09.02.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Decoração de quarto infantil ganhou desenho gráfico na parede (Projeto: Amanda Miranda )

Decoração de quarto de menino: confira dicas e diferentes estilos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
09.02.2023
Gamer, neutro, para bebês e adolescentes; veja diversas inspirações para decorar o espaço do seu filho
minutos de leitura

Procurando por ideias para decorar um quarto de menino? Muitos pais pensam que a decoração precisa ser feita de forma neutra, para perdurar. Mas há também quem prefira focar em temas, principalmente os que colaboram no desenvolvimento da criança. 

Pensando nisso, o Westwing preparou algumas dicas para a decoração de quarto de menino, que seja funcional, aconchegante e cheio de personalidade. 

Confira abaixo:

Como decorar o quarto de bebê menino? 

Quarto de bebê tem pelúcias gigantes e no tapete incrementando a decoração (Projeto: Ilana Santiago)

O momento de planejar e decorar o quarto de bebê precisa ser feito com calma e atenção aos detalhes. É preciso pensar em algumas soluções do dia a dia que vão facilitar, inclusive, nos cuidados com o bebê. Abaixo, confira dicas para começar a planejar a decoração de quarto de menino: 

  • Funcionalidade: Para facilitar a vida dos pais, o quarto de bebê precisa ser funcional. Aposte em poltronas e móveis como berço com trocador embutido ou cadeira de balanço para amamentação;
  • Aconchego: O quarto deve ser aconchegante e tranquilo para que o bebê se sinta confortável e não fique agitado sem motivo;
  • Segurança: invista em medidas de segurança, como em coberturas de tomadas e quinas de móveis, por exemplo. 


A partir dessas dicas você pode começar a selecionar os objetos decorativos e escolher as cores que vão compor a decoração.  

Cores e temas para quarto de bebê menino

Quarto de bebê tem paleta em tons suaves e bichinhos no décor (Projeto: Mw Studio Arte, Arquitetura, Paisagem)

Existem infinitas cores para pintar o quarto de bebê menino. É possível fugir da óbvia tinta azul! A decoração pode ser feita ainda com papel de parede de diferentes temas como nuvens, ursos e estrelas, por exemplo. Pela facilidade da troca, o acessório permite fáceis alterações no decorrer do tempo. 

Alguns pais preferem o quarto bem colorido, misturando cores diversas e essas podem ser distribuídas em objetos decorativos, como almofadas, mantas e colchas. 

Criar um moodboard com opções de cores e texturas pode ser uma boa forma para desenvolver essa decoração, com segurança. 

Leia também:

Como decorar o quarto infantil de menino? 

Agora, pensando na decoração de quarto de criança, a ideia é que o ambiente seja um  refúgio. Como um cantinho para estudar e brincar, o quarto do menino pode ser alegre, com detalhes divertidos. A decoração de quarto infantil pode reunir interesses da própria criança como desenhos animados, personagens de histórias infantis, entre outros. 

Como falamos anteriormente, o quarto é um ambiente que deve ser confortável e funcional, tudo que estiver dentro desse ambiente precisa ser útil para a criança. Pensando nisso, seguem algumas ideias de decoração de quarto infantil masculino.

Papel de parede para quarto de menino

O papel de parede decorado pode transformar o quarto e é um jeito simples e econômico de mudar o espaço. Você pode usar o revestimento combinado com as estampas de outros itens da decoração.

Não precisa se prender às estampas tradicionais, como listras e desenhos. Elas podem ter estampa de xadrez, futebol, geométrica, de super-herói, entre outras. 

Papel de parede é opção prática para transformar o décor (Projeto: Barbara Dundes)

Tema para a decoração de quarto infantil masculino 

Quarto tem temática inspirada em animais (Projeto: Portobello Shop São João da Boa Vista)

Escolher um tema para servir como base para a decoração de quarto infantil masculino pode te ajudar muito no processo de escolhas do restante do décor. 

Antes de começar a pensar nos móveis e na decoração de quarto de menino, pense no tema e em como ele pode ser representado por meio de cores ou desenhos. Seja um gosto musical, filme preferido ou ainda um desenho animado, o importante é ser um ambiente agradável e funcional para a criança e para os pais. 

A decoração pode se manifestar pelas cores das paredes, móveis e itens como almofadas, quadros decorativos e roupas de cama e banho

Cuidado com a organização e fluxo do ambiente  

Quarto conta com sofá de apoio e cesto para brinquedos (Projeto: Gabriella Gochinski)

Se a criança precisa de um ambiente para estudar, uma escrivaninha é essencial. Mas, atente-se ao tamanho dos móveis e objetos decorativos para não tomarem muito espaço e impedirem o fluxo no quarto. 

Lembre-se da organização. Um baú para guardar os brinquedos e uma prateleira para livros funcionam muito bem dentro de um quarto infantil. Não deixe de fora da decoração um tapete para tornar o ambiente mais aconchegante nos dias de frio. 

Como decorar o quarto de menino gamer? 

Super tendência entre os meninos atuais, o quarto gamer merece um capítulo à parte, fazendo sucesso inclusive entre alguns adultos. A decoração de quarto gamer é projetada a partir do universo de jogos e da cultura pop. Entre as ideias para decorar, aparecem elementos que remetem a séries, filmes, jogos e até mesmo desenhos animados.

Apesar de ser um quarto gamer, não esqueça que esse ambiente ainda será também um local de descanso e estudo. Para otimizar espaço, os móveis planejados são super indicados. 

Quarto gamer é opção de decoração temática para meninos (Projeto: José Manoel Gouvea Neto)

A cama e o guarda-roupa podem ser instalados juntos para otimizar o espaço do quarto gamer. É interessante que o setup gamer seja instalado em espaço contra a janela do quarto, para que a luz não atrapalhe na visualização do monitor, e a mesa fique próxima de tomadas. 

Invista no conforto

Existem cadeiras desenvolvidas e pensadas exatamente na necessidade dos gamers, e de preços variados. Caso esse investimento esteja fora do orçamento, assentos convencionais ergonômicos e confortáveis servem para o mesmo fim. 

Iluminação no quarto gamer


Quando se pensa em decoração de quarto gamer, a iluminação precisa ser bem estruturada, justamente para proporcionar um ambiente bem agradável para o gamer. 

A iluminação de led em quarto gamer é muito comum, e pode ser a escolha perfeita para os quartos com baixa iluminação. Além disso, as fitas de led são uma boa opção para decoração e podem ser inseridas na mesa dos computadores ou no teto. 

Mas apetrechos e enfeites em led podem não ser suficientes para iluminar o espaço - que servirá também como ambiente para estudo. Portanto, invista em iluminação convencional também, essencial para deixar o ambiente agradável e acolhedor. 

Como decorar o quarto de menino adolescente? 

Para fazer uma decoração para adolescentes, é preciso entender um pouco mais da rotina desse jovem. Muitos passam a maior parte do tempo estudando ou fora de casa, portanto o quarto precisa ser funcional e aconchegante. 

Quarto para adolescente tem revestimento em tom terroso na parede (Projeto: Nathália Montans)

Os tons terrosos e escuros são excelentes para compor a decoração e são opções neutras, mas, a partir do momento em que se define um estilo, fica mais fácil planejar o décor. 

Itens de decoração para quarto de menino adolescente 

Uma escrivaninha é essencial para estudos ou home office. Um guarda-roupa com espaço para guardar roupas e tênis pode também otimizar o espaço.

Quarto recebeu tapete estampado e escrivaninha de design minimalista (Projeto: Gabriela Greppe)

Aposte em móveis e peças com designs marcantes. Um bom jogo de cama deixa o quarto ainda mais belo. Uma dica interessante é deixar um espaço na parede para colocar uma prateleira ou estante para livros. 

Alguns quartos podem ter televisão e videogame. Deixe quadros na parede e, se o jovem gostar, um vaso de planta ou tapetes podem fazer toda a diferença no décor. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Decoração de quarto de menino: confira dica...

Decoração de quarto de menino: confira dicas e diferentes estilos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies