27.05.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Simplicidade e determinação guiaram trajetória do arquiteto Danilo Yoshinaga

 minutos de leitura
calendar-blank-line
27.05.2020
Conheça o trabalho do arquiteto Danilo Yoshinaga. O profissional conta como iniciou sua carreira e destaca projeto utilizando porcelanato da Officina Portobello.
minutos de leitura

Danilo Yoshinaga é natural de São Paulo, formou-se em Arquitetura e Urbanismo em 2008 pela Universidade Uninove. Desde criança percebeu o gosto pela construção. “Me recordo da minha infância, quando meu pai comprou a nossa primeira casa e precisava reformar. Como não tínhamos dinheiro para empreitar, íamos aos finais de semana arrumar a casa. Nós ajudávamos como podíamos e depois ficávamos brincando na construção. Foi a partir daí que fui percebendo esse gosto por casas e arquitetura”.

Danilo Yoshinaga
Arquiteto Danilo Yoshinaga atua no ramo de arquitetura há mais de 10 anos (Foto: arquivo pessoal)

Iniciou sua trajetória em 2002 quando começou o curso técnico em Edificações e depois realizou a graduação de Arquitetura. Danilo afirma que seus estudos “foram suados devidos aos custos, então sempre dei bastante valor a isso”. Começou a realizar seus primeiros trabalhos para parentes e amigos. “Fazia quase de graça. Sempre tive o pensamento que para começar eu precisava abaixar a cabeça e criar meu portfólio”.

Três anos depois de formado já havia feito alguns trabalhos e sentia segurança em abrir o seu próprio negócio.  “O escritório foi montado, inicialmente, em uma sala alugada de 3×4, pintada por mim, móveis usados, um escritório simples, mas com embasamento e conhecimento do mercado local”. 

Sala de estar conta com os porcelanatos Silos Bianco e Nero Venato, ambos da Portobello (Projeto: Danilo Yoshinaga)

Hoje, com oito anos, a MaisHouse conta com uma estrutura ampla, com cinco profissionais de escritório e uma equipe própria de reforma. “Nesses anos trabalhamos muito, sempre buscando atualizações e inovações e, principalmente, com muito amor pela profissão. Investimos bastante em marketing e divulgamos massivamente os trabalhos conquistados através das redes sociais e outros meios de comunicação. Temos um portfólio bem vasto de projetos e execuções. Entre alguns trabalhos já fizemos casa de shows, empresas, clínica médica e até trabalho presencial em Miami”, comenta Danilo.

O arquiteto aponta que seu maior diferencial é ser bastante acessível ao cliente. “Sempre buscamos oferecer um projeto eficiente e um atendimento satisfatório. Ao fechar um trabalho, presto atendimento quase full time. Por exemplo, se o cliente está na loja de revestimento às 19h de um sábado e pergunta minha opinião por telefone, se eu posso atendê-lo, farei com prazer”. Além disso, ele se orgulha em dizer que suas apresentações em 3D chamam bastante atenção “são aplicados diversos processos para termos uma qualidade acima da média”, completa. 

Danilo afirma também que  está sempre em busca de inovação, através de estudos, palestras e workshops. “Procuro sempre levar toda equipe a feiras e mostras de arquitetura e decoração para que todos estejam conectados com o atual”. Ele conta também que as viagens fazem parte do seu cotidiano. “Vivenciar novos espaços e culturas nacionais ou estrangeiras sempre somam culturalmente. A cabeça sempre volta com novas ideias. Eu brinco que, enquanto outros estão curtindo um passeio como o todo, nós estamos olhando um telhado, uma ponte, detalhes construtivos”. 

Ano passado ele teve a oportunidade de conhecer o Salão do Móvel de Milão 2019, “foi impressionante! Depois que retornei, acredito que houve um aumento de possibilidades em criação devido tanta bagagem adquirida”, afirma.

Em 2018, Danilo ganhou o prêmio “Profissional Destaque” da Part Club, o clube de negócios focado em dar visibilidade a profissionais de arquitetura e design de interiores. Além disso, já foi premiado alguns anos no Pool Design, um reconhecimento aos grandes profissionais que fazem parte da associação. Para ele, isso demonstra que o seu trabalho está no caminho certo, mas que não irá fazer com ele se acomode. “Um reconhecimento para quem busca ser um bom profissional é extasiante. Seja ele qual for, prêmios físicos, elogios ou até mesmo a indicação por um cliente satisfeito”, ressalta. 

arquiteto Danilo Yoshinaga
O revestimento Bossa Azul Mix faz parte do projeto da cozinha (Por Danilo Yoshinaga)

Desde o início de sua carreira, Danilo alega que sempre optou por utilizar os revestimentos da Portobello em seus projetos, “por diversos motivos, desde as lojas exclusivas com atendimento individualizado e especializado, a qualidade indiscutível dos materiais e um custo benefício que atendem uma grande fatia de público-alvo. As opções de modelos e paletas de cores dos revestimentos Portobello são imensas. Sempre terá aquele que o cliente se identifica”. 

Ele diz que nas lojas Portobello Shop os consultores são muito bem treinados sobre as características de cada item. Também oferecem para o cliente a paginação dos revestimentos sobre o projeto com contagem de peças, “o que elimina o risco de sobra desnecessária”, afirma. 

Há pouco tempo o arquiteto realizou uma área de lazer residencial na cidade de Caieiras, grande São Paulo, onde o seu maior desafio era de integrar esse novo espaço com o já construído da casa principal, oferecendo as mesmas características, mas com maior sofisticação e também vencer o desnível que o terreno oferecia, para não ter impressão de duas obras distintas.

O cliente era um grande empresário regional com bastante conhecimento de bons produtos e muito criterioso com seus investimentos. Todos produtos  apresentados ele queria saber as informações técnicas e o que iria agregar em sua obra. Sendo assim, a Portobello entrou com sua variedade de produtos e, principalmente, com a oficina de peças esculpidas. 

arquiteto Danilo Yoshinaga
Bancada em porcelanato da Officina Portobello (Projeto: Danilo Yoshinaga)

Danilo conta que quando o cliente entrou na Portobello Shop pela primeira vez “ele logo se identificou pela bancada de cozinha esculpida em porcelanato feita pela Officina Portobello. Ele não conhecia o produto e ficou impressionado pelo acabamento perfeito e sofisticação da peça”. 

O espaço era para ter leveza, demonstrar amplitude e ser bem iluminado e, para isso, “optamos por revestimentos brancos para as paredes e bancada como o Bianco de Elba e o Memphis Branco e, para o piso, o Superquadra Concreto, pensando na integridade visual. O resultado ficou ótimo”, revela. 

Trabalhos em meio à pandemia

Sua empresa está em momento de adaptação, sua equipe trabalhando Home Office e todo o material de desenvolvimento de projeto está sendo feito em apresentações bem didáticas, “a fim de facilitar a leitura para o cliente a distância e evitar o contato pessoal”. Além disso o escritório de Danilo também está prestando atendimento por videoconferência.

 “Parece que não, mas, o trabalho de todos aumentou devido a isso. Obras em andamento, diminuímos a equipe e eu mesmo vou prestar o acompanhamento necessário com toda segurança possível. O ticket médio de trabalho diminuiu, mas já estamos estudando uma reação de mercado sem perder o otimismo”, revela.

As redes sociais sempre foram aliadas do escritório em divulgação de longa distância e de custo zero. “Hoje, por saber que quase todas as pessoas estão em casa e com facilidade e tempo de acesso, estamos apostando ainda mais nessa publicidade. Tem dado alguns retornos de interesse”, diz. 

arquiteto Danilo Yoshinaga
Projeto residencial na cidade de Caieiras, grande São Paulo (Por Danilo Yoshinaga)

Para os profissionais que estão iniciando a carreira, o arquiteto deixa um recado: “Tenha foco profissional, busque conhecimento, trace metas e crie diferenciais. Conheça outros profissionais, veja o trabalho deles e tente enxergar algo que você possa fazer além daquilo. Seja conhecido por ter algo a mais. Acorde cedo e ponha tudo isso em prática, todos os dias.  Tenha sempre humildade e carisma. Isso facilita muito a relação profissional/cliente. Alimente sua equipe de ideias e oportunidades. Mais cabeças que pensam facilitam o trabalho. E por último, Fé, em você e no que mais você acreditar”!

Foto de destaque: Área externa conta com o porcelanato Superquadra, da Portobello (Projeto: Danilo Yoshinaga)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Simplicidade e determinação guiaram trajet�...

Simplicidade e determinação guiaram trajetória do arquiteto Danilo Yoshinaga

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Isabela Caringi
Colunista
Jornalista

Isabela Caringi é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade do...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies