Minimalismo em Dubai
Convenientemente localizado no nível da rua do Centro Financeiro Internacional de Dubai, o Orijins Coffee Shop, um novo e elegante café projetado pelo escritório de design de interiores VSHD, inspira-se nas belas imperfeições encontradas na natureza.
Simples na forma e rico em texturas e materiais, os interiores do café mostram a beleza que pode ser encontrada em um espaço escassamente decorado, de gesso suave e tons cremosos opacos. As cores são leves, emprestadas de elementos naturais, como areia, conchas, pedra e madeira. Na ausência de decoração, os visitantes são estimulados pelas formas que dão vida ao espaço, como os volumes curvos no teto, que proporcionam uma sensação de calma e aterramento.
O espaço exala uma rica amálgama de contrastes: os grandes blocos de pedras irregulares, os móveis finos de metal leve, os elementos curvilíneos sutis e as cores suaves. Destaca-se o bar feito de blocos maciços de diferentes tipos de mármore. Sua forma lindamente curva adiciona-se ao espaço claro e arejado.
O VSHD colocou grande foco na incorporação de uma mistura de texturas e materiais, tudo com contraste e definição de cores mínimas. Destacam-se os têxteis – peles e tecidos pesados - usados para complementar o conceito natural bruto e a qualidade escultural do design e do espaço resultante.
A principal inspiração para o café foi derivada do mundo natural e de uma coleção de pedras recolhidas nas margens do mar vermelho. A natureza assume a liderança aqui, de forma inovadora. Assim como a luz natural irradia suavemente pelo espaço, deixando uma série de sombras nas paredes de terra rebocada, o observador atento também nota a influência quase enigmática da tecnologia. Uma faixa de LED muito fina, localizada ao longo do espaço, apresenta um arco suave no teto. É um pequeno foco de luz que ilumina a área do bar, assim como uma luz de parede sob medida projetada pela VSHD, feita em alumínio escovado.
De muitas maneiras, Orijins oferece a santidade de uma antiga capela. Os interiores minimalistas transmitem uma rara beleza encontrada através da magia de tons opacos e ricos materiais naturais - um espaço tão escassamente decorado também é representativo na visão do VSHD.
A crença na beleza da imperfeição e na humildade e integridade que advém de viver em sintonia com a natureza representa o que significa estar calmo, ficar parado e observar a beleza que pode ser encontrada mesmo em nossa realidade cotidiana imperfeita.
O lado positivo da pandemia foi nos aproximar da natureza e nos permitir apreciá-la plenamente. Os designs da VSHD falam sobre voltar às origens das coisas e criar um ambiente o mais próximo possível do natural. É a sensação de calma e serenidade que se sente ao sentar-se em uma pedra à beira-mar ou na areia do deserto.
O desenho implacável de formas e volumes abstratos promove uma sensação de rochas moldadas pela força da natureza. Adotando uma abordagem muito inovadora para o layout do café, os sete blocos de mármore foram esboçados à mão, convertidos em modelos 3D e alimentados em uma máquina CNC para produzir as formas abstratas.
O clima geral é simplesmente calmo, e é o que mantém o café fluindo e as filas de amantes do café ao lado de fora fazendo curvas para se sentar.
Gostou do projeto? Ficamos apaixonados! Compartilhe com a gente a sua opinião.
Para mais projetos inovadores, acesse: