Madeira na cozinha: formas de utilizar e projetos para inspirar
Usar madeira na cozinha é uma tendência de decoração que nunca sai de moda, afinal este material por si só entrega sofisticação, elegância e atemporalidade, combinando com variados estilos e dando à sua cozinha aparência única.
Dentre os revestimentos para cozinha, a madeira se destaca como uma opção, mas é preciso ter cautela e saber onde aplicá-la para garantir os efeitos desejados.
Então, onde aplicar toques de madeira na decoração desse ambiente? Existem opções mais resistentes? É sobre isso que falamos neste conteúdo. Ah, e, é claro, te apresentamos também projetos de cozinha onde a madeira foi bem utilizada. Vamos lá?
6 maneiras diferentes de usar madeira na cozinha
Cada tipo de madeira e acabamento de madeira na cozinha tem o poder de transformar a decoração. É possível combinar tons e texturas diferentes, o que deixa a criatividade à vista para criar estilos únicos e que agradem os moradores e profissionais de arquitetura.
É por possuir tantas variedades que vale a pena estudar cada uma delas e entender onde podem ser aplicadas dentro da cozinha. Vamos apresentar algumas dicas.
Bancadas de madeira
A bancada de madeira tem ganhado espaço em projetos arquitetônicos de diversos estilos, desde os clássicos até os mais contemporâneos, tudo isso por entregar beleza e por deixar o ambiente mais aconchegante e acolhedor.
Entretanto, se a madeira não for cuidada corretamente, a bancada certamente sofrerá com alto desgaste por ser sensível ao calor e à umidade. Além disso, a madeira corre o risco de acumular fungos, bactérias e insetos, tudo o que não precisamos na hora de preparar as refeições, não é mesmo?
Para ambientes úmidos e que possam ter acúmulo de gordura, água e outros líquidos vale investir em porcelanatos que reproduzem madeira para ter a mesma estética, com melhor durabilidade. Nós falamos mais sobre o uso da bancada de madeira na cozinha em um outro conteúdo do Archtrends, não deixe de conferir!
Prateleiras de madeira
Outra forma perfeita de utilizar madeira na cozinha é criando uma decoração com prateleiras. Além de serem bastante funcionais para acessar itens de cozinha e eletrodomésticos, apostar na madeira traz um tom mais natural para o espaço.
Combinar as prateleiras com luzes de LED e plantas garante o destaque para os elementos certos. O resultado é um ambiente moderno, receptivo e gostoso de estar.
Mesas, cadeiras e banquetas
Outros elementos de madeira em que você pode investir são os móveis, como as cadeiras, banquetas e mesas. Por ser um material clássico e atemporal, a madeira vai combinar com vários estilos. Vale a pena atentar-se a características como: tipo da madeira, tamanho, formato, cores e texturas, sempre lembrando de oferecer conforto e aconchego para quem passar pelo ambiente.
Não pense que, por serem de madeira, os móveis precisam ter aspecto de antigos. Existem opções com designs modernos que entregam beleza e estilo para a cozinha.
Se a cozinha possuir balcão, prefira acomodar as pessoas com as banquetas com a altura ideal. No caso de uma cozinha americana, você pode colocar a mesa de madeira com as cadeiras para ajudar a integrar melhor o espaço da cozinha com o da sala de jantar/estar.
Painéis ripados
O painel ripado é uma boa alternativa para a decoração, além de ser uma das grandes tendências decorativas para espaços dos mais diversos tipos.
Você pode utilizar esse estilo nos balcões e bancadas, mas ele serve também para ser aplicado como revestimento de parede. Cuide apenas para evitar o uso de madeira perto de espaços como a cuba ou o fogão, por conta do constante contato com água, gordura e outros líquidos.
Como alternativa, utilizar porcelanatos que interpretam madeira ripada, para garantir maior resistência – especialmente em espaços que podem ter mais sujeira – e maior facilidade para limpar.
Revestimento de madeira no piso
Os revestimentos de madeira clara são ideais para criar um estilo clean e com aspecto mais natural. Para estilos de decoração industrial ou rústico,vale a pena optar por pisos de madeira escura, porque combinam mais com as características desses estilos.
Apenas cuide com os tons escuros em espaços pequenos, porque tendem a dar a sensação de que o ambiente é menor.
Os pisos de madeira precisam de cuidado constante em ambientes molhados como a cozinha, então vale a pena investir em revestimentos mais resistentes, principalmente porque a cozinha é um espaço de movimentação constante. Os porcelanatos Portobello reproduzem madeira com perfeição.
Revestimento de madeira nas paredes
Levar a madeira para as paredes da cozinha é uma forma elegante e versátil de transformar este ambiente. Seja para decorar uma parede ou todas, você tem a chance de alternar entre os diferentes tons e criar espaços aconchegantes e acolhedores.
Para casas com o pé-direito alto, vale a pena apostar em Lastras que reproduzem madeira, por seu tamanho extenso passar a sensação de amplitude visual.
Para as áreas atrás da pia, fogão e até churrasqueira, vale a pena evitar o uso de madeira e apostar em porcelanato que representa o material, já que este apresenta maior resistência e facilidade para limpeza. Nós falamos mais sobre revestimentos em madeira para parede em outro conteúdo aqui no Archtrends, não deixe de ver.
Porcelanato amadeirado — considere essa opção!
A melhor recomendação para quem deseja apostar em pisos e revestimentos em tons de madeira é utilizar o porcelanato amadeirado, ou seja, o material feito de porcelanato e que reproduz os mais variados tipos e tons de madeira.
A madeira bruta, embora apresente características de alta resistência, possui diversas desvantagens no seu uso – principalmente na cozinha –, como alta porosidade e maior facilidade de contaminação.
O porcelanato cor de madeira vem para sanar esses problemas, sem deixar de lado todo o aspecto estético que a madeira entrega aos ambientes.
Quais as vantagens do material?
As vantagens em utilizar madeira em porcelanato são inúmeras quando comparamos ao uso da madeira bruta. Selecionamos as principais e apresentamos a seguir, confira.
Alta durabilidade
As altas tecnologias utilizadas na fabricação dos porcelanatos oferecem às peças maior durabilidade e resistência, tudo o que precisamos para uma cozinha bastante movimentada, não é mesmo?
Baixa absorção de água
Por ser um material nada poroso, o porcelanato em madeira tem baixa absorção de água, o que evita o acúmulo de resíduos líquidos e de manchas provenientes. Isso vale tanto para bancadas e áreas secas quanto para as molhadas, como a pia.
Facilidade de limpeza
O porcelanato é um material extremamente fácil de limpar comparado à madeira, podendo ser higienizado com produtos diversos. Temos um conteúdo exclusivo falando sobre como limpar porcelanato, aproveite para ler também.
Variedade de texturas
Com o porcelanato que interpreta a madeira, você tem a possibilidade de explorar as mais variadas cores e tons das madeiras mais nobres, sem perder o valor estético de cada uma delas.
Maior sustentabilidade
Ao optar pela madeira em porcelanato, você está escolhendo uma opção mais sustentável em relação à extração de madeira do meio ambiente e cuidando da natureza.
Como utilizar madeira em porcelanato na cozinha?
Justamente por ter essas vantagens que citamos no tópico anterior, o porcelanato que reproduz madeira é uma excelente opção de revestimento para cozinha. Ele pode ser aplicado em diversas áreas como:
- piso da cozinha;
- parede atrás da pia;
- parede atrás do fogão;
- em bancadas e balcões;
- atrás de prateleiras e armários.
Projetos para se inspirar — Diferentes cozinhas em madeira
É claro que não poderíamos terminar este guia completo sem mostrar ideias de como aplicar a madeira na cozinha de forma criativa na decoração. Acompanhe a seguir alguns exemplos de diferentes cozinhas em madeira.
Cozinha cinza com madeira
O cinza é uma das cores neutras mais utilizadas na decoração de ambientes, justamente por ser perfeita para combinar com outras cores e formar estilos diferenciados de cozinha.
A madeira quebra o ar urbano do cinza, levando toques de naturalidade para o espaço e deixando-o mais confortável, aconchegante e, ao mesmo tempo, contemporâneo.
Cozinha rústica
A cozinha rústica é uma tendência de decoração bastante utilizada em projetos arquitetônicos, com o intuito de levar o ar do campo e da natureza para os espaços urbanos.
Nestes projetos, tons de madeira mais escuros são destaque e dividem espaço com texturas de tijolos e outros tons terrosos. As plantas entram como elemento chave para garantir o aspecto orgânico e rústico.
Cozinha estilo industrial
Outro estilo bastante famoso entre os projetos arquitetônicos é o estilo industrial, que mistura elementos de ferro, madeira e cores como o marrom – ótima chance de usar madeira – preto, verde musgo e terracota.
E aí, gostou das nossas inspirações para aplicar madeira em diversos espaços da cozinha? Com o porcelanato que reproduz madeira você tem a tranquilidade de apostar em materiais resistentes e adequados para a cozinha e aproveitar todos os benefícios e belezas que a madeira traz.
Continue acompanhando o Portal Archtrends para ver tudo o que é tendência em decoração e em projetos arquitetônicos. Até a próxima.