Porcelanato, mármore e granito: quando usar cada um desses materiais?
Populares entre os revestimentos, porcelanato, mármore e granito oferecem sofisticação a qualquer projeto. Mas algo que destaca o primeiro é a sua capacidade de reproduzir outras superfícies.
Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:
Sim, o porcelanato é capaz de recriar mármore e granito, confundindo até mesmo os olhos mais treinados. Mas será que ele consegue substituí-los também em termos de qualidade?
Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre esses revestimentos, além de entender quais são os usos de cada um. Acompanhe!
O que é e como usar o granito?
Mais em conta que o mármore, o granito é uma ótima opção para quem procura durabilidade. Ele é pouco poroso, ou seja, quase não absorve água. Por isso, não mancha com facilidade.
Sua composição (feldspato, quartzo e mica) o torna resistente a desgastes físicos e químicos, podendo ser usado dentro ou fora de casa.
Existe a possibilidade de renovação do piso, por exemplo, apenas polindo a superfície, sem trocar todo o revestimento. Isso serve para retirar manchas ou restaurar o brilho original.
Ele também oferece praticidade no dia a dia, já que você necessita somente de pano úmido e sabão neutro para limpá-lo.
Nem sempre o piso de granito precisa ser igual na casa inteira, mas é interessante haver algo em comum entre os ambientes.
As peças diferentes podem ter cores que combinam ou você pode usar soleiras na transição de uma área para outra; assim, a mudança é mais sutil.
Em ambientes integrados, o ideal é utilizar o mesmo piso em toda a extensão, garantindo a sensação de que o espaço é amplo e contínuo.
Quanto maior o tamanho das peças, melhor o seu efeito estético, já que não precisam de tanto rejunte e passam a ideia de uniformidade.
Lembrando que o granito deve sempre ser assentado com junta seca, uma vez que não absorve a água da argamassa tradicional.
Portanto, se ela for usada, o resultado vai ser um piso desnivelado e mal-acabado. A junta seca também previne a dilatação e o acúmulo de poeira no rejunte.
O que é e como usar o mármore?
Sinônimo de sofisticação, o mármore é um dos revestimentos mais conhecidos no mercado.
Não é tão popular pelo valor, o que o torna bastante desejado — até mesmo um símbolo de ascensão para quem finalmente conseguiu conquistar a casa dos sonhos.
O mármore é constituído de calcita, um dos componentes do calcário. Na cor branca, traz um aspecto de limpeza e tranquilidade, além de remeter à arquitetura clássica.
É um material que parece frio ao toque e, por isso, é mais usado em países quentes, onde a sensação de frescor ajuda a aliviar o calor.
Em regiões frias, o mármore pode ser utilizado com um sistema de aquecimento do piso ou com tapetes, para deixar os ambientes aconchegantes.
É o mais luxuoso e o menos resistente entre os três. Ele é mole, poroso e acaba sendo suscetível a arranhões e manchas.
Além disso, o mármore não pode ser exposto a soluções ácidas, pois elas costumam danificar o seu acabamento.
Por ser um revestimento menos resistente que os outros, não é indicado para lugares com alto tráfego ou muito impacto.
Como é vulnerável a manchas por causa da sua porosidade, evite usá-lo em locais que têm contato frequente com água — como cozinhas, banheiros e áreas externas.
Para aumentar a durabilidade do mármore, o recomendado é impermeabilizar as peças e limpá-las da maneira correta.
A aplicação no piso exige cuidados. A melhor alternativa é usá-lo como revestimento para as paredes — que naturalmente sofrem menos impacto e são pouco expostas à água — ou apenas como acabamento.
O que é e como usar o porcelanato?
Durável, resistente e impermeável, o porcelanato é um revestimento cerâmico que se difere por seu processo de produção.
Para a composição da massa, são usadas matérias-primas nobres (argilas, feldspatos, quartzos e outras), que são queimadas a altas temperaturas (superiores a 1,2 mil ºC).
O porcelanato, assim como o granito, requer uma mão de obra especializada para o assentamento. Como ele não absorve a água da argamassa comum, exige argamassa e rejunte secos.
A depender do acabamento da superfície, os revestimentos podem ser mais (polido) ou menos (natural, EXT e TACT) lisos.
Para garantir a segurança — especialmente de crianças, idosos e pets —, confira as orientações do fabricante em relação aos locais de uso de cada produto.
Leia também:
- Porcelanato marmorizado: conheça as cores e saiba combinar
- Porcelanato fosco: o que você precisa saber para fazer a melhor escolha
Por que o porcelanato é uma boa opção para mármore e granito?
Veja por que optar por esse tipo de revestimento.
Resistência
O porcelanato é extremamente resistente — principalmente aquele voltado a ambientes externos e de alto tráfego, incluindo de veículos.
Ele também tem grande resistência mecânica e à abrasão física e química. Isso ocorre por contar com uma base mais rígida e ser produzido em matérias-primas de alta qualidade.
Versatilidade
Por ser fabricado em diversas cores, estampas e texturas, é fácil encontrar um modelo de porcelanato que atenda às suas necessidades ou preferências estéticas.
Inclusive, atualmente existem produtos no mercado que reproduzem outros materiais com fidelidade, como mármore e granito.
Importante! Diferentes lotes de um produto podem vir com pequenas variações. Portanto, o indicado é sempre comprar uma quantidade um pouco maior, caso seja preciso trocar alguma peça.
Acabamentos
O porcelanato conta com alguns tipos de acabamento da superfície, o que permite usá-lo em pisos e paredes, interna e externamente:
- polido: liso e brilhante, é o revestimento que recebe polimento depois da fabricação. Indicado para quartos e salas;
- natural: é aquele que não ganha nenhum tipo de acabamento superficial ao fim de sua produção, ou seja, ele não tem brilho. Pode ser usado em todos os ambientes internos;
- externo (EXT): em sua fabricação, é adicionada uma granilha no esmalte que garante resistência ao escorregamento. Assim, qualquer caminhar pelo porcelanato causa atrito, evitando quedas;
- TACT: criado pela Portobello, pode ser utilizado em todos os espaços, sejam eles internos ou externos.
Valor
Mesmo exigindo cuidados no assentamento, esse revestimento sai mais em conta, se comparado ao mármore ou ao granito.
Sustentabilidade
Todos os porcelanatos Portobello são criados pensando na sustentabilidade, com o objetivo de causar o menor impacto possível ao meio ambiente.
Isso ocorre tanto na extração das matérias-primas das jazidas quanto na produção dos revestimentos nas fábricas.
Limpeza
O porcelanato é um revestimento prático, que não necessita de grandes manutenções.
Boa parte da limpeza pode ser feita apenas com pano, água e detergente neutro. Com cuidados simples, ele tende a durar décadas.
Outra vantagem dele é que é praticamente impermeável, ou seja, não absorve água ou qualquer tipo de líquido.
Não precisa de ceras ou produtos impermeabilizantes, pois já vem com um acabamento impermeável de fábrica.
Dessa maneira, o porcelanato também não permite a proliferação de micro-organismos na superfície.
Dimensões
O porcelanato é comercializado em placas de diferentes tamanhos. Entretanto, o formato que se destaca nos últimos anos é o de Lastra.
Essas superfícies gigantes são ideais tanto para ambientes grandes, que podem ser revestidos com muito mais rapidez, quanto para pequenos, que ficam visualmente amplos.
Quais são as linhas da Portobello que reproduzem granito?
A Portobello tem coleções que reproduzem com perfeição o granito. Confira.
Spessorato
A linha Spessorato é composta por porcelanatos chamados de "toda massa".
Basicamente, eles não recebem nenhuma camada de esmalte em sua superfície, mantendo a aspereza e, assim, gerando atrito.
Além disso, esses porcelanatos contam com 2 cm de espessura, o que os torna muito mais resistentes a impactos.
É, portanto, uma linha própria para ambientes externos, urbanos e de alto tráfego. Spessorato está disponível nas tonalidades Slate Mountain Crema e Slate Mountain Grigio.
Lombarda Viva
Lombarda Viva é a reinvenção de um clássico da Portobello: Pietra Lombarda.
A linha original reproduzia ceppo di gré, pedra formada com pedaços de outras rochas. Seu nome vem do dialeto de Milão — ceppo significa "pedra com seixos".
Lombarda Viva representa um vislumbre. É um fragmento do presente que revela o futuro. Demonstra fascínio pela descoberta e interesse pelo novo.
Essência e autenticidade marcam a superfície de Lombarda Viva, que foi materializada nos tons Argento, Avorio e Sabbia.
Beats
"Leveza" é a palavra-chave por trás da linha Beats. Seus variados tons, aliados à intenção de atualizar a estética do tradicional terrazzo veneziano, unem o clássico ao contemporâneo.
Além disso, é versatilidade com personalidade: a coleção conta com fundo neutro e partículas com toques de cor.
Outra vantagem da linha Beats é estar disponível no acabamento EXT, que possibilita o seu uso tanto nos ambientes internos quanto externos.
No formato 90x90 cm, surge nas cores Ash, Bone e Sage.
Quais são as linhas da Portobello que reproduzem mármore?
Conheça coleções que trazem a beleza do mármore aliada às facilidades do porcelanato.
Timeless
Série atemporal, a linha Timeless conta com mais de 20 variações de cores e veios reproduzindo mármore. Sua casa com um revestimento que transmite elegância atravessando o tempo.
Unique
A beleza da diversidade do mármore se encontra na linha Unique.
Ela conta com porcelanatos que vão do bege claro ao preto profundo, passando por tons inigualáveis de marrom, verde e azul.
Unique apresenta produtos como Alpissimi, Black Supreme, Borghini Viola, Classic Marquinia, Nero Venato, Or de Cacau, Palissandro e Verde Alpi.
Viu como o porcelanato é capaz de substituir mármore e granito? Agora, conheça todas as linhas da Portobello que reproduzem pedras!
ola, tudo bem ?
como se chama esse piso que esta na imagem com o cachorro sentada , no caso a primeira imagem ?
Olá, Aline,
Chama-se Agata, mas não é mais produzido. Mas temos vários outros similares em tons acinzentados como o Gray Marble.
Confira neste link todos os revestimentos nesses tons.
Abraços,
Equipe Archtrends Portobello
Que tipo de porcelanato, você me indicaria para colocar em piso de escada?
Boa tarde, mármores podem ser usados em pisos comerciais?
Gostei da orientaçào. e quero agradecer muito por isso. A pergunta é dá mais trabalho para colocar o piso que parece mármore no chão?
Gostei das orientações contidas neste artigo onde nos deu boas orientações.
Abraços
Donizete
Amei as informações obrigado mesmo .
[…] imponentes e resistentes, o porcelanato apresenta alternativas de aplicação em pisos, paredes e bancadas, criando uma atmosfera clean e […]
Olá Rosa, tudo bem?
Que bom que você gostou das nossa matéria, ficamos super contentes!
Continue acessando o nosso portal para ficar por dentro das novidades!
– Equipe Archtrends Portobello
Olá Donizete!
Muito obrigada pelo seu retorno!
Continue nos acompanhando!!!
Abraços,
Equipe Archtrends
Olá Neuza!
Tudo bem?
Que bom que gostou!
Não dá mais trabalho, o que você precisa fazer é seguir a mesma recomendação que tem para outros revestimentos, seguir a seta que está no verso do produto, pois ela indica o sentido da estampa.
Continue nos acompanhando!!!
Abraços,
Equipe Archtrends
Olá Marcia!
Tudo bem?
Você fala sobre porcelanato reprodução de mármore para usar em áreas comerciais?
Podem sim!!!
Estamos à disposição!
Abraços