A decoração com plantas está mais do que nunca em alta! Afinal, elas deixam o ambiente mais aconchegante e podem aumentar o bem-estar.
Isso acontece justamente porque levam um pedacinho da natureza para dentro de casa, tal como sugere a tendência do urban jungle.
Como existem muitas espécies e diferentes formas de usar plantas na decoração, é possível trazer o verde para todos os cantinhos do lar.
Pode ser na área interna ou externa, além de ambientes como a cozinha e o banheiro. Contudo, há alguns pontos que você precisa observar.
Para ajudar a ter uma decoração com plantas, reunimos algumas dicas importantes nas linhas a seguir!
Quais são vantagens da decoração com plantas?
Trazer o verde da natureza para dentro de casa pode contribuir para um ambiente mais acolhedor. Sem falar que as plantas são muito versáteis e combinam com diferentes estilos decorativos.
Dá para usar uma espécie como protagonista na decoração ou preencher aquele cantinho que está vazio, por exemplo.
Entre as vantagens que elas trazem para os projetos, estão:
- aumentar o bem-estar por proporcionarem o contato com a natureza;
- permitir misturar plantas de diversos tamanhos, formatos e texturas;
- levar cor aos ambientes, até mesmo em uma decoração minimalista;
- deixar os espaços mais frescos;
- purificar o ar.
Como decorar com plantas dentro de casa?
Para quem quer incluir plantas no interior de uma casa, a grande dica é entender onde elas vão ficar. Afinal, precisam de luz, umidade e ventilação.
Mas as quantidades variam de acordo com a espécie. Portanto, pense nos locais em que você pretende tê-las antes de decidir.
Outro fator importante a considerar é a sua rotina. Isso porque há plantas que necessitam de mais cuidados que outras.
É essencial que você consiga mantê-las saudáveis. Do contrário, sua decoração pode não alcançar o objetivo principal, que é proporcionar um espaço bonito e agradável.
Uma dica para entender se o seu ambiente é adequado para as espécies é pensar sobre o habitat delas.
Por exemplo, um cacto costuma viver no deserto. Portanto, é uma planta que não precisa de muita água e resiste bem à luz solar.
Porém, outras vegetações crescem abaixo de árvores. Isso significa que elas preferem um local com pouco sol e mais umidade.
Espécies
A seguir, confira algumas das melhores espécies para uma decoração com plantas dentro de casa:
- orquídea: é uma das opções preferidas de quem gosta de flores. Podem ser acomodadas em interiores, pois gostam de luz indireta;
- espada-de-são-jorge: é uma das plantas na decoração mais usadas. É resistente e pode ficar tanto à meia-sombra quanto no sol pleno;
- jiboia: se adapta muito bem a ambientes internos. Precisa de irrigação frequente, assim como iluminação e calor;
- suculentas: exigem poucos cuidados, como regas. São boas opções para áreas como banheiros e cozinhas;
- costela-de-adão: pode ficar à sombra ou meia-sombra, porém seu solo deve se manter úmido;
- zamioculca: precisa de pouca luz, sendo ideal para áreas internas. Mas sua rega é frequente;
- antúrio: opção durável para quem quer incluir flores na decoração. Não requer sol direto;
- marantas: são ideais para ficar à meia-sombra, mantendo a umidade;
- cacto: é bastante resistente, podendo estar dentro ou fora de casa;
- palmeira ráfia: precisa de pouca água e fica ótima em vasos;
- samambaia: requer mais regas, mas é uma das queridinhas.
Como ter uma decoração com plantas nas áreas externas?
Em quintais, jardins, varandas, áreas de lazer e fachadas, as opções de decoração com plantas são ainda maiores.
Afinal, dá para usar praticamente qualquer espécie. Se for alguma que requer menos sol para se desenvolver, como a orquídea, pode ficar embaixo de árvores ou coberturas com pouca luz.
No restante do ambiente, é possível incluir até mesmo um jardim vertical e, claro, plantar grama no solo.
Outra dica é apostar no cultivo de árvores frutíferas. Além de deixarem os espaços mais bonitos, elas ainda fornecem alimentos e atraem pássaros.
No entanto, vale ficar de olho nas podas e regas para manter a decoração com plantas na área externa bonita.
Quais são as plantas ideais para cada ambiente?
Seja dentro ou fora de casa, você já percebeu que há opções de decoração com plantas para todos os gostos, certo?
Para entender como incluir o verde em cada espaço, reunimos mais algumas dicas especiais. Confira quais são elas!
Sala
A sala é um dos espaços onde a decoração com plantas aparece com mais frequência. Isso porque é um ambiente que pede aconchego e conforto. Portanto, tem tudo a ver trazer a natureza para perto.
Neste caso, uma dica é escolher espécies que não crescem muito. Afinal, pode atrapalhar a circulação de pessoas, principalmente em salas pequenas.
Dá para incluir ao lado do sofá, em cima do rack ou de outros móveis, como uma mesa de centro ou de canto.
Quarto
Nos quartos, as plantas ajudam a acalmar e purificar, o que contribui para uma noite de sono mais tranquila.
Como este geralmente é um espaço menor da casa, a dica é preferir vasos, que você pode colocar em estantes, prateleiras, cômodas, mesas de cabeceira ou na escrivaninha do home office.
O importante é não escolher espécies muito grandes, que deem uma aparência bagunçada ou desarmônica.
Cozinha
Uma ótima ideia de decoração com plantas é apostar em uma horta na cozinha. Diferentes temperos podem estar sempre à mão, fresquinhos e orgânicos.
Agora, uma dica importante é manter os temperinhos longe de áreas quentes, como onde ficam o forno e o fogão.
Banheiro
Apesar de ser um ambiente fechado, o banheiro também pode ter uma decoração com plantas naturais, sabia?
Para garantir que elas se desenvolvam, basta escolher as espécies mais adequadas para locais assim. Entre os exemplos estão bambu da sorte, lança-de-são-jorge e cacto.
Um ponto importante para quem quer ter plantas no banheiro é manter a janela aberta. Dessa maneira, você garante a circulação de ar e evita o excesso de umidade no espaço.
Varanda
Já a varanda é um ambiente muito propício para receber plantas na decoração. Nesse caso, o primeiro ponto a considerar é a área disponível.
Em seguida, preste atenção na incidência do sol e nos horários em que o local está mais iluminado. Assim, vai ser fácil escolher as espécies certas.
Como esse é um ambiente que geralmente tem boa circulação de ar e iluminação, dá para decidir entre muitas opções para uma decoração com plantas.
Inclusive, quem conta com pouco espaço pode pendurar vasos na parede, montar um jardim vertical, usar nichos, pallets e por aí vai.
Outra ideia é colocar plantas pendentes na sacada. Tome cuidado apenas em entender se venta muito, pois elas podem cair.
Como incluir plantas na decoração?
Chegou a hora de descobrir diferentes maneiras de criar uma decoração com plantas. Entenda como as estruturas funcionam e escolha a que melhor se encaixa no seu projeto!
Vasos e cachepôs
Os vasos são uma ótima alternativa para incluir plantas em casa, seja dentro ou fora dela. Como há diferentes tamanhos, dá para ter tanto em um apartamento pequeno quanto em imóveis maiores.
Também é interessante observar que eles podem estar tanto no piso quanto em cima de um móvel ou uma prateleira. Assim, seu uso é possível até mesmo em cozinhas e banheiros.
Vale lembrar ainda que o ideal é sempre pensar em uma decoração com plantas perto da janela ou em um local que bata sol em algum momento do dia.
Outro cuidado importante é em relação ao material de vasos e cachepôs. Os de barro e cimento deixam passar umidade, o que pode prejudicar a aparência dos móveis. Prefira materiais como metal.
Pendentes
As plantas pendentes não deixam de ser uma decoração com vasos. Contudo, são um pouco diferentes, pois suas folhas crescem para fora do recipiente e ficam penduradas.
Portanto, elas são ótimas para colocar em prateleiras e estantes, principalmente nas que ficam bem no alto.
Também existe a possibilidade de prender os vasos em uma parede ou um painel ripado. Assim, dá para reunir diferentes espécies em um só lugar, formando um verdadeiro jardim vertical.
No entanto, elas podem ser usadas na decoração de móveis mais baixos, como aparadores. Nesse caso, prefira aquelas que fiquem bonitas vistas de cima.
Suportes
Outra forma de conquistar uma decoração com plantas é por meio dos suportes de vasos — que precisam ser menores para encaixar perfeitamente na estrutura.
Esta opção está disponível em diferentes materiais. Entre eles, tecidos e cordas artesanais, como macramê, ou ainda bandejas suspensas, por exemplo.
Jardim vertical
O jardim vertical é a decoração com plantas em uma parede. Ele pode ser tanto interno quanto externo.
Há diversas formas de obter uma superfície assim. Dessa maneira, basta escolher aquela que se adequa melhor à sua rotina e ao seu projeto.
Um jardim vertical pode usar plantas naturais ou artificiais. Também existe a possibilidade de apostar em um jardim preservado, que consiste em espécies desidratadas, com alta durabilidade e aspecto natural.
Ainda é possível ter um painel em arame ou madeira com vasos presos.
Jardim de inverno
Por fim, o jardim de inverno é aquele que fica em um espaço reservado. Geralmente, ele tem um vidro ao redor, que separa as espécies escolhidas do restante do ambiente.
Portanto, precisa estar previsto no projeto. Além disso, é um jeito mais custoso de ter uma decoração com plantas, tanto pela estrutura quanto pelos cuidados.
Você já pensou em contar com uma planta integrada à construção? Confira dicas para cultivar uma árvore dentro de casa!