20.10.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
A recepção é o cartão de visitas da sua empresa (Projeto: Portobello S.A.)

8 dicas de decoração de recepção para criar um ambiente convidativo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
20.10.2022
Receber bem pode ser um desafio. Mas você vai conseguir com as dicas que separamos hoje para a decoração de recepção. Confira
minutos de leitura

Investir na decoração de recepção pode ser tudo o que a sua empresa precisa. Seja para agradar os seus olhos ou os de outra pessoa, um ambiente aconchegante promove sensações incríveis.

Mas afinal, por que é importante ter um espaço convidativo? A entrada é como o "cartão de visitas" da sua marca. Portanto, é o que vai deixar uma boa primeira impressão no cliente.

Sendo assim, se a experiência for inesquecível e trouxer emoções positivas, com certeza o consumidor vai querer voltar.

Além disso, uma recepção decorada (inspire-se com projetos aqui!) transmite credibilidade e profissionalismo. Então, confira agora dicas infalíveis que separamos para ajudar nessa missão!

1. Analise o espaço disponível para a decoração de recepção

O primeiro passo para ter uma boa decoração de recepção é analisar a metragem do ambiente. Conforme o espaço disponível, você pode pensar nos materiais, móveis e objetos que vai adotar.

Em outras palavras, é preciso começar pelo planejamento. Afinal, grandes ideias só podem ser executadas onde cabem. Dessa forma, você cria uma decoração aconchegante.

Para ambientes menores, pense em otimizar o espaço e evitar muitos móveis e adornos. Assim, você mantém o equilíbrio e dá um aspecto "clean".

2. Pense no estilo decorativo

decoração de recepção
O estilo decorativo deve ser definido com base na imagem que a sua empresa quer passar (Projeto: Carol Cunha / Foto: Edson Ferreira)

O estilo decorativo vai traduzir o que a sua marca representa para o cliente. Sendo assim, você deve pensar em qual mensagem quer passar ao decorar a recepção.

Algumas tendências podem ser muito interessantes conforme o modelo de negócio. É possível transmitir a ideia de uma empresa mais moderna ou tradicional apenas com a decoração.

Por exemplo, uma marca jovem pode optar pelo estilo escandinavo. Já outra voltado a um público da alta classe pode apostar no neoclássico.

3. Escolha uma paleta de cores para a recepção decorada

A paleta é outro ponto importante a ser analisado na decoração de recepção. Afinal, as cores estão diretamente ligadas às emoções, conforme provam diversos estudos psicológicos.

Nesse sentido, você deve pensar em quais sentimentos deseja despertar. Tons frios como azul, verde e roxo ajudam a tranquilizar o cliente, passando uma postura de segurança.

Em contrapartida, tonalidades quentes como vermelho, laranja e amarelo podem repassar a ideia de uma empresa mais ativa no mercado.

Ou seja, tudo depende da personalidade do seu negócio.

Outra dica interessante é usar os tons da sua marca em algumas partes do ambiente ou no todo. Assim, você cria uma identidade visual e se consolida na memória do cliente.

4. Selecione o revestimento ideal para a decoração de recepção

decoração de recepção , revestimento
Porcelanato com acabamento natural é a melhor opção para pisos de recepções (Projeto: Sá Spessatto Arquitetura / Foto: Rômulo Fialdini)

O mercado de revestimentos é muito amplo. Por isso, é preciso saber escolher ao decorar a recepção.

O porcelanato tende a ser uma ótima opção para você que deseja uma visão moderna e tecnológica da sua marca. Além disso, é versátil.

Existem alguns tipos de acabamento na superfície e o mais indicado é o natural. Como a recepção é um local com alta circulação de pessoas — muitas vindas da rua com sapatos sujos —, ele oferece a resistência necessária.

O porcelanato também é muito fácil de limpar. Nesse sentido, água, detergente e panos costumam dar conta do recado.

Atualmente, esse material é capaz de reproduzir diversos outros, como madeira, mármore e concreto. As possibilidades são infinitas para decorar o ambiente como desejado.

No caso das paredes, não tenha medo de se aventurar em formatos, cores e texturas diferentes, pois elas ajudam a criar um ambiente aconchegante.

5. Garanta uma boa Iluminação na decoração de recepção

A iluminação pode mudar tudo quando o assunto é decoração de recepção. Por isso, é importante planejar onde serão as fontes do ambiente.

Além disso, uma boa opção é colocar vidros na fachada da construção para permitir a entrada de luz natural.

Geralmente, uma ideia interessante é usar cortinas longas, de cores claras e com camadas finas, para que o sol possa entrar.

Dessa maneira, você transmite uma sensação de espaço limpo e organizado usando a iluminação natural.

Se a recepção for muito escura, uma dica bacana é adotar espelhos em pontos estratégicos. Assim, o ambiente se torna mais iluminado pelo reflexo e ganha ainda um aspecto elegante.

Também é importante investir em iluminação artificial. Nesse sentido, é interessante apostar em luzes indiretas e quentes.

Dessa forma, cria-se um local altamente convidativo, que remete a um lar e faz as pessoas se sentirem bem-vindas.

6. Preste atenção nos móveis

decoração de recepção, moveis
Os móveis da recepção devem proporcionar conforto ao cliente que espera para ser atendido (Projeto: Patricia Bacellar)

Os móveis são essenciais na decoração de recepção, para acomodar o corpo e os olhos dos clientes.

Sendo assim, busque o conforto de boas poltronas, associadas a uma mesa de canto ou centro como suporte. Você também pode usar nichos hexagonais ou de outros formatos para organizar.

E, é claro, não podemos esquecer de um belo balcão de atendimento. Opções em Lastras porcelanato são uma ótima escolha porque com apenas uma placa é possível revestir toda a bancada e ainda contar com os benefícios de durabilidade e higiene.

Analise a qualidade dos móveis que vai adotar para o ambiente. Nesse sentido, opte pelos que são mais resistentes e duram por muito tempo. Dessa maneira, evita gastos recorrentes com trocas.

7. Adote alguns equipamentos

Acima de tudo, uma recepção precisa oferecer conforto. Afinal, o cliente pode passar um bom tempo esperando para ser atendido.

Sendo assim, ele deve se sentir como se estivesse na sala de sua casa, relaxando.

Para proporcionar essa experiência ao consumidor, é essencial instalar um roteador Wi-Fi, um bebedouro e uma máquina de café.

Além disso, você pode inserir uma fonte de água pequena, que traz sensação de paz e contato com a natureza.

8. Distribua objetos decorativos

decoração de recepção , objetos decorativos
Objetos decorativos também dizem muito sobre a marca e sua cultura (Projeto: Priscilla Chacchur Prade)

É claro que os objetos decorativos não podem ficar de fora de uma recepção. Entretanto, eles devem ser usados e distribuídos com parcimônia, para não poluir o ambiente.

Nesse sentido, adotar lustres, luminárias de chão, quadros, esculturas e vasos tendem a ser uma ótima escolha. Afinal, esses itens dão um toque de elegância e organização a qualquer espaço.

Plantas também não podem faltar. Está comprovado cientificamente que, ao promoverem contato com a natureza, elas trazem tranquilidade aos seres humanos.

Como vimos, uma recepção decorada requer atenção a diversos detalhes que, em conjunto, vão gerar emoções no cliente. Sendo assim, a palavra-chave para tudo isso é "planejamento".

Antes de dar qualquer passo, não se esqueça de planejar. Pense na metragem, no estilo, nas cores, nos revestimentos, na iluminação, nos móveis, nos equipamentos e, por fim, nos objetos decorativos.

Só então coloque o projeto em prática. Dessa forma, você define um orçamento que caiba no seu bolso e evita imprevistos durante o processo.

Quer mais dicas? Descubra produtos da Portobello que podem inovar sua recepção decorada!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

8 dicas de decoração de recepção para cri...

8 dicas de decoração de recepção para criar um ambiente convidativo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies