02.10.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Letícia Morais atua em Pouso Alegre e região, sobretudo em projetos residenciais (Foto: Letícia Morais)
Letícia Morais atua em Pouso Alegre e região, sobretudo em projetos residenciais (Foto: Letícia Morais)

Letícia Morais: conheça o trabalho dessa arquiteta mineira em ascensão

 minutos de leitura
calendar-blank-line
02.10.2022
Parceira da Portobello Shop em Pouso Alegre, Letícia Morais atua há mais de 15 anos e se especializou em projetos residenciais
minutos de leitura

Filha de uma dentista e de um comerciante, Letícia Morais é natural de Pouso Alegre, em Minas Gerais, onde atua em seu próprio escritório de arquitetura.

Parceira da Portobello Shop Pouso Alegre, a arquiteta sempre soube o que queria. Afinal, seu talento para a área apareceu logo na infância.

Ao longo de 15 anos de carreira, Letícia se consolidou em sua terra natal, onde se destaca por projetos residenciais.

Nas linhas a seguir, conheça um pouco mais sobre sua vida e obra, e descubra como a Portobello tem a ajudado a deixar seus clientes satisfeitos!

Gosto pela arte fez surgir interesse pela arquitetura

Letícia Morais, arquiteta
Sempre interessada por artes, Letícia Morais não teve dúvida na escolha da carreira (Foto: Letícia Morais)

Apesar de não vir de uma família de arquitetos ou profissionais ligados a essa área, Letícia Morais teve contato com as artes desde muito cedo.

Quando criança, fez aulas de pintura e desenho, além de estudar teclado. Ainda bem pequena, idealizava casas com seus andares e móveis. Foram seus primeiros passos em direção à carreira de sucesso.

O futuro, claro, não podia ser diferente. Logo no início da adolescência, Letícia já demonstrava interesse em prestar vestibular para o curso de Arquitetura e Urbanismo.

E quando chegou, de fato, a hora, ela não teve dúvidas. Escolheu a graduação dos seus sonhos e foi aprovada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Sendo assim, precisou mudar de cidade.

Este foi um período muito importante, que lhe rendeu momentos desafiadores, sobretudo no campo pessoal.

Sempre em busca de atender às diferentes necessidades, com sensibilidade e critério, Letícia se especializou em Conforto e Edificações Sustentáveis. A pós-graduação foi pela Universidade Gama Filho, em 2008.

Letícia Morais começou a carreira ainda na faculdade

Letícia Morais, sala de tv
Arquiteta mineira começou a carreira logo cedo ao fazer estágio em Juiz de Fora (Projeto: Letícia Morais)

Talento e experiência andam de mãos dadas na trajetória de Letícia de Morais. Ainda na graduação, a arquiteta começou sua carreira por meio de um estágio na área.

Ao longo da faculdade, ela não colocou à prova a sua escolha em nenhum momento. Portanto, as experiências só fizeram o amor pela arquitetura aumentar.

No fim do curso, atuava como estagiária em um escritório. No entanto, como não havia interesse na contratação de novos profissionais, Letícia resolveu empreender.

Com a sua melhor amiga da faculdade, ela montou uma sala para atender seus primeiros clientes, um mês depois de pegar seu diploma.

O início simples foi junto de um escritório de arte gráfica da família da sua amiga, o que as ajudou nesse começo. Eles estavam no mercado há mais tempo e faziam algumas recomendações.

Studio Letícia Morais consolida carreira da arquiteta

Letícia Morais, banheiro
Studio Letícia Morais se destaca por projetos residenciais (Projeto: Letícia Morais)

Como sua origem é a cidade de Pouso Alegre, Letícia Morais começou a conquistar clientes também por lá. Essa dobradinha entre os dois municípios de Minas Gerais durou sete anos.

Em 2013, ela resolveu fazer uma virada em sua carreira.

Já estabilizada em Pouso Alegre e com um mercado mais competitivo em Juiz de Fora, decidiu se dedicar à sua cidade natal. Por lá, formou um time e se consolidou como um dos principais nomes.

Atualmente, segue atuando no Studio Letícia Morais. Os projetos, em sua maioria, são residenciais; o grande destaque do seu escritório.

Mas também há trabalhos institucionais e na área da saúde, como consultórios, clínicas médicas e odontológicas.

Busca pela excelência diferencia Letícia Morais

Letícia Morais, sala de estar
Base neutra leva atemporalidade, mas objetos e cores ajudam a dar aconchego e personalidade (Projeto: Letícia Morais)

Ao longo de sua carreira, Letícia Morais encarou grandes desafios. Nos últimos tempos, ela ressalta que eles consistem em projetos de casas em terrenos maiores, em alguns casos com relevo mais acidentado.

Isso porque a arquiteta sente maior expectativa dos seus clientes, que esperam ver soluções muito boas. Felizmente, seu time quer se desafiar, mostrando que está em constante evolução.

Inclusive, ela destaca esse ponto como uma característica importante dos seus projetos: a busca por fazer melhor.

Publicações reconhecem o trabalho de Letícia Morais

As criações de Letícia Morais se destacam não só entre os clientes satisfeitos. Nos últimos tempos, seus projetos ganharam grandes publicações, como Casa Vogue e Casa Claudia.

“São trabalhos de anos, desde quando começou o projeto até a conclusão da parte de interiores”, explica a arquiteta mineira.

Sempre em busca de unir o belo e o útil, ela destaca dois projetos: a cobertura de um apartamento em Juiz de Fora e uma casa de mais de 400 m² em Pouso Alegre.

Sobre o primeiro, Letícia guarda um carinho especial, principalmente pelo fato de ser uma residência familiar.

Em ambos, ela conta que um dos pontos que a deixa feliz é ver que os clientes respeitam os projetos. Assim, validam a qualidade do seu trabalho, além de garantir resultados melhores.

Esse é um ponto essencial para a arquiteta, já que revela que as expectativas foram atendidas, o que a profissional considera um grande legado.

“Trabalhando com arquitetura, a gente tem muita responsabilidade nas nossas mãos, porque realmente transformamos a qualidade de vida das pessoas por meio dos nossos desenhos”, completa.

Ela entende que sua profissão é séria e importante, pois atinge diferentes esferas. Viver melhor e ter bons relacionamentos, além de se integrar ao ecossistema das cidades, são só alguns exemplos.

Tudo isso exige um olhar apurado e empático, já que é um trabalho subjetivo. Um espaço pode parecer acolhedor e confortável de um jeito simples e inexplicável para seus usuários. No entanto, há toda uma construção de pensamento que gera bem-estar.

Parceria com a Portobello é diferencial em seus projetos

Letícia Morais, cozinha
Produtos da Portobello estão entre os preferidos de Letícia de Morais para seus projetos (Projeto: Letícia Morais / Foto: Leandro Moraes)

A Portobello é uma parceira de anos, com a qual Letícia Morais já trabalhava em Juiz de Fora. Depois, ela estreitou os laços também em sua cidade natal.

“Quando a marca veio para Pouso Alegre, nos tornamos superparceiros. Sempre tenho clientes que vão lá e se encantam não só pelos produtos, mas por toda a estrutura, o atendimento… A experiência que eles conseguem proporcionar realmente encanta e faz as pessoas desejarem”, conta a arquiteta sobre o Portobello Shop.

Para ela, é muito importante como profissional gerar valor para o cliente. Além de todo o suporte e a qualidade, a Portobello dita tendências no mercado nacional, por exemplo.

Os produtos Portobello preferidos

Letícia Morais, lavabo
Tons neutros aparecem com frequência nos projetos de Letícia Morais (Projeto: Letícia Morais)

“No mercado nacional, é a principal marca com a qual a gente gosta de trabalhar”, afirma Letícia Morais sobre a Portobello. Ela costuma especificar as coleções de revestimentos que reproduzem pedras naturais.

Entre os destaques, a arquiteta cita a linha Ms. Barcelona. “É aquele básico que só a Portobello tem”, conta, e completa mencionando a elegância das peças.

Outro produto Portobello que ela destaca são as reproduções de madeira, como Pau Brasil. “Eu acho fantástica a maneira como conseguiram chegar nas estampas”, ressalta sobre a sua coleção preferida de amadeirados.

Quanto aos marmorizados, Letícia brinca que não tem para ninguém. Se for para usar porcelanato ou Lastra com esse padrão, sempre especifica a Portobello.

Bianco Covelano é um supercampeão. As pessoas se encantam pela simplicidade que ele tem, pois não é muito desenhado”. Ela ainda destaca o Nero Venato como um dos queridinhos.

Entre suas preferências, a linha Dansk também entra para a lista. Assim como opções decoradas, como Gouache e Terralma, que a arquiteta revela que os clientes estão gostando bastante.

Para a arquiteta, menos é mais

Letícia Morais, sala de estar
Ambientes atemporais e funcionais estão entre os preferidos de Letícia Morais (Projeto: Letícia Morais)

Letícia Morais ainda explica como escolhe os produtos em seu processo criativo. “A linha que eu gosto mesmo de trabalhar é mais contemporânea. Com minimalismo, a gente consiga atingir o que precisa sem excessos, em uma arquitetura limpa”.

Isso, claro, sempre de acordo com a preferência do cliente. “Também gosto muito de emoção. Então, não é aquele minimalismo puro, seco. Eu gosto que tenha vida”, completa.

Outro ponto importante para ela é a atemporalidade, que dá sofisticação aos espaços e não deixa as pessoas reféns de modas ou tendências.

Contudo, a aplicação desses conceitos precisa sempre unir conforto, bem-estar e aconchego. Assim, é possível ter ambientes harmônicos.

Gostou de conhecer a vida e a carreira da arquiteta que conquista o coração dos mineiros? Saiba mais a respeito do trabalho de Letícia de Morais por meio de seus projetos!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Letícia Morais: conheça o trabalho dessa ar...

Letícia Morais: conheça o trabalho dessa arquiteta mineira em ascensão

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies