19.10.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Lastras demandam maior cuidado na especificação, assentamento e escolha da mão de obra (foto: Portobello)

6 dicas para especificar Lastras

 minutos de leitura
calendar-blank-line
19.10.2022
Lilian Santos, especialista em revestimentos, explica o que profissionais de arquitetura e design devem compreender ao escolher uma Lastra Portobello
minutos de leitura

As Lastras são porcelanatos gigantes, com uma espessura reduzida, que vieram para ficar  por conta da sua estética e versatilidade. Lembro que, na primeira vez que vi uma Lastra da Portobello, fiquei apaixonada pela imponência e por tanta tecnologia envolvida no processo de fabricação.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Mas, como todo revestimento, as Lastras possuem características que temos que entender antes de especificar, para prevenir problemas e executar uma obra com qualidade e sem frustrações.

dicas para especificar Lastras de porcelanato
Lastras de porcelanato tornam obras mais sustentáveis (imagem: Portobello)

Não sei se você sabe, mas hoje a Portobello tem diversos formatos de Lastras: 160x320cm, 120x280cm, 120x270cm, 120x260cm, 120x250cm, 160x160cm, 90x270cm, 90x280cm e 26x200cm. A escolha entre um formato e outro irá depender da aplicação, melhor aproveitamento na hora da paginação e gosto do cliente. O tamanho 120x270cm, por exemplo, corresponde ao pé-direito padrão, ideal para instalação em paredes. 

Diferente dos grandes formatos (60x120cm e 120x120cm), as Lastras demandam maior cuidado na especificação, assentamento e escolha da mão de obra, por serem peças maiores e slim. A seguir, confira as principais dicas para não errar! 

Assentamento com Lastras marmorizadas
Assentamento com Lastras deve contar com mão de obra especializada (imagem: Portobello)

1. Avalie o Briefing Sensorial do cliente

Quando falamos do Briefing Sensorial, entendemos as reais necessidades, sonhos, hábitos e cultura do morador. O perfil do cliente que compra uma Lastra, em sua maioria, é do mercado de luxo – são pessoas que buscam design, exclusividade e alta tecnologia. Elas também são excelentes opções para clientes que procuram um ambiente clean ou que não apreciam linhas de rejunte. 

2. Considere a paginação

Como as peças são grandes, a quantidade de linhas de rejunte é reduzida, aumentando a sensação de amplitude e criando um ambiente mais contemporâneo e minimalista. Isso não significa que quanto maior, melhor. 

Para otimizar ao máximo o uso desta peça gigante, é necessário considerar a paginação do ambiente. Assim, você conseguirá definir qual o melhor formato para aquele espaço, quantificando as Lastras necessárias para esta aplicação, para que tenham um bom aproveitamento com poucos recortes.

Vale lembrar que, ao lidar com peças grandes, não se deve trabalhar por metro quadrado, mas sim a contagem por peça.

Lastras em paredes externas
Projeto contemporâneo e minimalista com Lastras em paredes externas (imagem: Portobello)

3. Mão de obra especializada

Os valores para a instalação de Lastras são mais altos e exigem ferramentas específicas. Não adianta investir em um produto de alto valor agregado e querer economizar na mão de obra que irá instalá-lo, podendo facilmente comprometer o resultado final. 

Uma mão de obra especializada conhece a fundo o produto e sabe dar o acabamento  e fazer o manuseio correto da peça. E como são peças grandes, também é necessário mais de um profissional para transportá-las.

4. Escolha a argamassa correta

Nem toda argamassa de grandes formatos, conhecida como ACIII (argamassa colante), assenta Lastras. É necessário olhar se o fabricante recomenda o assentamento para o tamanho especificado. 

Isso pode parecer óbvio, mas é comum as pessoas confundirem o tipo de argamassa e ter problemas de assistência técnica que podem resultar em desplacamento, entre outros problemas.

Outro erro comum quando falamos de argamassa é a falta de dupla colagem, que é quando passamos argamassa no tardoz da peça (parte de trás)  e na base (piso ou parede) onde será aplicada a Lastra.

O custo de uma argamassa colante de Lastras é superior se comparado a peças de menor formato. Mas este item é imprescindível para você ter um bom resultado, proporcionando segurança.   

dicas para especificar Lastras
A versatilidade das Lastras permite revestir uma bancada inteira (Projeto: Portobello)

5. Verifique se vai ser necessário fazer içamento

Quando a peça tem mais de 2 metros e o assentamento não for feito no térreo, deve ser analisado se ela cabe no elevador, passa pelo hall, sobe pela escada ou se será necessário içar o material. Caso seja necessário, a Portobello possui profissionais homologados para a realização desse serviço, fornecendo todo suporte técnico necessário, segurança e garantia, para você não precisar se preocupar. 

6. Apresente o orçamento completo ao cliente

Não pressuponha que o seu cliente está ciente de que o custo vai muito além da peça em si! Na hora de apresentar um orçamento de uma Lastra, mostre todos os custos completos para o cliente estar ciente e tomar a decisão de maneira assertiva.

Apresente orçamento mostrando o valor do produto, argamassa, rejunte, içamento (se necessário) e instalação.

Ninguém gosta de ter surpresas com orçamento ou até mesmo gerar uma expectativa sem ter noção de uma totalidade.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

6 dicas para especificar Lastras...

6 dicas para especificar Lastras

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Olá, Clires,

      Pode sim, com profissional especializado. Recomendamos falar com um de nossos consultores de loja para saber mais detalhes.
      Acesse aqui e digite sua cidade para ver os contatos.

      Grande abraço,
      Equipe Archtrends Portobello

Lilian Santos
Colunista
Colunista

Lilian Santos é designer de interiores, CEO do Revestindo a Casa, maior plataforma com...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies