06.09.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
O jornalista Pedro Andrade foi o apresentador do Archtrends Summit de tema O que está dentro importa (foto: Guto Campos)

Archtrends Summit 2023: as principais lições do fórum de criatividade

calendar-blank-line
06.09.2023
Autoconhecimento, autenticidade, respeito à natureza, ao humano e à cidade - especialistas com diferentes visões de mundo dividiram estas e outras ideias inspiradoras no evento. Confira os principais destaques!
minutos de leitura

O que está dentro importa. É com essa temática que a edição 2023 do Archtrends Summit reuniu uma série de conversas importantes, com relatos sinceros, afetivos e até mesmo cômicos de um time de criativos e nomes importantíssimos quando o assunto é sustentabilidade, inovação e, claro, arquitetura e design.  

Archtrends Summit lotou o Teatro Santander com mais de mil profissionais de arquitetura e design para tarde de conteúdo (foto: Guto Campos)

Com lotação esgotada no Teatro Santander em São Paulo nesta terça-feira, 5 de setembro, o fórum organizado pela Portobello em parceria com a instituição de ensino italiana POLI.DESIGN apresentou oito palestras e talks com Matteo Ingaramo, Cino Zucchi, Gab de Matos, Paulo Tavares, Isay Weinfeld, Ailton Krenak, André Carvalhal, Patricia Anastassiadis, Taissa Buescu, Edu Lyra e Tom Dixon. 

Recebidos pelo jornalista e apresentador Pedro Andrade, anfitrião da tarde de palestras, eles compartilharam suas inspirações e visões de presente e futuro. A seguir, confira alguns destaques apresentados na programação. 

Inovação no design, com Matteo Ingaramo e Chris Ferreira

Matteo Ingaramo, Pedro Andrade e Chris Ferreira no primeiro talk do Archtrends Summit (foto: Guto Campos)

O que garante sucesso no design? Para o primeiro talk do dia, Pedro Andrade chamou ao palco Matteo Ingaramo, professor italiano da POLI.DESIGN, e Chris Ferreira, diretora de branding e inovação da Portobello. 

Chris reforçou a importância da autenticidade, e de como a comunicação eficaz é importante para o sucesso. Já Matteo considera que devemos pensar numa arquitetura onde o valor humano deve estar à frente da estética. Ele apontou a necessidade de o arquiteto respeitar e compreender o território para criar, e acredita que os brasileiros têm nas mãos uma oportunidade de interpretar a natureza em conjunto com a tecnologia.  

A importância das cidades na arquitetura, com Cino Zucchi

O arquiteto Cino Zucchi palestrou no Archtrends Summit (foto: Guto Campos)

Segundo convidado do Archtrends Summit, o arquiteto italiano Cino Zucchi é conhecido por criar edifícios que conversam com o entorno e apresentou uma série de projetos autorais que se destacam com fachadas feitas a partir de materiais que brincam com a incidência do sol, enquanto outras são apropriáveis, para que a população possa fazer uso do edifício, mesmo que ele seja privado. "A fachada também é um espaço habitável. Todos nós temos uma casa, mas juntos fazemos a cidade", destacou. 


Laboratório do Futuro, com Gabriela de Matos e Paulo Tavares

Paulo Tavares e Gab de Matos, ganhadores do Leão de Ouro na Bienal de Veneza (foto: Guto Campos)

Ganhadores do prêmio Leão de Ouro de melhor participação nacional na última Bienal de Veneza, Gabriela de Matos e Paulo Tavares dividiram detalhes da pesquisa realizada para criar a exposição Terra. Olhando para a forma como os povos indígenas e de matriz africana viam a terra, eles dividiram informações pouco difundidas como a Casa Branca, primeiro terreiro brasileiro e primeira arquitetura negra tombada no Brasil, mas que ainda hoje é ameaçada pela especulação imobiliária, e a história do quilombo Mesquita, que ajudou a erguer Brasília. 

Q&A com Isay Weinfeld 

Isay Weinfeld respondeu as perguntas do público e de Pedro Andrade (foto: Guto Campos)

Apesar de dar raríssimas entrevistas, Isay Weinfeld proporcionou uma oportunidade única para os convidados interagirem diretamente com uma das figuras mais respeitadas da arquitetura contemporânea brasileira. Pedro Andrade mediou a divertida conversa, que revelou detalhes das caminhadas do arquiteto pela periferia de São Paulo aos domingos e que durante a pandemia viraram registros bem humorados nas redes sociais. "Gosto de humor e preciso de outros canais para expressar isso. Através do Instagram e da fotografia, e de sair para conhecer a beleza arquitetônica do que eu via, eu consegui transformar imagem e texto numa terceira coisa". 

O futuro em nossas mãos, com Ailton Krenak e André Carvalhal

Ailton Krenak e André Carvalhal no talk sobre sustentabilidade (foto: Guto Campos)

O quinto talk do dia trouxe um dos maiores símbolos do ativismo ambiental, o escritor e líder indígena Ailton Krenak, e o escritor e especialista em sustentabilidade, André Carvalhal. Juntos, eles conversaram sobre a importância de se conectar com a natureza, de pensar políticas públicas além das fronteiras regionais para proteger as florestas, e também sobre a importância de viver o tempo presente, ao invés de pensar apenas no futuro. "Algumas culturas consideram o sonho uma experiência tão importante quanto aquelas em que estamos despertos. Vivemos num mundo em que não temos tempo nem de saber o que uma criança sonhou na noite anterior. A urgência tomou o lugar do sonho", pondera Krenak. 

Diálogo com a essência, com Patricia Anastassiadis e Taissa Buescu 

Taissa Buescu, colunista do Archtrends, recebe Patricia Anastassiadis (foto: Guto Campos)

Autora de diversos projetos comerciais e residenciais pelo mundo, a arquiteta e designer Patricia Anastassiadis falou sobre os pilares que compõem suas principais criações e a importância de se basear na história e no que está ao redor para elaborar novos enredos. Em conversa com a curadora de design Taissa Buescu, ela mostrou uma série de cases em que o design ou a arquitetura necessitou de artesãos locais para o desenvolvimento dos trabalhos, e como isso impulsionou a manutenção desses fazeres manuais. E ainda deu uma importante missão para os profissionais presentes: "O papel do arquiteto é desenvolver o que está ao redor", disse. 

Não importa de onde você veio, mas para onde você vai, com Edu Lyra

Edu Lyra palestra no Archtrends Summit de tema O que está dentro importa (foto: Guto Campos)

"Meu maior medo é passar fome. E trabalho para que ninguém passe fome como eu passei", iniciou Edu Lyra, fundador da ONG Gerando Falcões e um dos nomes mais influentes do terceiro setor. Além de falar de sua trajetória pessoal e sobre o projeto da Favela 3D, que tem como objetivo transformar as favelas em um ambiente “Digno, Digital e Desenvolvido”, a presença do Edu também teve outro papel importante. A Portobello está lançando a comunidade Portobello+arquitetura, que terá participação ativa no trabalho da ONG e convidará os profissionais do segmento em ações exclusivas. Em breve, mais detalhes!

Design é processo, com Tom Dixon

Tom Dixon palestra no Archtrends Summit (foto: Guto Campos)

Para encerrar o ciclo de palestras, mais um momento de muita aprendizagem: o designer britânico Tom Dixon compartilhou importantes insights da sua evolução no design, mostrando bastidores dos seus primeiros trabalhos, o processo de criação da marca própria, e terminou contando sobre um novo projeto, ainda em desenvolvimento, que consiste em criar mobiliários debaixo d'água. "É a próxima fase da minha trajetória. Esses objetos também irão ajudar a regenerar e preservar recifes de coral. Acredito que no próximo ano a gente consiga mostrar novos resultados", pontuou. 

O Archtrends Summit 2023 foi um dia repleto de aprendizado, inspiração e conexões. E foi ainda mais especial por ser a primeira versão aberta ao público, permitindo que mais entusiastas da área participassem. Aguardemos, ansiosos, pela próxima edição!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Archtrends Summit 2023: as principais liçõe...

Archtrends Summit 2023: as principais lições do fórum de criatividade

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies