26.10.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Mostra Unlimited: revisite os principais momentos do evento da Portobello

 minutos de leitura
calendar-blank-line
26.10.2020
A Mostra Unlimited apresentou projetos inovadores com as lastras, as grandes superfícies de porcelanato da Portobello. Saiba mais!
minutos de leitura

No último dia 14 de outubro, a Portobello lançou em sua fábrica a Mostra Unlimited, uma exposição que apresentou, pelo olhar de grandes nomes da arquitetura e do design, as possibilidades de usos das lastras, as superfícies contínuas de porcelanato exclusivas.

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Clique no play.

A exposição foi totalmente virtual, por conta do atual momento de distanciamento social que vivemos. O nome Mostra Unlimited foi escolhido justamente pela versatilidade das lastras, que permitem nos projetos inúmeras possibilidades para revestir, mobiliar e decorar.

No evento, foram apresentados seis ambientes com lastras, assinados por renomados profissionais. São eles:

  • a arquiteta e influenciadora digital Patricia Pomerantzeff, do escritório Doma Arquitetura;

  • o fundador e diretor de criação e estilo da Osklen, Oskar Metsavaht;

  • o grupo de arquitetos e designers do Coletivo Criativo Berlim;

  • a arquiteta e designer italiana Paola Navone;

  • o designer Marcelo Rosenbaum;

  • arquitetos Jayme Bernardo e Glei Tomazi.

Além disso, foi apresentado um protótipo do monumento assinado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, vencedor do prêmio Pritzker, e pela sua filha, a arquiteta e designer Nadezhda Mendes da Rocha.

Principais momentos da Mostra Unlimited Portobello

Para que você fique por dentro de tudo o que aconteceu na Mostra Unlimited, preparamos um resumo com os principais momentos do evento.

Sala de imprensa

Pamela Golin e Eduardo Scoz apresentaram a sala de imprensa do evento (Foto: Portobello S.A.)
Pamela Golin e Eduardo Scoz apresentaram a sala de imprensa do evento (Foto: Portobello S.A.)

A Mostra Unlimited iniciou com uma sala de imprensa, transmitida ao vivo.

Nesse espaço, a gerente de produto da Portobello, Pamela Golin, e o gerente de branding e arquitetura da Portobello, Eduardo Scoz, entrevistaram os profissionais que criaram os projetos apresentados.

Abertura da Mostra Unlimited

A abertura do evento foi conduzida pela editora do Archtrends Portobello, Juliana Peixoto. Nesse momento, o presidente da Portobello, Mauro do Valle, fez um discurso em que exaltou a importância da Mostra Unlimited para a história da empresa.

“Ao longo de 40 anos, a Portobello teve sempre em seu DNA a inovação”, disse o executivo. Ele também comentou que desde o início a empresa pensa na sustentabilidade e busca entender as demandas dos profissionais da arquitetura e do consumidor final.

O presidente afirmou que as lastras seguem essas características e que a Portobello se destaca sendo a segunda empresa no mundo a produzir esse tipo de formato.

Após a fala dele, o apresentador e jornalista Pedro Andrade, direto de Nova York, anunciou a programação do evento e comentou sobre como a parceria com a Portobello fez com que ele tivesse uma relação mais próxima com a arquitetura. Ele ainda contou que, em breve, terá uma linha própria na empresa.

Na sequência, foi exibido um vídeo institucional, que apresenta as lastras da Portobello, as suas matérias-primas e os seus processos de fabricação.

Apresentação do Trend Book 2020-2021

As tendências para 2021 têm foco na sustentabilidade (Foto: Portobello S.A.)
As tendências para 2021 têm foco na sustentabilidade (Foto: Portobello S.A.)

Em seguida, Pamela Golin e Eduardo Scoz falaram sobre o ciclo de inovação e busca de tendências da Portobello, que faz leituras da sociedade para transformá-las em produtos.

“O processo exige pesquisas constantes e troca de conhecimentos com profissionais e, em especial, um olhar super atento, um filtro, que vem do jeito Portobello de ser, autêntico e autoral”, declarou Golin, ao apresentar o vídeo mostrado na sequência, que fala sobre o Trend Book com as tendências para 2020 e 2021 no universo da arquitetura e do design.

O vídeo fala sobre como a pandemia fez com que os espaços tivessem que se tornar mais intimistas e acolhedores, já que agora as pessoas precisam passar mais tempo em casa. Também aborda a necessidade de apostar na sustentabilidade e como as lastras se encaixam nesse contexto.

Outra macrotendência é a tecnologia, que está cada vez mais presente em nossos lares e influencia na arquitetura.

Apresentação dos ambientes da mostra

O ponto alto do evento foi a apresentação dos ambientes da mostra, conduzidas pelos próprios profissionais que os desenvolveram. Veja, a seguir, mais informações sobre cada um deles.

Quarto, desenvolvido por Marcelo Rosenbaum

Marcelo Rosenbaum desenvolveu um quarto revestido com lastras (Foto: Portobello S.A.)
Marcelo Rosenbaum desenvolveu um quarto revestido com lastras (Foto: Portobello S.A.)

O designer Marcelo Rosenbaum desenvolveu um quarto usando a lastra Concrete Mud, que revestiu todo o piso e as paredes do ambiente.

O profissional explicou como teve a ideia de criar o quarto, que é um espaço simples, onde o material é protagonista. O ambiente transmite uma sensação calma para o relaxamento necessário no dia a dia.

Lavabo, desenvolvido por Patricia Pomerantzeff

O lavabo foi desenvolvido pelo escritório Doma Arquitetura (Foto: Portobello S.A.)
O lavabo foi desenvolvido pelo escritório Doma Arquitetura (Foto: Portobello S.A.)

Patricia Pomerantzeff, do escritório Doma Arquitetura, criou um lavabo.

Ela comentou que uma das principais vantagens das lastras é a não-necessidade do uso de rejuntes para fazer emendas, dando um aspecto de maior amplitude para os ambientes.

A arquiteta usou como peça principal a lastra Travertino Navona Grigio, que foi fatiada em réguas verticais e instalada de forma aleatória, para propositalmente desorganizar o desenho contínuo que as peças permitem.

Nesse ambiente, as lastras foram utilizadas no piso, no forro e na bancada do lavabo.

Banheiro do quarto, desenvolvido por Jayme Bernardo e Glei Tomazi

Jayme Bernardo e Glei Tomazi foram os responsáveis por desenvolverem o banheiro exposto na mostra (Foto: Portobello S.A.)
Jayme Bernardo e Glei Tomazi foram os responsáveis por desenvolverem o banheiro exposto na mostra (Foto: Portobello S.A.)

Os arquitetos Jayme Bernardo e Glei Tomazi desenvolveram um banheiro para quarto amplo e iluminado.

As lastras utilizadas foram Calacatta Puro Chain e Black Eclipse, reproduzindo um ambiente de instalação de arte moderna.

A ideia é que o ambiente seja confortável e intimista para os usuários, ao mesmo tempo que traz praticidade.

Living, desenvolvido pelo Coletivo Criativo Berlim

Miriam Sena e Nathália Montans representaram o Coletivo Criativo Berlim (Foto: Portobello S.A.)
Miriam Sena e Nathália Montans representaram o Coletivo Criativo Berlim (Foto: Portobello S.A.)

Em 2019, o grupo de arquitetos que forma o Coletivo Criativo Berlim viajou até a capital da Alemanha para estudar a arquitetura local e desenvolver projetos com a Portobello.

As arquitetas Miriam Sena e Nathália Montans representaram o grupo e explicaram como compuseram o living, que tem a lastra Siena Chianti como protagonista, nas paredes e no piso.

As peças foram dispostas de forma transversal, para que o ambiente tenha mais amplitude.

A parede de fundo, estrategicamente, foi revestida com espelhos, para trazer leveza ao volume das grandes peças.

Cozinha, desenvolvida por Paola Navone

Paola Navone projetou a cozinha Cooking with Friends (Foto: Portobello S.A.)
Paola Navone projetou a cozinha Cooking with Friends (Foto: Portobello S.A.)

A arquiteta italiana Paola Navone foi a responsável por desenvolver a cozinha da Mostra Unlimited, batizada de Cooking with Friends.

Trata-se de um espaço em que cada detalhe foi pensado para garantir o prazer de cozinhar e compartilhar os alimentos.

Materiais tradicionais são propostos em um tom fresco e contemporâneo, com a bancada e a mesa nas lastras Rivoli e Calacatta Blanc, respectivamente.

Espelho d’água e jardim, desenvolvido por Oskar Metsavaht

Os elementos do Rio de Janeiro foram trabalhados no projeto de Oskar Metsavaht (Foto: Portobello S.A.)
Os elementos do Rio de Janeiro foram trabalhados no projeto de Oskar Metsavaht (Foto: Portobello S.A.)

Oskar Metsavaht trouxe os elementos da natureza de forma integrada e minimalista no projeto de espelho d’água e jardim.

Com estilo neoclássico, o arquiteto, que assina a coleção Ipanema, da Portobello, criou um ambiente baseado na tropicalidade do Rio de Janeiro.

O painel central faz referência ao estilo neotropical. Também foram usadas as texturas das tradicionais pedras portuguesas do calçadão da Orla de Ipanema.

Monumento às lastras, desenvolvido por Paulo Mendes da Rocha e Nadezhda Mendes da Rocha

O monumento às lastras será inaugurado em janeiro de 2021, em Tijucas, SC (Foto: Portobello S.A.)
O monumento às lastras será inaugurado em janeiro de 2021, em Tijucas, SC (Foto: Portobello S.A.)

A diretora de branding da Portobello, Cristiane Ferreira, diretamente da frente da fábrica de lastras da empresa, apresentou a pedra fundamental do monumento que será desenvolvido por Paulo Mendes da Rocha e Nadezhda Mendes da Rocha.

Paulo é um dos principais arquitetos brasileiros, reconhecido mundialmente. Depois de participar do Archtrends Summit, foi acordado que ele e Nadezhda assinarão uma coleção em parceria com a Portobello.

Além disso, ele desenvolverá, em parceria com a sua filha, um monumento às lastras, que ficará em frente à fábrica da Portobello, em Tijucas (SC). A pedra fundamental já está no local e a obra será finalizada em janeiro de 2021.

Pai e filha apresentaram como tiveram a ideia para o projeto e a composição, que mostrará como as lastras podem ser aplicadas em projetos de diversos tipos.

Loja 360

Os espectadores do evento também puderam conferir a apresentação do novo conceito das lojas Portobello Shop, em um tour feito por Patricia Pomerantzeff na unidade de Florianópolis.

Ela mostrou como a loja tem um espaço enorme para expor todas as linhas de lastras, para que os visitantes possam apreciar.

As peças acompanham descritivos com as possibilidades de uso, não só para revestimentos, mas também em bancadas e gavetas, entre outras opções.

A arquiteta ainda mostrou como as lojas têm espaços para criar moodboards, usando lastras e amostras dos porcelanatos.

Entrevista com Gaetano Pesce

A parte final da Mostra Unlimited foi uma entrevista que a jornalista Taissa Buesco, colunista do Archtrends, fez com o arquiteto, artista e designer italiano Gaetano Pesce, que já teve obras e projetos reconhecidos e expostos em todo o mundo.

Entre outras coisas, na conversa, ele explicou que o design tem três dimensões básicas: a funcionalidade, a praticidade e o significado. Para ele, é preciso que os profissionais unam tudo isso em seus projetos.

Ele também comentou que a arquitetura tem um conteúdo a ser impresso, com beleza e estética, dando uma verdadeira aula para os profissionais do segmento.

Esses foram os principais pontos da Mostra Unlimited, da Portobello, um evento do qual nos orgulhamos de ter produzido. Esperamos que você tenha gostado!

E se você não viu ou quiser rever tudo o que aconteceu, o convidamos a acessar o nosso site e assistir na íntegra.

Foto de destaque: A Mostra Unlimited foi realizada pela Portobello em 14 de outubro deste ano e reuniu grandes profissionais (Foto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Mostra Unlimited: revisite os principais mome...

Mostra Unlimited: revisite os principais momentos do evento da Portobello

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies