07.08.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
AiltonKrenak
Inspiração e pluralidade fazem parte do Archtrends Summit, que recebe Ailton Krenak (Crédito: Foto Cedida)

Ailton Krenak fala sobre sustentabilidade e futuro no Archtrends Summit

 minutos de leitura
calendar-blank-line
07.08.2023
Líder indígena e ambientalista, Ailton Krenak é convidado do Archtrends Summit para falar sobre sustentabilidade e futuro ao lado de André Carvalhal
minutos de leitura

O Archtrends Summit 2023 está chegando, trazendo nomes de peso para abordar o tema O que está dentro importa. Um dos convidados do fórum de criatividade é Ailton Krenak.

Ele, que é um dos mais promissores líderes indígenas e ambientais do Brasil, vai ter um bate-papo com André Carvalhal. O tema do talk é O futuro em nossas mãos, que tem tudo a ver com o trabalho de ambos.

Afinal, tanto Krenak quanto Carvalhal já escreveram livros sobre sustentabilidade e futuro. Agora, terão a oportunidade de conversar sobre suas ideais, compartilhando com o público o que eles trazem em suas obras.

Nas linhas a seguir, conheça mais sobre a vida, a carreira e a filosofia de Ailton Krenak e descubra como acompanhar o bate-papo no Archtrends Summit 2023, que pela primeira vez será aberto ao público.

>>>> Garanta seu ingresso para o Archtrends Summit

Quem é Ailton Krenak?

ailton krenak
Mineiro, Ailton Krenak é referência na luta dos povos indígenas no Brasil (Foto: Garapa - Coletivo Multimídia)

Ailton Krenak é um líder indígena, escritor e pensador brasileiro, nascido em 1953, na região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. Atualmente, também é professor honorário na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e na Universidade de Brasília (UnB).

Ele pertence à etnia Krenak, que historicamente habitava uma vasta área entre Minas Gerais e o Espírito Santo. Ailton cresceu em um contexto no qual os povos indígenas já estavam sofrendo os impactos da exploração desenfreada da terra e da cultura.

Contudo, aos 17 anos, mudou-se para o Paraná com seus pais. Foi lá que estudou e se tornou produtor gráfico e jornalista. Entretanto, suas origens sempre estiveram presentes. Por isso, resolveu se dedicar com exclusividade ao movimento indígena.

Em 1985, Ailton Krenak fundou a ONG Núcleo de Cultura Indígena. O objetivo era justamente promover a cultura dos povos indígenas.

Nessa época, participou de forma ativa na Assembleia Constituinte de 1987 a 1988. Ele trabalhou incansavelmente para garantir o reconhecimento dos direitos indígenas na Constituição Brasileira.

Seus esforços foram fundamentais para a inclusão de diversos artigos que reconhecem a diversidade cultural e os direitos territoriais dos povos indígenas.

Além disso, Krenak é um notável defensor da causa ambiental, combatendo os desastres socioambientais decorrentes da exploração desenfreada dos recursos naturais.

Sua voz se levanta contra grandes projetos que ameaçam o equilíbrio ecológico e a vida de comunidades tradicionais.

Seu ativismo também o levou a participar de eventos e palestras em diferentes partes do mundo. Nelas, compartilha sua visão sobre a importância da convivência harmônica entre todas as formas de vida e da valorização da sabedoria dos povos indígenas.

Hoje, vive na Reserva Indígena Krenak, em Resplendor (Minas Gerais), e seu nome é sinônimo de luta pela preservação da natureza.

Trabalhos e publicações

indígenas
Trabalho de Ailton Krenak envolve a preservação da cultura indígena e do meio ambiente (Foto: Junior Reis/Unsplash)

Ailton Krenak é autor de um livro que se tornou referência no Brasil e no exterior: "Ideias para adiar o fim do mundo". Nessa obra, ele apresenta uma visão profunda e provocativa sobre o modo como a sociedade moderna tem se relacionado com a natureza e com outros seres humanos.

Além disso, teve texto “O Eterno Retorno do Encontro” publicada em 1999 no livro “A Outra Margem do Ocidente”, que foi organizado por Adauto Novaes.

Já reconhecido pelo seu trabalho, em 2000 narrou o documentário Índios no Brasil. A produção da TV Escola aborda questões como costumes, tradições, colonização e línguas dos povos indígenas.

Chegou também a ser assessor especial do Governo de Minas Gerais para assuntos indígenas, o que aconteceu entre 2003 e 2010.

Além disso, é um dos protagonistas da série “Guerras do Brasil”, da Netflix. A obra conta detalhes da formação do Brasil ao longo dos séculos.

Entre palestras e realizações, Ailton Krenak tem diversos livros publicados. E eles ganharam o mundo! Afinal, suas obras estão disponíveis em mais de 13 países.

Premiações

ailton krenak
Publicações de Ailton Krenak estão disponíveis em mais de 13 países (Foto: cortesia Krenak)

Ailton Krenak recebeu inúmeros reconhecimentos ao longo de sua carreira. Marcando assim sua luta incansável em defesa dos direitos dos povos indígenas e da proteção do meio ambiente.

Em 2016, passou a ser Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Já em 2020, recebeu o Prêmio Juca Pato como Intelectual do Ano.

Leia também:

Ailton Krenak participa do Archtrends Summit 2023

archtrends summit
Archtrends Summit chega à 7ª edição, trazendo grandes nomes como Ailton Krenak (Foto: Guto Campos)

Figura inspiradora, Ailton Krenak tem dedicado sua vida à defesa da natureza, dos direitos indígenas e da construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Sua atuação como escritor, líder e pensador tem sido fundamental para disseminar conhecimentos essenciais sobre a relação do ser humano com a terra. Além de conscientizar sobre a urgência de preservar o meio ambiente.

Por isso, ele é um dos convidados do Archtrends Summit 2023. O evento é voltado para profissionais de arquitetura e design, além de estudantes das áreas.

Em sua 7ª edição, o objetivo é promover a troca de conhecimento entre o público e os palestrantes convidados.

No painel O futuro em nossas mãos, Ailton Krenak conversa com André Carvalhal sobre sustentabilidade e o que o amanhã reserva para nós.

Outros grandes nomes estão confirmados no evento, incluindo a presença de convidados internacionais. Entre eles estão Gabriela de Matos, Edu Lyra, Isay Weinfeld, Matteo Ingaramo, Paulo Tavares, Cino Zucchi e Patricia Anastassiadis.

Além da troca de conhecimento, o evento também é uma ótima oportunidade para fazer networking com profissionais da área.

O Archtrends Summit 2023 acontece no dia 5 de setembro, no Teatro Santander, em São Paulo. A boa notícia é que, em 2023, o Archtrends Summit será aberto ao público.

Quer saber como garantir a sua entrada? Acesse o site e compre seu ingresso para o Archtrends Summit!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Ailton Krenak fala sobre sustentabilidade e f...

Ailton Krenak fala sobre sustentabilidade e futuro no Archtrends Summit

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies