Afeto na decoração de eventos e casas por Lica Paludo
Apreciar as coisas simples da vida. Embora pareça clichê, a procura pelo belo ao redor faz com que enxerguemos a felicidade nos detalhes. E esse espírito transforma tanto o lado pessoal quanto o profissional. Ao valorizar a beleza do comum, Lica Paludo conseguiu trazer aquilo que faltava no já tão popular mercado brasileiro de produção de eventos.
Com um extenso portfólio de trabalhos bem-sucedidos, Lica diz que a sua escola foi a vida. E é com essa inspiração no simples, no cotidiano e no natural que ela transforma eventos país afora. Acompanhe o nosso artigo de hoje para saber mais sobre essa grande profissional e, claro, dicas exclusivas ao Archtrends para decorar a casa neste final de ano!
Lica Paludo: história
Casada com o engenheiro Beto Schaefer e mãe de Antônio, Lica Paludo nasceu em Seara (SC), mas se mudou para Florianópolis aos 13 anos com a família. A empresária, produtora e cenógrafa de eventos sempre gostou do universo da arte, cultura, entretenimento e turismo — por isso, viveu pelo mundo e aprendeu com ele a expressar a sua vocação.
As viagens, aliás, foram as responsáveis por transformar a carreira de Lica. Esse contato com novas culturas e sabores fez com que ela mergulhasse no mundo da produção de eventos.
Lica já viveu em Los Angeles, Paris, Nova York e Sidney, além de passar temporadas no Caribe e no sul da França. Durante esses períodos, ela pôde vivenciar diversas experiências que a inspiraram e a proporcionaram uma extensa bagagem cultural. Decidiu, então, voltar a Florianópolis e trazer um pouco daquilo que aprendeu durante todo o seu percurso internacional.
Há 20 anos, Lica montou a sua produtora — a Lica Paludo Produções — e hoje atende ao país inteiro.
Compartilhar conhecimento ajuda a crescer. E Lica sabe disso. Em setembro de 2015, ela lançou o seu primeiro workshop, também em Florianópolis. Os workshops têm como objetivo compartilhar os seus anos de experiência no mercado de produção de eventos corporativos, casamentos e celebrações com profissionais e aspirantes.
Inspirações
A vida de viajante fez a produtora ter a mente aberta a pessoas, lugares e estilos diferentes. Essa visão sem preconceitos a permitiu ver beleza em tudo: desde a praia mais remota até os detalhes do cotidiano. Sempre que ela viaja, traz consigo um pouco da cultura do local visitado e tem ideias para diferentes eventos.
Lica diz que sempre amou "a oportunidade de entrar na casa das pessoas e identificar o quanto as moradas refletem ou não as almas de seus moradores". Por isso, ela procura colocar em prática o sonho de seu cliente. Cada evento se torna único, pois foi pensado para emocionar aquele indivíduo.
Mas o grande motor de Lica é o amor pela família. "Não consigo criar nada com o coração vazio", diz a produtora.
Sendo cenógrafa e produtora de eventos, qual a diferença entre as duas profissões? Segundo Lica, decorar é "colocar o perfume" no evento, enquanto cenografar é criar a alma, dar uma identidade e contar uma história, com sentido e emoção.
Principais trabalhos
Durante os 20 anos de carreira da produtora, ela teve a oportunidade de fazer a produção e cenografia de diversos eventos memoráveis. Ela também produziu e decorou muitas festas e cerimônias de casamento. Uma das mais importantes foi a do seu próprio, na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, em Florianópolis.
Lica também já foi parceira da Portobello. Além de executar a produção de catálogos, ela produziu inúmeros eventos e celebrações especiais da empresa.
Cabana dos Sonhos
Mais do que uma residência, a Cabana dos Sonhos é uma experiência única nas margens da Lagoa da Conceição, também em Florianópolis. Construída por seu marido, o engenheiro Norberto Schaefer, e decorada por Lica Paludo, o imóvel é composto por elementos que inspiram a decoradora — a natureza é o principal deles.
A cabana é o refúgio particular da produtora: Lica a comprou há mais de 25 anos e viveu nela por quase 10 antes de casar.
Segundo a produtora, o local reflete o lifestyle chic simples da capital catarinense que, apesar da sofisticação nos detalhes e do conforto, homenageia os prazeres simples e verdadeiros da vida. As aberturas generosas, a área externa e o deck fazem da Cabana dos Sonhos o local perfeito para pequenos eventos e celebrações à beira da Lagoa.
O luxo aqui não está em objetos caríssimos, mas na experiência única, preparada especialmente para o cliente. Não se trata da ostentação, mas do prazer e da simplicidade.
Casas com Alma
Idealizado em 2018, o projeto de home decor e lifestyle Casas com Alma é fruto da experiência de Lica Paludo como cenógrafa e produtora de eventos. Inspirada por todos os elementos naturais ao redor da Cabana dos Sonhos — pitangueiras, amendoeiras, bromélias e pássaros —, ela criou a sua linha de produtos para casa.
A recepção, mais uma vez, foi muito calorosa, o que aumentou o sonho de tornar o Casas com Alma um negócio estruturado, com potencial para novas e infinitas vertentes. O novo "filho" de Lica ganhou vida em meio à comemoração do Dia das Mães de 2019.
Mas o Casas com Alma tomou corpo com a chegada da sócia Miriam Almeida, em 2020. Empresária do Vale do Itajaí (SC), ela atua no segmento imobiliário há mais de 40 anos e é sócia de uma das construtoras de maior sucesso em Balneário Camboriú e Itajaí.
Pode parecer curioso que, justamente no ano de 2020, tão negativo para empresas e profissionais no geral, que o Casas com Alma ganhasse mais força no mercado. Mas foi essa volta da valorização do lar — da transformação dele em um ambiente de trabalho, conforto e lazer — que fez com que a existência da marca se tornasse uma necessidade.
Arranjos de flores, louças pintadas à mão, terrários, cerâmicas, velas, guirlandas de folhas e ramos naturais, cachepôs e cestos são algumas das peças encontradas na loja.
Casas com Alma combina uma Flagship no Brava Mall, em Itajaí, e-commerce, experiências e workshops, com forte presença nas redes sociais (@casascomalma_).
Dicas para um home decor mais charmoso
Agora, chegou a vez de conferir algumas dicas de Lica Paludo para preparar uma casa com alma neste fim de ano. Uma exclusividade aos leitores do Archtrends!
Natureza
Se você tiver um jardim em casa, aproveite flores ou plantas naturais e secas para a sua decoração.
Pinus, eucalipto, cedro, pinha, galhos, folhas e sementes são alguns dos elementos que a natureza nos proporciona.
Eles podem ser usados em vasos, arranjos e detalhes nas mesas — é só usar a criatividade. O importante é que tudo seja natural.
Composição de cores
O Natal pede cores como vermelho e verde e o Réveillon tons de branco e dourado. Composições que harmonizam com facilidade — você dificilmente errará combinando elas.
Sensorial
Lica sabe que a beleza da decoração vai além do visual. Portanto, também usa e abusa de velas aromáticas, flores cheirosas, texturas, músicas, um menu natalino, drinks, frutas vermelhas e detalhes charmosos para proporcionar sensação de aconchego e estimular os sentidos durante a ceia.
Presentes
Em 2020, as pessoas começaram a dar mais valor ao próprio lar. Portanto, itens que deixem a casa ou o apartamento mais cheio de charme e conforto são tendência. Lica sugere louças, velas perfumadas, aromatizadores de ambiente, livros e almofadas como presentes.
Percebeu como o trabalho de Lica Paludo consegue transformar o simples em algo espetacular? A Cabana dos Sonhos, um dos projetos mais famosos da produtora, está disponível para aluguel direto com ela ou no Airbnb.
A plataforma de aluguéis teve que se transformar após uma queda brusca do turismo durante a pandemia. Então, veja como a empresa abriu um canal com atividades para fazer em casa e, de quebra, ajudar os anfitriões a manter uma renda extra.
Foto de destaque: Arranjos de flores estão sempre presentes nos trabalhos de Lica Paludo. Aqui, no decor de Natal da Flagship Casas com Alma (Foto: Lica Paludo)