26.05.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
A decoração artesanal é uma tendência atual do design, bastante acessível e de fácil execução (Projeto: Amanda Miranda)

Lojas de artesanato: guia de estabelecimentos nas 5 regiões do Brasil

 minutos de leitura
calendar-blank-line
26.05.2023
Quer conhecer lojas de artesanato pelo Brasil? Confira o guia a seguir, com diversas opções em todos os estados e regiões
minutos de leitura

As lojas de artesanato são um tesouro escondido em meio às grandes cidades do Brasil. Afinal, além de oferecerem produtos únicos e personalizados, esses estabelecimentos também são um ponto de encontro entre clientes e artistas locais.

Essa é uma tendência que tem se consolidado no mercado brasileiro, especialmente nos últimos anos, e tem sido impulsionada pela busca por uma vida mais sustentável e consciente.

Além disso, a macrotendência Inside Out, identificada pelo Trendbook da Portobello, destaca a valorização dos materiais naturais, culturas locais e do artesanato em geral. 

Neste guia de estabelecimentos nas 5 regiões do Brasil, vamos apresentar algumas lojas de artesanato pelo país e suas principais características.

peças de artesanato brasileiro
As peças de artesanato resgatam a nossa origem brasileira (Projeto: Luciana Gibaile)

Lojas de artesanato no Centro-Oeste

A região Centro-Oeste do Brasil é conhecida por sua rica cultura e tradições artísticas, e as lojas de artesanato são uma importante fonte de expressão dessas características. 

Afinal, com uma variedade de peças que vão desde cerâmica até tecelagem, as lojas de artesanato da região oferecem uma ampla opção para quem busca conhecer e adquirir os produtos locais.

Distrito Federal

Um dos principais pontos para garimpar artesanato no Distrito Federal é a famosa Feira de Artesanato da Torre de TV, ou FATV.

Com mais de 200 expositores, é possível encontrar uma grande variedade de produtos artesanais, como roupas, acessórios, objetos de decoração, artigos de couro, cerâmica e muito mais.

Além disso, a feira é um ponto de encontro para os moradores da cidade, que aproveitam para desfrutar do ambiente agradável e descontraído. Assim, a FATV é um espaço importante para o fomento da cultura local e para a valorização dos produtos feitos à mão.

  • Endereço: Eixo Monumental, Brasília/DF
  • Horário de funcionamento: de terça-feira a quinta das 9h às 17h, de sexta a domingo das 9h às 18h. A maioria dos boxes abre aos sábados e domingos.
  • Telefone: (61) 98131-2465

Mato Grosso

Várias lojas de artesanato estão espalhadas na região do Centro-Oeste brasileiro. E no estado de Mato Grosso não é diferente. Podemos destacar duas lojas como referência, mas vale pesquisar outras excelentes opções que existem por lá.

No Sesc Arsenal, prédio com inspirações da arquitetura neoclássica, construída a pedido da família real portuguesa, e no Estação Shopping, você encontra artesanato indígena, em madeira, cerâmica, tecelagem, biojoia, bazar, e muito mais.

  • Endereço: Sesc Arsenal - Rua 13 de Junho, 1435 - Centro Sul, Cuiabá (MT)
  • Endereço: Estação Shopping - Av. Miguel Sutil, 9300 - Santa Rosa, Cuiabá (MT)

Mato Grosso do Sul

A Casa do Artesão, em Campo Grande/MS, é um espaço que valoriza e incentiva a produção da arte local. 

Localizada no centro da cidade, ela reúne diversos artesãos que expõem e comercializam suas criações, que vão desde objetos utilitários até peças decorativas, de diferentes estilos e materiais.

Além da venda, o espaço também oferece cursos e oficinas para aperfeiçoamento das habilidades dos artesãos e incentiva o público a conhecer o processo de criação dos objetos.

  • Endereço: Avenida Calógeras, 2050, centro, Campo Grande
  • Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h.
  • Telefone: (67) 3383-2633
decoração com artesanato brasileiro
Itens de artesanato regional se complementam com o mobiliário disposto de forma livre neste projeto (Projeto: Portobello)

Lojas de artesanato na Região Norte

O Norte do Brasil é uma região rica em cultura e tradições populares, e é por isso que as lojas de artesanato são tão populares entre os turistas e moradores locais. 

Os estabelecimentos oferecem uma ampla variedade de produtos artesanais, desde roupas e acessórios até objetos decorativos e utensílios domésticos, tudo feito à mão com materiais típicos da região.

Amazonas

Em Manaus/AM, podemos encontrar a Central de Artesanato Branco e Silva. O espaço foi inaugurado no dia 4 de outubro de 1984, com 27 lojas para comercialização de produtos artesanais.

  • Endereço: Av. Mário Ypiranga, 1999 – Adrianópolis, Manaus
  • Horário de atendimento: de 8h às 19h.

Rondônia

A Casa do Artesão do município de Vilhena, em Rondônia, é um espaço dedicado a valorizar e divulgar o trabalho dos artesãos da região. 

Localizada no centro da cidade, conta com cerca de 50 expositores que oferecem peças variadas feitas à mão, como objetos de decoração, bijuterias, roupas, quadros e esculturas.

Além disso, a Casa promove eventos, exposições e cursos de capacitação para incentivar a produção local e fomentar a economia criativa. É um local que une tradição, arte e sustentabilidade, valorizando a cultura e a identidade do povo rondoniense.

  • Endereço: Av. Tancredo Neves com Presidente Nasser, nº 3845, Bairro: Jardim América
  • Horário de atendimento: De terça-feira a sábado das 7h às 13h
  • Telefone: (69) 3322-5075

Lojas de artesanato na Região Nordeste

O Nordeste brasileiro também é conhecido por sua riqueza cultural, que se reflete em sua culinária, danças e artesanatos. 

As lojas de artesanato da região são oferecem uma variedade de produtos únicos e belíssimos, produzidos por artistas locais que preservam tradições ancestrais.

Alagoas

O estado de Alagoas é um dos mais ricos quando falamos de lojas de artesanato. Veja a seguir algumas das opções para quem busca diversidade e qualidade.

Galeria Karandash

A Galeria Karandash é um espaço cultural localizado em Maceió, Alagoas. Ela tem como foco a promoção da arte contemporânea, com exposições e eventos que contemplam diversas linguagens artísticas, como pintura, escultura, fotografia e performance. 

A Karandash também promove ações educativas e de formação de público, além de fomentar o diálogo entre artistas e críticos de arte.

  • Endereço: Av. Moreira e Silva, 89 - Farol, Maceió
  • Horário de funcionamento: Das 8h ao 12h e das 14h às 17h
  • Telefone: (82) 98203-1709

Leia também:

Lojas de Artesanato na Região Sudeste

decoração com artesanato indígena
Neste projeto, o destaque vai para os quadros com artesanato indígena
(Projeto: Cristiane Trommer/Foto: Denise Wichmann)

O artesanato é uma manifestação cultural que está presente em todas as regiões do Brasil e é uma importante fonte de renda para muitas famílias. 

No Sudeste do país, encontramos diversas lojas que vendem diferentes tipos de artesanato, desde objetos de decoração até roupas e jóias.

São Paulo

Em São Paulo é possível encontrar ótimas opções em lojas de artesanato. Sendo assim, confira mais detalhes!

Loja Paiol

A loja de artesanato Paiol, localizada em São Paulo, é um paraíso para quem gosta de artesanato e decoração. 

Ela oferece uma variedade de produtos feitos à mão, como objetos de decoração, roupas, acessórios, além de materiais para quem gosta de fazer seus próprios trabalhos manuais.

  • Endereço: R. Fradique Coutinho, 172 - Pinheiros, São Paulo
  • Horário de funcionamento: segunda a sábado das 10h às 20h e domingo de 11h às 18h
  • Telefone: (11) 3063-0175

Feira na Rosenbaum

A Feira na Rosenbaum é um espaço incrível, que reúne designers, artistas e artesãos brasileiros em São Paulo. 

Com foco na valorização da cultura e da produção local, a feira apresenta uma variedade de produtos exclusivos, desde peças de decoração até roupas e acessórios.

Além disso, a feira oferece uma programação cultural diversificada, com música, oficinas e palestras.

  • Endereço: R. Mateus Grou, 513 - Pinheiros, São Paulo
  • Horário de funcionamento: segunda a sábado das 10h às 18h e sábado das 10h às 17h. Fechado aos domingos.
  • Telefone: (11) 99871-0145

Rio de Janeiro

A Tucum Brasil é uma loja de artesanato localizada em Teresópolis, no Rio de Janeiro, que oferece produtos únicos e autênticos feitos por artesãos de diversas regiões do país. Tem uma variedade de itens, desde cerâmica até tecelagem,

  • Endereço: Shopping Baluarte - Estrada Doutor, Rodovia Dr. Rogério Moura Estevão, 12.535 - Loja 104 - Vargem Grande, Teresópolis
  • Horário de funcionamento: segunda a sábado das 9h às 18h e sábado das 10h às 16h. Fechado aos domingos. 
  • Telefone: (21) 99640-1710

Minas Gerais

A Semana Criativa de Tiradentes, em Minas Gerais, é um evento anual que celebra a cultura, o artesanato e o empreendedorismo da região. 

Nos outros dias do ano, o evento segue presente por meio de uma loja física, com móveis, objetos, luminárias, além de ser um espaço de encontro e divulgação de artesãos e artistas locais.

  • Endereço: R. do Chafariz, 11 - Centro, Tiradentes
  • Horário de funcionamento: Sex e Sáb - 10h às 19h; Dom - 10h às 13h; Seg e Qua - 10h às 17h; Ter - Fechado.

Lojas de artesanato na Região Sul

decoração com artesanato
O mobiliário clean dá equilibro ao ambiente e conversa com as obras de arte na parede
(Projeto: PORTONEVES Arquitetura)

Do Rio Grande do Sul a Santa Catarina, as lojas de artesanato do Sul do Brasil são um deleite para quem aprecia objetos únicos e de qualidade. As peças confeccionadas pelos artesãos locais são variadas e surpreendem pela criatividade e originalidade.

Santa Catarina

Em Santa Catarina, podemos encontrar a Casa de Ana Artesanatos. Cheia de brasilidade, a loja de artesanato se destaca entre as opções.

A equipe acredita na beleza, no poder e nas histórias do artesanato brasileiro, apresentando produtos selecionados, com uma curadoria especializada e feita com muito zelo.

  • Casa de Ana Campeche: endereço - Av. Pequeno Príncipe, 971. Campeche, Florianópolis. Telefone - (48) 3237-3406 / Whats app: (48) 99158 9595. Funcionamento de segunda a sábado, das 9h30 às 19h30
  • Casa de Ana Ribeirão da Ilha: Endereço - Av. Baldicero Filomeno, 7661. Ribeirão da Ilha, Florianópolis. Telefone: (48) 3206-9667 / WhatsApp: (48) 99130 3508. Funcionamento de segunda a domingo das 11h às 19h30

Rio Grande do Sul

A Casa do Artesão é um espaço cultural localizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O local abriga diversas exposições de artesanatos produzidos por artesãos da região, proporcionando aos visitantes uma experiência única de imersão na cultura e nas tradições gaúchas.

Além disso, a Casa do Artesão promove ações para incentivar a valorização do trabalho artesanal, como oficinas e cursos de capacitação para os artistas locais.

  • Endereço: Rua Júlio de Castilho, 144 - Centro Histórico. Porto Alegre
  • Horários de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h
  • Telefone: (51) 3226-3055

Selecionamos algumas de várias opções de lojas de artesanato espalhadas pelo Brasil, afinal, cada vez mais esse segmento cresce pela valorização da cultura brasileira, do fazer à mão e da sustentabilidade social, além de ser tendência no design de interiores.

Mas é claro que, além das lojas onde dá para garimpar o artesanato local, existem as feiras públicas de artesanato. Vale também conferir esses lugares, que geralmente são pontos turísticos da cidade.

Para se inspirar ainda mais, veja essas dicas de como incluir brasilidades na decoração.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Lojas de artesanato: guia de estabelecimentos...

Lojas de artesanato: guia de estabelecimentos nas 5 regiões do Brasil

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Conheci a loja Projeto Terra, na Vila Madalena em São Paulo e fiquei encantada com a variedade e qualidade do artesanato brasileiro. A loja é linda, tem muitas peças que eu nunca tinha visto antes e o atendimento da Renata foi muito bom mesmo... Sabe quando a pessoa demonstra adorar o seu trabalho? Bonito de ver..

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies