Clássico, Pietra Lombarda é um dos porcelanatos queridinhos da Portobello. Tão especial que ganhou até uma releitura com novas cores e, dessa vez, com detalhes mais intensos, o Lombarda Viva.
No entanto, a inspiração ainda é na pedra cinza com aglomerados de outras rochas. A chamada Ceppo di Gré, característica da arquitetura lombarda, na Itália.
Cheia de personalidade, Pietra Lombarda traz ainda elegância em uma superfície única, capaz de unir sobriedade, arrojo e espírito contemporâneo.
Nas linhas a seguir, você confere 10 projetos que usam Pietra Lombarda. Acompanhe e inspire-se nesse material surpreendente!
1. Pietra Lombarda predomina em cozinha moderna
Usar cores claras é um dos truques mais conhecidos para ampliar espaços pequenos. Mas quem gosta de tons mais escuros pode apostar no uso do mesmo material em praticamente todo o ambiente.
É o que acontece na cozinha em destaque, que traz Pietra Lombarda no piso e em todo o frontão da bancada.
A parte de cima das paredes e o teto brancos ajudam a trazer claridade para o ambiente. O que também contribui para que ele pareça maior são os armários espelhados.
2. Elementos naturais se unem em suíte aconchegante
Batizada de suíte Creta pelo arquiteto responsável, o ambiente foi inspirado na praia grega de mesmo nome. Contudo, o espaço foi pensado para existir em qualquer lugar do mundo.
Para levar o ar natural e praiano da Grécia, foram usados elementos naturais, materiais terrosos e cores claras, como tons de areia. Uma das escolhas de revestimento foi Pietra Lombarda para o piso.
Além disso, há a valorização da luz natural, que ajuda ainda a elevar o bem-estar. O resultado é uma suíte com referências cosmopolitas e linguagem contemporânea.
3. Versátil, Pietra Lombarda aparece em painéis
Uma das vantagens do porcelanato é que ele pode ser usado de diferentes formas. Além das clássicas aplicações no piso e na parede, também pode contribuir com a decoração em painéis, lareiras e cabeceiras, por exemplo.
No projeto em destaque, a escolha para compor a parte de cima da lareira foi Pietra Lombarda no formato 60 cm x 120 cm.
Nesse mesmo ambiente, as placas também aparecem formando um painel para a televisão. Uma forma de dar destaque a uma superfície sem abrir mão da durabilidade e da praticidade do porcelanato.
Leia também:
- Porcelanato marmorizado: conheça as cores e saiba combinar
- Reforma de apartamento: como organizar e executar sem dor de cabeça
- Mármore azul: Palissandro recria tesouro italiano em porcelanato
4. Combinação de tonalidades de Pietra Lombarda gera contraste
Um banheiro monocromático não precisa ser sem graça. É o que prova o projeto acima, que traz Pietra Lombarda em todas as superfícies.
A variação de tonalidade das peças é que contribui para a beleza do banheiro. Além dessa alternativa para gerar contraste, detalhes em preto também chamam a atenção, como nos armários e nos metais.
Inclusive, é interessante notar como esse projeto explora bem as diferentes possibilidades do porcelanato.
O material foi usado no piso, nas paredes, mas também na bancada e em nichos para banheiro que podem ser funcionais ou decorativos.
5. Variação de Pietra Lombarda permite uso em áreas externas
Além da variação de tonalidades e formatos, Pietra Lombarda também é encontrado com duas diferentes opções de acabamento.
O natural é ótimo para ambientes internos, incluindo áreas molhadas como o box do banheiro. Como ele não recebe polimento, é resistente ao escorregamento.
Agora, quando o assunto é piso externo, a indicação é usar Pietra Lombarda com acabamento EXT. Afinal, ele é mais aderente e ajuda a evitar acidentes, por ter resistência a escorregões.
Dessa forma, dá para levar a contemporaneidade do material até para áreas de piscina, sem abrir mão da segurança da família e dos convidados.
6. Áreas gourmet e externa se integram com Pietra Lombarda
Para quem gosta de projetos in and out, Pietra Lombarda é um prato cheio! Como vimos no projeto anterior, o porcelanato conta com acabamento natural e externo, o que permite usar dentro e fora das construções.
É o que acontece no projeto em destaque. Contudo, para marcar a divisão entre os espaços, traz duas tonalidades de Pietra Lombarda, que conversam entre si e levam à unidade visual.
O porcelanato ainda contribui para o estilo provençal cheio de charme e aconchego. Completam o clima os móveis em laca verde e madeira teca, além das grandes portas de vidro, responsáveis pela boa iluminação.
7. Reprodução de pedra contribui para o luxo de suíte
Quem está planejando um espaço luxuoso tem várias maneiras de alcançar esse objetivo. Um deles é o pé direito duplo, presente em projetos de alto padrão.
Além disso, o uso de materiais naturais e nobres é fundamental. Nesse caso, a escolha de Pietra Lombarda para o piso faz toda a diferença. Afinal, é tão bonito e elegante quanto a pedra natural, só que mais sustentável.
Para completar o estilo, paredes com cores neutras para harmonizar, além de um painel ripado que leva conforto e aconchego.
8. Detalhes no mesmo material em cozinha sofisticada
Os detalhes de um projeto fazem mesmo toda a diferença. Um dos cuidados é buscar a unidade visual por meio do uso do mesmo material em superfícies distintas.
É o que acontece na cozinha acima, que traz Pietra Lombarda tanto na bancada da cozinha quanto na que dá suporte ao cooktop, funcionando também como uma mesa de porcelanato.
Pietra Lombarda também aparece em outros espaços da casa, como na área gourmet com uma pegada industrial e despojada.
9. Até escada pode receber Pietra Lombarda
Com acabamento natural, Pietra Lombarda pode aparecer até mesmo no revestimento de escadas.
No projeto moderno, com uma pegada industrial, o material conversa com outros elementos como o revestimento das paredes do pé direito alto.
A mesma tonalidade também é observada na cerâmica destonalizada usada no frontão e na bancada da cozinha em conceito aberto.
10. Bancada pode ter cuba em porcelanato
Seguindo a mesma ideia de ter um banheiro todo em Pietra Lombarda, o projeto em destaque foi além.
Afinal, o material não aparece só no piso e nas paredes, como também na bancada e até formando uma cuba de porcelanato.
O material fica ótimo em pias esculpidas, sobretudo para quem quer uma opção mais sustentável e acessível que a pedra natural. Contudo, mantendo a resistência e a durabilidade.
Além de novos produtos na linha Pietra Lombarda, a Portobello preparou outras novidades para o ano. Confira o preview 2023!