Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Jayme Bernardo: a versatilidade de ser engenheiro, arquiteto e designer

Jayme Bernardo é conhecido por seu traço contemporâneo (Foto: Portobello S.A.)

Jayme Bernardo é um dos nomes mais fortes da arquitetura contemporânea brasileira. Com mais de 30 anos de atuação, ele se divide entre três capitais — com escritórios em São Paulo, Curitiba e Miami — e comanda uma equipe com mais de 30 profissionais.

Além de projetos incríveis, Jayme é bastante conhecido pelo design de móveis, com uma linha de peças exclusivas com o seu selo. Quer conhecer mais sobre esse importante nome da arquitetura brasileira? Então, siga conosco!

A vida de Jayme Bernardo

Jayme Bernardo nasceu em São Paulo, mas foi criado no Paraná. Ele se formou em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e é conhecido pelo seu traço contemporâneo.

Jayme Bernardo é um dos mais importantes nomes da arquitetura contemporânea brasileira, com projetos comerciais, residenciais e também uma linha de móveis (Foto: Portobello S.A.)

O arquiteto conta com mais de três décadas de atuação e coleciona projetos incríveis em diferentes áreas, desde residenciais até comerciais de alto padrão, como hotéis, restaurantes e casas noturnas. Além disso, ele participa de inúmeras mostras de decoração e eventos.

Jayme também é engenheiro, um know-how que se tornou um importante diferencial ao longo da sua trajetória.

A carreira de Jayme Bernardo

Jayme Bernardo é conhecido por vários diferenciais. A sua carreira não tem um viés tradicional: a inovação sempre foi o forte do profissional. Ele já trabalhou em uma construtora especializada em obras públicas e montou uma loja que o refinou como um grande curador de design internacional.

Todos esses pontos, somados à formação múltipla em Arquitetura e Engenharia, tornaram Jayme um profissional plural. Hoje, o seu nome é sinônimo de arquitetura residencial e comercial de alto padrão. Ele também é conhecido pelo seu trabalho no ramo da hotelaria.

O arquiteto, ao longo de quase 38 anos de atuação, já assinou projetos variados em todo o Brasil e também no exterior, como apartamentos nos Estados Unidos e em Paris.

Outro destaque do seu portfólio é o Gabinete do Governador de Curitiba, além dos reconhecidos projetos na área da hotelaria, como Deville (Porto Alegre, Campo Grande e Maringá), Mabu (Foz do Iguaçu e Curitiba), Marriott (Guarulhos) e Mercure (Curitiba).

O seu currículo ainda conta com projetos de construtoras, como a Construtora San Remo (Ed. Palazzo Lumini) e a Vincere Construtora (Ed. Neo Super Quadra).

Jayme não define o seu trabalho por algum tipo de estilo ou tendência. Pelo contrário, ele afirma que as suas criações são alimentadas por viagens criativas, palestras, exposições de arte e um radar em sintonia com o mundo.

Justamente por isso, o profissional é muito requisitado para mostras e exposições de arquitetura. O seu currículo conta com dez edições da CASACOR Paraná e três da CASACOR São Paulo.

Mobiliário

Jayme Bernardo também se destaca em mobiliários. O sucesso como designer de móveis resultou em uma linha de peças com o seu selo, algumas delas premiadas pelo IDEA, que é referência nacional de excelência em design.

O mobiliário criado pelo arquiteto tem amplo reconhecimento: 25 das suas peças entraram em exposição em 2014 no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.

O traço contemporâneo, característico do arquiteto, também está presente nos seus mobiliários. No início, a produção visava apenas criar móveis para os projetos de interiores que ele desenhava.

Em 2010, ele desenvolveu um departamento específico de design em seu escritório para aumentar a produção dessas peças e, assim, criar mobiliários que expressassem beleza e inovação.

Jayme Bernardo foi um dos nomes importantes da Mostra Unlimited 2020 (Foto: Portobello S.A.)

O arquiteto destaca que cada peça criada é única justamente pela busca constante pelo aperfeiçoamento, desde os aspectos criativos até as inovações tecnológicas e sustentáveis.

Jayme crê que o destaque de um móvel vem da união de vários fatores, como estética, funcionalidade, materiais inovadores e produção eficiente. Quando todos esses pontos estão unidos, então a peça terá personalidade e trará singularidade ao ambiente ao qual será integrada.

Entre os seus mobiliários premiados na versão brasileira do IDEA Awards estão a mesa Medusa, de 2012, e as linhas Taj e Arcos, de 2013.

Os seus móveis são desenvolvidos em diferentes materiais, como madeira, laca, metal, resina e tecido.

O recém-lançado selo de Jayme, Dieedro, conta com diferentes produtos, como bancos, buffets, racks, mesas de apoio, mesas de centro, mesas de jantar, poltronas e sofás.

Nele, o arquiteto exercita a sua verve na escala do desenho autoral, produzindo de grandes móveis a pequenos acessórios — todos com um acento mais lúdico e moderno.

Livro

Para narrar essa trajetória de sucesso, a editora Zeta lançou um livro em 2019: Jayme Bernardo Arquitetura, Interiores e Design, com curadoria de Consuelo Cornelsen. A publicação tem cerca de 350 páginas e reúne 19 projetos que resumem a última década de carreira de Jayme.

A obra conta com 400 fotos de projetos arquitetônicos, interiores e algumas mostras de trabalhos assinados em São Paulo, no Paraná e em Santa Catarina. Entre eles estão várias peças da sua marca de mobiliários, a Dieedro.

Diferenciais

Um projeto assinado por Jayme Bernardo é algo extremamente disputado. Com um olhar afiado e uma mente criativa, o arquiteto consegue captar em suas criações o que os clientes gostariam de ver.

São vários os diferenciais que tornam os projetos assinados por Jayme exclusivos, como a criatividade, a contemporaneidade e a capacidade de captar os desejos dos clientes (Foto: Portobello S.A.)

Mas não é só isso. Graças à veia diferenciada para o mobiliário, Jayme costuma propor projetos completos, desde a arquitetura até o design de interiores, com móveis e decoração.

Além de toda a atuação na parte arquitetônica, Jayme conta com um selo exclusivo, o de party designer, desenvolvendo eventos para clientes mais próximos.

Inspirações

São muitas as inspirações de Jayme Bernardo: detalhes de moda, troca de informações com diferentes gerações e também cidades, em especial Nova Iorque, Xangai e Hong Kong.

Alguns nomes também inspiram o arquiteto, como José Hermeto Sanchotene, que foi professor de Jayme na UFPR, além, é claro, de Oscar Niemeyer, Zaha Hadid e Frank Lloyd Wright.

Uma curiosidade sobre Jayme é o mel que ele costuma distribuir entre amigos e clientes. Sem muito tempo para o lazer, o arquiteto instalou uma colmeia no seu escritório.

Dali sai um mel que ele manda embalar, estampa com o selo Jayme Bernardo e presenteia as pessoas próximas.

Prêmios

Naturalmente, a trajetória de sucesso de Jayme Bernardo é marcada por diferentes prêmios, como:

Jayme Bernardo na Mostra Unlimited

Esse importante nome da arquitetura contemporânea brasileira também esteve presente na Mostra Unlimited, organizada pela Portobello para expor, pelos olhos dos grandes nomes da arquitetura e do design, as possibilidades de uso das lastras, superfícies contínuas de porcelanato exclusivas da marca.

A exposição foi totalmente virtual e cada um dos arquitetos convidados desenvolveu um ambiente utilizando as lastras.

Sala de banho

Jayme Bernardo desenvolveu um banheiro para a Mostra Unlimited.

A escolha não foi por acaso, pois o arquiteto é conhecido por banheiros impressionantes — que, inclusive, já foram premiados nos concursos Deca (2006, 2010 e 2013) e Docol (2002 e 2003).

O espaço foi desenvolvido em parceria com o arquiteto Glei Tomazi. A ideia foi projetar um ambiente confortável e intimista para os usuários, aliando praticidade e beleza.

Sala de banho projetada por Jayme Bernardo em parceria com Glei Tomazi para a Mostra Unlimited (Foto: Portobello S.A.)

O banheiro foi dividido em dois setores distintos. O ingresso se dá por uma área ampla, um espaço aberto, convidativo e iluminado com a lastra Calacatta Puro Chain.

Em contraposição, em um segundo estágio, mais íntimo e introspectivo, está a área úmida da sala de banho, com a lastra Black Eclipse.

A dualidade se expressa nas cores e nas diferenças de alturas, já que a parte escura tem um pé-direito propositalmente mais baixo.

O espaço ainda conta com Blocco Continuo e Nicho Nest, produtos da Officina Portobello, metais Docol e louças Laufen.

E você, já conhecia Jayme Bernardo, esse importante nome da arquitetura brasileira e também do design de móveis?

Aproveite para conferir mais de perto o ambiente desenvolvido por ele na Mostra Unlimited e descobrir as inúmeras possibilidades de uso das lastras Portobello!

Foto de destaque: Jayme Bernardo é conhecido por seu traço contemporâneo, além da criatividade em projetos arquitetônicos e mobiliários exclusivos (Foto: Portobello S.A.)

Sair da versão mobile