27.01.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Jayme Bernardo é conhecido por seu traço contemporâneo (Foto: Portobello S.A.)

Jayme Bernardo: a versatilidade de ser engenheiro, arquiteto e designer

 minutos de leitura
calendar-blank-line
27.01.2021
Saiba mais sobre Jayme Bernardo, arquiteto contemporâneo brasileiro com diversos projetos no Brasil e no mundo, além de uma exclusiva linha de móveis!
minutos de leitura

Jayme Bernardo é um dos nomes mais fortes da arquitetura contemporânea brasileira. Com mais de 30 anos de atuação, ele se divide entre três capitais — com escritórios em São Paulo, Curitiba e Miami — e comanda uma equipe com mais de 30 profissionais.

Além de projetos incríveis, Jayme é bastante conhecido pelo design de móveis, com uma linha de peças exclusivas com o seu selo. Quer conhecer mais sobre esse importante nome da arquitetura brasileira? Então, siga conosco!

A vida de Jayme Bernardo

Jayme Bernardo nasceu em São Paulo, mas foi criado no Paraná. Ele se formou em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e é conhecido pelo seu traço contemporâneo.

Jayme Bernardo é um dos mais importantes nomes da arquitetura contemporânea brasileira, com projetos comerciais, residenciais e também uma linha de móveis (Foto: Portobello S.A.)

O arquiteto conta com mais de três décadas de atuação e coleciona projetos incríveis em diferentes áreas, desde residenciais até comerciais de alto padrão, como hotéis, restaurantes e casas noturnas. Além disso, ele participa de inúmeras mostras de decoração e eventos.

Jayme também é engenheiro, um know-how que se tornou um importante diferencial ao longo da sua trajetória.

A carreira de Jayme Bernardo

Jayme Bernardo é conhecido por vários diferenciais. A sua carreira não tem um viés tradicional: a inovação sempre foi o forte do profissional. Ele já trabalhou em uma construtora especializada em obras públicas e montou uma loja que o refinou como um grande curador de design internacional.

Todos esses pontos, somados à formação múltipla em Arquitetura e Engenharia, tornaram Jayme um profissional plural. Hoje, o seu nome é sinônimo de arquitetura residencial e comercial de alto padrão. Ele também é conhecido pelo seu trabalho no ramo da hotelaria.

O arquiteto, ao longo de quase 38 anos de atuação, já assinou projetos variados em todo o Brasil e também no exterior, como apartamentos nos Estados Unidos e em Paris.

Outro destaque do seu portfólio é o Gabinete do Governador de Curitiba, além dos reconhecidos projetos na área da hotelaria, como Deville (Porto Alegre, Campo Grande e Maringá), Mabu (Foz do Iguaçu e Curitiba), Marriott (Guarulhos) e Mercure (Curitiba).

O seu currículo ainda conta com projetos de construtoras, como a Construtora San Remo (Ed. Palazzo Lumini) e a Vincere Construtora (Ed. Neo Super Quadra).

Jayme não define o seu trabalho por algum tipo de estilo ou tendência. Pelo contrário, ele afirma que as suas criações são alimentadas por viagens criativas, palestras, exposições de arte e um radar em sintonia com o mundo.

Justamente por isso, o profissional é muito requisitado para mostras e exposições de arquitetura. O seu currículo conta com dez edições da CASACOR Paraná e três da CASACOR São Paulo.

Mobiliário

Jayme Bernardo também se destaca em mobiliários. O sucesso como designer de móveis resultou em uma linha de peças com o seu selo, algumas delas premiadas pelo IDEA, que é referência nacional de excelência em design.

O mobiliário criado pelo arquiteto tem amplo reconhecimento: 25 das suas peças entraram em exposição em 2014 no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.

O traço contemporâneo, característico do arquiteto, também está presente nos seus mobiliários. No início, a produção visava apenas criar móveis para os projetos de interiores que ele desenhava.

Em 2010, ele desenvolveu um departamento específico de design em seu escritório para aumentar a produção dessas peças e, assim, criar mobiliários que expressassem beleza e inovação.

Jayme Bernardo foi um dos nomes importantes da Mostra Unlimited 2020 (Foto: Portobello S.A.)

O arquiteto destaca que cada peça criada é única justamente pela busca constante pelo aperfeiçoamento, desde os aspectos criativos até as inovações tecnológicas e sustentáveis.

Jayme crê que o destaque de um móvel vem da união de vários fatores, como estética, funcionalidade, materiais inovadores e produção eficiente. Quando todos esses pontos estão unidos, então a peça terá personalidade e trará singularidade ao ambiente ao qual será integrada.

Entre os seus mobiliários premiados na versão brasileira do IDEA Awards estão a mesa Medusa, de 2012, e as linhas Taj e Arcos, de 2013.

Os seus móveis são desenvolvidos em diferentes materiais, como madeira, laca, metal, resina e tecido.

O recém-lançado selo de Jayme, Dieedro, conta com diferentes produtos, como bancos, buffets, racks, mesas de apoio, mesas de centro, mesas de jantar, poltronas e sofás.

Nele, o arquiteto exercita a sua verve na escala do desenho autoral, produzindo de grandes móveis a pequenos acessórios — todos com um acento mais lúdico e moderno.

Livro

Para narrar essa trajetória de sucesso, a editora Zeta lançou um livro em 2019: Jayme Bernardo Arquitetura, Interiores e Design, com curadoria de Consuelo Cornelsen. A publicação tem cerca de 350 páginas e reúne 19 projetos que resumem a última década de carreira de Jayme.

A obra conta com 400 fotos de projetos arquitetônicos, interiores e algumas mostras de trabalhos assinados em São Paulo, no Paraná e em Santa Catarina. Entre eles estão várias peças da sua marca de mobiliários, a Dieedro.

Diferenciais

Um projeto assinado por Jayme Bernardo é algo extremamente disputado. Com um olhar afiado e uma mente criativa, o arquiteto consegue captar em suas criações o que os clientes gostariam de ver.

São vários os diferenciais que tornam os projetos assinados por Jayme exclusivos, como a criatividade, a contemporaneidade e a capacidade de captar os desejos dos clientes (Foto: Portobello S.A.)

Mas não é só isso. Graças à veia diferenciada para o mobiliário, Jayme costuma propor projetos completos, desde a arquitetura até o design de interiores, com móveis e decoração.

Além de toda a atuação na parte arquitetônica, Jayme conta com um selo exclusivo, o de party designer, desenvolvendo eventos para clientes mais próximos.

Inspirações

São muitas as inspirações de Jayme Bernardo: detalhes de moda, troca de informações com diferentes gerações e também cidades, em especial Nova Iorque, Xangai e Hong Kong.

Alguns nomes também inspiram o arquiteto, como José Hermeto Sanchotene, que foi professor de Jayme na UFPR, além, é claro, de Oscar Niemeyer, Zaha Hadid e Frank Lloyd Wright.

Uma curiosidade sobre Jayme é o mel que ele costuma distribuir entre amigos e clientes. Sem muito tempo para o lazer, o arquiteto instalou uma colmeia no seu escritório.

Dali sai um mel que ele manda embalar, estampa com o selo Jayme Bernardo e presenteia as pessoas próximas.

Prêmios

Naturalmente, a trajetória de sucesso de Jayme Bernardo é marcada por diferentes prêmios, como:

  • Melhor Projeto Comercial, na CASACOR São Paulo 2010; 
  • Destaque Design Paranaense, na CASACOR Paraná 2010;
  • Melhor Aproveitamento de Espaço e Mais Criativo, na CASACOR Paraná 2012;
  • Prêmio IDEA Brasil de 2012 e 2013;
  • Projeto Mais Original, na CASACORr Paraná 2013.

Jayme Bernardo na Mostra Unlimited

Esse importante nome da arquitetura contemporânea brasileira também esteve presente na Mostra Unlimited, organizada pela Portobello para expor, pelos olhos dos grandes nomes da arquitetura e do design, as possibilidades de uso das lastras, superfícies contínuas de porcelanato exclusivas da marca.

A exposição foi totalmente virtual e cada um dos arquitetos convidados desenvolveu um ambiente utilizando as lastras.

Sala de banho

Jayme Bernardo desenvolveu um banheiro para a Mostra Unlimited.

A escolha não foi por acaso, pois o arquiteto é conhecido por banheiros impressionantes — que, inclusive, já foram premiados nos concursos Deca (2006, 2010 e 2013) e Docol (2002 e 2003).

O espaço foi desenvolvido em parceria com o arquiteto Glei Tomazi. A ideia foi projetar um ambiente confortável e intimista para os usuários, aliando praticidade e beleza.

Sala de banho projetada por Jayme Bernardo em parceria com Glei Tomazi para a Mostra Unlimited (Foto: Portobello S.A.)

O banheiro foi dividido em dois setores distintos. O ingresso se dá por uma área ampla, um espaço aberto, convidativo e iluminado com a lastra Calacatta Puro Chain.

Em contraposição, em um segundo estágio, mais íntimo e introspectivo, está a área úmida da sala de banho, com a lastra Black Eclipse.

A dualidade se expressa nas cores e nas diferenças de alturas, já que a parte escura tem um pé-direito propositalmente mais baixo.

O espaço ainda conta com Blocco Continuo e Nicho Nest, produtos da Officina Portobello, metais Docol e louças Laufen.

E você, já conhecia Jayme Bernardo, esse importante nome da arquitetura brasileira e também do design de móveis?

Aproveite para conferir mais de perto o ambiente desenvolvido por ele na Mostra Unlimited e descobrir as inúmeras possibilidades de uso das lastras Portobello!

Foto de destaque: Jayme Bernardo é conhecido por seu traço contemporâneo, além da criatividade em projetos arquitetônicos e mobiliários exclusivos (Foto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Jayme Bernardo: a versatilidade de ser engenh...

Jayme Bernardo: a versatilidade de ser engenheiro, arquiteto e designer

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies