17.04.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Cores vibrantes, elementos naturais e plantas são elementos-chave para a decoração estilo casa tropical (Projeto: Studio Mariana Crego / Foto: Rafael Renzo)

Casa tropical: inspirações para um ambiente vibrante e com frescor

 minutos de leitura
calendar-blank-line
17.04.2024
Estampas botânicas, paleta com tons alegres e elementos naturais estão entre os elementos essenciais para decorar uma casa tropical
minutos de leitura

O frescor das plantas, as cores que refletem as belezas naturais e objetos artesanais que contam histórias. Esses são alguns elementos que estão presentes na casa tropical, um estilo de decoração tipicamente brasileiro que conquista adeptos por aí.

Inspirada na exuberância da natureza e no calor latino, essa estética traz um ar despojado e repleto de aconchego.

Ficou com vontade de ter um pouco mais de brasilidade no seu lar? Listamos alguns itens que vão ajudar a dar o clima de casa tropical para qualquer projeto.

Cores vibrantes e alegres são a escolha perfeita

Cores alegres trazem charme e combinam com o clima tropical (Projeto: studio FP02)

Quem curte decoração com vibe tropical sabe bem: uma paleta de cores vivas é essencial para deixar o ambiente caloroso e com muita energia. 

Pense em tons que reproduzem elementos da natureza, como o verde-esmeralda, o coral e o amarelo. Azuis também trazem tranquilidade, enquanto tons de vermelho adicionam personalidade.

E já que estamos falando de uma paleta natural, nada de esquecer os terrosos. Bege, marrom, amarelo-queimado e laranja são ótimas escolhas para representar esse mood.

Eleja um plano de fundo neutro

Para deixar as estampas e cores vibrantes brilharem, eleger tons neutros como base é fundamental (Projeto: Kamylle Versetti Perotto / Foto:  Janaina Lott)

Ficou na dúvida de como incluir tantos tons vibrantes no ambiente? Harmonizar é fundamental - e, para chegar nesse resultado, o segredo é um plano de fundo neutro.

Escolha tons claros para a base da sua decoração, como branco, creme e bege. Além do efeito tela em branco para deixar brilhar aquela estampa tropical da almofada ou a poltrona laranja, cores neutras também refletem a luz que entra pelas janelas. Ou seja, valoriza a iluminação natural e deixa o ambiente ainda mais aconchegante.

Estampas são a alma da casa tropical

Lavabo com papel de parede de folhagens, espelho oval, bancada e sanitário.
Lavabo com papel de parede de folhagens assume o estilo tropical (Projeto: Pontto 4 Arquitetura)

Uma das primeiras imagens que vem à cabeça quando você pensa em decoração tropical são as estampas de folhagens, certo? É verdade que elas são protagonistas neste estilo, mas há muito mais para explorar na flora e na fauna brasileira.

Pense em padronagens que fazem referência às belezas da natureza, como motivos botânicos. Mas também pássaros, como o flamingo, o tucano ou a arara. Ou animais silvestres, como onça e leopardo - sim, os queridinhos animal prints estão incluídos. E ainda há espaço para as formas orgânicas, que estão super em alta.

Para incluir as estampas tropicais na decoração, o segredo é o equilíbrio. Mescle fronhas estampadas com lençóis neutros, ou uma manta tigrada para alegrar um quarto em tons pastel. 

Vale também apostar na estamparia para um belo quadro que dá charme ao canto da sala, ou a acessórios e louças para compor a mesa posta.

Quer ousar? Aposte em revestimento estampado ou papel de parede para dar vida a uma parede, como no lavabo acima. A estamparia tropical adiciona brasilidade também em móveis, como uma bela poltrona para a sala ou o quarto.  

Materiais naturais são essenciais em uma casa tropical

Móveis artesanais e artesanato na decoração trazem atmosfera única ao ambiente (Projeto: MILCENT ARQUITETURA)

Quando falamos em decoração tropical, focamos em uma paleta vibrante e com muitas estampas. Mas também valorizamos outros elementos que vêm da natureza, como a madeira e o algodão.

Uma bela mesa de madeira vira protagonista da sala de jantar. Cestos de rattan viram cachepô para plantas ou espaço de armazenamento. 

O algodão ganha espaço na roupa de cama e mesa, almofadas e cortinas. Móveis com detalhes em palhinha, por exemplo, estão entre os preferidos do momento. 

A referência aos elementos naturais pode aparecer também nos revestimentos cerâmicos, que têm alta durabilidade e demandam pouca manutenção. Um piso em porcelanato que reproduz madeira, por exemplo, pode ser usado na casa toda e deixa o ambiente mais aconchegante.

Leia também:

Plantas reforçam o clima da casa tropical

área externa tropical
Em uma decoração tropical, a área externa pode contar com palmeiras ou coqueiros no paisagismo e elementos de madeira (Projeto: Andrea Eiras)

Seja em vasinhos ou em um jardim, as plantas são a alma da casa tropical. O estilo urban jungle segue em alta, com folhagens de diferentes tamanhos espalhadas por todos os ambientes da casa, do quarto à lavanderia.

Mas mesmo quem não tem o famoso dedo-verde pode trazer um pouquinho da natureza para dentro de sua morada. Na flora brasileira, não faltam espécies belíssimas e de cultivo simples para dar mais vida ao ambiente, como:

  • Costela-de-adão, cujas folhas estão entre as estampas tropicais mais conhecidas;
  • Alocasia, com suas folhas verdes brilhantes e perfumadas;
  • Palmeiras, que podem ser plantadas em vasos ou diretamente no solo;
  • Ficus Elástica, que tem variações como a Burgundy, com folhas escuras, e a Ruby, com manchas rosadas;
  • Jiboias, que são fáceis de cuidar e ficam lindas como planta pendente.

Casa tropical combina com objetos de décor artesanais

Quarto com papel de parede com folhagens e árvores em branco e preto, mesa de cabeceira artesanal, abajur e cama com colcha verde
Móveis com pegada artesanal, como essa mesinha de cabeceira, adicionam personalidade ao ambiente (Projeto: Roberto Robl)

Peças feitas à mão carregam histórias, resgatam memórias e refletem a cultura e o afeto no lar. Seja um pequeno vaso de cerâmica, uma vela artesanal ou uma manta bordada, são itens que adicionam delicadeza e personalidade a qualquer ambiente.

Tire do armário aquela lembrança de viagem, e abra espaço para a capa de almofada de crochê feita pela sua avó. Uma decoração tropical tem tudo a ver com objetos e acessórios que valorizem o fazer manual.

E vale para todos os ambientes! Uma linda rede tramada na varanda deixa a área externa mais acolhedora. Jarros de barro podem servir de vaso na sala ou integrar os utensílios de uso diário na cozinha. Exercite a criatividade e abra espaço para os mimos feitos à mão.

Gostou das ideias para dar um tropical à sua casa? Aproveite para conhecer também as inspirações e tendências de decoração que estão em alta em 2024!

 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Casa tropical: inspirações para um ambiente...

Casa tropical: inspirações para um ambiente vibrante e com frescor

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies