07.12.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Reprodução de cimento queimado em porcelanato confere modernidade aos projetos (Projeto: Portobello)

Porcelanato cimento queimado: dê um toque urbano à decoração

 minutos de leitura
calendar-blank-line
07.12.2023
É possível usar porcelanato cimento queimado em praticamente todos os espaços, levando modernidade e versatilidade. Conheça produtos
minutos de leitura

Quando se trata de revestimentos bonitos e práticos, o porcelanato cimento queimado é destaque.

Afinal, o produto reproduz a aparência do cimento queimado, conferindo um toque contemporâneo e urbano aos espaços. Contudo, tem as vantagens do porcelanato como fortes aliadas.

Nas linhas a seguir, entenda o que é o cimento queimado e descubra quais são os benefícios dos revestimentos que reproduzem esse material. 

Além disso, saiba como usar esses produtos na decoração e conheça opções da Portobello para utilizar em todos os ambientes!

O que é cimento queimado e como ele é feito?

O cimento queimado é um tipo de revestimento que ganhou popularidade devido à sua aparência industrial e minimalista.

Trata-se de uma mistura de cimento, areia e água que é aplicada em camadas finas sobre o contrapiso ou o reboco da parede, secando e formando uma superfície lisa e sólida.

O nome “queimado” vem do processo de alisamento com uma desempenadeira metálica, que cria uma textura característica.

Já o porcelanato cimento queimado é uma versão mais prática e durável desse visual. Ele é fabricado a partir de argilas especiais e é submetido a altas temperaturas durante a fabricação.

O resultado é um produto resistente e com acabamento fiel ao cimento queimado original.

Leia também:

Quais são as vantagens do porcelanato cimento queimado?

Cozinha, sala de jantar e sala de estar integradas, em tons claros e com elementos naturais
Resistente e fácil de limpar, reprodução de cimento queimado em porcelanato é versátil (Projeto: Flávia Tavares / Foto: Cintia Figueiredo)

Optar pelo porcelanato em vez de fazer cimento queimado pode trazer diversos benefícios para um projeto. Listamos alguns dos principais na sequência:

  • resistência e durabilidade: o produto é conhecido por ser resistente a impactos e desgastes. Portanto, é ideal até para áreas de alto tráfego, como salas e cozinhas;
  • facilidade de limpeza: diferentemente do cimento queimado, que pode ser poroso e sujeito a manchas, o porcelanato é fácil de limpar e não requer tratamentos especiais. De maneira geral, basta passar uma vassoura e um pano úmido;
  • variedade de acabamentos: é possível encontrar superfícies como polida, natural e EXT. Há ainda uma variação de tonalidades, para se adequar ao estilo do seu projeto;
  • possibilidade de uso em diferentes ambientes: como tem vários acabamentos, o produto pode ser utilizado em diversos espaços. Desde pisos de salas de estar até paredes de banheiros, conferindo uma estética contemporânea. Dá para usar também em áreas externas;
  • propriedades bacteriostáticas: o porcelanato é um material que inibe o crescimento de bactérias. Portanto, é uma escolha higiênica, especialmente para cozinhas e banheiros;
  • baixa absorção de água: essa característica torna o produto ideal até para áreas úmidas, como banheiros e lavanderias;
  • sustentabilidade: optar pelo porcelanato cimento queimado em vez do material original contribui para a preservação de recursos naturais. Afinal, a produção é sustentável, usando argila como principal matéria-prima.

Como usar o porcelanato cimento queimado na decoração?

A versatilidade do porcelanato cimento queimado permite que você o incorpore de várias maneiras em sua decoração. Nas linhas abaixo, confira algumas ideias para usar esse produto em diferentes superfícies.

Pisos

Cozinha em estilo neoclássico, com bancada cinza-escura e armário branco
Porcelanato cimento queimado pode ser usado no piso de diferentes ambientes (Projeto: AMMO Arquitetura e Interiores)

O piso de porcelanato cimento queimado é uma alternativa contemporânea e elegante para quartos, salas, cozinhas, banheiros e áreas externas.

Ele confere um visual industrial e sóbrio. Portanto, combina muito bem com projetos que vão do minimalista ao elaborado.

Em geral, o porcelanato cimento queimado tem acabamento natural, ou seja, sem brilho. Esse tipo é ideal para a aplicação em todas as áreas internas, incluindo varandas cobertas e o box do banheiro.

No entanto, também é possível encontrar o produto com acabamento polido e brilhoso. Nesse caso, a indicação de uso é em áreas internas e secas, como salas, quartos, halls de entrada e corredores.

Há ainda a opção do porcelanato cimento queimado com acabamento EXT. A superfície com maior coeficiente de atrito é perfeita para ambientes externos, como quintais, varandas abertas, calçadas etc.

Paredes

Utilize também o porcelanato cimento queimado para revestir paredes em áreas internas e externas.

Isso pode gerar um contraste interessante com elementos de decoração, como móveis coloridos ou peças de arte.

Nesse caso, é possível escolher qualquer acabamento, exceto o EXT, que é um pouco mais difícil de limpar.

Para quem busca por amplitude e elegância, uma dica é dar preferência às Lastras, que são porcelanatos gigantes.

Inclusive, elas são ótimas opções para ambientes pequenos, onde há a necessidade de criar uma ilusão de ótica para que pareçam maiores.

Fachadas

Para um exterior moderno e sofisticado, considere revestir a fachada da casa ou do edifício com porcelanato cimento queimado. Ele proporciona um visual imponente.

Nesse caso, o ideal também é preferir os porcelanatos com acabamento natural ou polido, que são mais fáceis de limpar.

Balcões e bancadas

Cozinha contemporânea em tons de cinza, do piso ao forro
Bancada em porcelanato é prática e resistente (Projeto: Bethania Campos Arquitetura / Foto: Suedy Lorenna)

As bancadas de cozinha ou os balcões de banheiro ganham um toque moderno com o porcelanato cimento queimado. Resistência a manchas e fácil manutenção fazem do produto ideal para essas áreas. 

Aliás, vale mencionar que o material também é resistente a altas temperaturas, o que torna seu uso na cozinha ainda mais interessante.

Nichos e prateleiras

Outra ideia é usar o porcelanato para revestir nichos e prateleiras. Esses elementos decorativos ganham ainda mais elegância se a parede receber o mesmo revestimento, criando uma sensação de continuidade e unidade visual.

Painéis

É possível destacar alguns cantinhos da casa usando painéis em revestimento cimento queimado. As ideias vão desde um painel para a televisão até uma cabeceira em porcelanato.

Afinal, essa técnica é capaz de adicionar um toque artístico e contemporâneo ao ambiente, mas sem abrir mão da praticidade.

Lareiras

Revestir a lareira com porcelanato cimento queimado é uma ótima maneira de destacar esse elemento central da sala de estar.

Além disso, como já mencionamos, o material é resistente ao calor e muito elegante, combinando com ambientes de diferentes estilos.

Quais são as opções de porcelanato cimento queimado da Portobello?

O porcelanato cimento queimado é uma escolha versátil que permite que você crie ambientes modernos e sofisticados em seu espaço residencial ou comercial.

Sua durabilidade e facilidade de limpeza o tornam uma opção sólida para quem busca uma alternativa prática para o dia a dia.

Portanto, ao considerar a construção ou renovação de seus espaços, não deixe de explorar as possibilidades oferecidas pelo porcelanato cimento queimado.

A Portobello, líder em revestimentos cerâmicos na América Latina, tem diversas opções que reproduzem cimento queimado para você conhecer. Selecionamos algumas das principais logo abaixo. Confira!

Artsy

Sala de estar vista de cima, com revestimento cinza do piso em foco
É possível encontrar porcelanato cimento queimado nos acabamentos natural, polido e EXT (Projeto: Portobello)

Esse é um porcelanato cimento queimado em tom marfim, ideal para quem busca por uma aparência mais discreta e atemporal.

Ainda assim, traz um aspecto arrojado, capaz de atender às demandas funcionais e conceituais de projetos contemporâneos.

É possível encontrar o porcelanato Artsy com acabamento natural, polido e EXT. Além disso, ele está disponível em formatos como 90×90 cm, 90×180 cm e 60×120 cm.

Cement Block

Sala de jantar pequena em tons de branco, cinza e madeira, com tapete com hexágonos azuis
Porcelanato cimento queimado pode ser usado em diferentes ambientes (Projeto: Rico Mendonça)

Fresca e bonita: assim é a linha Cement Block, que traz opções de porcelanato cimento queimado para toda a casa.

Sua inspiração é no conceito color block. Assim, oferece cores plenas com nuances cromáticas, além de fragmentos de agregados que criam uma identidade única.

Os produtos reúnem sutileza e suavidade, mas mantendo a versatilidade do cimento queimado. São tons pastel para pisos e paredes de todos os ambientes internos.

Afinal, a coleção traz três alternativas de cores no formato 80×80 cm e com acabamento natural: Ardesia, Grey e White.

Dansk

Sala de jantar e estar integradas, em tons terrosos e com materiais orgânicos
Tons de cinza dominam reprodução de cimento queimado em porcelanato (Projeto: Juliana Pippi / Foto: Mariana Boro)

Já a linha Dansk conta com uma gama maior de cores para escolher: Graphite, Mud, Rope e White. 

Assim, é possível decidir entre tonalidades claras ou escuras, combinando perfeitamente com projetos de diferentes estilos.

A superfície tem aspecto sólido, trazendo a pureza estética, a funcionalidade e a simplicidade oriental. O pensamento nórdico aparece aprimorado nos produtos, que têm identidade particular.

Com acabamento natural, os revestimentos podem ser encontrados em formatos como 90×90 cm, 120×120 cm e 120×270 cm.

Essencial

Cozinha neoclássico com elementos diferenciados, como o piso em cimento queimado e o forro de madeira
Acabamento natural é ideal para a aplicação em espaços molhados (Projeto: Eidy Santos / Foto: Favaro Jr)

Na linha Essencial, é possível encontrar dois produtos que reproduzem cimento queimado: Cimento Natural e Cimento Cinza.

Eles foram pensados para levar um toque urbano a projetos contemporâneos, usando cores sóbrias e versáteis. Com acabamento natural, ambos contam com formato 60×60 cm.

Nord

Detalhe de banheiro com piso cinza e box com revestimentos hexagonais, também cinzas
Formato hexagonal permite criar paredes autênticas (Projeto: mud. arquitetura)

Outro exemplo de porcelanato cimento queimado da Portobello é a linha Nord. Inspirada no orientalismo, seu design nórdico sintetiza beleza, funcionalidade e simplicidade.

É perfeito para espaços sem excessos. Traz concreto em desenho que simula o efeito da luz na superfície. O resultado são ambientes sem data marcada, ou seja, sempre atuais.

Com opções em grandes formatos e Lastras, leva continuidade. É possível encontrar as cores Cement e Ris em 90×90 cm, 120×120 cm, 60×60 cm, 60×120 cm e 90×180 cm, além do formato hexagonal 20×20.

Permite o uso em todos os ambientes, sejam eles internos ou externos. Afinal, conta com produtos nos acabamentos natural e EXT.

Gostou de saber mais sobre o porcelanato cimento queimado e quer conferir outras alternativas para o seu projeto? Acesse o site da Portobello e confira nossos revestimentos!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Porcelanato cimento queimado: dê um toque ur...

Porcelanato cimento queimado: dê um toque urbano à decoração

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies