10.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
sala de estar com duas janelas grandes com portas e uma sofa cinza
Decorar uma meia parede deixa o ambiente mais aconchegante e bonito (Projeto: Portobello S.A.)

Meia parede na decoração: como inovar com os revestimentos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.05.2022
Quer mudar a decoração da sua casa sem grandes reformas e investimento? Veja como a meia parede com revestimento pode renovar seu espaço
minutos de leitura

Decorar a casa é sempre uma delícia, mas também um desafio. Às vezes, o que projetamos não fica tão bom quando aplicamos no espaço físico, ou logo enjoamos do estilo escolhido e queremos mudar. Se você está procurando uma forma rápida e prática de decoração, a meia parede pode repaginar o ambiente e deixá-lo mais aconchegante e bonito.

Apesar da pintura já ser muito utilizada para marcar a divisão, aplicar revestimento é uma tendência que vem crescendo a cada dia e pode ser utilizada no quarto, cozinha, sala e banheiro. Abaixo, saiba mais sobre o conceito decorativo da meia parede e veja dicas e inspirações.

Por que a meia parede é uma tendência?

Decorar a meia parede é uma opção bastante econômica pois não é preciso grandes investimentos e reformas.

Além disso, essa tendência transmite modernidade e combina com diferentes estilos. É possível usar tintas, madeira, adesivos, papel de parede e revestimentos coloridos para adequar essa decoração para sala, cozinha, quarto, escritório, corredor, área de serviço e banheiro.

banheiro com meia parede em tons de branco, verdes e toques de tons terrosos e outras cores que fazem um visual de folhas verdes.
Meia parede que cria uma conexão com a natureza (Projeto: Portobello S.A.)

As diversas possibilidades com meia parede

Se você quer aplicar a meia parede em algum ambiente aí da sua casa, confira como é possível explorar essa decoração:

Na horizontal

A meia parede horizontal é uma das formas mais comuns para aderir essa tendência. Basicamente, essa técnica consiste em utilizar duas cores divididas por uma linha paralela ao chão. A divisão exatamente na metade não é uma regra, pelo contrário: o jogo de alturas deve ser explorado para dar o efeito estético desejado para cada ambiente.

Geralmente são combinadas uma cor neutra e outra de destaque. Mas, claro, dependendo do ambiente e de quem vai utilizá-lo, você pode deixar a parede com mais personalidade e usar combinações mais ousadas como azul e rosa ou dois tons de amarelo.

A meia parede cria uma sensação de amplitude e é uma ótima solução para ambiente pequenos. Também é ideal para valorizar espaços compridos e grandes, como os corredores.

Quarto de uma bebé com um  sofá de cor rosa, uma cuna em tons rosas e  brancos, uma meia parede horizontal lisa e a outra com desenhos.
A meia parede horizontal cria uma sensação de amplitude, ideal para espaços pequenos (Projeto: Marcelo Lopes Diniz e Associados)

Com texturas diferentes

Se você quer deixar a decoração de meia parede com ainda mais personalidade, a dica é brincar com diferentes texturas. Que tal combinar a madeira com uma base branca para dar um toque acolhedor e aconchegante para a sua sala de jantar?

Outra opção bacana é harmonizar o visual do cimento queimado com um cinza-claro para ser a base da decoração de um ambiente moderno, como um quarto de adolescente ou um escritório em casa.

banheiro com meia parede com revestimento Terralma Mandacaru,
A meia parede com textura deixa um visual mais harmonizado e moderno (Projeto: Ana Toscano Arquitetura e Interiores)

Revestimento combinado com a pintura

Combinar o revestimento de parede com a pintura é uma solução interessante para usar essa tendência em ambientes com área molhada como cozinha, banheiro e área de serviço. O porcelanato é uma ótima opção para revestir, pois é resistente e apresenta características impermeabilizantes.

O material pode ser aplicado até a altura que entrar em contato com a água e o restante do espaço pintado com tinta. Na cozinha, por exemplo, os porcelanatos geométricos ficam super modernos e você pode pintar a parte superior com uma cor presente no desenho.

Revestimento de parede com pintura deixa um visual sofisticado e clean (Projeto: Studio Oh Interiores)

Com dois revestimentos diferentes

Se você prefere revestir toda a parede com porcelanatos ou azulejos em banheiro e cozinha, saiba que você também pode usar a tendência da meia parede. Para marcar a divisão e dar um efeito sofisticado, uma sugestão é usar filetes metálicos. Ele pode acompanhar a cor de um dos revestimentos ou ser totalmente diferente deles para criar um efeito de contraste no ambiente.

Banheiro com meia parede em revestimento amadeirado, e acima dele, um tom de cinza que lembra uma pedra. No chão foi  um marmorizado cinza, bancada e nicho em preto, com  acabamentos pretos de espelho e luminárias.
Usar dois revestimentos diferentes confere um toque especial ao ambiente (Projeto: Portobello Shop Jaraguá do Sul)

Inspiração: meia parede aplicada em diferentes ambientes

Se você está decidido em fazer uma meia parede em algum espaço aí da sua casa, confira inspirações abaixo:

Meia parede no banheiro

Uma meia parede no banheiro combinando um revestimento branco e uma tinta rosa vai deixar o ambiente super aconchegante e com um ar retrô! O ideal é deixar a área de banho com azulejo até o teto e a opção de divisão para a parte da bancada e demais paredes.

A altura da linha horizontal sugerida para a parede da bancada com a cuba é um pouco acima da torneira, para proteger a área pintada de respingos de água. Com essa parte do ambiente mais clara, é possível revestir o piso do banheiro com um cinza ou até algum material com estampas discretas para harmonizar com o estilo escolhido.

Tem dúvidas na hora de escolher o revestimento do banheiro? Confira o post "Revestimento para banheiro: saiba como escolher os melhores!"

Banheiro com meia parede com revestimento vedononvedo
A meia parede no banheiro tem infinitas combinações de decoração e design (Projeto: Pedro Luiz de Marqui)

Meia parede na sala

A meia parede na sala de estar ou jantar é uma opção bem interessante. Alguns revestimentos são inspirados em materiais natural como madeira, pedra e mármore. Você pode combinar um desses materiais com uma cor de destaque e fazer um efeito de painel na parede com a TV.

Aí é só combinar nichos e prateleiras para harmonizar com as linhas horizontais!

Sala com meia parede em revestimento em azulejo retangular. Decoração de plantas sobre a mesa. Cores neutros, brancos e brilhantes.
Meia parede com revestimento em azulejo retangular combina perfeito na sala (Projeto: Portobello S.A.)

Meia parede no quarto

A tendência de revestimento em meia parede tomou conta de todos os cômodos. No quarto, substituiu as cabeceiras mais tradicionais por meio da aplicação de revestimento em madeira, porcelanato e cerâmica. As opções 3D são bastante utilizadas para esta função.

Para um estilo clean, opte pelo branco e destaque a divisão entre o revestimento e a parede com uma fita de LED. Essa solução vai deixar o ambiente super aconchegante para os momentos de leitura e descanso. Se preferir um quarto mais alegre, opte por uma parede colorida com uma combinação de cores e texturas.

quarto em tom terrosos com meia parede, cama em tom café, mesa com vaso com flores e livros.
A meia parede no quarto deixa um ambiente aconchegante e um visual contemporâneo (Projeto: Daniel Simões)

Meia parede na cozinha

O revestimento meia parede na cozinha é um charme. Afinal, usar a cerâmica, pastilhas, porcelanatos e ladrilho hidráulicos foi uma solução para conter a sujeira e, de quebra, deixar o ambiente mais bonito e personalizado.

Utilize-o em uma área que queira dar destaque como a bancada com a cuba ou fogão. Algumas cores podem ser escolhidas estrategicamente para este ambiente, como o amarelo, laranja e vermelho, que ajudam a abrir o apetite.

Cozinha com meia parede, fogão e moveis brancos
A meia parede na cozinha deixa o ambiente mais bonito e personalizado (Projeto: Coelho Neto Arquitetura e Execuções)

E aí, você gostou de conhecer a tendência da meia parede? Portanto, escolha logo um lugar da sua casa para aplicar nossas dicas! Continue acompanhando o portal Portobello Archtrends para ficar por dentro das maiores tendências decorativas, inspirações e dicas exclusivas para escolher o revestimento certo!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Meia parede na decoração: como inovar com o...

Meia parede na decoração: como inovar com os revestimentos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies