mais versátil. Isso porque permite acomodar um número variável de pessoas conforme necessário e também facilita a interação durante as refeições.

3. Canto alemão leva charme à sala de jantar pequena

sala de jantar com canto alemão
Banco no canto é um dos recursos para otimizar espaço na sala de jantar pequena (Projeto: Camila Penteado)

O canto alemão, ou banco de canto, é uma excelente alternativa para aproveitar ao máximo o espaço disponível em uma sala de jantar pequena.

Essa solução consiste em instalar um banco ou sofá ao longo de uma parede, geralmente em forma de L, acompanhado de uma mesa pequena e cadeiras do outro lado.

No entanto, a exemplo do projeto acima, o formato do canto alemão pode variar de acordo com a planta da sala de jantar.

Além de criar um ambiente acolhedor e aconchegante, o canto alemão oferece assentos adicionais sem ocupar muito espaço. Assim, torna-se ideal para refeições em família ou para receber convidados.

4. Como deixar uma sala de jantar linda com revestimentos?

decoração de sala de jantar
Revestimentos adicionam detalhes e levam charme à sala de jantar pequena (Projeto: Cor Arquitetura)

Para deixar uma sala de jantar linda, concentre-se em detalhes que adicionem charme e personalidade ao espaço.

Há diversas maneiras de fazer isso. Contudo, escolher os revestimentos certos vai te ajudar a formar uma base interessante para o restante da decoração.

Afinal, em uma sala de jantar pequena não há muito espaço para incluir móveis e itens. Portanto, ter paredes personalizadas é uma ótima solução. É o que acontece no projeto em destaque, que traz o pé da mesa e a pilastra com filete Terralma Serido, da Portobello.

Outros detalhes da decoração também podem ajudar a compor uma sala de jantar linda. Por exemplo, a iluminação adequada. Isso pode acontecer por meio de luminárias suspensas sobre a mesa para criar um ponto focal elegante.

Plantas e arranjos florais também são capazes de trazer vida e frescor ao ambiente. Assim como ter uma peça de destaque. Pode ser um espelho decorativo ou um aparador estilizado, para dar um toque de sofisticação.

E não se esqueça da mesa posta! Uma bela composição de louças, talheres e guardanapos pode transformar instantaneamente uma sala de jantar simples em um cenário encantador.

5. Em ambientes integrados, mesa de jantar ao redor da ilha

sala de jantar em ambiente integrado
Entorno da ilha da cozinha pode ganhar mesa com bancos ou cadeiras para aproveitar espaço (Projeto: Fractal- Interiores)

A integração de ambientes está em alta. No entanto, em plantas assim, pode ser um desafio ter todos os ambientes necessários para proporcionar praticidade e conforto no dia a dia.

No exemplo acima, temos a mesa de jantar no entorno da ilha da cozinha como uma estratégia inteligente para aproveitar ao máximo o espaço.

Essa solução permite combinar duas áreas essenciais da casa, criando um ambiente fluido e multifuncional. Isso sem falar que proporciona uma área de refeições prática e conveniente.

Sem falar que essa configuração não só maximiza o espaço disponível, como também promove uma interação mais dinâmica com quem prepara as refeições.

6. Projeto mostra que não há tamanho mínimo de sala de jantar

projeto de sala de jantar
Encostar a mesa na parede é um dos truques para ganhar espaço na sala de jantar (Projeto: Douglas Angeoletto / Foto: Maura Mello)

O tamanho mínimo de uma sala de jantar pode variar dependendo do número de pessoas que serão acomodadas e das atividades que serão realizadas no espaço.

Entretanto, muitas vezes é necessário improvisar com o espaço disponível. É o que acontece no projeto em destaque, que traz uma sala de jantar pequena, integrada ao living.

Contudo, em geral, recomenda-se que haja pelo menos 70 centímetros de espaço livre ao redor da mesa para permitir uma circulação confortável.

Para uma sala de jantar que acomode quatro pessoas, um espaço com dimensões de aproximadamente 2,4 metros por 3 metros pode ser suficiente.

No entanto, é importante adaptar essas medidas de acordo com as necessidades específicas de cada família e com as características do ambiente.

7. Sala de jantar pequena com banco para otimizar espaço

projeto de sala de jantar pequena
Bancos estão entre as principais dicas para uma sala de jantar pequena acomodar mais pessoas (Projeto: Debora Crocoli)

O uso de um banco na sala de jantar é uma solução eficaz para otimizar o espaço em ambientes pequenos.

Nesse caso, os bancos podem ser posicionados ao longo de uma parede ou em torno de uma mesa, proporcionando assentos adicionais sem ocupar tanto espaço quanto as cadeiras convencionais.

Essa solução é especialmente útil em salas de jantar estreitas ou em apartamentos onde o espaço é limitado.

Uma dica para não perder o estilo é escolher bancos com design compacto e estofamento confortável. Assim, é possível garantir também o aconchego, sem comprometer a funcionalidade.

Basicamente, a criação de uma sala de jantar pequena e funcional requer criatividade e planejamento cuidadoso.

Ao incorporar elementos como o canto alemão, mesas redondas e bancos, é possível maximizar o espaço disponível e criar um ambiente acolhedor e convidativo para desfrutar de refeições memoráveis com amigos e familiares.

Se você quer otimizar o espaço de outros ambientes do seu projeto, confira também 50 fotos de apartamento pequeno para se inspirar!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Sala de jantar pequena: 7 projetos para inspi...

Sala de jantar pequena: 7 projetos para inspirar a decoração

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies