07.03.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
David Chipperfield é laureado com o Prêmio Priztker 2023 (Foto: courtesy of Tom Welsh)

Prêmio Pritzker de 2023 vai para o britânico David Chipperfield

 minutos de leitura
calendar-blank-line
07.03.2023
Anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (7). Conheça a trajetória do arquiteto laureado
minutos de leitura

Conhecido como o Nobel da Arquitetura, o prêmio Pritzker de 2023 foi para o arquiteto britânico Sir David Chipperfield. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (7).

Chipperfield é um dos nomes mais fortes da arquitetura mundial, com obras grandiosas como o Museu Jumex, no México, e o Museu de Literatura Moderna, na Alemanha. 

O arquiteto, que comanda o escritório David Chipperfield Architects, nasceu em Londres e foi criado em uma fazenda rural em Devon, sudoeste da Inglaterra. Foi lá, entre celeiros, que desenvolveu suas primeiras impressões sobre arquitetura.

Ele se formou na Kingston School of Art, em 1976, e na Architectural Association School of Architecture, em Londres, em 1980.

Museu Novo, na Alemanha, com arquitetura de David Chipperfield
Museu Novo, na Alemanha, com projeto de David Chipperfield (Foto: The Neues Museum, courtesy of SPK / David Chipperfield Architects, photo Joerg von Bruchhausen)

Seu escritório foi aberto em 1984 e, em quase quarenta anos, produziu mais de cem obras espalhadas pela Ásia, Europa e América do Norte, como edifícios cívicos, culturais, acadêmicos e residenciais, além de desenvolver projetos de planejamento urbano.

Em sua trajetória, acumulou prêmios como o RIBA - Royal Gold Medal (Reino Unido, 2011), o European Union Prize for Contemporary Architecture—o Mies van der Rohe Award (Espanha, 2011) e a Heinrich Tessenow Medal (Alemanha, 1999). 

Amorepacific Headquarters, com arquitetura de David Chipperfield
Edifício Amorepacific Headquarters, situado na Coreia do Sul (Foto: Amorepacific Headquarters, photo courtesy of Noshe)

Ele foi eleito para a Royal Academy of Arts, em 2008, premiado com a Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha, em 2009, e ganhou o Praemium Imperiale for Architecture da Japan Art Association, em 2013. Chipperfield foi o curador da 13ª Bienal de Arquitetura em 2012, apresentando o tema Common Ground.

Hoxton Press, com arquitetura de David Chipperfield
Edifícios Hoxton Press, em Londres, assinados de Chipperfield, aparecem entre obras consideradas pelo prêmio (Foto: Hoxton Press, photo courtesy of Simon Menges)

Entre as suas obras mais famosas, e consideradas pelo prêmio, aparecem o Amorepacific Headquarters, situado na Coreia do Sul; o edifício Veles e Vents, na Espanha; o museu Novo, na Alemanha; a sede da BBC na Escócia; o edifício Hoxton Press, na Inglaterra, entre outros.

Sede BBC, Chipperfield
Sede da BBC na Escócia, projeto do escritório de Chipperfield (Foto: courtesy of Ute Zscharnt for David Chipperfield Architects)

O Prêmio Pritzker é considerado o mais importante da Arquitetura e, anualmente, escolhe um profissional de destaque na profissão. Em 2022, o laureado foi o ativista social, educador e arquiteto Francis Kéré. Ele foi o primeiro homem negro a ganhar o prêmio desde 1979, quando foi criado. No Brasil, foram laureados os arquitetos Oscar Niemeyer, em 1988, e Paulo Mendes da Rocha, em 2006.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Prêmio Pritzker de 2023 vai para o britânic...

Prêmio Pritzker de 2023 vai para o britânico David Chipperfield

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies