29.04.2022
Avaliação
()
29.04.2022
(Imagem cortesia: Luiza Vegini)
0

Viagem para itália: prepare-se para 4 experiências diferenciadas

Marcou uma viagem para Itália? Criamos uma lista com 4 experiências diferenciadas para você viver aqui, vem conferir!
minutos de leitura

A Itália é com certeza um país conhecido pelo vinho e, claro, também pela "boa mesa". Mas você sabia que ao viajar para cá é possível viver experiências diferenciadas relacionadas à gastronomia? É uma verdadeira imersão no mundo e nas tradições italianas. Abaixo você encontra dicas imperdíveis para a sua próxima viagem para Itália, anote e venha viajar com a gente!

degustação de trufas
Imersão na cultura italiana com a famosa degustação de trufas (Imagem cortesia: Luiza Vegini)

1. Viagem para Itália tem caça às trufas

Para os amantes de trufas, essa é uma experiência única e imperdível. Diversas empresas especializadas no delicioso tartufo realizam imersões exclusivas e inesquecíveis, que oferecem uma emoção tanto em meio à natureza quanto à mesa, degustando iguarias harmonizadas com vinhos locais selecionados.

Caça às trufas com os cães na floresta italiana
Caça às trufas com os cães na floresta italiana (Imagem cortesia: Luiza Vegini)
As trufas italianas encontradas na caça
As trufas encontradas na caça (Imagem cortesia: Luiza Vegini)

Na região da Toscana é possível encontrar trufas durante todo o ano. Isso torna possível viver essa experiência no período que for mais conveniente para você. Já imaginou ir para a floresta junto com os talentosos cães caçadores de trufas? Isso é possível aqui!

Momento de degustação dos pratos trufados colhidos na floresta
Momento de degustação dos pratos trufados colhidos na floresta (Imagem cortesia: Luiza Vegini)

Logo após encontrar algumas dessas preciosidades perfumadas, os hóspedes do passeio são dirigidos para a cozinha, onde após limparem as trufas, selecionam as melhores delas e começam a aula de culinária seguida de uma maravilhosa degustação harmonizada.

Outro prato com trufas italianas
Outro prato com trufas italianas (Imagem cortesia: Luiza Vegini)

Na experiência está incluso também um pequeno curso que permite aprender como as trufas frescas e processadas são tratadas e usadas na preparação de alguns pratos clássicos. O chef ensina inúmeros segredos para o melhor aproveitamento do verdadeiro diamante da floresta, apreciando as características dos diversos tipos de tartufo.

2. Colheita da uva e degustação de vinhos

A vendemmia – como é chamado o processo de colher a uva para ser transformada em vinho na Itália - é uma famosa tradição e uma das experiências mais fascinantes que pode ser vivida na Toscana durante a época da colheita. É uma ótima maneira de aprender muito sobre o vinho local, as tradições gastronômicas e, também, sobre a cultura italiana.

Imersão na cultura italiana com degustação de vinhos e azeites
Imersão na cultura italiana com degustação de vinhos e azeites (Imagem cortesia: Luiza Vegini)

Quem já experimentou relata que a atmosfera é algo absolutamente único! Você pode participar de uma vendemmia em uma charmosa vinícola e provar alguns excelentes vinhos locais acompanhados de um almoço. Se você visitar a Toscana no início da temporada de colheita, poderá coincidir com o pisoteio das uvas - processo que facilita a fermentação do sumo de uva.

Degustação de vinhos na Itália
Degustação de vinhos (Imagem cortesia: Luiza Vegini)

A colheita real requer poucas ferramentas, um par de tesouras de jardim ou uma pequena faca com ponta de gancho, uma cesta de vime de tamanho pequeno a médio, um moedor personalizado e, claro, grandes bacias de aço inoxidável.

Degustação de queijos também é um atrativo da viagem para Itália
Degustação de queijos também é um atrativo da viagem para Itália (Imagem cortesia: Luiza Vegini)

O guia local fornece muitas informações sobre plantas e cultivo, bem como as condições climáticas das estações e como elas afetam a uva.

Após a colheita de algumas uvas, você seguirá seu guia nas áreas operacionais da empresa, onde verá todo o maquinário envolvido no processo, para entender o processo de vinificação em detalhes.

Por fim, descanse na sala de degustação da propriedade e prove alguns vinhos produzidos na adega, servidos ao lado de um almoço italiano completo com os sabores da época.

3. Aula de culinária local

Você sabia que na Itália é possível encontrar diversos cursos de curta duração – como por exemplo, um dia – que ensinam a preparar pratos típicos, pizza, confeitaria italiana e até gelato? Você pode vivenciar esta experiência em algumas escolas especializadas em gastronomia, em restaurantes e até mesmo na casa de pessoas locais.

Imersão na cultura italiana também pode incluir com aula de culinária local
Imersão na cultura italiana também pode incluir com aula de culinária local (Imagem cortesia: Luiza Vegini)

Para aqueles que gostam de mergulhar de cabeça na cultura local, essa é com certeza uma experiência imperdível. O famoso Eataly, presente em diversas cidades italianas, possui opções incríveis para os amantes de culinária e para quem ama colocar a mão na massa, literalmente!

4. Degustação de azeites de oliva

Já para os amantes de um bom azeite extra virgem de oliva, também é válido vivenciar a experiência de degustação – a qual possui todo um processo, sabia? O provador despeja um pouco de óleo em um béquer de vidro, de preferência de cor escura, cobre-o com uma mão e gira suavemente com a outra. Desta forma, o óleo aquece e pode liberar todos os seus aromas.

Degustação da culinária local e azeites
A viagem para Itália tem que incluir a degustação da culinária local e azeites (Imagem cortesia: Luiza Vegini)

É necessário também que as cores e perfumes do óleo sejam analisados, antes de finalmente degustar com um bom pedaço de pão italiano!

Gostou das nossas dicas para fazer da sua viagem para Itália uma experiência única? Compartilhe com a gente se você já viveu ou tem vontade de viver alguma dessas experiências!

Para mais dicas italianas, acesse:

Compartilhe
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Sua avaliação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2022- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies