Quarto de bebê: como planejar o ambiente para a chegada do primeiro filho
A chegada do primeiro filho é um momento que envolve muitas emoções. Conseguir transmitir todo o carinho em uma decoração afetiva é o sonho de quem está planejando o quarto de bebê.
Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:
As mamães e os papais de primeira viagem poderão contar com o Archtrends para ajudar nesta etapa.
A seguir, separamos algumas dicas de como planejar o quarto de bebê perfeito para suas necessidades.
Como planejar o quarto de bebê
Este é um momento muito especial para a família. Para a composição do quarto de bebê, o ideal é contar com a participação daqueles que passarão mais tempo com a criança.
Durante o processo de pesquisa, é importante coletar referências. Cores, texturas, iluminação, materiais e mobiliários. Não se esqueça dos acessórios que também serão incorporados ao ambiente.
Existe um imaginário sobre os quartos de bebê, mas você não precisa se guiar por ele. É possível planejar um quarto totalmente personalizado para o bebê que está por vir.
Reformar o quarto de bebê
É provável que para tirar o quarto de bebê do papel você precise fazer reformas.
Vale lembrar que as reformas têm prazos e custos variáveis. E, dependendo do grau de complexidade, podem gerar muita poeira e barulho. Então, se há uma gestação em curso, é preciso pensar qual tipo de reforma cabe na rotina da sua casa.
Outra possibilidade é que o quarto deste novo integrante da família não demande uma reforma. Grandes transformações podem acontecer com uma nova pintura ou mesmo com a instalação de um revestimento no piso ou na parede.
E tem mais: os detalhes da decoração contam muito na composição deste quarto, então, não se preocupe se não conseguir fazer uma reforma. Falaremos da decoração a seguir.
Leia também:
- Espaço infantil: 5 projetos que vão do quarto de criança a ambientes lúdicos
- 8 dicas de decoração de recepção para criar um ambiente convidativo
- Decoração de quarto de menino: confira dicas e diferentes estilos
Decorando com afeto
A hora de decorar costuma encantar e atrair pais, mães e amigos. A escolha dos acessórios e do mobiliário do quarto de bebê é um momento mágico que permanecerá na memória da família.
Decorar o quarto do bebê também é o momento de tornar real o espaço do novo morador na casa. Um espaço onde os sentimentos de quem gestou estão presentes e que será cenário de muitos momentos de carinho e amor.
É muito importante que o quarto de bebê contenha uma decoração emocional, independentemente do estilo, do tema ou das cores escolhidas. Fotos da gestação, fotos da família e decorações com o nome do bebê podem trazer este toque para o ambiente.
Elementos que remetam a momentos importantes da gestação e da história da família também enriquecem o ambiente de afeto e boas memórias.
Desenvolvimento, conforto e segurança
Quando falamos de um quarto de bebê, falamos também de três aspectos fundamentais: desenvolvimento, conforto e segurança. Abaixo algumas dicas de como garantir que estes aspectos sejam levados em conta no seu projeto de quarto de bebê.
- Conforto: é claro que este espaço trará muito conforto para o bebê, mas o quarto também deve ser pensado para os cuidadores. Cadeira de amamentação confortável e a altura do trocador são alguns detalhes que fazem muita diferença.
- Segurança: o quarto também precisa ser um lugar seguro. Portanto, quinas pontudas, tapetes e pisos escorregadios precisam ser evitados. Alguns pais optam por instalar uma babá eletrônica no quarto.
- Desenvolvimento: o bebê precisa de estímulos nos primeiros meses de vida. Assim, trazer formas, cores, texturas e sons para o ambiente será muito enriquecedor para o desenvolvimento.
Estes elementos precisam ser pensados constantemente, pois vão se atualizando conforme o crescimento e ganho de autonomia da criança.
Durante o desenvolvimento do projeto do quarto de bebê, é importante considerar que este ambiente sofrerá alterações nos meses e anos seguintes conforme as necessidades da criança forem mudando.
3 inspirações para o seu quarto de bebê
Separamos a seguir 3 inspirações para as famílias que estão prestes a ter um bebê em casa.
1. Quarto em tons pastel
Elementos como as estampas de flores do papel de parede recuperam e reinterpretam a combinação verde e rosa.
O clássico mosqueteiro de filó traz o off-white que se repete na cortina e na cômoda, que faz as vezes de trocador.
O tapete ocupa todo o centro do quarto conectando sofá, poltrona, berço e trocador.
2. Quarto de bebê branco e cinza
Branco e cinza é uma combinação clean. A luminária em formato de nuvem reforça a sensação de pedacinho do céu.
A parede atrás do berço é o grande destaque do quarto. Ela apresenta um terrazzo colorido com uma cabeça de elefante em pelúcia. Esta combinação inusitada cria uma atmosfera lúdica e única.
3. Quarto monocromático palha
Serenidade é o guia deste projeto de quarto de bebê monocromático. A iluminação indireta dos spots e da luminária de chão, ao lado da cadeira de amamentação, garantem conforto luminoso.
Elementos do universo dos pais ambientam este quarto e garantem ainda mais conexão com o bebê.
Ao criar o quarto de bebê dos sonhos, é fundamental garantir que o ambiente seja funcional e adequado às necessidades da família.
Independentemente do estilo escolhido, o importante é tornar este espaço um lugar de aconchego e amor. Este será também um espaço de desenvolvimento, que deverá atender as novas necessidades da criança conforme seu crescimento.
O planejamento do quarto de bebê é uma etapa importante na grande jornada que é a parentalidade.
Este momento deve ser desfrutado e vivido com muito cuidado e carinho, para criar um ambiente que, para além de acolhedor, seja muito significativo para toda a família.
Pode ser que você também se interesse por ler sobre Como deixar o projeto mais seguro e acessível para crianças, idosos e PCDs