Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Porcelanato branco traz leveza e frescor para a decoração. Saiba usar

Salas, quartos, cozinhas, banheiros e até áreas externas podem receber porcelanato branco (Projeto: Carla Felippi / Foto: Henrique Ogata)

O porcelanato branco aparece de diferentes formas em um projeto. Pode ser no piso, na parede, em um móvel ou mesmo em um painel.

Ainda permite a combinação com várias cores, sejam elas claras, escuras ou vibrantes. Isso faz com que ele apareça decorações de vários estilos, que podem ir do mini ao maximalista.

Fique com a gente para entender o que o branco significa na decoração, além de descobrir as vantagens e aplicações do porcelanato!

O que o branco significa na decoração?

porcelanato branco no piso da sala
Branco é capaz de adicionar leveza e serenidade aos espaços (Projeto: Mariana Lobo)

As cores influenciam em nossa vida. Além da nossa personalidade e do nosso emocional refletirem nos tons que escolhemos, eles ainda podem ajudar a determinar o mood dos espaços que frequentamos.

Paz, calma, serenidade… No caso do branco, os significados fazem todo o sentido para a decoração de ambientes internos e externos.

Além disso, essa cor remete à limpeza, o que é bom para quem preza por espaços organizados e higienizados.

Nesse contexto, o porcelanato branco se mostra uma escolha segura. Seja para seguir com uma decoração clean ou para enfeitar os ambientes com outras cores, texturas e acabamentos.

Quais são as principais vantagens do porcelanato branco?

porcelanato branco na área externa

Versátil, porcelanato branco pode ser usado em ambientes internos e externos (Projeto: Deborah Nazareth / Foto: Denilson Machado)

O porcelanato branco pode compor uma decoração bonita dentro do estilo que você escolheu para o projeto.

Esse tipo de revestimento cerâmico ainda apresenta alguns benefícios, como:

Leia também

Como limpar porcelanato branco?

porcelanato branco marmorizado
De maneira geral, é fácil limpar porcelanato branco (Projeto: Trevi Arquitetura e Engenharia / Foto: Luis Agostinho)

É comum ter dúvidas sobre como limpar porcelanato corretamente. Ainda mais se ele for branco, pois nesse caso evidencia a sujeira.

Na tentativa de fazer a casa parecer sempre limpa, muita gente acaba seguindo receitas da internet ou usando produtos inadequados. Contudo, o resultado pode ser desastroso.

Manchas e riscos podem surgir, caso você não saiba como limpar o porcelanato branco do jeito certo. Portanto, anote esse passo a passo para acertar:

Agora, se a sujeira do porcelanato branco for persistente ou se houver manchas, você pode aplicar saponáceo cremoso.

Lembre-se apenas de que o produto precisa ser diluído em água, em proporção de 1/10 a 1/30. Ou seja, uma parte de saponáceo para 10 a 30 de água.

Quais estilos decorativos combinam com o porcelanato branco?

Porcelanato branco, estilos decorativos
Decoração minimalista pede porcelanato branco para seguir a linha clean (Projeto: Camila Feriato)

Por ser uma cor neutra e básica, o branco combina com tudo. Sendo assim, você pode usá-lo com outros tons claros, como bege e off-white, ou até com mais escuros, como marrom e preto.

No entanto, o porcelanato branco também vai bem com cores fortes e vibrantes, como vermelho, amarelo, azul e verde.

Isso faz com que ele sirva de base para diferentes estilos de decoração, que podem ser aplicados em praticamente qualquer ambiente.

Para ajudar você a entender melhor, separamos alguns dos principais estilos decorativos e contamos como é possível incluir o porcelanato branco.

Minimalista

A decoração minimalista é aquela sem muitos detalhes. Geralmente, usa cores neutras e claras. Ou seja, o porcelanato branco cai como uma luva!

Nesse caso, o ideal é preferir revestimentos que também não tenham tantos detalhes, como estampas ou relevos. Sendo assim, escolha produtos como o porcelanato liso ou o que reproduz concreto.

Se quiser adicionar mais cor ao ambiente, prefira aquelas claras, como madeira ou cinza. Além disso, use em pequenos móveis (poltronas, pufes etc), têxteis ou objetos de decoração.

Clássica

a arquitetura clássica tem origem nas antigas Grécia e Roma, com suas construções imponentes.

Naquela época, materiais como mármore eram muito usados porque representavam a opulência, além de serem resistentes à chuva e ao sol.

Com o passar do tempo, o estilo foi se adaptando às novas realidades. Contudo, algumas características prevalecem, como espaços amplos, janelas curvas, cores sóbrias e decoração abundante.

Portanto, uma das maneiras de aderir à arquitetura clássica é com o porcelanato branco marmorizado.

Ele pode ser aplicado tanto em pisos quanto em paredes, mesas, bancadas, em uma lareira de porcelanato ou para formar outros detalhes decorativos.

Moderna

Para quem prefere um meio-termo entre os dois estilos apresentados anteriormente, a arquitetura moderna pode ser um bom caminho.

Ela preza pela simplicidade e pela funcionalidade, mas traz mais detalhes do que o minimalismo. É possível incluir materiais como concreto aparente, aço e vidro.

Sendo assim, o porcelanato branco pode aparecer como base. Nesse caso, o ideal também é seguir com peças menos detalhadas, como as lisas.

Como usar o porcelanato branco na decoração?

O porcelanato branco é uma excelente opção para quem busca um resultado sofisticado para um projeto.

Por ele ser democrático, pode ser colocado na sala, no quarto, na cozinha, no banheiro ou até mesmo na área externa.

Na sala

Porcelanato branco, sala
Versatilidade do porcelanato branco marmorizado pode ser aproveitada na decoração da sala (Projeto: Maryella Campos)

A sala é um dos ambientes que permite brincar com a versatilidade do porcelanato branco. É possível até mesmo misturar diferentes formatos, acabamentos e texturas.

Inclusive, para ter uma sala aconchegante, é interessante preferir um revestimento texturizado, que convide ao toque.

Esse e outros tipos de porcelanato branco podem formar uma parede de destaque, um painel de TV ou uma lareira.

Para levar mais vida à sala, é possível acrescentar pontos de cor, principalmente em estofados, como sofás, poltronas e cadeiras. Quadros, vasos e almofadas também são capazes de compor a decoração.

Agora, para quem prefere seguir o minimalismo, uma boa ideia é o uso de plantas. Elas aumentam o bem-estar e proporcionam um décor único.

No quarto

porcelanato branco na cabeceira
Além do piso e da parede, porcelanato branco pode formar painéis e cabeceiras (Projeto: Daiane Melo)

O quarto também permite o uso do porcelanato branco de diferentes formas. Por ser uma área seca — ou seja, sem a presença de água —, é possível usar tanto o porcelanato polido quanto o natural.

O primeiro é aquele com acabamento brilhante, bastante conhecido. Inclusive, os produtos marmorizados costumam ser polidos, reproduzindo com fidelidade a matéria-prima natural.

É o que acontece no projeto acima. O quarto traz cabeceira de porcelanato com aspecto de mármore, levando sofisticação e elegância ao ambiente.

No entanto, ao incluir um painel ripado preto e outros detalhes escuros, o espaço se torna moderno e aconchegante.

Outra opção para convidar ao relaxamento é apostar em cores quentes, que combinam muito bem com o porcelanato branco e deixam o quarto acolhedor.

Na cozinha

porcelanato branco na cozinha
Aspecto de limpeza é uma das vantagens do porcelanato branco na cozinha (Projeto: Cássio Olivato / Foto: La Rampa Filmes)

O porcelanato branco na cozinha tem algumas vantagens, como o fato de fazer com que o ambiente pareça sempre limpo.

Isso, claro, se houver um cuidado para realmente manter o asseio nesse espaço. Afinal, cores claras tendem a evidenciar a sujeira.

Outro ponto interessante é que o porcelanato branco pode fazer a cozinha parecer mais espaçosa e iluminada.

Esse é um detalhe importante, sobretudo em apartamentos pequenos, em que esse ambiente costuma ter uma metragem menor.

Para o piso, o ideal é preferir um porcelanato natural ou acetinado. Isso porque ele tem mais resistência ao escorregamento do que o polido.

Portanto, caso derrame água ou caia alimento, é mais difícil acontecer algum tipo de acidente, como um escorregão.

No entanto, também é possível usar porcelanato branco polido na cozinha, como acontece no projeto em destaque.

No banheiro

porcelanato branco no banheiro
O porcelanato branco ajuda a ampliar os espaços (Projeto: Ana Toscano Arquitetura e Interiores)

Para banheiros, o porcelanato branco é uma escolha bastante frequente. Além de ser atemporal, ele consegue ampliar esse espaço, que geralmente é menor. Sem falar que é capaz de iluminar.

Uma dica adicional para dar amplitude é usar o mesmo revestimento dentro e fora do box. Essa continuidade pode ser só no piso ou também nas paredes.

Agora, se na cozinha ainda é possível escolher entre os tipos de acabamento, no piso banheiro o porcelanato branco precisa ser do tipo natural.

Afinal, esse é um ambiente molhado com frequência, seja na hora de tomar banho ou ao sair do box. Por isso, requer cuidado redobrado com a segurança.

Na área externa

Porcelanato branco, área externa
Para ambientes externos, porcelanato branco precisa ser do tipo EXT (Projeto: Talp Arquitetura)

Áreas externas também podem receber porcelanato branco. Para quem quer levar a leveza dessa cor para os ambientes de lazer, a principal dica é tomar cuidado na hora de escolher o acabamento, sobretudo dos pisos.

Eles precisam de um revestimento EXT, ou seja, apropriado para espaços externos. Isso significa dizer que o produto ajuda a evitar o escorregamento. Sendo assim, pode ser aplicado até mesmo em locais com piscina.

Entretanto, outros acabamentos podem aparecer na ornamentação de paredes, muros e fachadas de casas. Além de bonito, o porcelanato branco ainda protege da umidade. Sem falar que é bastante resistente.

Agora que você já sabe tudo sobre porcelanato branco, que tal conhecer alguns produtos? Acesse o site da Portobello e confira a enorme variedade de revestimentos nessa cor!

Sair da versão mobile