04.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Beleza e organização: é possível esperar isso de uma área gourmet rústica sim! (Projeto: Bia Guedes)

Área gourmet rústica: dicas de decoração e projetos que inspiram

 minutos de leitura
calendar-blank-line
04.05.2022
Afinal qual a melhor forma de decorar uma área gourmet rústica? Se você não sabe por onde começar, nós vamos te ensinar o caminho das pedras – interpretadas em porcelanato, é claro – e mais!
minutos de leitura

Quando falamos em uma área gourmet rústica qual a primeira imagem que vem à sua cabeça? Um espaço que mistura tons de madeira, com aquela sensação que remete um pouco do campo e a natureza, com móveis aconchegantes e que oferecem conforto para passar bons momentos com a família e amigos, não é?

Mas uma área gourmet rústica pode ser muito mais do que isso, mesmo em projetos mais simples e com pouco espaço. A combinação de elementos como móveis, eletrodomésticos, churrasqueira, uma boa iluminação e o jogo de cores pode manter o ar rústico e dar uma cara mais contemporânea ao espaço, juntando o melhor do estilo campestre ao estilo dos grandes centros urbanos.

Para criar espaços incríveis é preciso contar com profissionais de arquitetura que saberão escolher excelentes opções para otimizar o espaço de forma inteligente e cheia de estilo. Se você é este profissional, necessita ficar por dentro dos melhores revestimentos e acabamentos para dar vida às suas ideias.

Neste conteúdo nós vamos apresentar algumas opções para decoração de área gourmet rústica para inspirar os próximos projetos, quem sabe a ideia que você precisa não está por aqui? Confira!

Como decorar uma área gourmet rústica: principais dicas

Como falamos anteriormente, existem algumas características que fazem com que um espaço gourmet seja rústico. Nós separamos algumas delas para apresentar e falar algumas opções de revestimentos ideais para acertar e tirar o projeto do papel.

1. Invista em tons terrosos e neutros

Uma das primeiras características do estilo rústico são os tons terrosos, que tem o poder de trazer sensações e levar um pouco do campo e da terra para qualquer espaço. Cores mais alaranjadas, marrons e vermelhos aquecem e dão um alto astral para o ambiente, invista nelas.

Quer criar um contraste legal e criar uma área de lazer rústica e, ao mesmo tempo, moderna com cores que são tendência? Aposte em tons terrosos, elementos da natureza e uma parede de cimento queimado, que traz a modernidade e o urbano ao espaço.

área gourmet com grande portal de acesso para a área externa, com revestimento, cor da parede e detalhes de cadeiras em tons terrosos
Brincando com tons terrosos: no piso, nas paredes e na mobília (Projeto: Ana Livia Mafra)

2. Leve plantas para a decoração

Como o estilo rústico tem a promessa de levar mais do campestre para os ambientes urbanos, uma área gourmet rústica precisa de plantas para dar volume, toques de cores mais naturais e alegria para o ambiente, afinal é uma área para momentos de alegria e descontração para todas as idades.

Invista em vasos de jardim, flores verticais e pequenos vasos nas prateleiras. Nada melhor do que plantas para dar um ar fresh para sua área gourmet rústica. Nós falamos mais sobre decoração natural aqui no blog, não deixe de conferir.

área gourmet com piscina, bancada em tons de madeira e banquetas branca, revestimento com tonalidades de folhagem trazendo um ar natural ao ambiente
O verde pode surgir não apenas nas folhagens, mas também nos revestimentos e outros itens de decoração (Projeto: AN&C Arquitetura)

3. Explore móveis de madeira

Uma maneira de criar uma área gourmet rústica é partir do desenvolvimento de um projeto focado em cores mais neutras e deixar o toque de rusticidade para os móveis. Uma bela mesa de demolição com cadeiras no mesmo tom já faz diferença.

Quer uma dica para criar uma área de lazer rústica moderna? Combine o poder da cor preta, use eletrodomésticos mais modernos e insira elementos em metal. Fica uma decoração rústica, combinada com o estilo industrial.

cozinha gourmet com mesa grande de madeira e cadeiras de madeira assento preto, portas pretas e pratileira preta com madeira
O preto, o metal e a madeira deixam a sua área gourmet rústica super moderna! (Projeto: Bethania Spies Campos)

4. Lustres e pendentes para iluminação

Um charme da área de lazer é uma iluminação mais intimista em pontos onde ficam bastante pessoas, como as bancadas, o que ajuda a criar um clima mais gostoso e aconchegante. Para as áreas como a churrasqueira opte por uma luz mais aberta, para auxiliar nas atividades manuais.

Use e abuse de lustres e pendentes em tons de cobre ou terrosos. Quer dar um toque de modernidade? Quebre o lado rústico com luminárias modernas.

área gourmet rústica, com mesa redonda em madeira e cadeiras em madeira com assento preto
As luminárias modernas em pendentes deixam a madeira do teto ainda mais aconchegante (Projeto: Fernando Pherpa)

5. Bancada e banquetas

As bancadas são elementos quase que 100% presentes em projetos de área gourmet rústica. É um espaço em que essa escolha faz toda a diferença, visto que esse móvel auxilia na reunião e aproximação dos convidados no ambiente para ótimas experiências culinárias.

O uso das banquetas ajuda a otimizar o ambiente, já que não ocupam tanto espaço como as cadeiras que geralmente são mais largas.

área gourmet com banquetas e bancos de madeira e bancada com detalhes rústicos de madeira
Cadeiras maiores ou banquetas mais altas de madeira? Você é quem escolhe! (Projeto: Morada 31.12)

6. Mantenha o espaço acolhedor e aconchegante

É impossível falar em espaço de lazer ou área gourmet e não falar de conforto, afinal é uma área especial de qualquer residência, onde celebrações são feitas e laços são criados. Por isso, se possível, dê espaço para sofás, puffs e outros móveis confortáveis.

É uma forma de quebrar a monotonia e dar um up na decoração.

área externa com grandes puffs cinza, sofá com almofadas grandes cinzas e mesa de centro redonda
O pergolado de madeira traz o rústico junto com o revestimento do piso enquanto a parte central do projeto dá a sensação de descanso (Projeto: Frederico Bicalho)

7. Combine estilos com o rústico

Uma boa alternativa para sair do comum é combinar o estilo rústico com outros, criando infinitas possibilidades de combinações para brilhar os olhos de arquitetos e moradores. A decoração rústica é capaz de dialogar com muitos outros estilos, como o industrial, os que combinam elementos de metal em, ainda, àqueles que trazem a junção de tons amadeirados com preto, por exemplo.

Outra boa forma é combinar tons de madeira com móveis e outros elementos em tonalidades mais sóbrias, juntando a decoração escandinava com a rústica. Fica muito clean e é uma outra maneira de ver o estilo rústico na sua área gourmet rústica.

Deck Peroba envelhecido combina bem com essa decoração mais clean e pode ser combinado com outros tons de madeira na área externa.

área gourmet clean, toda em revestimento claro, mesa retangular grande branca com cadeiras em madeira clara
Uma área gourmet rústica e clean existe! (Projeto: Portobello S.A.)

Por que investir em uma área gourmet rústica?

Para quem gosta de quebrar a monotonia dos centros urbanos trazendo elementos da natureza e do campo para os ambientes, a decoração rústica da área gourmet rústica é uma ótima saída para criar um ambiente deste tipo. É possível juntar tudo isso a um espaço aconchegante e cheio de conforto para receber os convidados.

Além disso, nestes espaços os eventos têm maior privacidade, então para receber amigos e familiares em casa, o anfitrião conta com mais liberdade e aconchego para si e para seus convidados. Ademais, cairá por terra a necessidade de ter que alugar um espaço externo quando quiser receber visitas.

Outro bom motivo para criar uma área gourmet rústica: a beleza! Os ambientes neste estilo são reconhecidos pelos traços estéticos e combinação de cores que trazem uma maior sensação de conforto e aconchego, com uma vasta lista de decorações diferentes para agradar aos anfitriões e convidados, como vimos nos projetos mostrados.

Inclusive, uma área de gourmet rústica ajuda a agregar valor ao imóvel, caso haja interesse na venda. Afinal, uma área toda decorada com excelência chamará a atenção de possíveis compradores.

Qual o melhor espaço no terreno para construir uma área gourmet rústica?

Uma informação importante para quem deseja criar um espaço neste estilo é saber que ele pode ser projetado em qualquer local, mesmo com diferentes tamanhos. Então é possível criar uma área gourmet rústica em uma casa ou apartamento, seja fora ou dentro da casa.

O que vai impactar é o tamanho do espaço disponível e como ele será aproveitado. Por isso é tão importante contar com os conhecimentos e criatividade dos arquitetos, que podem transformar e reaproveitar espaços de maneira incrível.

Área gourmet rústica externa

Se o espaço disponível para criar a área gourmet rústica for na parte externa da casa é uma boa oportunidade para explorar ainda mais o conceito de rusticidade na decoração, aproveitando a luz natural.

Nesses espaços, é importante que a decoração conte com pisos com acabamento especial para a área externa - principalmente próximo à piscina e em áreas descobertas. Se o espaço for coberto, vale a pena usar um piso com acabamento natural.

linha Ecowood tem revestimentos que reproduzem madeira e combinam muito bem com áreas verdes e dão um ar rústico ao ambiente, além de serem bastante recomendados para ambientes externos. Nós fizemos um conteúdo com revestimentos amadeirados para áreas externas, não deixe de conferir.

área gourmet com piscina rústica, com piso laminado em madeira e detalhes de móveis, bancada e banquetas em madeira
Integração da área externa com a área gourmet rústica interna (Projeto: Heignne Jardim)

Área gourmet rústica na varanda ou sacada

Se a casa ou apartamento tem pouco espaço, criar o projeto de área gourmet rústica na sacada ou na varanda pode ser uma boa pedida. Explore neste caso os elementos verticais para garantir mais espaço e versatilidade ao ambiente.

Duas dicas para esse espaço:

linha Ibirapuera Mix traz tons terrosos mais escuros e combina bem com paredes cinzas e mais claras, criando um contraste entre o rústico e o neutro e oferecendo aconchego ao espaço.

área gourmet com sofá grande em tom de madeira, mesas e banquetas de madeira, piso amadeirado e iluminação clara
Do teto ao piso, da decoração às plantas: o estilo rústico abraça o olhar (Projeto: Jéssica Castro)

Área gourmet rústica dentro de casa ou apartamento

Se engana quem acha que quem não tem um espaço no quintal ou uma varanda não consegue criar um espaço gourmet rústico dentro de casa. É uma oportunidade de otimizar os diversos ambientes da casa, integrando cozinha com a sala de estar e de jantar. O movimento interno fica fluído e todos os convidados conseguem aproveitar o melhor dos ambientes.

Com a linha Jardim Botânico é possível levar tons de madeira para dentro de casa, combinando com os móveis e piso em tons mais neutros. A cor preta dá um toque de modernidade para a área de lazer. Vale a pena investir.

área gourmet em apartamento, conjugado com sala de televisão, tons dos móveis madeira escuro, banqueta retangular com cadeiras e cozinha planejada
Aqui cai por terra a ideia de que o rústico não é moderno (Projeto: Giovana Guerra)

Viu só como é possível criar uma área gourmet rústica sem aquela sensação de espaço velho e sim com um olhar elegante, funcional e versátil para uma residência? Esperamos que nossas dicas te inspirem a tirar novos projetos do papel. Aproveite para ver nosso artigo com dicas de porcelanatos com toque rústico, com ótimas opções para experimentar.

Continue acompanhando nossos conteúdos, sempre trazemos o que é tendência até você. Nos vemos no próximo post!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Área gourmet rústica: dicas de decoração ...

Área gourmet rústica: dicas de decoração e projetos que inspiram

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies