17.11.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Projetado por Renzo Piano, o Museu de Ciência NEMO (Fonte: Pixabay)

Renzo Piano: uma referência em arquitetura sustentável

 minutos de leitura
calendar-blank-line
17.11.2021
O arquiteto italiano Renzo Piano se destaca pelos seus projetos inovadores, com visual futurista e apelo sustentável. Saiba mais!
minutos de leitura

O italiano Renzo Piano é um dos grandes nomes da arquitetura dos tempos contemporâneos. Ele ficou muito conhecido por inserir elementos tecnológicos em seus projetos e desafiar os limites de sua área de atuação.

Por conta de seu talento singular, Piano foi convidado para desenhar edifícios no mundo inteiro. Tanto é que suas obras mais famosas estão espalhadas por diferentes países, sempre tendo a sustentabilidade como uma de suas principais preocupações.

Quer saber mais sobre a vida e o trabalho dele? Então, continue com a gente!

A história de Renzo Piano

Desde o seu nascimento, em 1937, na cidade italiana de Gênova, Renzo Piano já estava imerso no universo da construção. Isso porque a sua família era formada por construtores bastante conhecidos na região.

Renzo Piano ficou conhecido pela arquitetura high-tech
Renzo Piano ficou conhecido pela arquitetura high-tech (Foto: Cirone-Musi)

Portanto, o gosto pela arquitetura veio de berço. Seguindo os passos de seu pai, Piano estudou na Escola de Arquitetura do Instituto Politécnico de Milão. 

A sua sede por conhecimento fez com que ele continuasse a se dedicar aos estudos até 1970. Nesse período, ele viajou por vários países da Europa e pelos Estados Unidos e trabalhou com diversos arquitetos renomados, além do próprio pai.

Em seguida, fez uma parceria com Richard Rogers, inaugurando o escritório Piano & Rogers. Juntos, eles desenvolveram uma das obras mais importantes para a arquitetura contemporânea: o Centro Georges Pompidou, em Paris.

Alguns anos depois, Piano trabalhou em parceria com o engenheiro inglês Peter Rice, desenvolvendo projetos de urbanização e até de museus. 

Em 1981, abriu o Renzo Piano Building Workshop, com sedes em Gênova e Paris, que foi responsável por grandes obras, como a fábrica da Fiat, em Turim; o aeroporto de Kansai, no Japão; e o estádio San Nicola, em Bari.

O Aeroporto Internacional de Kansai teve que ser construído com uso de técnicas especiais que o tornassem resistente aos frequentes terremotos
O Aeroporto Internacional de Kansai teve que ser construído com uso de técnicas especiais que o tornassem resistente aos frequentes terremotos (Foto: 663highland)

Os projetos mais famosos do arquiteto

Diante de tantas obras grandiosas de Renzo Piano, a nossa vontade é falar de todas elas, já que cada uma apresenta conceito, estilo e características especiais.

Mas tivemos que fazer uma seleção. A seguir, você vai conhecer alguns dos projetos mais admirados mundo afora.

Centro Georges Pompidou

O Centro Georges Pompidou é um complexo cultural que fez Piano ser conhecido mundialmente
O Centro Georges Pompidou é um complexo cultural que fez Piano ser conhecido mundialmente (Foto: Joan)

Por conta de sua estrutura e arquitetura high-tech, esse edifício com aparência de “máquina urbana” recebeu muita atenção de toda a comunidade internacional de arquitetos. 

Além de ser uma obra visionária, ele ajudou a revitalizar o bairro, embora algumas críticas julguem que o prédio não se encaixa no contexto histórico da área.

Renzo Piano revolucionou a arquitetura ao colocar tubulações do lado de fora do edifício e pintá-las em cores vivas. 

Isso sem falar na escada rolante em um tubo transparente que cruza a fachada do prédio na diagonal. Não há como não se impressionar diante dessas inovações.

Academia de Ciências da Califórnia

A Academia de Ciências da Califórnia está entre os maiores museus de história natural do mundo
A Academia de Ciências da Califórnia está entre os maiores museus de história natural do mundo (Foto: Doug Letterman)

A Academia de Ciências da Califórnia foi reconstruída após um terremoto que destruiu os antigos edifícios do museu e se tornou um ótimo exemplo de arquitetura sustentável graças ao projeto elaborado por Renzo Piano. 

O prédio se mescla com seu entorno, uma vez que o teto é coberto por vegetação nativa, tem um design sustentável e vários recursos amigáveis ao meio ambiente.

Além das cúpulas colocadas sobre o teto, que permitem a entrada de luz natural, uma parte do telhado de vidro se abre para receber ar fresco na praça central.

Assim, a temperatura interior pode ser regulada sem uso do ar condicionado, o que torna o edifício energeticamente eficiente.

The Shard

Este famoso arranha-céu tem 86 andares, 306 metros de altura e um gasto energético 30% menor que outros semelhantes
Este famoso arranha-céu tem 86 andares, 306 metros de altura e um gasto energético 30% menor que outros semelhantes
(Foto: Enrico Strocchi

Construído sobre a estação London Bridge, o The Shard se tornou o mais alto arranha-céu da Europa. Além de um hotel e algumas residências, conta com restaurantes, escritórios, lojas e centros culturais.

Em vez de ser visto como um símbolo de poder, a ideia de Renzo Piano foi criar um edifício que tivesse uma presença suave no cenário urbano de Londres. 

Tanto é que sua ponta parece desaparecer em meio às nuvens. Sua superfície de vidro ainda permite um ótimo aproveitamento da luz natural.

O estilo e os prêmios

Apesar de ter ficado conhecido pela arquitetura futurista, Renzo Piano é do tipo que não tem um estilo particular. Ou seja, seus projetos não costumam ter características que se repetem.

Isso porque o arquiteto nunca quis se enquadrar dentro de um único segmento. A ideia dele sempre foi criar obras voltadas para o contexto onde elas estão; que fizessem sentido para determinado lugar.

É por isso que as construções desenhadas por Piano são tão plurais, tanto conceitual quanto esteticamente.

Mas, sem dúvidas, o arquiteto trouxe um novo olhar para os problemas arquitetônicos, propondo soluções modernas criadas a partir de elementos tecnológicos. 

Além disso, ele inovou na construção de sistemas estruturais feitos com materiais e tecnologias tradicionais.

Para desenhar o Museu de Arte Paul Klee, na Suíça, Piano se inspirou na arquitetura naval e na forma das ondas
Para desenhar o Museu de Arte Paul Klee, na Suíça, Piano se inspirou na arquitetura naval e na forma das ondas (Foto: Jean-Pierre Dalbéra)

Dessa forma, Piano ultrapassou os limites do óbvio em suas obras, pois acredita que a arquitetura pode mudar o mundo. 

Tanto é que suas inovações estão sempre associadas a propósitos sociais e espirituais, que são atingidos por meio da experimentação.

Não é por acaso que o arquiteto já recebeu diversas premiações importantes, como a Medalha de Ouro RIBA (1989), o Prêmio Kyoto (1990) e o Prêmio Pritzker (1998). 

Em 2013, ele ainda foi nomeado senador vitalício na Itália.

Conhecer um pouco sobre a vida e o trabalho de grandes nomes da arquitetura é uma boa forma de se inspirar, não é verdade? 

Além de ser um talentoso profissional, Renzo Piano é um ótimo exemplo de como a arquitetura pode se transformar de maneiras nunca pensadas antes.

Além de grandes nomes na arquitetura, os italianos também marcam presença no design, sabia? Conheça as singularidades do design italiano e as peças mais icônicas!

Foto de destaque: Projetado por Renzo Piano, o Museu de Ciência NEMO, em Amsterdã, remete à forma de um navio (Fonte: Pixabay)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Renzo Piano: uma referência em arquitetura s...

Renzo Piano: uma referência em arquitetura sustentável

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ..."Arquitetura pode mudar o mundo", uma verdade. Mas sem alimentos não há vida, aí entra Engenharia de Produção amalgamada com atividades sustentáveis, pois o mundo, POVO, está ávido por alimentos.



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies