Já pensou como o seu projeto ficaria mais sofisticado sem uma porta "quebrando" a harmonia do ambiente? A solução pode ser uma porta oculta.
Também conhecida como porta invisível ou camuflada, essa técnica é indicada para quem deseja deixar uma passagem discreta, garantindo um visual contínuo e fluído.
De maçanetas criativas a revestimentos diferenciados, não faltam ideias para contar com uma porta oculta. Siga a leitura para conhecer melhor essa tendência!
O que é porta oculta?
Quando você ouve o termo "porta oculta", lembra logo dos filmes de aventura em que há uma passagem secreta escondida na parede, certo?
Na prática, o princípio é parecido: trata-se de uma porta que fica camuflada no projeto, utilizando técnicas como painel, pintura ou revestimento.
E não são apenas ambientes pequenos que ganham com isso: além de projetos internos residenciais, a porta oculta também pode ser a escolha certa para fachadas e espaços comerciais.
Leia também:
- Boiserie: molduras charmosas para as paredes do seu lar
- 10 dicas para ter uma bela decoração com antiguidades
- Meia parede: decore as superfícies verticais dos seus projetos
Quais são as vantagens de ter uma porta oculta?
Como vimos, a porta oculta tem o poder de camuflar uma entrada em determinado ambiente. Mais do que um atributo estético, ela agrega nos seguintes quesitos ao projeto.
Aumenta a sensação de amplitude
É fato: uma porta tradicional, com batente e maçaneta visíveis, chama a atenção em qualquer ambiente.
Quando ela está mimetizada, dá a sensação de que o espaço parece maior, já que há menos interferências visuais.
Com uma composição única, temos a ideia de continuidade — por exemplo, um painel ripado que não termina pouco antes da porta.
Evita quebras visuais na parede
Deseja incluir boiserie ou rodameio na parede da sala? Com a porta oculta, elas não precisam ir apenas até o batente, prejudicando a sensação de continuidade.
Utilizando a mesma tinta na superfície da porta, basta aplicar as molduras e deixar o espaço mais minimalista e elegante.
O mesmo vale para papel de parede, pinturas orgânicas e até painéis: colocando uma porta invisível no ambiente, você não precisa "interromper" o desenho.
Esconde passagens para as visitas
Por mais que você goste de receber a família e os amigos em casa, provavelmente não vai querer que as visitas tenham fácil acesso a todos os ambientes.
Um exemplo é aquele quartinho da bagunça para guardar aspirador de pó, vassouras, itens de decoração de Natal... Ou até a despensa e a lavanderia, que nem sempre ficam organizadas.
A porta oculta entra no projeto para camuflar a entrada para esses espaços de uma forma sofisticada, sem abrir mão da praticidade.
Separa a área privativa
E que tal uma porta oculta no corredor que dá para a área íntima para disfarçar a entrada para os quartos da casa?
Assim, quando os seus convidados estiverem na sala de estar, ela se mantém fechada e você diminui as chances de alguém "invadir" sem querer o seu refúgio particular.
Como fazer uma porta oculta?
Uma porta oculta pode ser adicionada ao projeto com diferentes técnicas, que vão da pintura aos revestimentos. Tudo depende do estilo do ambiente.
Porta oculta com painel ripado
Queridinho do momento, o painel ripado é uma ótima solução para camuflar a porta por conta das linhas verticais.
Você pode incluir o revestimento na parede da sala de estar e deixar a porta do lavabo mimetizada, por exemplo.
O resultado? Isso garante sensação de continuidade ao ambiente, com linhas retas que remetem a modernidade.
Naturalmente aconchegante, o painel ripado com aparência natural é charmoso e sofisticado.
Porta oculta com pintura
Um dos jeitos mais simples de camuflar a sua porta é utilizando a mesma cor de tinta da parede para pintá-la.
Aqui, a dica vale especialmente para ambientes onde a parede tem uma tonalidade de destaque, garantindo o efeito contínuo.
É interessante optar por uma porta mais minimalista, com a folha lisa, sem ornamentações. Além da porta, não esqueça de pintar também os rodapés com a mesma cor.
Porta oculta com boiserie
Que tal adicionar o charme francês das boiseries na sua casa?
As molduras ficam lindas tanto em ambientes clássicos quanto em projetos contemporâneos. Além disso, são personalizáveis e simples de instalar.
Se você tem uma área de passagem na parede em que deseja aplicar as boiseries, a porta oculta pode ser a solução.
Na hora de montar a moldura, opte por uma disposição em que as peças fiquem encaixadas dentro da folha da porta. Depois, reproduza o modelo ao longo da parede.
O efeito boiserie está super em alta e permite diferentes composições e finalizações, incluindo pintura colorida.
Porta oculta com painel de madeira
Um lar aconchegante pede detalhes nesse material. Em alta na decoração de interiores, os painéis de madeira adicionam conforto e aquecem o ambiente.
E você não precisa dispensar esse revestimento por causa da passagem na parede. Mais uma vez, a saída é a porta oculta, que mimetiza a madeira.
Há quem use o painel de madeira com porta invisível na sala de estar para camuflar o acesso à área íntima, por exemplo. Ou apenas para garantir o efeito contínuo no projeto.
De painéis ripados a soluções mais simples, como pintura ou boiserie, a porta oculta é a solução para disfarçar a entrada de um ambiente.
Ou, simplesmente, não abre mão de manter a unidade do décor, sem a interferência de uma porta tradicional no visual.
Viu como incluir uma porta oculta no seu projeto pode ser simples? Se você quer outras ideias para renovar a casa, veja como adicionar um toque tropical à decoração!