04.08.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Minimalismo em café de Dubai
Orijins Coffee Shop em Dubai (Imagem cortesia: Oculis Project)

Minimalismo em Dubai

calendar-blank-line
04.08.2022
Um café com uma arquitetura minimalista, valorização dos materiais e das texturas. Confira a seguir os detalhes desta incrível experiência!
minutos de leitura

Convenientemente localizado no nível da rua do Centro Financeiro Internacional de Dubai, o Orijins Coffee Shop, um novo e elegante café projetado pelo escritório de design de interiores VSHD, inspira-se nas belas imperfeições encontradas na natureza. 

café minimalista em Dubai
Detalhes dos materiais e jogos de luzes do projeto (Imagem cortesia: Oculis Project)

Simples na forma e rico em texturas e materiais, os interiores do café mostram a beleza que pode ser encontrada em um espaço escassamente decorado, de gesso suave e tons cremosos opacos. As cores são leves, emprestadas de elementos naturais, como areia, conchas, pedra e madeira. Na ausência de decoração, os visitantes são estimulados pelas formas que dão vida ao espaço, como os volumes curvos no teto, que proporcionam uma sensação de calma e aterramento.

mobiliário sóbrio
A sobriedade do mobiliário escolhido em contraste com as luzes naturais que entram no projeto  (Imagem cortesia: Oculis Project)

O espaço exala uma rica amálgama de contrastes: os grandes blocos de pedras irregulares, os móveis finos de metal leve, os elementos curvilíneos sutis e as cores suaves. Destaca-se o bar feito de blocos maciços de diferentes tipos de mármore. Sua forma lindamente curva adiciona-se ao espaço claro e arejado.

luminária na parede minimalista
Detalhe para a luminária de parede, também desenhada pelo escritório de arquitetura VSHD (Imagem cortesia: Oculis Project)

O VSHD colocou grande foco na incorporação de uma mistura de texturas e materiais, tudo com contraste e definição de cores mínimas. Destacam-se os têxteis – peles e tecidos pesados – usados ​​para complementar o conceito natural bruto e a qualidade escultural do design e do espaço resultante.

 pedras no balcão principal do bar
O movimento das pedras no balcão principal do bar (Imagem cortesia: Oculis Project)

A principal inspiração para o café foi derivada do mundo natural e de uma coleção de pedras recolhidas nas margens do mar vermelho. A natureza assume a liderança aqui, de forma inovadora. Assim como a luz natural irradia suavemente pelo espaço, deixando uma série de sombras nas paredes de terra rebocada, o observador atento também nota a influência quase enigmática da tecnologia. Uma faixa de LED muito fina, localizada ao longo do espaço, apresenta um arco suave no teto. É um pequeno foco de luz que ilumina a área do bar, assim como uma luz de parede sob medida projetada pela VSHD, feita em alumínio escovado.

balcão de pedra natural branca
Detalhes das pedras do bar principal (Imagem cortesia: Oculis Project)

De muitas maneiras, Orijins oferece a santidade de uma antiga capela. Os interiores minimalistas transmitem uma rara beleza encontrada através da magia de tons opacos e ricos materiais naturais – um espaço tão escassamente decorado também é representativo na visão do VSHD. 

minimalismo em Dubai
Orijins Coffee Shop em Dubai (Imagem cortesia: Oculis Project)

A crença na beleza da imperfeição e na humildade e integridade que advém de viver em sintonia com a natureza representa o que significa estar calmo, ficar parado e observar a beleza que pode ser encontrada mesmo em nossa realidade cotidiana imperfeita.

minimalismo em Dubai
Orijins Coffee Shop em Dubai (Imagem cortesia: Oculis Project)

O lado positivo da pandemia foi nos aproximar da natureza e nos permitir apreciá-la plenamente. Os designs da VSHD falam sobre voltar às origens das coisas e criar um ambiente o mais próximo possível do natural. É a sensação de calma e serenidade que se sente ao sentar-se em uma pedra à beira-mar ou na areia do deserto.

mobiliário com minimalismo em Dubai
Detalhes do mobiliário (Imagem cortesia: Oculis Project)

O desenho implacável de formas e volumes abstratos promove uma sensação de rochas moldadas pela força da natureza. Adotando uma abordagem muito inovadora para o layout do café, os sete blocos de mármore foram esboçados à mão, convertidos em modelos 3D e alimentados em uma máquina CNC para produzir as formas abstratas. 

Orijins Coffee Shop em Dubai
Orijins Coffee Shop em Dubai (Imagem cortesia: Oculis Project)

O clima geral é simplesmente calmo, e é o que mantém o café fluindo e as filas de amantes do café ao lado de fora fazendo curvas para se sentar.

Gostou do projeto? Ficamos apaixonados! Compartilhe com a gente a sua opinião.

Para mais projetos inovadores, acesse:

Hotel em Paris para quem busca uma experiência autêntica

Dior reabre sua icônica boutique na Avenue Montaigne

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Minimalismo em Dubai...

Minimalismo em Dubai

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies