27.06.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Faixada de entrada de casa moderna com rampa de acesso
Com planejamento, esforço e dedicação, é possível deixar a sua casa mais inclusiva para moradores e também visitantes (Projeto: Portobello | Fotos: Júlia Tótoli)

Casas inclusivas: como deixar o projeto mais seguro e acessível para crianças, idosos e PCDs

 minutos de leitura
calendar-blank-line
27.06.2023
Entenda o conceito de casa inclusiva e confira dicas práticas para deixar seu lar mais seguro e acolhedor
minutos de leitura

Trabalhar a inclusão é um tema recorrente e cada vez mais importante, inclusive na arquitetura. Afinal de contas, casas inclusivas são fundamentais para que pessoas com deficiência, crianças e idosos possam se sentir seguros e bem-vindos.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Tornar uma casa inclusiva para esses grupos vai muito além da instalação de barras de segurança ou rampas de acesso. Neste conteúdo você poderá conferir diversas maneiras de tornar um ambiente mais seguro e acessível, além de como incluir alguns toques para tornar o espaço ainda mais acolhedor.

Confira nossas dicas e crie uma casa inclusiva para sua família e também para hóspedes e visitas.

O que torna uma casa inclusiva?

Casas inclusivas são aquelas que se adaptam às necessidades de pessoas que precisam de uma atenção ou cuidado especial, como é o caso de pessoas com deficiência, idosos e crianças. 

É importante que as pessoas se sintam seguras, acolhidas e confortáveis em casa, pois isso refletirá não só no seu bem-estar físico, mas também no seu bem-estar mental.

Uma das primeiras coisas que se deve levar em consideração é a acessibilidade: é necessário garantir que pessoas com deficiência, crianças ou idosos possam chegar a todos os ambientes da casa sem nenhum tipo de dificuldade. Isso inclui pensar nos desníveis, com rampas, degraus ou elevadores, e também em pisos com características antiderrapantes.

Outro ponto importante a se considerar é a iluminação. É necessário que os espaços sejam bem iluminados para evitar que as pessoas tropecem ou se sintam desorientadas. É importante também que os interruptores estejam acessíveis, para que qualquer um possa acendê-los com facilidade.

Equipamentos especiais podem se tornar necessários para garantir que os moradores e visitantes se sintam confortáveis e seguros. Esses equipamentos podem ser cadeiras especiais e banheiras, por exemplo. É importante que eles sejam de fácil acesso, para garantir que qualquer um possa usá-los sem nenhuma dificuldade.

Essas são apenas dicas essenciais para deixar uma casa mais inclusiva. Continue acompanhando esse conteúdo e entenda como deixar os principais espaços de sua residência mais funcionais, seguros e aconchegantes para seus moradores.

Como deixar 6 ambientes de sua casa mais inclusivos

1. Cozinha 

Ampla cozinha planejada  com ilha americana que facilita a circulação de pessoas
Uma cozinha ampla, com boa circulação e armários e gavetas que facilitam a abertura e fechamento são ideais para uma casa inclusiva (Projeto: Seferin Arquitetura)

O coração da casa, a cozinha, é um dos lugares preferidos da família para se reunir, conversar e, é claro, compartilhar as refeições juntos. Além disso, é um ambiente altamente funcional, em que atividades como preparar alimentos e higienizar utensílios são diariamente exercidas. Por isso, é imprescindível garantir que seja segura e acessível para todos.

Algumas medidas essenciais para tornar a cozinha mais inclusiva e segura estão na instalação de pisos com características antiderrapantes e armários e gavetas com fechos resistentes. É importante prestar atenção às alturas dos armários e gavetas, para que possam ser alcançados facilmente por todos.

2. Banheiro

Banheiro em tons claros com destaque para acessórios em preto e box com assento
Alguns acessórios podem tornar o seu banheiro mais seguro e confortável, como um banco próximo ao chuveiro (Projeto: Doma Arquitetura / Foto: Mariana Orsi)

Outra área extremamente funcional em uma casa são os banheiros. No entanto, muitas vezes, eles não são adaptados para crianças, idosos e pessoas com deficiência, e isso pode acarretar problemas de segurança e acessibilidade, tanto para os próprios moradores, quanto para quem os visita. 

Uma das primeiras coisas que você deve considerar ao pensar em deixar o banheiro mais inclusivo é o seu espaço. É importante certificar-se de que ele seja amplo o suficiente para que todos os usuários possam circular livremente - inclusive com cadeira de rodas. 

Além disso, atente-se para que os móveis sejam colocados de forma a permitir a acessibilidade ideal. Por exemplo, ao colocar a cuba, certifique-se de que ela esteja a uma altura adequada para todos os usuários, incluindo crianças, idosos e pessoas com deficiência.

O material utilizado no banheiro também merece atenção, pois devem ser resistentes e antiderrapantes para garantir o máximo de segurança para todos os usuários. 

A instalação de alguns acessórios podem contribuir bastante para tornar o ambiente mais seguro e inclusivo. As barras de apoio são um dos principais acessórios, que servem  para ajudar os idosos e os portadores de deficiência a se levantar, assim como cadeiras ou banquinhos.

3. Quartos

Quarto iluminado com piso em madeira e luminárias flexíveis
Pisos com acabamento natural são perfeitos para deixar o quarto mais seguro. Adicione alguns detalhes e tenha um ambiente aconchegante e perfeito para relaxar (Projeto: Almma Arquitetura / Foto: Marcelo Donadussi)

Conforto, segurança e acessibilidade são fatores-chave na hora de projetar o quarto de sua casa e otimizar o espaço para melhor atender às necessidades de todos os membros da família.

Considere adicionar alguns poucos móveis que possam ser usados ​​por pessoas com dificuldade de mobilidade. Por exemplo, uma cama baixa ou uma cadeira de rodas acessível podem ser incluídos para dar suporte e ajudar a todos a se movimentarem de forma segura.

E mais uma vez, o piso deve ser cuidadosamente escolhido. Crianças, idosos e PCDs podem se machucar facilmente se o piso for escorregadio ou desnivelado. Para evitar isso, você pode optar por revestimentos resistentes a deslizamento para reduzir o risco de queda.

Alguns equipamentos também podem tornar o quarto mais inclusivo. Além das barras, que já citamos em outros ambientes, rampas, escadas e poltronas elevatórias podem fazer total diferença.

Manter o quarto organizado pode ajudar a tornar o ambiente mais seguro e acessível para todos.

4. Sala de estar

Sala ampla conjugado com sala de jantar e sofá em L
A disposição dos móveis pode melhorar a circulação da sala de estar (Projeto: Mattos Arquitetura )

Nada melhor que uma sala de estar acolhedora para reunir família e amigos. É importante que as áreas estejam livres de obstáculos que possam dificultar ou impedir a movimentação dessas pessoas. 

Além disso, será necessário cuidar para que existam cadeiras e sofás apropriados para acomodar todos. Por exemplo, cadeiras e sofás mais baixos ​​proporcionam um acesso mais fácil para as crianças. Por outro lado, idosos preferem assentos mais altos.

Muitas vezes, as superfícies da sala de estar podem ser escorregadias. A solução para isso é optar por um piso com características antiderrapantes e evitar tapetes. 

5. Garagem

Entrada de casa com piso em pedras no mesmo nível da garagem
As garagens são ambientes que precisam de um cuidado especial para garantir o fácil e seguro acesso (Projeto: Ana Caroline Desordi)

Uma das primeiras ações a se tomar é estruturar o espaço com equipamentos de acessibilidade, como rampas de acesso, corrimãos e até mesmo elevadores. Esses equipamentos permitem que pessoas com dificuldade de mobilidade entrem e saiam da garagem sem precisar usar escadas ou outros equipamentos que possam ser difíceis de usar.

Outra forma de tornar a garagem inclusiva é remover quaisquer barreiras arquitetônicas existentes. Por exemplo, se houver escadas que não possam ser acessadas por PCDs, elas devem ser removidas. 

6. Área de Lazer

Quintal dos fundos com área de lazer e paisagismo
Para deixar sua área de lazer mais inclusiva, aposte pisos de porcelanato com características antiderrapantes (Projeto: Sophia Roncy De Oliveira)

Lugar de diversão e relaxamento, a área de lazer precisa abraçar a todos: moradores e visitantes. E para tornar esse ambiente mais inclusivo, algumas dicas simples podem fazer total diferença.

Para criar um ambiente seguro e acessível, garanta que a área esteja livre de obstáculos e que existam rampas, corrimãos e outros equipamentos de acessibilidade, conforme necessário. 

O piso das áreas externas pode ser desafiador. Pisar na grama ou sobre pedras não é acessível para pessoas com dificuldades de locomoção. O ideal é nivelar e instalar um porcelanato com características antiderrapantes, em pelo menos uma parte da área externa.

Uma dica importante é cuidar para que todos os equipamentos da área de lazer, como brinquedos, móveis, jogos e outras atividades, sejam acessíveis e adequados para todos. Por exemplo, os brinquedos devem ser seguros e adequados para todas as faixas etárias e habilidades, e os móveis devem ser ajustáveis e adaptáveis. 

Cuidados essenciais para todos os ambientes

Por fim, é preciso garantir que os espaços sejam limpos e organizados, para que todos se sintam acolhidos e seguros. É importante que os móveis, equipamentos e objetos estejam devidamente organizados, para que não haja riscos de acidentes.

Com planejamento, esforço e dedicação, é possível deixar a casa mais segura, inclusiva e confortável para todos os moradores, especialmente para crianças, idosos e PCDs. Assim, todos podem usufruir dos espaços da casa com tranquilidade e confiança, o que trará mais bem-estar e satisfação para todos.

E se você quer saber mais como a arquitetura e a decoração podem tornar a vida de todos mais inclusiva, confira um conteúdo que mostra como essas áreas são importantes ferramentas de inclusão.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Casas inclusivas: como deixar o projeto mais ...

Casas inclusivas: como deixar o projeto mais seguro e acessível para crianças, idosos e PCDs

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies