31.07.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Em 2023, Archtrends Summit tem curadoria da POLI.design (Foto: Divulgação/Archtrends)

POLI.DESIGN, da Politecnico di Milano, assina curadoria do Archtrends Summit 2023

 minutos de leitura
calendar-blank-line
31.07.2023
Matteo Ingaramo, professor da POLI.DESIGN está entre palestrantes do Archtrends Summit 2023, além de outras atrações internacionais convidadas pela POLI. Entenda a relevância da instituição italiana de design e confira alunos renomados
minutos de leitura

Fundação de maior referência do design italiano, a Politecnico di Milano é um centro gerador de conhecimento de relevância internacional. Em uma parceria inédita, o Archtrends Summit 2023 conta com a curadoria da POLI.DESIGN, instituição da Politecnico que atua com empresas com foco em inovação. 

Sem fins lucrativos, a POLI.DESIGN foi fundada pela Politecnico di Milano. A instituição de ensino oferece habilidades multidisciplinares, que estão presentes na mais importante universidade técnica da Itália.

Em 2023, também é curadora do Archtrends Summit, fórum de criatividade idealizado pela Portobello, que acontece em setembro, em São Paulo.

Nas linhas a seguir, conheça melhor a POLI.DESIGN, descubra quem são os seus alunos notáveis e muito mais!

O que é a POLI.DESIGN?

Logo da Politécnica de Milão
POLI.DESIGN foi fundada pela Politécnica de Milão (Foto: Divulgação)

A POLI.DESIGN é uma instituição de ensino e pesquisa localizada na Itália. Ela faz parte do Politecnico di Milano (Politécnico de Milão), uma das principais universidades técnicas do país.

É especializada em programas de pós-graduação, cursos de treinamento e projetos de pesquisa relacionados ao design.

A instituição funciona desde 1999 e é referência em pós-graduação. Entretanto, oferta uma ampla variedade de cursos e programas.

Dessa forma, abrange diversas áreas do design, como de produto, de interação, estratégico, de moda, de comunicação e de serviços.

Esses cursos visam fornecer aos estudantes e profissionais as habilidades e os conhecimentos necessários para enfrentar os desafios contemporâneos, além de desenvolver soluções inovadoras.

Portanto, a instituição oferece uma visão real do dia a dia de trabalho, facilitando a inserção dos alunos no mercado.

Além dos programas acadêmicos, a POLI.DESIGN também se envolve em projetos de pesquisa. 

Sem falar nas colaborações com empresas e instituições e na organização de eventos e conferências para promover a discussão e o intercâmbio de ideias no campo do design.

A POLI.DESIGN é reconhecida em âmbito internacional e tem como objetivo formar designers altamente qualificados. 

Dessa maneira, eles se tornam capazes de abordar questões complexas e contribuem para o avanço do design em diferentes setores da indústria e da sociedade.

Tudo isso acontece graças à infraestrutura que a instituição oferece. São recursos, laboratórios e estruturas que estão entre as mais importantes do mundo.

Leia também:

A história da Politecnico di Milano

Città Studi em construção, em 1930
Città Studi em construção, em 1930 (Foto: Domínio Público)

Fundada em 1863, a Universidade Politécnica de Milão é a mais antiga de Milão. 

Inicialmente conhecida como Istituto Tecnico Superiore (Instituto Técnico Superior), ela oferecia apenas os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Industrial. 

A universidade introduziu a Arquitetura em 1865, em colaboração com a Academia de Brera.

No seu primeiro ano, admitiu 30 estudantes — em sua maioria, homens. Somente em 1913 a primeira mulher se formou na instituição.

Em 1927, a universidade se mudou para a Piazza Leonardo da Vinci, em uma área agora conhecida como Città Studi (Cidade dos Estudos), onde ainda estão localizadas as suas principais instalações.

A instituição passou a ser chamada de Regio Politecnico (Politécnico Real), título que foi alterado após a Itália se tornar uma república, ao final da Segunda Guerra Mundial.

O edifício principal atual, que ainda está em uso, foi projetado e construído por engenheiros e arquitetos formados na própria universidade.

Em 1954, a instituição estabeleceu o primeiro centro europeu de computação eletrônica, graças aos esforços de Gino Cassinis e Ercole Bottani.

Desde o final da década de 1980, a universidade passa por um processo de expansão territorial, abrindo campus satélites na Lombardia e Emilia Romagna.

Já em 1993, foi iniciado um programa de design industrial. Em 2000, foi criada a faculdade de design, oferecendo novos cursos de graduação e pós-graduação em design gráfico e visual, design de moda e design de interiores.

Os alunos notáveis que já passaram pela Politecnico di Milano

Renzo Piano, renomado arquiteto italiano
Renzo Piano, renomado arquiteto italiano, passou pelo Politécnico de Milão (Foto: Cirone-Musi)

Ao longo dos anos, grandes nomes da arquitetura e do design passaram pela Politecnico di Milano. 

Por exemplo, Maria Artini, considerada pioneira na área da engenharia. Ela foi a primeira mulher a se formar em engenharia elétrica na Itália.

Outra mulher importante a passar por lá foi Gae Aulenti, que é reconhecida internacionalmente por seus projetos de arquitetura e design de interiores. 

Ela teve ainda um papel essencial na revitalização de espaços históricos e criou peças icônicas de mobiliário.

Teve também Anna Castelli Ferrieri, co-fundadora da renomada empresa de design Kartell. Ela foi uma das primeiras mulheres a se destacar no campo do design industrial na Itália.

Vale mencionar ainda Giovanni Battista Pirelli, fundador da Pirelli, uma das maiores empresas de pneus do mundo.

O renomado arquiteto Renzo Piano passou pelo Politécnico de Milão. É dele o projeto de alguns edifícios icônicos, como Centre Pompidou, em Paris, o The Shard, em Londres, e o The New York Times Building, em Nova York.

Já Mario Bellini ficou conhecido pela fusão de criatividade e funcionalidade. Por fim, temos Aldo Rossi, que foi o primeiro italiano a ganhar o Prêmio Pritzker.

Quais são os cursos oferecidos na POLI.DESIGN?

Campus de Piazza Leonardo da Vinci
Campus de Piazza Leonardo da Vinci ainda é o principal do Politécnico de Milão (Foto: Pasafr)

A POLI.DESIGN tem uma infraestrutura bastante robusta, que comporta uma boa variedade de cursos. 

No total, são sete áreas de atuação, incluindo 25 cursos de mestrado e 25 cursos de formação avançada.

Entre os principais, estão:

  • Master's in Product Design: programa de mestrado em design de produtos, que aborda aspectos como pesquisa, inovação, desenvolvimento de conceitos e prototipagem;
  • Master's in Communication Design: mestrado em design de comunicação. Explora diferentes formas de comunicação visual, incluindo design gráfico, design de interação e design de mídia digital;
  • Master's in Interior Design: programa de mestrado em design de interiores, que se concentra na criação de espaços funcionais e esteticamente agradáveis;
  • Master's in Fashion Design: mestrado em design de moda, voltado para o desenvolvimento de coleções. Portanto, vai desde a concepção inicial até a produção e comercialização;
  • Master's in Service Design: programa de mestrado em design de serviços. O seu foco é na criação e melhoria de serviços para atender às necessidades dos usuários;
  • Master's in Strategic Design: mestrado em design estratégico. O objetivo é resolver desafios complexos, impulsionando a inovação em diferentes setores.

POLI.design é parceira da Portobello no Archtrends Summit 2023

Marcado para setembro de 2023, o Archtrends Summit vai reunir profissionais e estudantes de arquitetura e design para compartilhar informações e inspirações.

Para a curadoria do evento, a Portobello conta com a POLI.DESIGN. Inclusive, os professores Matteo Ingaramo e Cino Zucchi, da Politécnico de Milão, vão palestrar no fórum presencialmente.

Além de seu papel fundamental na POLI.DESIGN, ele ainda é vice-presidente da Organização Global da Indústria do Design e é responsável pelas relações com empresas na Escola de Design.

A POLI.DESIGN também trará outros convidados muito especiais para o palco do Archtrends Summit. Divulgaremos em breve!

Se você quer acompanhar de perto tudo o que vai rolar no Archtrends Summit 2023, não perca tempo.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

POLI.DESIGN, da Politecnico di Milano, assina...

POLI.DESIGN, da Politecnico di Milano, assina curadoria do Archtrends Summit 2023

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies