Para quem está planejando um espaço de lazer e descanso, o piso área externa é uma preocupação pertinente. Afinal, o ambiente precisa ser não só bonito, aconchegante e funcional, como também seguro.
Pensando nisso, reunimos as principais informações que vão te ajudar a entender como deve ser o piso área externa, quais cuidados você deve ter ao escolher e as principais opções de fulget e porcelanato externo. Acompanhe!
Como deve ser o piso área externa?
De maneira geral, a escolha do piso externo deve levar em consideração alguns fatores muito importantes.
O primeiro deles tem relação com a segurança do espaço. Afinal, estamos falando de áreas descobertas, que podem molhar, seja com água da chuva ou da piscina, por exemplo.
Esse contato frequente com a água pode causar escorregamento. O que pode ser bem perigoso, sobretudo em casas com idosos ou crianças.
Portanto, o piso área externa precisa apresentar um coeficiente de atrito que seja suficiente para evitar derrapadas.
Nesse sentido, algumas escolhas costumam ser bastante frequentes. Por exemplo pedra, madeira e concreto.
Entretanto, o revestimento cerâmico também é uma opção interessante. Afinal, é capaz de oferecer a segurança necessária, e ainda reproduzir superfícies naturais com fidelidade.
Assim, é possível ter um espaço bonito, agradável e que proporcione mais tranquilidade para toda a família.
Ainda que a área não seja aberta, também é importante levar em consideração que ela pode molhar. Esse é o caso de varandas cobertas em apartamentos ou casas.
Nesse caso, também há cerâmicas específicas que podem ser aplicadas para ampliar a segurança. Sem falar que o material é bem fácil de limpar e não requer manutenção.
Leia também:
- Como calcular metro quadrado e a quantidade certa de porcelanato
- Porcelanato, cerâmica e pastilha: conheça os revestimentos
9 cuidados para escolher o seu piso área externa
Ao escolher um revestimento de piso para área externa, é importante considerar diversos cuidados para garantir a durabilidade, segurança e estética do ambiente. Aqui estão alguns dos principais cuidados a serem observados.
1. Resistência às intempéries
Certifique-se de que o revestimento seja adequado para exposição ao sol, chuva, vento e variações de temperatura. Deve resistir a rachaduras, descoloração e deterioração causada pelo clima.
Nesse sentido, o porcelanato atende a todos os requisitos. Ao contrário de outros materiais, como a madeira, que requer tratamento e manutenção com frequência para manter a beleza.
2. Resistência ao escorregamento
A segurança é fundamental para áreas externas. Portanto, escolha um revestimento com resistência ao escorregamento para evitar acidentes, principalmente em áreas molhadas ou com acúmulo de água, como varandas e quintais.
Embora o porcelanato seja muito conhecido por sua versão com acabamento polido, há outras opções com propriedades que evitam escorregamento, como veremos mais à frente.
3. Durabilidade
O piso da área externa está sujeito a maior desgaste e tráfego pesado. Verifique se o revestimento é resistente a impactos, arranhões e desgaste causado pelo uso constante.
Vale mencionar que o porcelanato é altamente durável. Inclusive, pode ser usado em garagens sem problemas. Basta escolher o produto indicado para esse tipo de local.
4. Manutenção
Considere ainda o nível de manutenção necessário para o revestimento. Algumas opções exigem limpeza especializada ou tratamentos periódicos, enquanto outras são mais fáceis de manter.
Tal como mencionamos anteriormente, o porcelanato é bem mais fácil de limpar e de manter. Mesmo versões com maior rugosidade, como o EXT, não mancham com facilidade e não dão limo.
Sendo assim, mostra-se a melhor opção para quem preza pela praticidade.
5. Absorção de água
Opte por um revestimento com baixa absorção de água, especialmente se estiver localizado em uma área sujeita a chuvas intensas. Isso ajuda a prevenir danos causados pela água.
Mais uma vez, o porcelanato entra em cena com uma ótima alternativa. Afinal, é resistente à umidade e é praticamente impermeável, não absorvendo água. Portanto, ajuda a evitar problemas com infiltrações.
6. Estilo de decoração e design
Além da funcionalidade, leve em conta que o estilo de decoração e o design do espaço devem ser refletidos no revestimento. Dessa maneira, é possível harmonizar todo o ambiente externo.
Considere cores, padrões e texturas que se adequem ao seu gosto e à proposta estética do espaço.
Como conta com muitas opções de estilo, formato, estampa e textura, o porcelanato se adequa perfeitamente a qualquer tipo de decoração que você escolher.
7. Instalação de piso área externa
Verifique se a instalação do revestimento é adequada para o local. Alguns materiais exigem preparação especial do solo ou mão de obra especializada.
Considere também o tempo de instalação e a possibilidade de interdição da área durante esse processo.
De maneira geral, o porcelanato é fácil de instalar. Contudo, a recomendação é contratar mão de obra especializada para não ter erro e garantir a beleza do acabamento.
8. Orçamento da obra
Além disso, considere o custo do revestimento, incluindo o material em si e os custos de instalação. Estabeleça um orçamento para a obra e procure opções que se encaixem nele, sem comprometer a qualidade e a durabilidade.
Um ponto interessante sobre o porcelanato é que suas versões inspiradas nos materiais naturais tendem a ser mais em conta que os materiais originais.
Assim, é possível ter um acabamento bonito gastando menos. Sem falar que os revestimentos são bastante fiéis e mais fáceis de manter.
9. Sustentabilidade
Se possível, opte por materiais sustentáveis e ecologicamente corretos, como revestimentos feitos de materiais reciclados ou renováveis.
O porcelanato, por exemplo, usa a argila como principal matéria-prima. Esse é um material mais fácil de recuperar nas jazidas. Sem falar que a Portobello extrai apenas uma camada superficial, garantindo a recuperação mais rápida.
Saiba qual piso área externa escolher
Para te ajudar a entender qual é a ideal para o seu ambiente, separamos os três tipos de pisos que podem ser usados em ambientes externos e falamos sobre suas características e indicações.
TACT, porcelanato de acabamento suave para áreas externas e internas
Graças à tecnologia, a Portobello traz ao mercado de revestimentos um acabamento inédito no Brasil: o TACT. Trata-se de uma superfície que combina o aconchego dos materiais para uso interno com a segurança do piso da área externa.
Portanto, é um revestimento que pode ser usado tanto dentro quanto fora dos ambientes da casa ou espaço comercial. Isso, claro, sem abrir mão das propriedades de resistência ao escorregamento, que permitem o uso em espaços expostos às intempéries.
Assim, é possível ter ambientes in and out, com exatamente o mesmo acabamento no piso. Ideal para área externa, como varandas e sacadas e também para hall, garagem e outros ambientes.
Isso porque o TACT tem textura delicada e suave, que remete à tranquilidade e ao aconchego que muitos buscam para seus ambientes.
No entanto, seu toque aveludado não tem a rugosidade do EXT. Por isso, também é um produto considerado pet friendly, que proporciona bem-estar aos animais domésticos.
TACT tem coeficiente de atrito 0,5. Ou seja, tem superfície que transita entre o acabamento natural e o EXT.
O único espaço que fica de fora das recomendações de uso do TACT é o deck de piscina. Isso porque o piso dessa área externa precisa de um coeficiente de atrito mais alto.
TACT foi possível por causa da evolução das matérias-primas minerais, além da inovação nas fábricas e das inúmeras possibilidades de design.
Além da praticidade, esse é um acabamento mais suave do que o EXT, o que torna seu uso bonito e confortável também em espaços internos, como salas e quartos.
O primeiro produto da Portobello com esse acabamento é uma versão da linha Ms. Barcelona, no formato 90x90, disponível nas tonalidades Cristal, Antracita e Acero. Ms. Barcelona TACT é ideal para especificar na casa toda, pois suas cores neutras são coringas na decoração.
Portanto, agora é possível ter o mesmo revestimento na sala, na varanda e na calçada, por exemplo. Uma maneira de integrar os ambientes sem precisar mudar o acabamento da superfície, além de causar a sensação de toque aveludado.
Porcelanato EXT (externo)
Quando se fala em piso área externa, o primeiro tipo de acabamento que vem à mente tende a ser o EXT. Também conhecido como Externo, esse é um produto já consolidado no mercado, com muitas opções disponíveis.
O coeficiente de atrito de piso para área externa precisa estar acima de 0,4 (os produtos EXT da Portobello giram em torno de 0,6), garantindo a segurança ao evitar o escorregamento. Portanto, é um piso que pode ser usado mesmo em locais que tendem a ficar molhados.
Vale mencionar ainda que o acabamento EXT tem todas as qualidades do porcelanato, como a cor uniforme, a alta resistência e a baixa absorção de água. Sem falar que é bastante versátil, podendo reproduzir pedra, madeira e até mármore.
Contudo, vale mencionar que esse é um revestimento que deve ser usado somente na área externa. Afinal, tem uma leve textura que o torna um pouco mais difícil de limpar.
Sendo assim, em ambientes internos, a recomendação é optar por superfícies mais uniformes, que facilitem o dia a dia, como o piso de acabamento natural ou polido.
Fulget
Fulget, também conhecido como granito lavado, é um tipo de piso contemporâneo, que garante total segurança. Opção ideal de piso área externa, Sidewalk é o piso fulget da Portobello.
O Fulget tem em sua composição o cimento com pequenos agregados naturais. É um produto sem queima e que garante permeabilidade e segurança. Pode ser utilizado como piso drenante e nas áreas externas, e também como revestimento de escadas, pátios e rampas nas áreas internas.
Além de ser um revestimento drenante e com resistência ao escorregamento, Sidewalk também é atérmico, ideal para bordas e áreas de piscina.
Outro diferencial é que Sidewalk apresenta textura mais acetinada, oferecendo um toque confortável. Está disponível em em três tons: Graphite, Off White e Sand. É um revestimento versátil, prático, durável e com excelente desempenho técnico e térmico.
Você também pode querer ler o artigo Piso: encontre o material ideal para suas superfícies horizontais.