21.08.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Neste projeto, é possível notar a praticidade de ter tudo próximo durante o preparo das refeições e de contar com uma grande área de trabalho (Projeto: Portobello)

Modelos de cozinha: qual será o melhor para o seu projeto?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
21.08.2023
Reunimos aqui os modelos de cozinha mais utilizados e os seus diferenciais para ajudar você a escolher o tipo mais adequado para o seu projeto
minutos de leitura

A cozinha é conhecida como o coração da casa. Afinal, desempenha um papel importante, de integrar e nutrir as pessoas. Por isso, precisa funcionar bem. Para tanto, existem diversos modelos de cozinha. 

A escolha adequada do layout é essencial para que ela seja eficiente e confortável, de modo que contribua com o preparo das refeições e facilite o processo de organização e limpeza.

Há diversas configurações de cozinha. Neste artigo, vamos apresentar as principais, bem como as suas vantagens e desvantagens. Acompanhe!

Quais são os principais modelos de cozinha?

Um cozinheiro precisa ter tudo ao alcance de suas mãos no momento de preparar as refeições, concorda? Nesse sentido, a localização dos armários, das bancadas e da cuba são fundamentais.

>>> Inspire-se com diversos modelos de cozinha aqui no Archtrends!

Cozinha em tons claros, com área para refeição, banquetas e parede ripada
São muitos os modelos de cozinha. Este apresenta bastante espaço de armazenamento e grandes bancadas de trabalho (Projeto: Diniz e Ayub Arquitetura

Para entender qual dos modelos de cozinha é o ideal para o seu projeto, também é importante ficar atento a alguns aspectos como a frequência de uso, as medidas do ambiente e o orçamento disponível.

Os modelos de cozinha oferecem vantagens e desvantagens diferentes para os usuários. Portanto, reunimos informações que ajudarão você a escolher o layout mais adequado para a sua casa.

Cozinha linear

Cozinha linear compacta com armários em marrom e branco e backsplash cinza
Os modelos de cozinha lineares são compactos e práticos, ideais para espaços menores ou para pessoas que não têm o costume de utilizar esse ambiente (Projeto: Limelo Ateliê por Kelly Lima e Priscila Melo)

A cozinha linear é aquela composta por um trecho de bancada que fica alinhado a uma única parede. Este modelo é ideal para espaços pequenos, pois ocupa pouca área, é muito prático e gera economia.

Importante ressaltar que as cozinhas lineares não são a melhor opção para ambientes grandes, uma vez que o acesso a determinadas partes tende a ficar difícil por conta da distância a se percorrer.

Cozinha em U

Cozinha em U com bancada ampla e armários brancos
As cozinhas em U oferecem grande espaço de armazenamento e praticidade para os cozinheiros, que conseguem ter tudo ao alcance das mãos (Projeto: Amanda Miranda)

A cozinha em U ocupa trechos de três paredes, criando o formato da letra U. Ela é ideal para ambientes médios ou grandes, uma vez que oferece muito espaço para bancadas e armários.

Esse layout é bem prático para quem faz um uso intensivo da cozinha, pois permite que os cozinheiros trabalhem em uma área central, com fácil acesso a todos os pontos. Isso otimiza os preparos.

Cozinha em L

Cozinha cinza em L com janela grande sobre a área da pia
As cozinhas em L são uma solução entre os layouts linear e em U (Projeto: Limelo Ateliê)

A cozinha em L se estende por trechos de duas paredes que formam um ângulo de 90º. Ela é ideal para espaços pequenos e médios, pois oferece bastante área de trabalho e armazenamento. 

Este modelo é considerado um dos mais práticos pelo mesmo motivo do layout em U: as bancadas circundam o cozinheiro, dando fácil acesso a ingredientes e utensílios.

No entanto, ela é um pouco menos prática que a cozinha em U, por contar com uma área de trabalho ligeiramente menor.

Leia também:

Cozinha americana

Cozinha americana com bancada revestida com ripado de madeira e banquetas
O charme da cozinha americana encanta os apaixonados por design de interiores (Projeto: TALP ARQUITETURA / Foto: Lorena Proietti)

Este modelo de cozinha é bastante popular atualmente. Ele se destaca por ter paredes a menos, o que geralmente o integra à sala de estar ou jantar. 

Normalmente, fica separado das outras áreas por uma meia parede com uma bancada estreita, que costuma ser utilizada para refeições rápidas e informais.

A cozinha americana é o layout ideal para espaços pequenos e médios, pois garante uma sensação de amplitude. 

Além disso, esse modelo é bem prático para acessar e permite uma maior interação de quem prepara as refeições com o restante dos presentes na casa.

Mas vale ressaltar que a cozinha americana é capaz de desagradar algumas pessoas. Como não há paredes a separando dos outros ambientes, os aromas de ingredientes e pratos tendem a se espalhar.

Por isso, pode ser interessante pensar na instalação de uma coifa ou um depurador, de modo a garantir que o seu apartamento ou a sua casa não fique com cheiros indesejados durante o uso.

Outro ponto de atenção é que essa cozinha tende a oferecer menos área de armazenamento, justamente por conta da ausência de algumas paredes.

Nesse caso, é possível trabalhar a marcenaria da bancada que a separa dos outros ambientes para criar armários extras e/ou embutir alguns eletrodomésticos.

Cozinha com ilha

Cozinha com ilha integrada com mesa de jantar. Janela em fita e revestimento de madeira
Aqui, a ilha se integra com a mesa de jantar, criando um espaço aconchegante e contemporâneo (Projeto: Gizelle Jacomini)

A cozinha com ilha é composta por uma bancada central, que, em geral, é utilizada como estação de trabalho e espaço de armazenamento. 

Esse é o modelo ideal para grandes ambientes. Destaca-se por sua praticidade, uma vez que permite que os cozinheiros trabalhem em uma área centralizada, com fácil acesso a todos os pontos. 

A ilha também pode ser usada como um espaço para refeições informais, o que é ótimo, especialmente para famílias que gostam de socializar.

Um detalhe para planejar o projeto é modelos de cozinha com ilha demandam por maiores áreas de trabalho e circulação.

Cozinha com península

Cozinha do tipo península com bancada de trabalho e área para refeições, tudo em porcelanato
As cozinhas com península integram os espaços de preparo e refeição (Projeto: Ana Magalhães Arquitetura / Foto: Paula Laiber)

A cozinha com península se assemelha ao modelo com ilha. A diferença é que ela é composta por uma bancada que pode se estender a partir de uma parede ou se conectar a uma ilha ou a outra bancada. 

Este layout é ideal para ambientes médios e grandes, uma vez que oferece bastante espaço de trabalho e armazenamento. 

A cozinha com península é bem funcional, pois permite que os cozinheiros trabalhem com acesso fácil a todos os seus pontos.

No entanto, ela tende a exigir uma metragem muito grande e mais detalhe de planejamento do que as cozinhas em U ou em L. 

O seu espaço de bancada também pode ser utilizado para refeições rápidas e até se conectar a uma mesa de jantar propriamente dita.

Agora que já conhecemos os diferentes modelos de cozinha, chegou o momento de escolher a opção mais adequada para o seu projeto.

Qual modelo de cozinha escolher para o seu projeto?

Cada um dos modelos de cozinha que apresentamos ao longo deste artigo atende a necessidades e preferências específicas.

Por isso, para escolher o layout mais adequado para o seu projeto, vale a pena recapitulá-los rapidamente:

  • linear: é prática e econômica, exceto se o ambiente for muito grande;
  • em U e em L: oferecem bastante espaço de trabalho e armazenamento, mas tendem a ser mais caras;
  • americana: garante sensação de amplitude, mas pode ser pouco funcional, por não ter paredes que a separem dos outros ambientes da casa;
  • com ilha e com península: contam com uma área central para trabalho, armazenamento e/ou refeições, mas podem ser caras e exigir muito espaço.
Cozinha azul e laranja em apartamento, com grandes janelas e luz natural
Aspectos como iluminação e ventilação fazem toda a diferença em um projeto de cozinha (Projeto: Doma Arquitetura / Foto: Mariana Orsi)

Sem dúvidas, uma cozinha bem projetada fará toda a diferença na hora de preparar as suas refeições, tornando a experiência mais eficiente e agradável.

Por isso, no momento de optar por um desses layouts, é de extrema importância considerar alguns fatores.

Pensar em iluminação, ventilação, armazenamento, ergonomia e limpeza garantirão um ambiente funcional e charmoso, que proporcione momentos especiais, sempre com muito conforto.

Neste artigo, vimos que para escolher entre um dos modelos de cozinha, é preciso analisar o espaço disponível e as necessidades dos moradores. 

Cada um dos layouts tem vantagens e desvantagens, e é importante refletir sobre esses aspectos para tomar a melhor decisão.

Aqui no Archtrends você encontrar diversos modelos de cozinha para inspirar no seu próximo projeto.

Aproveite também para conferir o nosso artigo que apresenta as principais novidades das cozinhas do futuro!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Modelos de cozinha: qual será o melhor para ...

Modelos de cozinha: qual será o melhor para o seu projeto?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies