Com a forte tendência dos painéis ripados na decoração, fomos entender melhor o que é o lambri. Versão mais tradicional do painel ripado, criado na França, o lambri é muito versátil e muito usado na arquitetura contemporânea - mesmo que você não saiba identificar pelo nome.
A seguir, explicamos o que é o recurso, para que serve, tipos existentes, vantagens e como usar na decoração.
O que é lambri e para que serve?
O lambri de madeira é, basicamente, um revestimento. São usadas placas, que também podem ser chamadas de réguas ou, ainda, ripas. A diferença entre o lambri e o painel ripado é que o lambri, em geral, tem espessura mais grossa, e sempre com fundo. O lambri serve tanto para fazer a decoração da parede, quanto como forro no teto, aumentando o conforto e a beleza do espaço.
O recurso pode dar uma cara mais rústica ao projeto, mas também pode ser aplicado nos mais sofisticados, em áreas externas e varandas. A ideia é que seja uma espécie de revestimento texturizado, que avance para fora da parede. Dessa forma, além de decorar, a medida também cria uma espécie de terceira dimensão.
Pode-se afirmar que se trata de um “primo distante” da técnica francesa de revestimento boiserie, em que são aplicadas molduras na parede.
Tipos de lambri e materiais
Geralmente, o lambri é feito de madeira, mas também pode ser encontrado em MDF, em gesso ou até em PVC. Para quem pretende transformar um ambiente com parede texturizada, o recurso também pode ser uma alternativa.
Dessa forma, é possível aplicá-lo em diversos espaços, desde as áreas externas e de lazer, até a cozinha, salas, quartos e muito mais.
Vantagens de usar o lambri em seus projetos
Se você deseja gerar uma sensação de conforto e aconchego nos projetos, o lambri é mais do que indicado. E não é de hoje que esse benefício é usado. Há muitos anos esse modelo já era aplicado em casas francesas para aquecer ambientes, promovendo conforto térmico. Tanto é que o nome deriva da palavra “lambris” que, em francês, quer dizer “painel”.
Atualmente, porém, a solução é usada para revestir parcialmente um ambiente, como uma das paredes, ou até uma meia parede. O teto também pode ganhar esse tipo de decoração. Além disso, ele pode servir para cobrir itens indesejados, como quadros de energia, por exemplo.
Um outro benefício é para quem deseja maior privacidade. Em fachadas, o recurso pode ser uma forma de encobrir parcialmente as janelas. Assim, quem está dentro do imóvel pode manter sua vida íntima segura.
Decoração com lambri
Agora, vamos ao que interessa: como aplicá-lo na decoração. E o Archtrends separou algumas sugestões dos projetos publicados no site com lambris para você conferir. Descubra na sequência:
Área de lazer
Por trazer aconchego, o lambri combina muito com ambientes de inverno. Essa área de lazer com lareira ganhou calor visual com o teto de lambri. Ambiente perfeito para curtir um friozinho.
Fachada
A fachada também pode receber o recurso do lambri. Desse modo, além de decorar, adicionando informação visual, a solução garante a privacidade dos ambientes internos voltados para a rua.
Sala
Nesta proposta, os lambris em madeira estão dispostos ao redor da televisão, criando uma espécie de moldura para o painel de porcelanato. Além disso, as ripas de madeira na vertical destacam o pé direito alto e deixam o espaço ainda mais amplo e elegante.
Porta
Os lambris também podem ser usados como estratégia para cobrir algo e decorar ao mesmo tempo. É o que aconteceu neste projeto, em que a porta da entrada principal foi revestida com lambris de madeira.
Móveis
Os lambris também podem ser aplicados diretamente sobre os móveis, como uma forma de decorá-los. É o que aconteceu no projeto em destaque. O móvel na sala de jantar recebeu o recurso em toda a sua extensão. E até o lustre pendente entrou na brincadeira.
Gostou das nossas sugestões? E se você está em busca de formas para dar textura às paredes do seu projeto, confira este outro conteúdo: “Paredes texturizadas: revestimento Loom faz resgate de processos manuais”.