13.12.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Imponente e, ao mesmo tempo, com leveza, a porta pivotante traz a sofisticação que seu projeto precisaeza (Projeto: Diogo Mendes Gonçalves/Foto: Keniche Santos)

Porta pivotante: o que é e como incorporar na decoração

 minutos de leitura
calendar-blank-line
13.12.2023
Vai reformar ou projetar uma residência de contemporânea? A porta pivotante traz essa proposta na fachada e toda a parte interna. Entenda como funciona
minutos de leitura

Projetos imponentes e contemporâneos devem trazer essa proposta desde a entrada. Afinal, é importante que haja coerência em toda a ideia da residência ou construção comercial. Uma escolha que traz essa proposta de cara é a porta pivotante. 

Maior do que os modelos tradicionais, ela consegue combinar sua grandeza com a suavidade da movimentação pelo pivô. 

Se você deseja reformar ou projetar uma planta que traga esse ar de elegância, conheça um pouco mais sobre a porta pivotante. 

O que é porta pivotante? 

porta pivotante de cobogó
Comumente de madeira, a porta pivotante também pode ser feita com cobogós (Projeto: Leonardo Zanatta

É o tipo de porta fixada em cima e em baixo por pinos e que giram em torno de um eixo vertical graças ao pivô — daí o nome "pivotante". 

Esse tipo de porta pode ser integrado a qualquer tipo de espaço e feito de diferentes materiais, como madeira, vidro, aço e alumínio, mas também pode surgir em formatos mais ousados, com o cobogó

Contudo, a porta que fica no ambiente externo precisa ser resistente ao sol, chuva e outros agentes agressores. 

A porta pivotante também pode ser usada para dividir vãos nas casas. 

Quais os puxadores ideais para a porta pivotante? 

Um bom puxador é essencial não só por sua funcionalidade, mas também pelo lado estético. Ele precisa trazer a mesma mensagem que a porta e, consequentemente, toda a composição do ambiente. 

Quando se fala em pivotante, o puxador comum não a valoriza da forma devida. Afinal, a porta é mais imponente e, além disso, muito maior. Uma maçaneta comum não é suficientemente proporcional para que o morador puxe. 

Mas o mais interessante aqui é que o mecanismo de abrir e fechar pode ser embutido para que a porta se "disfarce" no batente, parecendo uma parede contínua. 

Para uma porta pivotante, o ideal é apostar em uma cava, puxador embutido, em alça ou de alumínio.  

Quais as vantagens da porta pivotante? 

ambiente com porta pivotante substituindo parede
A substituição da parede por uma série de portas pivotantes traz ousadia ao ambiente (Projeto: Traama Arquitetura e Design)

Antes de falar sobre os benefícios desse tipo de porta, vamos abordar a desvantagem: a pivotante costuma não ter uma vedação tão grande quanto a tradicional. Portanto, oferece isolamentos térmico, acústico e luminoso menores do que outros modelos. 

Suas vantagens, porém, conseguem se sobrepor a esse detalhe e oferecer elegância com um toque de contemporaneidade ao seu projeto. Veja: 

Economia de espaço 

Pode parecer que a porta pivotante ocupa mais espaço, já que é mais larga, mas é justamente o contrário. 

Parte de sua folha fica para fora, e outra para dentro. Portanto, é possível colocar móveis perto dela para otimizar o layout do ambiente. 

Além disso, pode ser usada em áreas de diversos tamanhos.  

Leveza 

Como a porta pivotante fica presa apenas nos pinos, sua movimentação é mais suave, trazendo mais leveza ao ambiente. Não bate com tanta força e, por não ter dobradiças, deixa o visual mais limpo.  

Aberturas maiores 

Essa solução também permite que o arquiteto faça vãos de aberturas maiores, solução muito utilizada quando o objetivo é criar uma porta mimetizada (que se integra à parede quando fechada). 

Segurança 

Por não ter dobradiças, pode parecer que a porta pivotante não oferece tanta segurança. Mas não precisa se preocupar.

O modelo é, sim, seguro e bastante utilizado em fachadas de construções comerciais. Isso, claro, quando se usa a fechadura correta, feita especificamente para ela. 

Para garantir que sua residência fique devidamente protegida, é fundamental contar com fechaduras e materiais resistentes. Dê preferência à de madeira com certificação ABNT NBR 15930. 

Estética 

A porta pivotante está presente em projetos superatuais, que costumam ter muros e paredes mais altas. 

Sua leveza ao se movimentar, falta de dobradiças e facilidade de se disfarçar no batente fazem com que ela seja preferência nesse tipo de construção. Por isso, é comum vê-la na entrada de casas em novelas e filmes. 

Leia também:

Qual fechadura usar em uma porta pivotante? 

projeto com porta pivotante
A porta pivotante pode se disfaçar no batente ou na parede (Projeto: Diogo Mendes Gonçalves/Foto: Keniche Santos)

E por falar em segurança, a porta pivotante conta com uma fechadura feita especificamente para ela. 

Como suas dimensões são maiores — principalmente a externa, que costuma ser maior em altura e largura — é preciso contar com uma proteção mais robusta, com a parte mecânica adaptada ao modelo e até mesmo esteticamente mais agradável. 

A fechadura para porta pivotante conta com uma peça chamada fecho rolete, que permite abri-la e fechá-la com a chave. A escolha depende do tamanho da porta. 

Veja três modelos de fechadura para esse tipo de porta:  

  • Tetra: é a fechadura convencional para porta pivotante. Ela pode ficar no meio da porta, atuando como trava principal, ou ser posicionada na parte superior/inferior, complementando a segurança; 
  • Eletrônica: não precisa de chave para abrir. Basta encostar a digital cadastrada para abri-la e fechá-la; 
  • De três pontos: o mecanismo trava a porta em três pontos para oferecer mais segurança. 

Já a porta pivotante que ficar na parte interna da casa não precisa de nenhuma fechadura especial, a não ser que o cômodo necessite de mais segurança. 

Qual o tamanho ideal de uma porta pivotante? 

Depende de onde ela será utilizada e do projeto desenvolvido pelo arquiteto ou designer. No geral, a porta de entrada deve ter pelo menos 80 cm de largura e 210 cm de altura. 

Porém, os pivôs pedem 10 cm a mais para que a peça possa girar no eixo. Esse tamanho a mais "some" quando a porta gira, por isso é tão crucial. 

Além disso, o tamanho precisa levar em conta todos os elementos ao redor e, principalmente, o fator proporção para que o resultado seja harmônico. 

Quais os principais tipos de porta pivotante? 

porta pivotante
A combinação de vidro com madeira traz mais segurança, mas é recomendada para o ambiente interno (Projeto: Portobello/Foto: Felipe Araújo)

Como visto, a porta pivotante é feita principalmente de madeira, vidro e alumínio. Veja com mais detalhes como esses materiais se comportam e qual a melhor usabilidade para cada: 

Madeira 

Como a porta pivotante costuma ser usada em projetos mais nobres, a madeira utilizada em sua construção também costuma ser maciça e de lei. 

Resistente a impactos e à ação do tempo, o material continua em perfeito estado durante anos — é preciso, claro, manter os cuidados. 

A porta pivotante de madeira também costuma ser coberta com verniz ou outro produto do tipo para que não sofra com água e chuva. 

Alumínio 

A porta de alumínio pode trazer detalhes em vidro, como frisos jateados, ou ser em material maciço, que oferece ainda mais segurança. Ela costuma ser branca, para oferecer uma decoração mais minimalista e elegante. 

Vidro 

Geralmente utilizada nos ambientes externos, a porta pivotante de vidro oferece um visual mais leve e contemporâneo à residência. 

Ela faz com que o ambiente inteiro pareça integrado, já que a transparência traz esse efeito de continuidade — para que traga o efeito desejado, o ideal é que a parede também seja de vidro. 

Pronto para investir na porta pivotante no seu projeto? Como visto, ela é uma ótima escolha para fachadas e área externa no geral. E para continuar no assunto, confira agora os melhores revestimentos para muros e paredes externas

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Porta pivotante: o que é e como incorporar n...

Porta pivotante: o que é e como incorporar na decoração

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies